ha alguns dias começamos uma minisserie aqui no flatout as rivalidades que marcaram a industria automotiva nacional começamos falando dos anos 1960 e 1970 com dkw vs puma opala vs maveco vs charger e algumas outras rixas que pegaram fogo ha pois e quatro ou cinco decadas atras [gt40 content tag= anos 80 widget= 1 title= os carros dos anos 80 do gt40 ] avançando um pouco no tempo chegamos a decada de oitenta que foram dominados pelos hot hatches e marcaram a chegada da injeçao eletronica a decada de noventa trouxe os primeiros importados e tambem viram a apariçao dos primeiros motores turbinados ao mercado brasileiro vamos entao dar uma olhada nos carros brasileiros que protagonizaram disputas marcantes nos anos 80 e nos anos 90 escort xr3 vs gol gt/gts/gti eles sao os primeiros a aparecer na mente de muitos entusiastas a mera mençao dos esportivos dos anos 1980 de fato escort xr3 e as variaçoes esportivas do gol de primeira geraçao foram o sonho de muito marmanjo naquela epoca caras que hoje movidos pela nostalgia estao dispostos a gastar o preço de um popular zero quilometro por um exemplar bem cuidado e preservado [youtube id= 7xfoavnmxro width= 620 height= 350 ] lançado em 1983 o escort xr3 era movido por uma versao de fluxo otimizado do motor cht com 83 cv e trazia decoraçao esportiva bem agradavel com rodas de 14 polegadas de desenho exclusivo asa traseira para choques na cor da carroceria e interior com acabamento especial dito isto nao era um motor exatamente potente e o apelo do xr3 ao menos nesta epoca ficava mais limitado ao visual especial o mesmo nao podia ser dito do gol gt lançado no ano seguinte e a primeira versao do hatch com motor arrefecido a agua enquanto o voyage e a parati nunca tiveram motor a ar o quatro cilindros de 1 8 litro entregava 99 cv declarados mas a potencia real chegava a pelo menos 105 cv era por causa dos impostos carros com menos de 100 cv pagavam menos o xr3 era capaz de chegar aos 100 km/h em mais de 13 segundos enquanto o gt precisava de 11 9 segundos em compensaçao o escort era melhor acabado tinha dinamica mais equilibrada e um porta malas maior alem de gastar menos combustivel [youtube id= ngtu9xpggv4 width= 620 height= 350 ] em 1988 a chegada do gol gti com motor 2 0 8v de 121 cv o primeiro com injeçao eletronica de combustivel no brasil reposicionou o gol gt como gol gts a ford começava naquele ano uma joint venture com a vw a autolatina com isto o escort xr3 ganhou sua propria versao do motor vw de 1 8 litro muito parecido com o que equipava o proprio gol gts seu rival [youtube id= 2ip85lxjyqk width= 620 height= 350 ] o gol gti estava um nivel acima em desempenho enquanto xr3 e gts chegavam aos 100 km/h na casa dos 12 segundos ele precisava de dez segundos para fazer o mesmo a competiçao so foi se nivelar quando para a geraçao seguinte lançada em 1993 o escort xr3 ganhou um motor 2 0 volkswagen com injeçao bosch comando mais manso e 116 cv que era capaz de leva lo ate os 100 km/h em 11 segundos santana vs monza voce consegue imaginar o volkswagen jetta e o chevrolet cruze cujas versoes de entrada estao na casa dos r$ 80 000 brigando pelo posto de carro mais vendido no brasil pois nos anos 1980 aconteceu mais ou menos isto o chevrolet monza avo do cruze se considerarmos que ele veio antes do vectra que veio antes do cruze foi o carro mais vendido do brasil mais precisamente entre 1984 e 1986 tres anos consecutivos nao e para menos lançado em 1982 monza tinha visual moderno motores confiaveis e potentes e preço competitivo alem de herdar a boa reputaçao do opala e do chevette percebendo o quanto que o mercado havia mudado a volks decidiu apressar o lançamento do santana que seria seu primeiro modelo de luxo e estreou exatamente em 1984 de fato o seda da vw parecia ter sido feito na medida para bater de frente com o monza recebendo primazias em segurança e tecnologia como cintos de tres pontos enconstos de cabeça dianteiros e traseiros leds no painel e indicador de troca de marcha o monza ganhou motor de dois litros e 110 cv em 1987 o santana ganhou motor de dois litros e 112 cv em 1988 ambos ganharam versoes com injeçao eletronica em 1990 mas a partir dai envelheceram de formas distintas o monza nao passou de 1995 quando foi substituido pelo vectra de primeira geraçao aposentando se de forma digna o que claro nao quer dizer que o santana teve uma aposentadoria indigna pelo contrario reestilizado pela segunda vez em 1999 o seda medio da volkswagen sobreviveu ate 2006 quando ainda era requisitado por frotistas mas ja nao fazia mais sentido financeiramente falando era afinal um projeto dos anos 80 ainda assim vale lembrar que ate 2014 ainda era possivel comprar um santanao dos anos 80 zero quilometro na china passat gts pointer vs chevrolet monza s/r agora um detalhe e importante o santana era nada mais que o seda do passat de segunda geraçao e o passat de primeira geraçao tambem vendido no brasil ate 1988 travva seu proprio duelo contra o monza estamos falando contudo do hot hatch monza s/r lançado em 1983 com motor 1 8 de 103 cv e 0 100 km/h em 12 1 segundos seu grande rival naquele ano era o vw passat ts lançado em 1976 com um motor 1 6 carburado de 80 cv suficientes para chegar aos 100 km/h em 13 1 segundos em 1984 porem veio o motor 1 8 ja empregado no vw santana e muito semelhante ao do gol gt exceto pela utilizaçao de um comando de valvulas mais manso o carburador era de corpo duplo e a potencia era de 92 cv a 5 000 rpm com torque de 14 9 mkgf a 2 600 rpm com alcool com o novo motor veio uma nova denominaçao gts nao durou muito em 1988 o passat gts virou gts pointer ganhando para choques envolventes de plastico e por dentro painel completamente remodelado e de aspecto muito mais condizente com seu tempo alem disso o motor recebia um comando de valvulas igual ao do gol gt o famoso 049g que elevava a potencia para 99 cv a 5 600 rpm e o torque para 14 6 mkgf a 3 200 rpm mas isto apenas na versao a alcool a maior novidade porem era o cambio de cinco marchas que fazia com que o passat gts pointer chegasse aos 100 km/h em 10 9 segundos com maxima de 170 km/h [youtube id= ocbslzxhkey width= 620 height= 350 ] a chevrolet respondeu com o motor 2 0 para o chevrolet monza com 1 998 cm³ em vez de 1 796 cm³ graças a um aumento no curso dos pistoes e no diametro dos cilindros de 79 5×84 8 para 86×86 o carburador de corpo duplo ainda era utilizado mas o comando de valvulas adotou um perfil mais agressivo com isto a potencia passou de 106 cv para 110 cv a 5 600 rpm enquanto o torque foi de 15 6 mkgf para 17 3 mkgf a 3 000 rpm o desempenho melhorou a aceleraçao passou a 11 5 segundos de zero a 100 km/h enquanto a velocidade maxima ficou mais proxima dos 180 km/h independentemente dos numeros o passat trazia o peso dos anos para lhe atrapalhar e saiu de linha quando ja nao conseguia acompanhar o rival da gravatinha nas vendas para piorar ainda havia a concorrencia interna o gol gt lançado em 1984 era menor mais leve mais barato e usava o mesmo motor [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] uno turbo vs corsa gsi vs gol gti 16v em 1994 quem roubou a cena foi um sobrealimentado o fiat uno turbo i e com seu bodykit nada discreto e seu motor 1 4 8v turbo de 118 cv importado da europa com pouco mais de 1 800 unidades fabricadas entre 1994 e 1996 o ut foi o responsavel por dar inicio a onda de carros turbinados no brasil na decada seguinte e honrava o pioneirismo sendo capaz de chegar aos 100 km/h em 9 2 segundos com maxima de 195 km/h naquele mesmo ano o chevrolet corsa foi lançado no brasil e tirou do fiat uno o titulo de carro popular mais moderno a venda no brasil eram outros tempos mesmo tinha carroceria arrendondada injeçao eletronica monoponto interior bem acabado e boa dinamica [youtube id= l43gndqbrey width= 620 height= 350 ] o membro mais nervoso da familia o corsa gsi tinha visual diferenciado no formato dos para choques interior com bancos mais envolventes e um motor 1 6 16v de 108 cv capaz de leva lo de zero a 100 km/h em 9 8 segundos com maxima de 192 km/h alem disso era um carro de visual extremamente mais contido porem ainda assim diferenciado com um para choque exclusivo rodas de 14 polegadas e asa na traseira em 1995 porem a volkswagen renovou completamente o gol dando ao esportivo gti um motor 2 0 16v fabricado na alemanha era bastante semelhante ao conhecido ap2000 porem com cabeçote multivalvulas de fluxo cruzado bloco mais alto que permitia bielas mais longas e consequentemente funcionamento mais suave e nada menos que 141 cv moderados pelo cambio manual de cinco marchas do audi a4 com isto o gol gti 16v era capaz de chegar aos 100 km/h em 8 8 segundos com maxima de 203 km/h [youtube id= yio_od5glhc width= 620 height= 350 ] coincidentemente nenhum dos tres deixou sucessor direto o uno turbo encerrou leva de versoes esportivas para o popular da fiat assim como o corsa gsi e o gol gti 16v foram as ultimas variantes realmente empolgantes de seus respectivos modelos tempra turbo vs vectra gsi [youtube id= vn izsugsfe width= 620 height= 350 ] o duelo fiat vs chevrolet se repetia com no segmento dos sedas medios o fiat tempra turbo foi lançado em 1994 em uma tentativa de melhorar a imagem do seda tempra que apesar de ser um carro competente sofreu nos primeiros anos com escolhas ruins de motorizaçao por parte da fabricante o motor era um 2 0 8v com comando duplo no cabeçote e um turbocompressor garrett 4248 operando a 0 75 bar para entregar 165 cv era um dos carros mais potentes que se podia comprar no brasil naquela epoca assim como acontecia no uno turbo o tempra turbo despertava de verdade as 3 000 rpm quanto tambem era atingido o torque maximo de 26 5 mkgf antes disso era um carro relativamente docil acoplado a uma caixa manual de cinco marchas o motor era capaz de levar o seda de duas portas ate os 100 km/h em 8 2 segundos com maxima superior a 200 km/h no caso do vectra gsi que chegou em 1995 como versao de topo do novo seda o apelo estava na sofisticaçao britanica do motor 2 0 16v c20xe o quatro cilindros tinha o projeto muito parecido com o do conhecido familia ii mas trazia pistoes forjados comando duplo no cabeçote com arvores ocas mais leves e menos sujeitas a inercia valvulas de escape refrigeradas a sodio e injeçao multiponto bosch motronic os 150 cv chegavam as 6 000 rpm com 20 mkgf de torque a 4 600 rpm os dois duraram pouco o fiat tempra foi reestilizado em 1996 buscando uma visual mais simples e sobrio o que matou o tempra turbo e abriu espaço para o fiat marea que trouxe os turbos de volta como veremos no proximo post o vectra gsi nao sobreviveu a chegada da nova geraçao em 1997 visto que o seda da gm assumiu uma personalidade mais sofisticada ainda que nao abrisse mao do bom desempenho
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