existem muitos motivos historicos para justificar um rolls royce eletrico afinal de contas sir frederick henry royce 1º baronete obe começou como um engenheiro eletrico e carro eletrico casa bem com limusine de luxo silencio suavidade sem marchas para se trocar ou qualquer outro comando complicado [caption id= attachment_360387 align= aligncenter width= 999 ] spectre o primeiro rolls royce eletrico e de 2023[/caption] mas o fundador da marca nunca fez carro eletricos apesar de existirem no inicio da industria desde cedo sabia que uma coisa e uma coisa outra coisa e outra coisa; o motor a combustao se casava melhor com o automovel foi so por força da vontade de acabar com emissoes que se tentou novamente o eletrico apesar do que se poderia imaginar pelo seu pomposo nome e titulo de nobreza royce nasceu pobre começou a trabalhar muito duro a partir dos 9 anos de idade nunca cursou uma escola mas estudou sempre e muito em seu tempo livre desde cedo mostrando extrema habilidade mecanica com 21 anos abria com muita dificuldade a f h royce and company electricians uma pequena industria na verdade uma oficina no começo de materiais eletricos que viria finalmente lhe dar alguma estabilidade financeira ainda antes dos 30 anos de idade [caption id= attachment_360386 align= aligncenter width= 999 ] sir henry frederick royce[/caption] sua fabrica de materiais e maquinas eletricas permaneceu ativa ate sua morte em 1933 mas ficou famoso com seus carros criados com financiamento do honoravel charles rolls este sim rico desde o berço terceiro filho de um barao ingles rolls era um pioneiro do automovel e co criador da rolls royce mas era tambem um pioneiro da aviaçao e por isso tem a dubia honra de ser o primeiro britanico a morrer em um acidente com uma aeronave motorizada quando a cauda de seu wright flyer quebrou durante uma exibiçao de voo em bournemouth ele tinha 32 anos e a rolls royce nem dez henry royce e um engenheiro lendario sempre ligado a um conceito de qualidade hoje obsoleto; procurava perfeiçao acima de tudo para rolls nao havia desculpa para erro qualidade era ligada a muito trabalho e checagens multiplas; jogar dez peças fora por estarem fora de dimensao comum hoje qualidade e a repetibilidade de peças fabricadas por maquinas com tolerancias quase nunca ultrapassadas na epoca de royce qualidade era checar tudo e ajustar se necessario [caption id= attachment_360402 align= aligncenter width= 982 ] hon charles stewart rolls 1877 1910 [/caption] royce era um perfeccionista como nunca mais se viu usava somente peças forjadas acreditando que pouquissimas vezes um fundido era aceitavel todas as peças de seus carros eram polidas a exaustao em todas as suas superficies nao apenas naquelas de trabalho depois de passar por inspeçoes minuciosas essas inspeçoes realizadas com lentes de aumento procuravam qualquer fissura superficial e rejeitavam as peças com base nisso furos eram tratados com um cuidado impar visto que royce os odiava como descontinuidades em suas perfeitas peças e entao deviam ser realizados com o cuidado necessario para que nao iniciassem quebras ou trincas suas peças niqueladas tinham uma camada de niquel de 0 15 mm espessura de uma folha de aluminio caseira quando todo resto da industria ate hoje usa deposiçao eletroquimica microscopica toda peça que girava era totalmente balanceada somente os melhores e muitas vezes mais caros materiais eram utilizados sem nenhum e qualquer cuidado com o custo e royce exigia de seus trabalhadores tambem nada menos que a perfeiçao; era o pesadelo do chao de fabrica e uma pessoa totalmente e absolutamente incansavel diz a lenda que seu socio rolls contratou um funcionario com a expressa funçao de faze lo comer algo o resultado e que royce ficava permanentemente perseguido por uma tigela de porridge um tipo de mingau ingles que permanecia invariavelmente cheia… [caption id= attachment_360388 align= aligncenter width= 999 ] o 40/50hp conhecido como silver ghost o melhor carro do mundo em 1906[/caption] mas ha argumentos para que um rolls royce nao seja eletrico tambem foi royce com sua obsessao por perfeiçao mecanica que fez motores a combustao funcionarem totalmente sem vibraçao pela primeira vez em seu 40/50hp silver ghost em 1906 com seis cilindros em linha em dois blocos de tres sete mancais lubrificaçao forçada valvulas laterais duas velas por cilindro e sete litros de deslocamento tinha uma potencia e durabilidade nunca vista ate entao mas o principal e que era completamente liso abolindo totalmente vibraçoes e barulho podia se equilibrar copos cheios de vinho ate a boca em seu capo e acelerar sem que uma gota caisse outro famoso teste publico da companhia colocava uma moeda de 10 pence equilibrada no capo com o motor funcionando e la ela permanecia o silver ghost era o melhor carro do mundo quando dizer isso tinha sentido carros de 1906 como ele eram vendidos como chassis na verdade nesse chassi varias carrocerias podiam e eram montadas veja o ford modelo t lançado neste ano e destinado a ser o carro mais vendido do mundo ate o fusca lhe roubar o titulo em 1976 podia ser uma perua para buscar gente na estaçao de trem a station wagon um caminhao pequeno a pick up truck um seda um roadster e por ai em diante automoveis eram feitos para fazer de tudo e portanto podia existir um melhor absoluto por isso ele e talvez o unico carro que jamais mereceu o titulo de melhor absoluto independente do que sao hoje e o que a bmw vai fazer deles no futuro porem eletricos ou nao hoje e dia de falar nao deste futuro mas do passado sir henry royce foi uma pessoa diferente e seus carros tinham sua personalidade muita gente acha que a empresa morreu de verdade em 1933 quando ele morreu [caption id= attachment_360396 align= aligncenter width= 999 ] phantom iii o ultimo de royce[/caption] ate sua morte o fundador tinha uma presença fortissima e os carros eram projetados debaixo de sua vontade o espirito motivador de royce desapareceu assim que ele se foi e seu phantom iii v 12 foi talvez o ultimo rolls royce desenvolvido sem preocupaçao alguma com custo mesmo hoje vamos lembrar dele; um homem de principios fortes com muito a ensinar e na maioria das vezes ensinava nao somente com exemplo mas com frases que ate hoje ressoam na industria como simbolos do que significa realmente procurar ser o melhor em algo e como se manter impassivel frente a filosofias diferentes da sua royce enfrentou ainda na sua empresa de equipamentos eletricos por volta de 1903 uma forte concorrencia para seus dinamos e guindastes vinda principalmente da alemanha e dos eua eram produtos produzidos de forma menos precisa e mais barata; a qualidade era bem inferior mas o preço muito inferior todo mundo queria que ele relaxasse na sua empresa mas se manteve firme para refutar veementemente os pedidos de seus subordinados para baratear seus produtos se armou da lingua inglesa cunhou a que seria sua mais famosa frase the quality will remain long after the price is forgotten a qualidade permanece muito tempo depois do preço ter sido esquecido sir henry era um homem do seculo 19; sendo assim associava qualidade com controle apenas nao tinha problema nenhum de jogar 10 peças fora mas fazia questao de que todas montadas em seus carros fossem perfeitas mas tinha uma noçao moderna de qualidade quando se fala de retrabalho royce exigia que a peça rejeitada fosse jogada fora e que a falha fosse corrigida para que a proxima estivesse boa por toda fabrica se viam placas dizendo above all things be accurate acima de tudo seja preciso os metodos de projeto de royce tambem refletiam sua origem de mecanico autodidata royce fazia incansavelmente modificaçoes e experimentos buscando descobrir em suas bancadas de trabalho algo que nao conseguia prever teoricamente depois viria a contratar engenheiros que o ajudavam sobremaneira prevendo muito via calculos mesmo assim tinha algo a ensinar a eles tambem por mais que a teoria seja indispensavel para se projetar a experimentaçao no mundo real era sempre seu ultimo e mais importante teste cunhou mais uma frase famosa e repetida multiplas vezes ate hoje uma verdade inegavel there is no sure way of judging anything except by experiment nao ha outra maneira de julgar algo que nao seja por experimentaçao royce e o estereotipo do perfeccionista nunca estava satisfeito e trabalhava incessantemente e incansavelmente a vida toda numa impossivel busca da perfeiçao certa vez ouvindo de um funcionario que algo estava suficientemente bom coitado dele cunhou outra famosa frase nothing is good enough there is always a way to make it better a way which we must all strive to learn nada e suficientemente bom sempre ha uma maneira de melhorar de uma maneira que todos devemos nos esforçar para aprender esta mesma frase mais bem pensada e lapidada se tornou uma outra mais famosa mais generalista mas com o mesmo significado basico strive for perfection in everything you do take the best that exists and make it better when it does not exist design it busque a perfeiçao em tudo que faça pegue o melhor que existe e faça melhor quando nao existir desenhe o mas a melhor frase de sir henry royce permanece uma que transcende o que fazia em sua fabrica era na verdade o seu lema um que chamava as pessoas a um ideal superior de vida; aquele que coloca a vocaçao pessoal e o orgulho de se fazer um trabalho de maneira correta acima de todas as outras consideraçoes no caso da rolls isto se traduzia em carros feitos da melhor maneira conhecida sem senoes e nem porques este lema era whatever is properly done however humble is noble tudo o que e feito corretamente por mais humilde que seja e nobre sir henry frederick royce nasceu em 27 de março de 1863; exatamente 161 anos atras ainda lembramos dele e nao somente pela marca de carros que criou mais que suas criaçoes automobilisticas mais que os motores aeronauticos que venceriam a segunda guerra o que realmente ficou de seu legado foi o que disse em vida palavras o que se voce me perguntar e algo realmente incrivel
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.