Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Audi usará motor de cinco cilindros no R8
Em maio do ano passado, quando o novo R8 ainda não havia sido lançado, publicamos o vídeo de um flagra do protótipo sendo testado em Nürburgring. Mais que ver a suspeita futura geração em movimento, o que nos chamou a atenção foi o ronco: o modelo soava como um cinco-cilindros turbo. Até então ninguém esperava que o R8 pudesse ser equipado com o motor do RS3, somente nós, malucos do FlatOut — mais especificamente nosso editor-chefe, Juliano Barata.
Pois agora, um ano e dois meses depois, a Audi confirma meio sem confirmar o que suspeitamos desde o princípio: o R8 terá uma versão turbo com o motor de cinco cilindros do Grupo VW. A notícia vem do pessoal do Carscoops. Segundo o site, o diretor técnico da Audi, Ulrich Hackenberg, afirmou recentemente que usar o motor turbo no R8 é “inevitável” para dar mais opções aos compradores. Ele também deixou claro que irá continuar vendendo os modelos aspirados, e que a versão turbo chegará ainda nesta geração para obter uma linha completa.
Ainda que não tenha declarado que o motor será realmente o cinco-cilindros, o chefe da divisão Quattro, Heinz Peter Hollerweger, deu pistas de que o motor não será um V6. Em entrevista ao site Motoring, Hollerweger dise que o cinco-cilindros “tem uma história muito rica com a marca, e não há ronco mais ‘Audi’ que o cinco-cilindros do RS3. Além disso, ele teria potência e torque suficientes para o R8, sem contar que é bem mais leve que o V6”. Parece claro que a decisão já foi tomada, não?
Se você ainda não está convencido de que um 2.5 de cinco cilindros poderia ser suficiente para o R8, lembre-se desse cara acima, o conceito A3 Clubsport Quattro, equipado com uma variação do cinco-cilindros alimentada por outra turbina, comandos mais bravos e componentes redimensionados para produzir 525 cv e 61 mkgf.
Porsche 911 reestilizado é visto sem camuflagem em Praga
A reestilização do 911 deve estrear ainda este ano, no Salaão de Frankfurt, em setembro, mas já foi flagrada rodando por Praga, capital da República Tcheca. O flagra, apenas da traseira, mostra lanternas redesenhadas, um novo arranjo de escapamentos, com as pontas mais próximas, perto do centro do para-choque traseiro, que também foi redesenhado. As aletas de ventilação do motor traseiro também são diferentes.
Ainda que não tenha sido flagrada em Praga, a dianteira do carro também sofrerá mudanças nos faróis, com novas luzes diurnas de LED, e no para-choque. Fala-se que todas as versões do novo 911 (e são muitas) fora a GT3, terão motores turbinados.
Novas fotos revelam mais sobre o interior do Alfa Romeo Giulia
A Alfa Romeo continua segurando as imagens oficiais do interior de seu novo sedã, o Giulia, mas a apresentação do carro permitiu que muitos fizessem fotos da parte interna. E boa parte delas foi colocada na página “Alfa Romeo-Il cuore ha sempre ragione” no Facebook. Nelas, nota-se um predomínio de couro preto combinado a muitos detalhes de fibra de carbono. Nos bancos, o material é Alcantara, com costura branca.
O console central traz uma enorme tela sensível ao toque. Pouco abaixo dela estão os comandos do ar-condicionado. A alavanca de câmbio tem uma moldura de fibra de carbono, com comandos circulares para o sistema DNA e para o de entretenimento.
Jeep Renegade ganha cinco estrelas no Latin NCAP
O Jeep Renegade obteve cinco estrelas no Latin NCAP tanto para adultos quanto para crianças. Antes dele, só o VW up!, entre os modelos fabricados no Brasil, tinha chegado tão longe, com cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Isso faz do SUV compacto o modelo mais seguro fabricado no Brasil atualmente.
Segundo o instituto, as boas notas se devem à estrutura forte do Renegade, assim como cintos de segurança e airbags que protegem corretamente os ocupantes em caso de impacto frontal. A versão avaliada foi a com airbags apenas dianteiros, o que torna as versões com mais airbags ainda mais interessantes do ponto de vista da segurança. Pelo visto, o Latin NCAP terá de criar uma nova escala, que vá além dos cinco pontos, para o Jeep brasileiro.
Toyota revela o novo Hilux SW4
Chamado no mercado australiano de Fortuner, o Hilux SW4 de nova geração finalmente deu as caras. Com 4,80 m de comprimento, 2,75 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,84 m de altura, ele continua a oferecer sete lugares, mas agora vem também com luzes diurnas de LED e lanternas com o mesmo sistema de iluminação.
Na Austrália, o SUV será vendido com um motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros e 177cv a 3.400 rpm. As opções de transmissão são manual e automática de seis marchas, com ganho de torque nesta última. A capacidade de reboque do modelo é de 3.000 kg para o manual e 2.800 kg para o automático.
Na suspensão, o carro traz braços triangulares sobrepostos na dianteira e multibraço com cinco pontos de ancoragem na traseira, com molas helicoidais. Tração nas quatro rodas será de série no modelo australiano, assim como diferencial traseiro autoblocante, câmera de ré, assistente de partida em rampa e sete airbags. Espere por um catálogo mais modesto por aqui. As vendas por lá começam em outubro.
O modelo brasileiro, que será fabricado em Zárate, na Argentina, ainda deve levar um tempinho para aparecer, mas não terá surpresas em termos de estilo em relação ao que surgiu na Austrália. Pode ir se acostumando com a nova aparência do utilitário.
Hankook pode ser primeira empresa a vender pneus sem ar com o iFlex
O plano de criar um pneu com estrutura interna que dispense calibragem vem sendo testado por fabricantes de todo o mundo, como Bridgestone e Michelin, mas quem deve sair na frente nessa corrida é a Hankook. Ela apresentou o projeto iFlex. Segundo a empresa, ele deve ser colocado à venda muito em breve.
O iFlex já está em seu quinto protótipo e usa um material único, de fácil reciclagem e menos tóxico do que os anteriores. Como a construção usa apenas um material, isso trouxe ganhos energéticos na fabricação ao reduzir as oito etapas de construção de um pneu para apenas quatro.
Ainda em testes, o protótipo conseguiu atingir a velocidade de 130 km/h. Pode não ser nada impressionante, mas mostra que os coreanos da Hankook não dormem em serviço. Espere por mais novidades deles sobre isso em breve.
Mini confirma produção do Superleggera para 2019
Em entrevista à revista Autocar, o chefe da Mini, Peter Schwarzenbauer, disse que pretende colocar o Superleggera em produção até 2019. “O interesse no carro foi enorme. Estamos trabalhando pesado para trazê-lo às ruas. É economicamente desafiador e não há nada fechado, ainda, mas muita gente aqui dentro está lutando por ele. Eu acho que ele seria extremamente bom para a marca”, disse ele à revista britânica.
Construído sobre a plataforma UKL, considerada ideal por ser leve e muito rígida, ele será mais curto, terá apenas dois lugares, como o conceito, e virá de série com tração apenas dianteira, com a possibilidade de tração integral nas versões mais caras. Os motores deverão ser o 1.5 de três cilindros, com 134 cv, e o 2.0 turbo de 227 cv para o JCW.
Questionado se o Superleggera seria um substituto das versões Coupé e Roadster, Schwarzenbauer disse: “Não dá para compará-los. O Superleggera é um esportivo de verdade”. Talvez a empresa reembolse os donos do Coupé e do Roadster que acharam que estavam comprando carros esporte no real sentido da palavra…