minha relaçao com a formula 1 e um pouco diferente da maioria dos entusiastas brasileiros nao tenho saudade das manhas de domingo porque eu nunca passei nenhuma em frente a tv assistindo as corridas como meu pai prefere tenis e futebol a formula 1 so entrava em nossa casa quando nao tinhamos mais nada para fazer por isso sempre me interessei mais pelo passado da f1 as grandes historias os grandes pilotos as grandes corridas por ter me envolvido com a formula 1 pelos livros revistas e fotos antigas acho que acabei mais racional em relaçao a categoria e a escolha dos idolos quando me perguntaram qual e meu idolo na formula 1 respondo com esta imagem sim daniel sexton gurney sir john arthur brabham e bruce leslie mclaren e voce ja deve ter sacado a razao sao os tres pilotos que construiram seus proprios carros e venceram uma corrida pilotando estes mesmos carros e muito mais que ser um piloto completo alem de ser um piloto de ponta eles foram construtores de ponta afinal em 70 anos de historia somente 31 equipes das 147 que disputaram a f1 conseguiram vencer uma corrida a partir dos anos 1970 contudo as condiçoes da f1 dificultavam que um piloto construisse seu proprio carro — os irmaos fittipaldi e graham hill foram provas amargas disso um piloto de ponta precisa de resultados para ter dinheiro de patrocinadores uma equipe iniciante precisa de tempo para desenvolver um carro nao foi por acaso que os tres pilotos construtores vencedores conquistaram seus feitos nos anos 1960 contudo acho que houve um piloto que se aproximou destes tres apesar do panorama mais corporativo da formula 1 um piloto que considero o ultimo dos garagistas nelson piquet souto maior tente deixar de lado a rivalidade irracional forjada depois de 1994 e avalie nelson piquet por seus feitos na pista quantos pilotos podem bater no peito dizendo que venceram um mundial mais de uma vez eu respondo 16 mais de duas vezes apenas 10 somente 10 pessoas em 70 anos de campeonato e um grupo muito muito seleto e que nao permite nenhum questionamento sobre a tecnica ou o talento destas pessoas ganhar uma vez por sorte ok duas dificil tres vezes sem ser um dos melhores impossivel isso nao ajuda muito meu argumento nao afinal igual piquet houve outros nove que igualaram ou superaram seu feito mas ha uma diferença fundamental piquet era um piloto da estirpe de gurney brabham e mclaren quando piquet chegou a europa ja nao havia mais condiçoes para que alguem construisse um carro do zero de forma minimamente competitiva mas havia muito espaço para que alguem com experiencia nisso pudesse trabalhar com uma base confiavel para ganhar vantagem sobre os rivais na epoca nao havia o piloto de testes e milhares de sensores de precisao como hoje entao o proprio piloto desenvolvia o carro com base em sua percepçao e por meio de uma boa comunicaçao com os engenheiros — algo que aprendeu com lauda no primeiro ano na brabham unindo engenhosidade e criatividade — algo que so se adquire colocando a mao na graxa — piquet venceu temporadas inteiras com facilidade porque alem de habilidoso tinha o carro mais competitivo mesmo na formula 1 onde inovaçoes sao rapidamente reprimidas em nome da competitividade piquet era como uma mistura de smokey yunick e jack brabham uma capacidade impar de desenvolver um carro complementada pela criatividade para explorar as brechas nos regulamentos o resultado e uma mistura de inovaçoes que se tornaram um padrao da formula 1 e invençoes criativas que beiram o absurdo quando vistas em retrospecto e sobre elas que quero tratar neste post o pre aquecimento a invençao mais famosa de nelson piquet — e a mais importante de todas — e sem duvida o pre aquecimento dos pneus e do proprio carro tecnicamente ela nao e uma criaçao de piquet porque a mclaren ja havia usado cobertores para aquecer os pneus de seus carros no gelado gp do canada de 1974 em mosport park porem por alguma razao a pratica nao se tornou comum na formula 1 ate 1986 isso coloca nelson piquet como o primeiro piloto a usar o aquecimento dos pneus — e do proprio carro — como parte da preparaçao para as corridas a ideia veio em 1978 durante a temporada daquele ano da formula 3 britanica depois de perder uma corrida por nao ter aquecido o carro adequadamente nelson e seu mecanico armou uma tenda sobre o carro com um aquecedor domestico a querosene o carro alinhou com quase 50ºc e nelson abriu tres segundos de vantagem na primeira volta e seis segundos na segunda no fim ganhou a prova com 10 segundos de vantagem nelson percebeu que nao era apenas o motor e o lubrificante aquecido que lhe davam vantagem mas os pneus aquecidos entao ele usou um aquecedor a brasa e deixou os pneus esquentando por quatro horas na hora da corrida usando luvas de couro eles instalavam os pneus e ja largavam com um ritmo muito mais alto quando os rivais perceberam que eram os pneus que lhe davam a vantagem nelson ja havia ganhado 14 provas das 17 quebrando o recorde de vitorias em uma unica temporada ate entao pertencente a jackie stewart o cambio de tres marchas na brabham piquet era obcecado pela reduçao de peso do carro talvez porque via nela uma vantagem para superar o experiente niki lauda seu companheiro de equipe ele ja havia tentado diversas estrategias desde usar macacoes mais leves ate esvaziar o extintor de incendio nas voltas de classificaçao ate que na classificaçao do gp da inglaterra ainda na configuraçao mais rapida de silverstone piquet decidiu tomar uma atitude drastica sem que gordon murray e lauda soubessem ele pediu que os mecanicos retirassem as engrenagens das tres primeiras marchas do cambio e foi para a pista com o carro mais leve ele fez o terceiro melhor tempo enquanto lauda ficou 0 8 segundo atras na sexta posiçao o carro afunilado em certa ocasiao piquet aproveitou uma brecha do regulamento para ganhar segundo ele 12 km/h de vantagem nas retas no documentario a era dos campeoes piquet conta que para isso ele estreitou as bitolas do carro em quase 1 polegada e arrancou os retrovisores colando os com massa epoxi na carenagem do carro para mante los pequenos e sem afetar o fluxo aerodinamico na epoca o regulamento exigia apenas que os carros tivessem dois retrovisores mas nao dispunha sobre tamanho forma ou posiçao deles infelizmente piquet nunca disse em que prova usou essa configuraçao do carro e nao encontrei nenhuma fodo que mostrasse um carro de piquet com retrovisores improvisados o que indica que foi uma configuraçao de classificaçao o pit stop estrategico https //www youtube com/watch v=mr2w5u_svxk o pit stop sempre existiu na formula 1 mas nao era comum nem havia sido usado como estrategia de corrida ate o gp da austria de 1982 naquela prova gordon murray e nelson piquet concluiram que poderiam ter vantagens se conseguissem fazer o serviço de abastecimento e troca de pneus de forma rapida e agil como na indy — que sempre teve reabastecimento devido a distancia das corridas a ideia era largar leve com pouca gasolina imprimir um ritmo muito mais rapido que o dos rivais encostar o carro reabastecer e trocar pneus desta forma ele continuaria leve mas diferentemente dos rivais ele teria pneus novos para as voltas finais da prova conseguindo um ritmo muito mais forte o extintor de fibra em seu livro de memorias eu me lembro muito bem nelson conta que na epoca da formula ve no brasil chegou a usar um extintor falso de fibra de vidro pintado como um extintor real para reduzir o peso do carro o ajuste de freios equipamento padrao na f1 nelson vinha desde a epoca da formula ve tentando desenvolver o sistema de balanço de freios manual operado pelo piloto no cockpit foi somente na brabham com uma ajuda de gordon murray que ele conseguiu colocar a ideia em pratica de forma confiavel reza a lenda que na epoca niki lauda achava que o negocio era so mais uma coisa para quebrar mas nelson apostou na engenhosidade de murray para instalar o sistema e acabou criando uma ferramenta que se tornou um padrao nao apenas na f1 mas em todo carro de corrida o carro de classificaçao em 1981 nelson piquet tinha dois carros diferentes um carro de classificaçao com freios menores e mais leves e um tanque de combustivel muito reduzido em relaçao aquele usado nas corridas a ideia claro era correr leve para se classificar bem largar na frente e se garantir na ponta a primeira suspeita de que havia um carro diferente para a classificaçao surgiu no gp de monaco daquele mesmo ano quando piquet fez o melhor tempo superando gilles villeneuve a maioria dos pilotos e equipes sacaram que havia algo errado mas como a brabham era de bernie ecclestone e eles estavam em plena guerra fisa foca — que resultaria na criaçao da formula 1 como organizadora do campeonato — a maioria nao protestou exceto jacques laffitte que abriu o bico para a imprensa francesa explicando a artimanha de piquet piquet tem dois carros um super leve que ele usa na classificaçao e o carro de corrida com o peso normal o brabham convencional ja esta no limite do peso bom para eles mas o carro de classificaçao tem freios de carbono que sao 12 kg mais leves e eu soube que o carro tambem tem um tanque de combustivel diferente muito menor que o original o carro deve ser pesado assim que piquet encosta antes que os mecanicos toquem nele mas nao ninguem faz nada porque a brabham e de ecclestone ninguem toca nele todos tem medo disse o frances na epoca bonus arrefecimento liquido dos freios a invençao e atribuida a colin chapman mas foi nelson piquet quem mais se beneficiou — e acabou prejudicado por esta em 1982 os carros equipados com os motores cosworth dfv tinham uma desvantagem resultante do lastro exigido devido ao peso muito maior dos carros turbo com isso eles precisavam pesar no minimo 580 kg acontece que o carro era pesado antes e depois da corrida e o regulamento permitia o reabastecimento dos fluidos consumidos na prova entao as equipes britanicas — que usavam o dfv — adotaram a caixa preta um reservatorio de agua que servia teoricamente para arrefecer os freios e claro que ninguem pretendia despejar agua nos freios quentes a ideia aqui era esvaziar o reservatorio logo na primeira volta e correr com um carro muito mais leve a corrida inteira como o reservatorio seria reabastecido ao final da prova o carro estaria dentro das regras nada de ilegal por aqui o problema e que a renault e a ferrari sacaram a artimanha e apelaram a fisa depois que nelson piquet e keke rosberg chegaram em primeiro e em segundo no gp do brasil daquele ano os dois acabaram desclassificados por uma decisao polemica que nao afetou a mclaren nem a lotus que tambem usavam a caixa preta
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