na semana passada começamos a contar aqui no flatout a historia da autodelta que por anos foi a divisao de corridas oficial da alfa romeo como voce deve ter visto no post anterior a autodelta foi fundada pelos engenheiros carlo chiti ex ferrari e fiat e lodovico chizzola pouco depois do fim da alfa corse quem foi o braço de competiçao da alfa por quase tres decadas começando em 1938 a principio a autodelta era uma equipe independente que apenas aproveitava a competitividade inerente dos alfa romeo para vencer corridas e para se sustentar vendia versoes modificadas dos carros da alfa ao grande publico mas eles eram tao bons no que faziam que em pouco tempo a alfa decidiu transformar a empreitada em algo oficial por bons no que faziam entenda se duas coisas vitoria nas pistas e sucesso nas ruas nas corridas os alfa romeo criados pela autodelta em parceria com a zagato como o giulia tz abocanharam vitorias em algumas das principais provas de longa duraçao da europa como a targa florio e os 1 000 km de nurburgring e os alfa romeo giulia modificados pela autodelta com motores mais potentes peso aliviado e alteraçoes na suspensao conquistaram tanto quem buscava algo para se divertir nos fins de semana quanto quem participava de corridas amadoras em 1964 para facilitar a logistica de suas operaçoes a autodelta mudou de endereço saiu da sede original em udine para os arredores de milao a compra pela alfa romeo veio dois anos depois em 1966 havia um objetivo bem claro por tras da negociaçao a alfa romeo queria que a autodelta fosse assumidamente sua divisao de competiçoes e fazendo parte da mesma empresa a autodelta poderia obter mais recursos tecnicos e financeiros para desenvolver novos carros de corrida a alfa romeo tinha o ambicioso plano de competir no mundial de prototipos esporte wsc o world sportscar championship com a autodelta sob seu guarda chuva eles tinham uma equipe de engenharia valiosa para ajudar na verdade a alfa romeo ja havia começado o desenvolvimento de seu prototipo por conta propria em 1963 quando percebeu que o giulia tz nao seria pareo para os rivais de motor central traseiro que começavam a se popularizar como a ferrari 250 lm que venceu as 24 horas de le mans em 1963 1964 e 1965 e o porsche 904 nascia ali o alfa romeo tipo 33 a decisao de criar um novo prototipo de motor central traseiro contou com o apoio de carlo chiti e em 1965 o alfa romeo tipo 33 foi enviado para a autodelta para algumas modificaçoes carlo chiti foi o responsavel por trocar o motor quatro cilindros originalmente instalado no alfa romeo 33 por um v8 de dois litros 1 995 cm³ com 90° entre as bancadas de cilindros capaz de entregar 277 cv a 9 500 rpm era um projeto cuja origem estava nos tempos de chiti na automobili turismo e sport ats a malfadada primeira equipe fundada por ele o tipo 33 usava uma estrutura tubular de aluminio e magnesio uma liga chamada peraluman com subchassis de aluminio na dianteira e na traseira para os componentes da suspensao radiadores caixa de direçao e pedais; enquanto os tanques de combustivel ficavam na porçao central o chassi era entao vestido por uma carroceria de fibra de vidro absurdamente leve apenas 55 kg no total o carro tinha apenas 600 kg que eram o peso minimo estipulado pela fia na epoca o alfa romeo tipo 33 ainda levou dois anos para estrear nas pistas dois anos de testes intensivos para garantir que nada desse errado a estreia aconteceu em uma competiçao contra o relogio no autodromo de fleron na belgica e o carro que correu acabou apelidado fleron por conta disto ele tambem e conhecido como periscopica por causa da tomada de admissao no teto diferentemente do lamborghini countach periscopica que tem este apelido por causa do retrovisor montado externamente seus resultados foram apenas medianos com um quinto lugar nos 1 000 km de nurburgring e um abandono precoce nas 12 horas de sebring no ano seguinte 1968 a autodelta tratou de fazer algumas alteraçoes ao projeto dando origem ao alfa romeo tipo 33/2 que a principio trazia apenas modificaçoes aerodinamicas que ja se mostraram suficientes para vencer as 24 horas de daytona na categoria abaixo de dois litros a vitoria geral ficou com o porsche 907 com motor de 2 2 litros na targa florio a situaçao se repetiu em nurburgring porem estreou um novo motor de 2 5 litros e 320 cv a 8 800 rpm com o qual o tipo 33/2 venceu novamente em sua categoria naquele mesmo ano equipes independentes usaram o alfa romeo tipo 33/2 para vencer em monza e na targa florio no apanhado geral a alfa romeo conquistou o terceiro lugar no campeonato internacional de marcas foi o alfa romeo tipo 33/2 que deu origem ao belissimo tipo 33 stradale do qual foram feitas entre 25 e 28 unidades para homologaçao o ano de 1999 trouxe o alfa romeo tipo 33/3 um carro bem mais potente seu motor de tres litros 2 998 cm³ entregava entre 400 e 440 cv dependendo do acerto com redline acima das 9 000 rpm e era acoplado a um cambio manual que podia ter cinco ou seis marchas foi naquele ano que o tipo 33 adotou a construçao monocoque o que aumentou o peso para 700 kg mas a maior rigidez estrutural e a potencia extra compensavam pelos quilos a mais ou deveriam compensar a alfa romeo tinha de competir com o porsche 908 a ferrari 312p e o todo poderoso ford gt40 mas o pior inimigo do tipo 33 foi ele proprio os tres carros inscritos abandonaram a prova dois deles por superaquecimento e um por problemas na suspensao o ano seguinte foi um pouco melhor com um terceiro lugar em sebring mas o ponto alto daquele ano foi mesmo a apariçao no filme as 24 horas de le mans le mans que estreou em 1971 e foi em 1971 que o tipo 33 apos seu longo periodo de incubaçao enfim fez sucesso em uma corrida na argentina os 1 000 km de buenos aires os pilotos rolf stommelen e nanni galli conseguiram uma vitoria em sua categoria depois em sebring eles chegaram em segundo lugar na classificaçao geral outra dupla formada por henri pescarolo e andrea de adamich conquistou uma vitoria em sua categoria em monza e outra em spa francorchamps triunfos em zeltweg na austria; e em watkins glen nos eua garantiram o segundo lugar no campeonato e entao em 1972 os carros acima de cinco litros entre os quais estavam o porsche 917 a ferrari 512s foi banida deixando o caminho livre para uma nova sequencia de vitorias do tipo 33 https //www youtube com/watch v=qhgxcllgkq8 naquele mesmo ano foi criado o alfa romeo tipo 33/4 que trazia um motor de quatro litros e 470 cv e um sistema de admissao que lembrava os monopostos de formula 1 era um carro inconfundivel com ele a alfa romeo conseguiu uma vitoria nos 1 000 km de monza de 1974 mas foi so em 1975 que enfim os esforços de carlo chiti e da autodelta renderam frutos realmente saborosos naquele ano estreou o alfa romeo tipo 33 tt 12 com seu novo motor flat 12 ou seja um v12 com 180° entre as bancadas de cilindros de tres litros 2 995 cm³ e potencia que ficava entre 470 cv e 500 cv dependendo do acerto chegando as 12 000 rpm com ele a alfa romeo venceu sete das oito provas do campeonato de prototipos esportes massacrando os adversarios e levando para casa o titulo uma versao aberta do alfa romeo tipo 33 de 12 cilindros chamada sc12 ainda foi criada em 1976 para competir no grupo 6 para prototipos o sc vinha de scatolato que quer dizer literalmente enlatado em italiano uma referencia ao formato baixo e quadrado da carroceria a principio o carro usava uma versao de 520 cv do motor flat 12 naturalmente aspirado mas nao demorou para que este fosse substituido por uma variante com dois turbocompressores um para cada bancada de cilindros e menor deslocamento de 2 1 litros 2 134 cm³ e 650 cv com este carro a alfa romeo conquistou o titulo de construtores no wsc em 1977 e a missao da autodelta nas pistas finalmente foi cumprida https //www youtube com/watch v=fzkzi1dcgfe mas a historia nao acabou com o sucesso do tipo 33 o autodelta logo foi promovida a alfa romeo encarregou o time de carlo chiti de chefiar o retorno da fabricante a formula 1 como contamos em um especial de duas partes confira a parte 1 e a parte 2 o caminho obvio era aproveitar o flat 12 do tipo 33 que ja havia sido aproveitado pela mclaren em 1970 e pela march em 1971 e pela brabham começando em 1976 a empreitada porem foi menos que bem sucedida o motor era pesado e a aerodinamica do chamado alfa romeo 177 nao era das melhores no ano seguinte estreou um novo motor um v12 de 60° com tres litros e 530 cv mas as coisas continuaram ruins problemas mecanicos impediram que a alfa romeo obtivesse sucesso na formula 1 e no fim de 1982 a alfa romeo decidiu retirar o programa de formula 1 das maos da autodelta a autodelta passou os tres anos seguintes dedicando se as provas de turismo usando como base o alfa romeo gtv com motor v6 de 2 5 litros o carro venceu quatro titulos consecutivos no etcc o campeonato europeu de turismo entre 1982 e 1985 o ultimo trunfo da autodelta
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