recentemente tive a oportunidade de enfim colocar as maos em gran turismo sport o que me imediatamente me colocou em uma onda de nostalgia da qual ainda nao consegui me desvencilhar o pessoal da polyphony digital esta de parabens pois a essencia do game em termos de jogabilidade menus trilha sonora e demais caracteristicas se manteve alterada a fisica de semi simulador e a ideal para mim e certos elementos do game remetem com elegancia ao passado da franquia no entanto uma critica recorrente a respeito de gt sport por algum tempo foi o foco nas competiçoes online enquanto o modo arcade ficou severamente limitado em quantidade de carros e circuitos para competir foi uma mudança deliberada e anunciada kazunori yamauchi o criador da serie declarou que sua intençao era mesmo fazer com que os jogadores deixem de acumular carros e disputem corridas entre si ou seja ele nao iria ficar muito satisfeito em ver a garagem que eu montei ate agora da para entender de onde veio a controversia para muitos jogadores das antigas o grande atrativo de gran turismo do primeiro game de 1997 a gran turismo 6 de 2013 era justamente a possibilidade de montar uma garagem dos sonhos customiza los correr com eles e construir um longa e produtiva carreira como piloto este aspecto foi drasticamente tolhido em gt sport se o titulo anterior tinha quase 1 200 carros o atual esta com quase 300 atualmente embora gt sport seja um game muito mais proximo do automobilismo de verdade incluindo um campeonato oficial sancionado pela fia desde a decada de 1990 os carros de corrida de verdade estiveram presentes na franquia tanto que para muitos entusiastas o primeiro contato com alguns carros patrocinadores e pinturas de corrida considerados iconicos foi justamente com gran turismo o que nos traz finalmente ao tema deste post https //www youtube com/watch v=pa9lb35ck0e voce deve lembrar que alem dos carros de competiçao ja prontos que voce podia comprar ou ganhar vencendo corridas campeonatos e provas de licença como o lendario supra da castrol por exemplo tambem era possivel montar seu proprio carro de corrida boa parte dos modelos disponiveis em gran turismo 2 podiam passar pelo processo de racing modification no qual a pintura original era trocada por uma pintura de competiçao cada uma com seu proprio esquema de pintura e por vezes com seus patrocinadores mas primeiro para tornar o conceito mais verossimil e funcional era preciso passar por tres estagios de reduçao de peso o recurso esteve presente em gran turismo gran turismo 2 e em gran turismo 5 mas neste ultimo apenas 17 carros podiam ser modificados em gt2 eram mais de 400 o que voce talvez nao tenha percebido ao menos na epoca e que aquelas modificaçoes tambem eram baseadas em carros de competiçao de verdade ainda que isto nao ficasse explicito possivelmente por questoes legais neste post vamos catalogar algumas das mais memoraveis modificaçoes de gran turismo 2 que tinham contrapartes no mundo real toyota corolla levin ae86 https //www youtube com/watch v=wqve7ure rc começando com um verdadeiro icone o ultimo corolla de traçao traseira o carro de takumi fujiwara em initial d e um dos esportivos acessiveis mais cultuados da decada de 1980 o corolla ae86 sua modificaçao de corrida em gran turismo era inspirada no carro que keiichi tsuchiya conduziu no campeonato n2 de resistencia durante a decada de 1990 com para lamas alargados cabeçote de cinco valvulas e 220 cv https //www youtube com/watch v=3mf 2nhxhre naturalmente o carro em gran turismo teve alguns detalhes da pintura modificados a fim de evitar complicaçoes com licenciamento toyota supra mk3 a terceira geraçao do toyota supra tinha uma modificaçao azul que possivelmente foi inspirada no supra que competiu no jtcc o campeonato japones de carros de turismo em 1989 e 1990 seu patrocinador principal era a fujitsu ten fabricante de equipamentos de audio automotivo https //www youtube com/watch v=o26izpbu7qq o carro da fujitsu ten era equipado com um seis em linha 7m gte o antecessor do motor jz que foi usado em algumas versoes do supra ate 1992 com tres litros e um turbocompressor operando a 2 bar o 7m gte entregava 580 cv mais que o dobro dos 232 cv da variante de rua toyota supra mk4 o supra mk4 e um caso interessante porque em gran turismo 2 havia uma pintura de corrida que nao era inspirada em um supra mas sim no sard mc8 r prototipo de competiçao baseado no mr 2 e equipado com um v8 lexus de 600 cv uma das mais antigas equipes de corrida do japao a sard usou o mc8 r nas 24 horas de le mans de 1995 [caption id= attachment_211701 align= aligncenter width= 800 ] foto motorsport com[/caption] assim como o mc8 r o supra mk4 pode receber em gt2 uma pintura branca e vermelha com uma faixa verde que percorre todo o perimetro do carro nismo 400r https //www youtube com/watch v=1kls2ocbyse mudando de fabricante vamos a nissan um dos carros mais bacanas de gran turismo 2 era o nismo 400r ediçao especial equipada com um motor rb28dett de 2 8 litros e 400 cv https //www youtube com/watch v=fz7fkiroksi sua racing modification era inspirada em algo diferente das provas de turismo japonesas em 1998 e 1999 o piloto akira kameyama disputou a subida de montanha de pikes peak nos eua com um nismo 400r amarelo com um tempo de 11min47s440 ele o skyline foi o vencedor na categoria open honda accord https //www youtube com/watch v=brjaywyfwfy o honda accord pode parecer um carro inospito de se usar em corridas mas aconteceu foi em 1996 e 1997 com o piloto osamu nakako da equipe mugen o carro era equipado com um motor f20b de dois litros com 305 cv e cambio manual de cinco marchas https //www youtube com/watch v=d6bsisjq7f8 embora o accord de corrida nao estivesse disponivel em gran turismo e gran turismo 2 em ambos os titulos era possivel modificar a aparencia do seda e deixa lo identico ao carro de nakako incluindo o patrocinio da castrol honda civic ferio https //www youtube com/watch v=zgdeeeszxiu uma das modificaçoes para o honda civic seda de quinta geraçao conhecido como ferio no japao era uma pintura preta com detalhes vermelhos e embora o hatchback fosse a versao mais comum para carros de competiçao em 1995 o seda foi utilizado pela equipe da advan na temporada de 1995 do jtcc https //www youtube com/watch v=tczjohhrm4m o piloto do carro era ninguem menos que keiichi tsuchiya em uma das poucas ocasiçoes em que o drift king usou um carro de traçao dianteira nao foi um bom ano para tsuchiya porem seu melhor resultado foi um quarto lugar no circuito de tsukuba honda civic eg https //www youtube com/watch v=ljufvvzf8rs uma das pinturas mais iconicas do jtcc na decada de 1990 era a do honda civic de quinta geraçao patrocinado pela jaccs uma operadora de credito japonesa o carro foi conduzido por hope naoki hattori e katsuchi kaneishi na ultima temporada da competiçao antes da inauguraçao da super gt o carro tinha um motor b16 com quase 300 cv e com ele a honda conquistou seu primeiro titulo no campeonato japones de turismo em sua categoria
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