voce nem precisa ser um entusiasta dos carros japoneses para conhecer o significado da sigla vtec nao o significado de cada letra que e meio chato de memorizar mas o que significa sua presença na tampa de valvulas do motor e a indicaçao do sistema de variaçao do comando de valvulas da honda nos modelos esportivos ele e responsavel pelo famoso vtec kick que da uma injeçao de animo ao motor em uma faixa de rotaçoes em que normalmente se começa a perder folego nos modelos mais cotidianos essa variaçao torna o motor mais elastico e economico so que diferentemente do que possa parecer o sistema vtec nao e igual para todos os carros da honda eles mudam de acordo com a aplicaçao e finalidade do carro embora tenham todos o mesmo nome — variable valve timing & lift electronic control controle eletronico do levante e sincronizaçao variavel de valvulas que e o significado de vtec e para confundir ainda mais as coisas tres destas derivaçoes tem o mesmo nome i vtec mas funcionam de forma completamente diferente para entender melhor esta historia vamos ver cada tipo de sistema vtec vtec raiz o vtec original ou vtec dohc surgiu no fim dos anos 1980 no motor b16a do integra xsi esse sistema usa dois comandos com tres cames por cilindro e balancins triplos o came central tem um perfil diferente dos demais com maior levante e tempo de abertura e atua sobre um balancim central que nao esta conectado a nenhuma valvula mas ao ponto de pivotagem dos outros dois balancins em baixas rotaçoes este balancim central sobe e desce livre mas em altas rotaçoes um solenoide move um pino que conecta este balancim central aos outros dois laterais que estao acionando as valvulas conectados os balancins laterais passam a ser guiados pelo balancim central que e acionado pelo came com perfil para alta rotaçao modificando o tempo de abertura e o levante das valvulas desta forma e possivel obter dois perfis de comandos de valvulas em baixa rotaçao ele prioriza o torque como um carro de duas valvulas por cilindro em alta rotaçao ele faz as valvulas abrirem com maior levante e por mais tempo produzindo mais potencia e por isso que o b16a conseguiu atingir marca de 100 cv/litro impressionante para a epoca apesar da variaçao do perfil do comando de valvulas o sistema vtec original nao alterava a fase dos comandos isso so aconteceu mais tarde quando a honda lançou o i vtec a evoluçao do sistema antes disso ela adaptou o sistema vtec as series de motores b e d que tinham comando simples no cabeçote dando origem ao vtec sohc ele funcionava da mesma forma que o vtec dohc porem sem variaçao das valvulas de escape devido ao posicionamento centralizado do comando de valvulas e ao espaço limitado pela posiçao das velas no cabeçote estreito vtec e o poupador a primeira derivaçao do sistema vtec foi o vtec e que e baseada no vtec sohc e foi criada para melhorar o consumo de combustivel e apenas isso nada de ganho de potencia em altas rotaçoes por aqui ele foi lançado no motor d15 com comando simples no cabeçote para reduzir o consumo de combustivel transformando seu motor 16 valvulas em um motor 12 valvulas mantendo uma das duas valvulas de admissao de cada cilindro fechada ate 3 000 rpm https //www youtube com/watch v=ywniu878ge0 com isso o turbilhonamento na camara de combustao e otimizado assim como a atomizaçao do combustivel ou seja sua quebra em pequenas goticulas algo que otimiza sua mistura com o ar isso permite a injeçao de um volume menor de combustivel sem que haja perda de desempenho 3 stage vtec ou dual vtec o vtec e deu origem a uma quarta versao do vtec o 3 stage vtec ou dual vtec ele combina o conceito do vtec e ao vtec sohc para tentar aliar economia e desempenho em vez de manter uma das valvulas de admissao fechadas ele usa em cada cilindro um balancim duplo e comandos com pares de cames assimetricos — um grande e um menor em baixas rotaçoes o came maior aciona uma das valvulas de admissao e o came menor aciona a outra cuja abertura e reduzida para otimizar o turbilhonamento da mistura ar combustivel na camara de combustao https //www youtube com/watch v=ol3nwqbatrq em alta rotaçao um solenoide move um pino que acopla o balancim do came maior ao balancim do came menor que passa a copiar o movimento do came maior ficando fora do alcance do came menor assim as duas valvulas assumem o mesmo levante e o mesmo tempo de abertura esse sistema foi adotado a partir de 1995 na serie d de motores vtc https //www youtube com/watch v=otrlqrac5iy a evoluçao seguinte foi o vtc que e a variaçao do controle de fase/sincronizaçao voce deve conhece lo como polia variavel pois ele consiste em um mecanismo na polia do comando de admissao que varia o ponto de abertura das valvulas para modificar o cruzamento dos comandos ou overlap; situaçao em que as valvulas de admissao iniciam a abertura enquanto as valvulas de escape ainda nao se fecharam ao longo de toda a faixa util de rotaçoes i vtec o melhor dos dois mundos lançado em 2002 o i vtec combina o vtec original dohc e o vtc o inteligent vtec e o melhor dos dois mundos ele consegue um motor economico e potente ao mesmo tempo e e usado principalmente nos motores da serie k como o famoso k20 uma vez que tem variaçao total do comando de valvulas podendo assumir um perfil mais agressivo para altas rotaçoes alem de ter o variador de fase ao longo de toda a faixa util de rotaçoes so que aqui a honda fez uma confusao — proposital ou nao nunca saberemos ha uma variaçao do i vtec que nao e voltada para o alto desempenho ainda que use o mesmissimo nome i vtec — ou 3 stage i vtec em vez de usar o vtec convencional e o vtc esta versao combina o 3 stage vtec ao vtc o que significa que o foco e a economia de combustivel e nao o desempenho e diferentemente do i vtec de alta performance este ivtec economico nao usa variaçao do comando das valvulas de escape visto que e uma adaptaçao do vtec e de comando simples ha quem diga que ele nem deveria se chamar i vtec https //www youtube com/watch v=mctd_9 lcau e isso fica especialmente confuso porque o ivtec economico foi usado nas mesmas series que o ivtec de alto desempenho — caso do motor k20 mas na versao a3 k20a3 que usou o i vtec economico enquanto o k20a2 e o k20z3 usaram o i vtec de alto desempenho a forma de diferencia los e pelo numero de balancins e pelo sistema do comando de escape o i vtec de alto desempenho tem tres balancins e tres cames por cilindro nos dois comandos enquanto o i vtec economico tem dois balancins e dois cames por cilindro nos dois comandos por alguma razao a honda decidiu manter o mesmo nome para esta versao economica alimentando uma confusao desnecessaria que poderia ser resolvida com o nome ivtec e por exemplo e mais ha um terceiro tipo de i vtec usado na familia r de motores que consiste apenas em uma adaptaçao do vtec sohc dos anos 1990 ele tambem tem um trio de cames porem somente mas um par de balancins por cilindro dois cames sao iguais e o came central e menor diferentemente do vtec sohc o solenoide trava came menor a um dos cames maiores em baixas rotaçoes para atrasar o fechamento de uma das valvulas de admissao de forma que ela esteja parcialmente aberta durante a compressao de forma semelhante ao ciclo atkinson https //www youtube com/watch v=ow2uscx2jnq foi a forma que a honda encontrou de alternar entre o ciclo otto convencional e o ciclo atkinson para obter economia de combustivel sem sacrificar o desempenho os civic com motor 1 8 r18 e 2 0 r20 vendidos no brasil usam esse sistema i vtec reverso
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