hoje de manha procurando inspiraçao para o post de hoje alguma coisa me levou a abrir o youtube e revisitar alguns videos classicos e emblematicos para os entusiastas o primeiro foi climb dance o curta metragem dirigido por jean louis mourney que retrata de forma artistica a subida de ari vatanen em pikes peak na epoca em que o percurso era quase todo de chao batido so um carro uma lenda dos ralis ao volante e o ronco do motor com algumas tomadas incriveis feitas onboard e com helicopteros [youtube id= nvxsxfl4xrc width= 620 height= 350 ] ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] depois quase automaticamente revi c etait un rendezvous que foi gravado nas ruas de paris em 1976 usando uma camera no para choque de um mercedes benz 450sel 6 9 com o ronco de uma ferrari 275 v12 que pertencia ao diretor claude lelouch no lugar do som do v8 alemao [youtube id= hgpoikimrfq width= 620 height= 350 ] embora fique obvia em alguns momentos a disparidade entre o que se ve e o que se ouve c etait un rendezvous e um verdadeiro classico do cinema verite algo como cinema verdade em frances estilo de produçao que busca documentar a realidade de forma artistica sem abrir mao da espontaneidade e da autenticidade sao cenas quase cruas praticamente sem dialogo ou narraçao e o mesmo vale para climb dance que e ainda mais autentico porque e real afinal de contas [gt40 content search= peugeot widget= 1 ] uma coisa bacana do youtube e seu algoritimo para a barra de videos relacionados que sempre sugere coisas interessantes e sempre uma boa opçao para descobrir novas bandas e musicas mas hoje me serviu para outra coisa como eu havia assistido climb dance e c etait un rendezvous o youtube achou que eu gostaria de assistir a cena de perseguiçao principal de um filme chamado os ladroes que foi lançado em 1971 o que eu posso dizer bem que o youtube estava certo [youtube id= 07puxiaxkp4 width= 620 height= 350 ] dirigido pelo frances henri verneuil e estrelado por jean paul belmondo e omar sharif os ladroes conta a historia de um bando de bem ladroes que sao perseguidos por um policial corrupto na grecia com a curiosidade de ter sido gravado na integra duas vezes uma em frances e outra em ingles pelos mesmos atores o filme contudo e mais conhecido exatamente por sua espetacular cena de perseguiçao de quase dez minutos na qual um fiat 124 special t e perseguido por um opel rekord nas ruas de atenas ao contrario do que costumamos ver em cenas de perseguiçao que muitas vezes deixam transparecer todo o trabalho de coreografia necessario para que tudo ocorra conforme o planejado a sequencia de os ladroes e cheia de pequenas falhas intencionais que dao veracidade ao que se ve na tela o fiat de jean paul belmondo acerta o muro perde o controle entra em ruas sem saida desce escadas e derruba barris de combustivel enquanto e perseguido de perto pelo opel embora jamais seja alcançado em sua relativa simplicidade e na escolha de carros comuns quase mundanos a sequencia e brilhante na verdade os ladroes e mais conhecido por sua perseguiçao do que por qualquer outra coisa o que e justo pois estamos falando de uma perseguiçao planejada e coordenada por remy julienne voce pode ate conhece lo pelo nome mas certamente ja apreciou seu trabalho remy julienne nasceu na frança em 1930 e desde muito jovem tinha gosto pela velocidade tanto que em 1956 foi o campeao frances de motocross com apenas 26 anos de idade nao demorou muito porem para que ele decidisse seguir outra carreira a de piloto duble era comum na verdade que aqueles que disputavam corridas de carro e de moto acabassem se aventurando na arte de fazer manobras em frente a uma camera arriscando se onde os atores nao podiam se arriscar o primeiro filme bem sucedido do qual remy participou como piloto duble foi o classico a grande escapada la grande vadrouille que foi lançado em 1966 trata se uma comedia de açao sobre um grupo de prisioneiros franceses que tenta escapar de um cativeiro nazista na fronteira com a suiça e acredite ate hoje permanece como o terceiro filme mais visto nas salas de cinema francesas em todos os tempos [youtube id= 2y8e8uhd26y width= 620 height= 350 ] tres anos depois remy foi chamado para ser nao apenas piloto duble mas tambem o coordenador das cenas com veiculos em um classico ainda maior um golpe a italiana the italian job que foi lançado em 1969 e tornou se um dos favoritos dos entusiastas pelo destaque que deu ao mini cooper em sua trama the italian job e o que se chama em ingles de caper film um genero da ficçao criminal cujo foco principal no enredo sao justamente os crimes perpetrados pelos personagens principais sempre com uma boa dose de audacia habilidade e humor [youtube id= kukytrudiuw width= 620 height= 350 ] o filme todo parece uma grande perseguiçao e o mais bacana e justamente a forma quase surreal com a qual os mini correm pela cidade italiana de turim entram em areas de comercio e restaurantes sobem e descem escadas e vao parar nos telhados dos predios a questao e que apesar da improbabilidade e do exagero na destruiçao do cenario as cenas nao eram exatamente implausiveis eram do tipo que fazia o publico pensar caramba isso poderia acontecer mesmo e improvavel mas nao implausivel esta caracteristica marcou todo o trabalho de remy como coordenador ao longo das decadas [youtube id= rtwkewqifdm width= 620 height= 350 ] durante a produçao remy foi o duble de michael caine que interpretou o gangster protagonista da pelicula apesar do belo trabalho porem ele nao teve seu nome incluido nos creditos do filme ainda assim foi com the italian job que remy chegou ao inicio do auge de sua carreira como piloto duble e coordenador de manobras no cinema o que lhe abriu espaço para produçoes como os ladroes e entre 1981 e 1995 seis filmes de james bond sendo que o ultimo deles foi 007 contra goldeneye com pierce brosnan considerado um dos melhores filmes de 007 na era moderna o filme ja começa com uma perseguiçao eletrizante entre james bond no iconico aston martin db5 e a vila xenia ontaopp em uma ferrari f355 o cenario as estradas nas montanhas de cote d azur no litoral sol da frança [youtube id= oktgraynn4u width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] no ano seguinte remy foi o coordenador das acrobacias de risco maximo maximum risk 1996 que trazia jean claude van damme no papel de um veterano do exercito frances que encontra o corpo de um irmao gemeo que ele nem sabia que tinha e assim sai no encalço dos assassinos para descobrir a verdade sobre seu passado o carro que ele usa para fazer isto e um renault 9 1962 a certa altura ele se envolve em uma perseguiçao com um renault 5 [youtube id= zgixfuyiuac width= 620 height= 350 ] temos aqui uma demonstraçao de outra caracteristica das perseguiçoes de remy julienne ele gostava de carros mundanos comuns primeiro pelo fator surpresa de colocar em primeiro plano um automovel que geralmente e figurante em perseguiçoes segundo porque era mais facil e barato encontrar carros do mesmo modelo e da mesma cor para as gravaçoes uma exceçao notavel foi o ja citado aston martin db5 em 007 contra goldeneye mas via de regra o elenco automotivo era bastante real world o que acabou levando fabricantes como a renault e a psa e a fiat a contratarem mais de uma vez os serviços de remy para trabalhar nas perseguiçoes de seus comerciais e mais a perseguiçao de feliz pascoa joyeuses paques de 1983 com um fiat uno nao deixa de ser uma açao promocional o modelo havia sido lançado no ano anterior em um evento no cabo canaveral e mostrar o uno sofrendo todo tipo de abuso nas telonas do cinema aguentando bravamente era uma excelente forma de propaganda [youtube id= 5qwae0xdiya width= 620 height= 350 ] em 1999 contudo a carreira de remy sofreu um baque durante as gravaçoes de taxi 2 um peugeot 406 que deveria aterrissar em uma montanha de papelao apos um salto desviou se da rota e acertou varios membros da equipe um dos operadores de camera quebrou as duas pernas e outro acabou por morrer dias depois em decorrencia dos ferimentos o produtor e roteirista luc besson acusou remy de negligencia na hora de avaliar a periculosidade da manobra o coordenador de acrobacias rebateu dizendo que havia alertado a produtora para certas medidas que eram necessarias e que se tais medidas tivessem sido tomadas o acidente poderia ter sido evitado o video do acidente pode ser visto aqui alguns podem ficar desconfortaveis e por isto optei por nao incorpora lo a pagina a sentença saiu em 2007 inicialmente remy foi condenado a passar um mes na prisao e a pagar uma multa de € 13 000 a familia do cameraman em 2009 contudo apos um novo julgamento ficou decidido que os responsaveis pelo acidente eram luc besson e sua produtora a eurocorp [youtube id= hhbadfa8rmy width= 620 height= 350 ] o ultimo filme que teve as manobras de carro coordenadas por remy julienne e sua equipe foi o codigo da vinci the da vinci code de 2006 quando ele tinha 77 anos de idade
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.