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Car Culture

As malandragens que as fabricantes fizeram para burlar a lei (sem desrespeitá-la)

Muito se fala do "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas. Você sabe bem do que se trata: fazer uma gambiarra, encontrar uma solução técnica alternativa, dar cabo de um problema ou conflito de uma forma não-convencional (e potencialmente ilegal). Mas o jeitinho não é exclusividade brasileira, e nem sempre burlar a lei significa desrespeitá-la. E é claro que isso também se aplica à indústria automobilística. Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!   Por aqui, recentemente tivemos uma manobra curiosa por parte da Volkswagen: o Up, que saiu de linha há pouquíssimo tempo, perdeu um dos cinco lugares para adequar-se à lei. Explico: começando em 2020, todos os carros novo vendidos no Brasil precisam ter cintos de t