e surpreendente a quantidade de fabricantes de automoveis que tambem produzem outros itens de consumo a historia das salsichas volkswagen que tambem fabrica o ketchup para acompanha las por exemplo voce ate ja leu aqui no flatout e tambem deve lembrar da epoca em que televisores e videocassetes mitsubishi eram comuns nas casas algumas fabricantes porem devem toda a sua historia a objetos completamente distintos dos carros e sequer nos referimos a outros tipos de veiculos como o caso da saab que começou na aviaçao; ou a lamborghini que inicialmente fazia tratores o tema aqui sao fabricantes de carros que antes deles sequer ensaiavam entrar para o ramo do transporte pessoal coletivo ou de carga peugeot recentemente alguns entusiastas foram pegos de surpresa com a noticia de que a peugeot pretende voltar a produzir motos a verdade porem e que a peugeot ja fabricava motocicletas desde 1898 especializando se principalmente em motos pequenas e scooters sendo a mais antiga fabricante de scooters ainda em atividade no mundo e mais antes disto em 1882 a peugeot começou a fabricar bicicletas acontece que nem mesmo as bicicletas foram o primeiro produto da peugeot na verdade a marca tem suas raizes na culinaria isto porque o primeiro produto da marca peugeot foi uma linha de moedores de cafe sal e pimenta em 1842 nao muito tempo depois a peugeot começou a fabricar armaçoes para vestidos as chamadas crinolinas as varetas de metal empregadas em sua fabricaçao foram aproveitadas em 1882 nas bicicletas e foi naquele ano que a peogeot introduziu sua primeira penny farthing aquelas bicicletas com uma roda dianteira enorme e uma roda traseira minuscula dai a migraçao para as motocicletas foi natural acontecendo em 1898 quase simultaneamente aos carros https //www youtube com/watch v=bvx3hwnrebm diferentemente das outras fabricantes desta lista a peugeot nao deixou de fabricar os moedores e ate da para compra los pela internet no brasil chevrolet cabeçotes para carros da ford pois e amigos gm e ford sao rivais ha varias decadas sim mas uma das marcas do grupo a chevrolet que possivelmente e a mais popular entre todas tambem fornecia cabeçotes para os carros da ford estamos dobrando um pouco as regras aqui afinal a chevrolet foi fundada em 1911 mas em 1916 os irmaos arthur gaston e louis chevrolet decidiram abrir uma empresa para fornecer cabeçotes de alta performance para o ford modelo t e verdade seja dita eram cabeçotes impressionantes para um carro popular dos anos 1910 tinham comando duplo e quatro valvulas por cilindro com eles a potencia do modelo t aumentava de 20 cv para 26 cv nao parece muito mas e quase um terço a mais de acordo com os catalogos da epoca o cabeçote frontenac foi testado nas 500 milhas de indianapolis e o carro equipado com ele nao so chegou ao fim da corrida como obteve velocidade media de 140 km/h um foguete para os padroes da epoca a frontenac tambem fabricava alguns carros de competiçao e verdade mas seu principal produto eram os cabeçotes ford a empresa existiu ate 1921 quando foi absorvida pela stutz e em seguida fechou as portas suzuki yamaha e honda entre as fabricantes que começaram fabricando produtos sem relaçao algumas com carros a suzuki certamente e uma das mais surpreendentes a empresa japonesa começou produzindo teares para seda em 1909 capiteneada por michio suzuki a fabricante dedicou se exclusivamente aos teares por mais de 30 anos especialmente porque em 1929 michio suzuki inventou e patenteou um novo tipo de tear mais rapido e preciso que foi exportado em grande quantidade para varios outros paises a suzuki poderia continuar muito bem obrigado apenas com os teares contudo michio suzuki era um empreendedor e acreditava que sua firma so poderia se beneficiar com a diversificaçao de seus produtos apos uma extensa pesquisa de mercado chegou se a conclusao de que um automovel popular seria o produto ideal para dar inicio a esta diversificaçao o projeto teve inicio em 1937 com dois prototipos construidos em dois anos o timing contudo nao poderia ter sido pior bem no inicio da segunda guerra mundial pouco tempo depois o governo do japao declarou os carros como produtos nao essenciais o que na pratica impediu a suzuki de seguir o desenvolvimento de seu primeiro carro e quando a guerra acabou nao houve alternativa que nao voltar a produzir teares mas nao por muito tempo logo ficou claro que o japao do pos guerra precisava de veiculos baratos e simples para que a populaçao voltasse a se locomover por conta propria assim a suzuki aproveitou para fabricar motores pequenos para bicicletas o que naturalmente levou a fabricaçao de motos e em ultima instancia a retomada no desenvolvimento dos carros o primeiro automovel da suzuki foi o suzulight de 1955 um carro surpreendentemente moderno com motor transversal traçao dianteira e suspensao independente o motor era um dois tempos de 359 cm³ e apenas 16 cv suficiente para levar o pequeno seda de duas portas ate os 85 km/h era o suficiente e o suzulight foi bem sucedido saiu de linha apenas em 1969 depois de 14 anos vale mencionar que honda e yamaha tiveram trajetorias semelhantes a yamaha nunca produziu um automovel em serie mas vale a mençao por duas coisas alem de ja ter feito motores para outras fabricantes de automoveis e criado alguns carros conceitos a empresa iniciou suas atividades no ramo dos instrumentos musicais a empresa foi fundada em 1887 por torakusu yamaha e incorporada dez anos depois inicialmente produzindo pianos e orgaos a yamaha logo começou a fabricar outros instrumentos e nunca deixou de faze lo tanto que ate hoje o emblema traz tres diapasaos objeto utilizado para afinar instrumentos cruzados a honda por sua vez começou em 1937 quando soichiro honda fundou sua propria empresa para fabricar aneis de pistao que forneceu para a toyota a partir de 1941 assim como a suzuki a honda tambem deu inicio ao desenvolvimento de veiculos proprios no pos guerra as primeiras motos começaram a ser fabricadas em 1955 e quatro anos depois em 1959 a honda ja era a maior fabricante de motocicletas do planeta os carros nao demoararam a chegar ja em 1963 o primeiro carro da honda o s500 foi lançado toyota falando em toyota a fabricante japonesa tambem começou em outro ramo e exatamente como a suzuki seus primeiros produtos eram teares em 1924 sakichi toyoda inventou e patenteou o toyoda g model automatic cujo funcionamento era interrompido automaticamente quando qualquer problema era detectado o que evitava acidentes e prejuizos com desperdicio de materiais os teares ainda eram produzidos sob a marca toyoda com d ja em 1933 a toyoda abriu sua divisao de veiculos iniciando o desenvolvimento de automoveis sob a direçao do filho de sakichi koiichi toyoda o primeiro carro de passageiros da marca foi o toyoda a1 o nome toyota so viria a ser adotado em 1936 por insistencia de rizaburo toyoda que adotou o sobrenome apos casar se com a filha do fundador sakichi toyoda rizaburo preferia toyota porque a palavra so precisa de oito pinceladas 8 e considerado o numero da sorte no japao para ser escrito usando o alfabeto katakana; e tambem porque era um nome mais sonoro e marcante de fato a toyota prosperou mas nao por sorte ao longo das decadas a fabricante construiu sua reputaçao baseada em custo beneficio robustez mecanica e durabilidade o toyota corolla e um dos carros mais vendidos do mundo ha uma porçao de esportivos lendarios em sua historia e a trajetoria da toyota no automobilismo e cheia de triunfos mazda adorada pelos entusiastas graças ao divertidissimo mx 5 miata e ao fabuloso e beberrao motor wankel a mazda tem sua origem em um material completamente distinto dos carros a cortiça material usado principalmente na fabricaçao de rolhas a mazda foi fundada em 30 de janeiro 1920 como toyo cork kogyo a fabrica ficava na regiao de hiroshima onde e abundante a presença de sobreiros a arvore cuja casca e a materia prima da cortiça na epoca a cortiça era utilizada principalmente na construçao de navios e era um negocio lucrativo o fundador da empresa jujiro matsuda era engenheiro e foi responsavel por uma serie de inovaçoes incluindo um metodo mais rapido para fabricar placas de cortiça prensada gradativamente o foco da toyo cork kogyo passou da cortiça as proprias maquinas industriais o que levou a empresa a se chamar apenas toyo kogyo em 1927 cork significa cortiça a produçao de maquinas levou a criaçao do triciclo mazda go de 1931 que foi o primeiro veiculo a utilizar o nome mazda contraçao do sobrenome mitsuda que tambem refere se a divindade ahura mazda o deus do vento na religiao persa do zoroastrismo hyundai simbolo do sucesso coreano na fabricaçao de automoveis a hyundai foi fundada em 1947 como uma empresa de construçao civil responsavel por projetar e construir predios pontes viadutos e estradas em paises como vietna e tailandia a expansao veio com incentivos do governo sul coreano o que possibilitou a fundaçao da hyundai motors em 1967 as divisoes de aeronautica e maquinario pesado foram fundadas pouco depois na decada de 1970 seu primeiro modelo foi um ford o cortina que era fabricado sob licença foi com o sucesso do cortina que a hyundai pode investir em um modelo proprio o compacto pony de 1975 o hyundai pony foi o primeiro automovel verdadeiramente sul coreano e tinha o inconfundivel estilo de giorgetto giugiaro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.