ninguem sabe ao certo porque o fusca tem este nome no brasil ha quem diga que e uma corruptela de volks — que pronuncia se folks virou fucs e depois fusca a gente acha meio dificil de acreditar mas uma coisa e certa o fusca so se chama fusca aqui no brasil tambem foi so por aqui que o fusca permaneceu praticamente igual do inicio ao fim de sua produçao que começou na decada de 1950 e so terminou em 1996 claro foram realizadas algumas modificaçoes esteticas e mecanicas mas o projeto era essencialmente o mesmo em varios outros paises em que foi fabricado porem o besouro evoluiu consideravelmente e trouxe caracteristicas que seriam bem interessantes vamos aproveitar que hoje 22 de junho e o dia mundial do fusca o dia nacional do fusca foi 20 de janeiro e falar destes fuscas diferentes espalhados pelo mundo alemanha 1302 e 1303 o fusca nasceu na alemanha oficialmente batizado oficialmente como volkswagen typ 1 e informalmente como volkswagen kafer besouro em alemao e foi por la que ele recebeu as alteraçoes mais significativas em seu projeto na alemanha a produçao do kafer começou em 1950 e em 1961 ocorreram as primeiras alteraçoes na suspensao e no sistema de direçao em 1965 todos os vidros ficaram maiores o para brisa cresceu 11%; os vidros das janelas 6% incluindo os quebra ventos ; as janelas laterais aumentaram 17 5% e o vigia traseiro cresceu 19 5% com isto a visibilidade de dentro do carro aumentou consideravelmente e o visual tambem ficou mais moderno e arejado dito isso foi em 1971 que o fusca europeu passou pela maior mudança naquele ano começaram a ser vendidos dois modelos diferentes — o vw 1300 que era a versao comum ou 1300 s quando equipado com motor 1600 e o 1302 a maior diferença entre o 1300 e o 1302 era o capo que era mais alto e comprido isto porque o objetivo da volks era oferecer mais espaço para bagagem com o 1302 para isto alem do capo mais alto o carro tinha suspensao dianteira independente do tipo mcpherson — que alem de garantir comportamento dinamico bem superior era mais compacto que as barras de torçao do fusca comum com isto a capacidade do porta malas aumentou 50% no geral o 1302 era 5 cm mais longo e 35 mm mais largo que o fusca comum alem de ter entre eixos 20 mm maior em 1972 o vigia traseiro cresceu 11% e os freios dianteiros ficaram maiores nos eua o 1302 era vendido como super beetle e so podia ser adquirido com o motor 1600 de 60 cv na europa este motor era opcional e acompanhava freios a disco na dianteira freios a disco em um fusca nos anos 1970 em 1973 o fusca evoluia novamente o 1302 passava a se chamar 1303 nos eua continuava sendo o super beetle e ganhava um para brisa dianteiro curvado — aumentando a area envidraçada em 6% de acordo com a volks com isto foi possivel substituir a chapa de metal usada ate entao por um painel de instrumentos de verdade feito de plastico o visual e bem diferente do interior classico ao qual estamos acostumados mas a gente gosta de como ficou alem disso seria bacana ter um fusca com um pouco mais de espaço para as malas e para as pernas [youtube id= r8znxxm475m width= 620 height= 350 ] em 1975 o 1303 foi rebatizado como la grande bug serio e no japao e nos eua o motor 1600 trocou o carburador por um sistema de injeçao bosch l jetronic a mudança nao foi feita para conseguir mais potencia e sim para reduzir as emissoes de poluentes — nos eua foi adotado tambem um novo abafador no sistema de escape alem disso as setas sairam do topo dos para lamas e passaram a vir embutidas no para choque dianteiro em 1976 porem ele saiu de linha — algo que aconteceria tambem com o modelo original em 1979 africa do sul volkswagen 1600 s o volkswagen 1303 foi produzido na alemanha na iugoslavia e na australia e nao e tao desconhecido — os fas do fusca o consideram a melhor variaçao do modelo inclusive na africa do sul no entanto ha um fusca que pouquissima gente conhece o 1600 s nao nao e o bizorrao brasileiro por la o besouro foi produzido entre 1951 e 1979 a versao com motor 1600 de 50 cv foi apresentada em 1972 e tinha visual bem parecido com o do 1303 — incluindo o para brisa curvado os vidros maiores e o painel de plastico contudo a mecanica continua igual ao do modelo standard com barras de torçao na dianteira a ideia era atualizar o fusca sul africano sem gastar muito dinheiro com a produçao do ferramental o custo total de acordo com relatos da epoca foi de cerca de 1 milhao de rands sul africanos o que da algo em torno de r$ 12 milhoes em dinheiro de hoje outras caracteristicas unicas do 1600 s sao o capo cujo desenho das formas em baixo relevo e diferente; e as lanternas traseiras que sao circulares como as nossas conhecidas fafa mas tem molduras plasticas iguais as das lanternas menores — e nao sao encontradas em nenhum outro pais o interior tinha visual esportivo com revestimento xadrez nos bancos e volante de diametro reduzido o vw 1600 s saiu de linha em 1978 mexico o fusca começou a ser produzido no mexico em 1955 em regime ckd pela chrysler e pela studebaker em 1964 começou a ser produzido de forma totalmente local mas so ganhou os vidros maiores em 1972 o europeu nao vamos esquecer em 1965 em 1977 passou a ter as setas nos para choques em cima um vocho mexicano de 1965 embaixo um modelo 1972 foi na virada dos anos 1990 porem que o fusca mexicano chamado oficialmente de volkswagen sedan e carinhosamente como vocho ou escarabajo escaravelho em espanhol passou pelas mais imporatantes mudanças em 1988 passou a ser equipado com igniçao eletronica; em 1990 recebeu alarme anti furto; catalisador exigido por lei em 1991 e finalmente injeçao eletronica digifant e atuadores de valvula hidraulicos em 1993 em 1995 o vocho passou a vir com freios a disco na dianteira e cintos de segurança automaticos de serie no ano seguinte os freios a tambor e cintos convencionais voltaram a ser oferecidos no volkswagen sedan city enquanto o volkswagen sedan clasico versao de luxo oferecia os novos itens mais revestimento de veludo no interior de 1998 a 2003 foi vendida uma versao unica sem revestimento de veludo mas com freios a disco e cintos automaticos ai o fusca saiu de linha no mexico — ultimo pais onde foi fabricado
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