paralamas alargados existe algo estranhamente atraente em um paralama que visualmente nasceu rente ao desenho da carroceria mas que depois estufou para fora para dar espaço a uma bitola mais larga um pneu maior ou ambos da uma noçao visual de um carro onde as rodas estao mais para sua extremidade dao ideia de musculos sarados esticando camisas como um arnold schwarzenegger numa roupa de gala paralamas alargados sao uma clara indicaçao de que algo a mais que simples transporte paira por ali; uma imagem de força de carro modificado de capacidade fisica maior do que a pobre roupinha original poderia aguentar implicam poder incontido; sempre chamam a atençao [caption id= attachment_301798 align= aligncenter width= 999 ] audi coupe base para o quattro [/caption] um exemplo claro disso pode ser visto no audi quatro original era derivado do cupe audi 80 de segunda geraçao b2 um carro ja belissimo mas de laterais lisas como bunda de bebe alem do sistema de traçao nas quatro rodas permanente e o motor turbo de cinco cilindros em linha e 200cv muito da fama do quattro vem tambem de sua transformaçao fisica de aparencia os paralamas sao habilmente alargados em um arco continuo por todo espaço disponivel apenas tendo que voltar para a largura original na altura das portas junte a isso rodas maiores belissimas para choques e spoilers discretos e se tem um dos mais emblematicos carros esporte dos anos 1980 o audi 80 b2 base deste carro e tambem a base do vw que conhecemos aqui como santana o mesmo carro que na europa era a segunda geraçao do passat e nos eua chamava quantum o nome da nossa perua era portanto um carro grandinho 4404mm de comprimento num entre eixos de 2524mm e pesando ao redor de 1300kg um peso que hoje nao seria considerado pesado por seu porte mas que em 1980 definitivamente era; mais uma prova de nosso movimento em direçao a este desperdicio patente em carregar o mesmo de carga com cada vez mais peso sempre mas divago; o importante aqui e que mesmo pesado e grande sua capacidade de traçao e motor potentissimo o fizeram um vencedor de ralis e nas ruas algo a se temer donos de lamborghini e ferrari olhavam para outro lado fingindo olhar a paisagem quando encontravam um carro desses; no mundo real era facil bater qualquer um se voce estivesse a bordo de um quattro e se estivesse chovendo ou nevando era ate covardia ninguem dava nem pro cheiro em 1980 o quattro rapidamente se torna uma lenda sussurrada pelos cantos sempre que entusiastas se encontravam; um icone de velocidade relativamente discreta um carro comum da vw que podia bater gigantes sem respeito nenhum a hierarquia vigente dizem que a porsche so foi se recuperar do baque la por 1995 [caption id= attachment_301802 align= aligncenter width= 999 ] traçao total permanente cinco cilindros e turbo o quattro de verdade [/caption] se voce olhar para este cupe audi no qual foi baseado o quattro com traçao dianteira sem turbo ou paralamas alargados vai notar imediatamente a semelhança com o nosso passat em 1980 ainda um carro de sucesso e alta produçao por aqui nao e para menos o nosso passat era simplesmente a geraçao anterior dele o audi 80 b1 de 1972 que virou vw passat em 1973 e veio em 1974 para o brasil na europa a nova geraçao b2 de 1978 fez desaparecer a anterior; o nosso pais sendo como e manteve o passat b1 em produçao quando lançou aqui o b2 o santana [caption id= attachment_301801 align= aligncenter width= 622 ] o passat nacional 1984 [/caption] em 1984 uma empresa de personalizaçao paulistana resolveu que esta semelhança entre o nosso passat e o audi quattro era suficiente para que se viabilizasse uma replica claro que nao teria cinco cilindros e traçao nas quatro rodas permanente mas certamente poderia se alguem assim desejasse ter um motor mais potente inclusive turbo e certamente teria quatro paralamas cuidadosamente alargados a sulam lembre que nos anos 1980 a importaçao era proibida gente com dinheiro que queria carros melhores que os produzidos em serie pelos quatro fabricantes aqui instalados vw gm ford e fiat tinha pouquissimas opçoes uma eram carros antigos; por si so nao uma opçao para todos outra era conseguir algum importado trazido por corpo consular; rarissimos e carissimos e na maioria mercedes benz a terceira era apelar para algum fabricante nacional de carros especiais nos anos 1980 o maior sucesso nesta industria eram os esportivos fora de serie e as picapes cabine dupla normalmente a diesel e com personalizaçao extensa mas muitos outros tipos de personalizaçao e modificaçao existiam tambem para suprir este mercado existiam por exemplo as conversoes de carros normais em conversiveis uma especialidade da empresa paulista sulam a sulam equipamentos esportivos ltda foi criada em 1973 como construtora e preparadora de karts de competiçao em 1978 apresenta no xi salao do automovel o modelo sulam sr/t versao targa do ford corcel depois vieram um gol cabriolet e fiat 147 cabriolet este ultimo na verdade engenhosamente derivado da picape fiorino mas e em 1980 que aparece um de seus melhores produtos o fusca conversivel copiando sem vergonha alguma a versao feita na alemanha pela karmann era uma conversao de qualidade na verdade um dos melhores conversiveis fabricados por aqui em seu tempo era caro porem e apenas 60 sao fabricados ate o fim da decada de 1980 a empresa faria mais alguns em 1992 e em 2004 uma conversao que retornava sempre que existiam pedidos suficientes a partir de 1983 picapes cabine dupla e peruas baseadas principalmente nos utilitarios chevrolet sao o ganha pao da empresa mas os conversiveis continuam acontecendo o monza conversivel era uma modificaçao popular e extremamente bem realizada com varios reforços soldados por mig dispositivos precisos de corte e repintura total do veiculo antes da montagem interiores sofisticados em couro opcionais mostrariam o futuro hoje e a atividade que resta na empresa e incrivel que permanece viva por tanto tempo fazendo praticamente todo tipo de conversao caravan 4 portas baja bug e todo tipo de picape cabinada e produzido pela empresa com o tempo e abertura de importaçoes em 1990 começa a se dedicar a blindagem com algum sucesso em 2001 lança de novo um conversivel o kabriolet baseado claro no ford ka o audi sulam a replica de audi quattro baseada no passat feita pela sulam e bem mais complexa do que parece a primeira vista começava com o recebimento do passat que poderia ser zero km ou usado ao gosto do fregues a principal transformaçao executada tem a ver com a coluna c que era totalmente substituida por uma nova bem mais larga feita em chapa de aço por meio de uma ferramenta de estampo desenvolvida especialmente para isso pela sulam e que incorporava saidas de ar para o sistema de aeraçao positiva da cabina eram tambem substituidos os para choques dianteiro e traseiro os paralamas dianteiros a tampa do porta malas e o conjunto optico traseiro o novo para choque dianteiro em plastico reforçado com fibra de vidro incorpora spoiler aletado farois de milha e lanternas de pisca o para choque traseiro e em uma so peça igualmente feito em fibra os paralamas dianteiros com os alargamentos tradicionais do modelo sao tambem em fibra para acompanhar estilisticamente os para lamas dianteiros sao colocados postiços sobre os paralamas traseiros tambem em plastico reforçado com fibra de vidro o capo original do motor e substituido por outro com de entrada de ar em cima em fibra todos os vidros eram rayban com o para brisa em degrade o revestimento do teto era substituido por outro em tecido o porta malas revestido com carpete e as lanternas traseiras repare bem sao do fiat uno opcionalmente os vidros das portas eram substituidos por unidades inteiriças sem quebra vento para ainda dar mais cara de carro europeu internamente os instrumentos do painel eram substituidos por outros de face azulada velocimetro ate 220 km/h tacometro com faixa vermelha a 6 500 rpm marcador de combustivel manometro de oleo e termometro da agua do motor no console embaixo a direita do motorista tres relogios horas temperatura de oleo e voltimetro instalados com aros inclinados para mais facil leitura pelo condutor o revestimento dos bancos e das laterais pode ser feito em couro preto com apoia cabeças nos bancos dianteiros e em duas posiçoes do banco traseiro; este ultimo possui tambem descansa braços central um radio am/fm com antena eletrica teto solar webasto e espelhos retrovisores eletricos tudo coisa exotica em 1984 completavam o interior na traseira do carro sobre a tampa do porta malas ia um aerofolio pintado em preto as rodas eram de liga leve 13x6 na dianteira e 13x7 na traseira todas calçando indistintamente pneus radiais 185/70 sr13 basicos ou 185/70 hr 13 pirelli p 77 os amortecedores eram pressurizados marca hg nakata opcionalmente existia o motor sulam um volkswagen 1 8 passado a 2 litros com 84 8 mm de diametro e 90 5 mm de curso 9 5 mm a mais do que o curso original por meio de um vira novo dando um total de 2 048 cm3 a sulam declarava 122cv a 5400rpm e 17 9 mkgf a 3800rpm a taxa permanecia 12 1 para etanol somente e o carburador pierburg original era substituido por um solex duplo obviamente se o cliente assim quisesse um kit turbo de algum fornecedor da epoca como a larus era tambem possivel de ser montado o que trazia o carro um pouco mais proximo do audi que o inspirou e deu resultado sim e nao o alargamento dos paralamas se deu sem alargamento significativo de bitola o que da uma aparencia estranha ao carro incongruente com os tao importantes paralamas tambem o entre eixos menor no passat nacional 2470 mm vs 2538 mm quando encontram a coluna c larga do audi dao uma aparencia meio atarracada ao carro o audi mais comprido e mais proporcional o audi sport quattro o carro de rali de entre eixos encurtado tambem e estranho; seria uma base melhor para a replica sulam talvez alem disso as rodas e pneus tambem sao pequenos para o carro pena que a sulam nao deu um jeito de montar as rodas repolho de aço do opala; melhorariam muito o conjunto visualmente parecidissima que e a uma das opçoes do audi [caption id= attachment_301815 align= aligncenter width= 999 ] o carro original mais proporcional e com rodas de opala [/caption] mas isso tudo na verdade sao elocubraçoes sem sentido; o carro e o que e uma quase replica francamente subdesenvolvida de um icone de paralamas alargados um produto de uma epoca e lugar que nunca se repetira e um capitulo se nao glorioso pelo menos interessante dos muitos de nossa industria local mas ainda assim espero encarecidamente que alguem encontre um coloque mecanica audi 4x4 cinco cilindros turbo por baixo e encurte o entre eixos um sport quattro sulam hoje parece mais possivel do que nunca se algum corajoso topar a empreitada ia ser no minimo uma jornada interessante
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.