e raro mas existem covers que ficam melhores do que as musicas originais das bandas de certa forma foi o que aconteceu com a versao seda do audi a3 que chegou em nosso mercado no começo deste ano inicialmente apenas com o motor 1 8 tfsi de 180 cv 25 49 mkgf de torque leia nossa avaliaçao completa aqui sob o ponto de vista do equilibrio entre dinamica esportividade consumo e conforto foi um dos melhores automoveis que ja experimentei o que explica as quase 1 000 unidades vendidas neste periodo acima das expectativas da marca agora a audi oficializa a chegada da versao 1 4 tfsi com 122 cv a 5 000 rpm e 20 39 mkgf de torque entre 1 400 e 4 000 rpm em um pacote mais acessivel sao r$ 94 800 pela versao base e r$ 99 900 pela attraction veja os pacotes de equipamentos mais abaixo mas e ai sera que ela continua segurando a onda e o que veremos nesta reportagem o a3 sedan estruturado na revolucionaria plataforma modular mqb a mesma do novo golf o a3 sedan tem monobloco muito leve e rigido note no infografico abaixo que os aços moldados a quente formam uma especie de espinha dorsal no monobloco que tem resistencia a torçao 35% maior do que a plataforma da geraçao anterior ja os metais mais maleaveis constituem as zonas de deformaçao controlada somando esta base ao motor com bloco e cabeçote de aluminio o resultado e um peso total do veiculo de apenas 1 215 kg para se ter uma ideia o jetta tsi pesa 1 375 kg derivado de um conceito cupe o a3 sedan foi projetado para ser um veiculo stand alone em relaçao ao hatch e por isso nao compartilha nenhum painel de carroceria com ele; nem mesmo o capo ou o teto para ficar com uma aparencia mais musculosa ele e 9 mm mais baixo que o sportback 11 mais largo a largura adicional esta nos arcos dos para lamas e tem laterais mais vincadas seu entre eixos e de 2 63 m resultando em um bom espaço interno para dois adultos de mais de 1 80 m no banco traseiro com algum aperto tres [gallery columns= 4 link= file ids= 11102 11103 11104 11105 ] equipamentos versoes e cores da versao 1 4 em relaçao a versao 1 8 mais completa ambition de r$ 133 200 perde se varios equipamentos como o ar condicionado digital automatico de duas zonas substituido por um modelo analogico mais convencional o revestimento de couro nos bancos o teto solar semi panoramico as belas rodas aro 17 com pneus 225/45 passam a ser r16 com pneus 205/55 e as ponteiras de escape cromadas sao faltas significativas mas o pacote segue saboroso as exceçoes sao a falta de navegador por gps e de sensores de estacionamento de serie o mesmo pecado da versao 1 8 a versao base do 1 4 tfsi tambem nao traz borboletas atras do volante para trocas da marcha apenas a attraction uma exclusao que julgamos desnecessaria para um automovel com pegada entusiasta ainda que use motorizaçao menos potente itens de serie versao base r$ 94 800 farois bi xenonio lanternas de led ar condicionado analogico bancos e volante com regulagens de distancia e altura eletrica para o motorista sete airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia sistema start stop sensor crepuscular e de chuva direçao com assistencia eletrica o unico opcional desta versao e a pintura metalica ou perolizada veja catalogo mais abaixo por r$ 1 000 versao attraction r$ 99 900 adiciona volante multifuncional com shift paddles e sistema de audio audio sound system com subwoofer na tampa traseira; alem de possibilitar o acesso aos opcionais abaixo opcionais da attraction sistema multimidia mmi plus com navegador r$ 9 900 pintura metalica/perolizada r$ 1 000 pacote conforto r$ 10 000 teto solar panoramico bancos de couro sintetico controle de velocidade de cruzeiro sensores de estacionamento traseiro r$ 2 100 os compradores poderao escolher entre duas combinaçoes de cores para o painel e bancos e doze cores tres solidas e nove metalicas ou perolizadas acelerando consumo que consumo na abertura deste texto falei que o a3 sedan 1 8 tfsi tinha perfeito equilibrio entre dinamica esportividade consumo e conforto na 1 4 a proporçao de alguns vetores muda o de consumo cresce bastante e a de esportividade diminui um pouco para se ter uma ideia do que este carro nao bebe veja o que acontece com o display de media de rendimento de combustivel em velocidade constante ele foi reiniciado com dois quilometros de viagem e foi aferido a velocidade constante de aproximadamente 80 km/h na marginal pinheiros em sao paulo no modo drive convencional o mapeamento do acelerador fica bastante amortecido deixando claro que a programaçao default do 1 4 tfsi e economia de combustivel as trocas de marcha ocorrem muito cedo procurando sempre deixar o motor girando por volta dos 1 600 rpm vale lembrar que este audi tem sistema start stop e kers usado para recarregar a bateria de 360 amperes trabalhando em conjunto com o alternador de 140 a que funciona sob demanda com ele livre o motor desperdiça menos energia o 1 4 tfsi tem um conjunto bastante sofisticado bloco carter e cabeçote de aluminio sistema de injeçao direta com sistema common rail capaz de ate tres injeçoes por ciclo de combustao mancais de comando e do virabrequim de diametro reduzido bomba de oleo de fluxo variavel turbo de duplo fluxo integrado ao sistema de escape com valvula de alivio eletrica intercooler integrado ao coletor de admissao comandos variaveis em duraçao e levante e pistoes aneis e bronzinas com tratamento de baixo atrito ele nao tem o sistema de injeçao misto multiponto e direta do 1 8 nem o sistema de coasting desengrena o veiculo em condiçoes especificas para reduzir a resistencia ao rolamento mas sua eficacia energetica e inegavel e quando o pe direito pesa bem indignado com a media de consumo de quase 20 km/l decidi quebrar a lei quando a rodovia dos bandeirantes ficou limpa de trafego reiniciei o computador de bordo liguei a programaçao sport e pisei de verdade wide open throttle wot por quase 20 km me desculpem os mais conservadores e a media de consumo nunca baixou de 13 km/l mesmo nessa situaçao de uso extrema claro ele nao anda como o irmao 1 8 tfsi sao 58 cv a menos e 2 1 s a mais no zero a 100 km/h de 7 3 para 9 4 s so que preste atençao no seguinte ele e 80 kg mais leve e a diferença de torque e de apenas 5 1 mkgf ou seja em situaçoes do mundo real como saidas de curva estradas sinuosas e necessidade de ultrapassagens em pistas de faixa simples a diferença e bem menor do que uma leitura rapida da ficha tecnica o faria pensar na hora de dirigir esportivamente ele continua dando um espetaculo leve e rigida a plataforma mqb e a grande cartada do grupo volkswagen graças a ela tanto o novo golf quanto o audi a3 praticamente nao possuem concorrencia dinamicamente o seda e cerca de 100 kg mais leve que o mercedes benz cla e o novo bmw serie 3 com menos potencia e torque o a3 1 4 permite o uso mais agressivo do acelerador em saidas de curva mais fechadas pois transfere menos peso para tras quando a brincadeira começar a ficar seria e as costelas começarem a grudar nos apoios laterais do banco talvez voce sinta falta dos 20 mm a mais de pneu do modelo 1 8 topo de linha mas faz parte do jogo pneus mais estreitos reduzem o arrasto aerodinamico e ajudam a economizar combustivel neste jogo todo e sempre bom lembrar do cambio de dupla embreagem dsg para mim uma das referencias dos segmento com dez programaçoes adaptativas que agem como camadas dentro do modo dinamico escolhido ele se torna quase telepatico pois trabalha com muitos dados nao apenas velocidade e aceleraçao mas tambem angulo de esterçamento forças de aceleraçao lateral e longitudinal captadas pelo acelerometro do esp e inclinaçao do veiculo desta forma ele nao faz mudanças de marcha em momentos criticos como quando voce esta no limite da aderencia lateral e quando voce dirige de forma racional ele se adapta em uma questao de segundos por outro lado sempre e bom lembrar este e o modelo com embreagens a seco por isso a tolerancia para reduçoes de marcha forçadas e menor voce precisa esperar as rotaçoes cairem para algo abaixo de 4 000 rpm para chamar a borboleta esquerda bottom line comprar o a3 sedan 1 8 ou o 1 4 a resposta em cima do muro padrao seria se voce tem um perfil mais racional va de 1 4 se o que voce quer e uma pegada mais esportiva o 1 8 e a escolha so que isso e bastante obvio e ir mais fundo nesse dilema como voces verao e uma baita dor de cabeça ao volante a diferença de torque do 1 4 para o 1 8 nao e tao grande em saidas de curva e ultrapassagens e ambos estao mais do que capacitados para viajar carregados de bagagem e passageiros mas a forma como o 1 8 desenvolve e obviamente superior a estilingada proxima a redline e muito mais prazerosa momento em que a diferença de 58 cv para o 1 4 fica explicita pois em alto giro ele nao rende tanto quanto seu irmao mais forte numa situaçao esportiva mais extrema ha uma diferença significativa na experiencia que nao deve ser desprezada se voce tem perfil entusiasta dinamicamente ambos sao semelhantes colocando as cartas do jogo na mesa r$ 94 800 1 4 basico r$ 99 900 1 4 attraction r$ 118 200 1 8 tfsi r$ 133 200 1 8 tfsi ambition a audi colocou os entusiastas em uma encruzilhada com este alinhamento de preços a versao 1 8 tfsi tal como as 1 4 vem com rodas aro 16 e bancos de tecido e completa lo com rodas pneus 225/45 r17 e couro o colocaria num valor acima da propria ambition para piorar o dilema o a3 sedan fica com outro stance calçando as rodas 17 e sim 20 mm a mais de borracha fazem uma diferença significativa nas curvas e obvio que ele foi desenhado para vestir este conjunto e e uma sacanagem o modelo 1 8 base nao vir com este conjunto de rodas e pneus seria o negocio perfeito clique na imagem acima para ler a avaliaçao do audi a3 sedan 1 8 ambition ainda assim a opçao mais bacana e a 1 8 de entrada ou caso voce faça questao a 1 4 attraction com as rodas 17 que voce pode adquirir como aftermarket a versao basica do 1 4 sem aletas para trocas de marcha atras do volante nao vai render a mesma experiencia e a ambition foto acima bem ela custa uma fortuna e o problema e que ela e sensacional seu preço para nos soa fora de escala pela falta de gps e sensores de estacionamento de serie entao saiba que nao e um bom negocio mas se voce nao se importa em fritar uma boa grana extra nos confirmamos ela e a que vai render a experiencia de arrancar palavroes do a3 sedan que nunca e demais lembrar sera fabricado em sao jose dos pinhais pr juntamente com o suv q3 a partir do ano que vem e nunca se esqueça daquele primo um pouco mais simples que atende pelo nome de golf gti ficha tecnica audi a3 sedan 1 4 tfsi attraction motor quatro cilindros em linha transversal 1 395 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta gasolina turbo potencia 122 cv entre 5 000 rpm e 6 000 rpm torque 20 39 mkgf entre 1 400 rpm e 4 000 rpm transmissao automatizada de dupla embreagem sete marchas traçao dianteira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras pneus 205/55 r16 dimensoes 4 45 m de comprimento 1 79 m de largura 1 41 m de altura e 2 63 m de entre eixos peso 1 215 kg itens de serie farois bi xenonio lanternas de led volante multifuncional ar condicionado analogico bancos e volante com regulagens de distancia e altura eletrica para o motorista sete airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia sistema start stop sensor crepuscular e de chuva direçao com assistencia eletrica preço r$ 99 900 maio de 2014
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