muito se fala do jeitinho brasileiro de resolver as coisas voce sabe bem do que se trata fazer uma gambiarra encontrar uma soluçao tecnica alternativa dar cabo de um problema ou conflito de uma forma nao convencional e potencialmente ilegal mas o jeitinho nao e exclusividade brasileira e nem sempre burlar a lei significa desrespeita la e e claro que isso tambem se aplica a industria automobilistica ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] por aqui recentemente tivemos uma manobra curiosa por parte da volkswagen o up que saiu de linha ha pouquissimo tempo perdeu um dos cinco lugares para adequar se a lei explico começando em 2020 todos os carros novo vendidos no brasil precisam ter cintos de tres pontos e encostos de cabeça em todos os assentos incluindo para quem vai no meio do banco de tras quando o up foi lançado no brasil a divisao local da volkswagen teve de modificar o projeto para que ele acomodasse cinco pessoas com um aumento no entre eixos e a inclusao de um quinto lugar na europa onde foi projetado e ainda e vendido vale lembrar o up e um carro essencialmente urbano com espaço para apenas quatro pessoas e geralmente e o segundo ou terceiro veiculo de uma familia no brasil onde muitas casas ainda tem so um carro nao seria possivel vende lo do mesmo jeito [caption id= attachment_292792 align= aligncenter width= 1200 ] banco do up antes de perder o quinto lugar note o encosto de cabeça central mais o cinto abdominal[/caption] no inicio nao houve problema algum o up ganhou mais um assento no banco de tras com cinto abdominal porem com a mudança na lei a volkswagen optou por simplesmente eliminar o lugar do quinto ocupante em vez de modificar o banco para receber um cinto de tres pontos e um encosto de cabeça para o ocupante do meio ou seja depois de todo o trabalho para desenvolver um up de entre eixos mais longo para cinco pessoas a volks simplesmente deixou o carro essencialmente igual a versao europeia [caption id= attachment_292791 align= aligncenter width= 1023 ] banco traseiro do ultimo up vendido no brasil com sinalizaçao para combater a força do habito[/caption] nao seria mais facil ter vendido o up no brasil com quatro lugares desde o inicio certamente e o ford ka de primeira geraçao provou ser possivel vender um carro de quatro lugares no brasil e uma pena porque o up era um projeto excelente e poderia ter sido melhor aproveitado mas nos estamos falando de tudo isso por causa de outra noticia a suzuki fez algo parecido para continuar vendendo o mini jipe jimny na europa por la uma nova mudança nas leis de emissoes tornou os limites mais rigidos para veiculos de passeio mas nao para utilitarios e veiculos comerciais para nao perder um mercado importante afinal os britanicos tambem usam o volante do lado direito o que facilita importaçoes do japao a suzuki decidiu simplesmente deixar de vender o jimny no reino unido como carro de passeio e em seu lugar colocar uma versao furgao feita quase sem custo nenhum retirou se o banco traseiro instalou se uma tela entre o habitaculo e a area de carga e pronto oficialmente o jimny e um veiculo comercial de verdade na pratica quem vai compra lo sao os trilheiros que vao utiliza lo da mesma forma que sempre utilizaram talvez ate com um banco traseiro adaptado para rodar longe das vias publicas algo que causaria problemas em uma eventual fiscalizaçao foi uma sacada inteligente e fica claro que apesar de ser enquadrado como um veiculo comercial o jimny continua sendo voltado ao consumidor final ele ainda tem todos os equipamentos de conforto e segurança incluindo sistemas semi autonomos ironicamente nao houve quakquer modificaçao no motor para reduzir emissoes o 1 5 de 100 cv continua identico mas existiram mais malandragens parecidas no passado na decada de 80 por exemplo outra fabricante japonesa seguiu o caminho oposto da suzuki com o jimny tudo começou em 1963 quando o entao presidente dos estados unidos lyndon johnson estipulou uma taxa de 25% sobre importaçoes de diversos produtos para dentro do pais fecula de batata dextrina conhaque e por alguma razao provavelmente arbitaria picapes leves a medida foi uma represalia ao aumento do imposto de importaçao sobre carne de frango dos eua para a europa na epoca os produtores de frango europeus estavam se sentindo prejudicados pela carne americana e a ideia era estimular o consumo de produtos locais com o tempo quase as taxas elevadas foram extintas exceto pelas picapes leves sobre o qual a chamada chicken tax taxa do frango em traduçao livre incide ate hoje avançando um pouco no tempo chegamos a 1978 naquele ano foi lançada a subaru brat um raro exemplo de carro fabricado no japao apenas para exportaçao a brat de bi drive recreational all terain transport foi encomendada pela divisao americana da subaru para brigar com outras picapes compactas japonesas que estavam chegando aos eua como a mazda b series vendida pela ford como courier e a nissan datsun truck seu diferencial era o sistema de traçao integral igual ao do subaru leone por conta da taxa do frango a brat custaria muito mais caro do que a subaru estava disposta a cobrar o que era um problema pois apesar de visar lucro uma fabricante tambem quer praticar um preço que o consumidor esteja disposto a pagar para contornar a taxa a subaru fez algo surpreendentemente simples apelou para a famosa soluçao tecnica alternativa e colocou dois bancos na caçamba virados para tras bancos que alias estavam mais para cadeiras mas havia cintos de segurança e ate carpete no assoalho o que garantiu que a brat fosse classificada como carro de passeio e nao utilitario outras fabricantes tomaram providencias parecidas para burlar a chicken tax ate 1980 outras fabricantes japonesas venderam picapes leves nos estados unidos com a ajuda de empresas locais a chevrolet luv que era fabricada pela isuzu no japao; e a ford courier que era um projeto da mazda eram levadas para os eua como chassi cabine o que as isentava da taxa extra e recebiam a caçamba nos estados unidos como o imposto nao podia incidir de forma retroativa elas acabavam livres da cobrança em 1980 a lei mudou para incluir os chassi cabine e a brecha nao pode mais ser explorada [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 292798 292799 ] curiosamente tambem foi nos estados unidos que aconteceu outro caso iconico de jeitinho mas fazendo o caminho oposto voce certamente conhece o chrysler pt cruiser e sabe que na pratica ele e um hatchback com visual inspirado nos carros da decada de 1930 nos estados unidos porem legalmente o pt cruiser era uma picape alias o pt do seu nome quer dizer plymouth truck pois o modelo foi originalmente concebido como um plymouth a situaçao era a pela qual o suzuki jimny passou no reino unido de acordo com as leis de emissoes no fim da decada de 1990 o pt cruiser nao poderia ser vendido ele ultrapassava o limite de co2 mas a lei era mais branda para picapes e utilitarios entao em vez de modificar o motor ou instalar algum sistema para reduzir a emissao de poluentes a chrysler simplesmente fez com que o banco traseiro do pt cruiser fosse removivel dizendo que o intuito era permitir que o compartimento fosse usado para transportar carga de acordo com as normas da national highway traffic safety administration nhtsa orgao responsavel por fiscalizar diversos aspectos dos veiculos que circulam nos estados unidos as medidas foram suficientes para classificar o pt cruiser como picape e consequentemente a chrysler pode vende lo sem problemas
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.