hoje em dia quando voce quer um super mercedes voce menciona as tres letras de sua divisao esportiva amg se seu negocio forem os bmw a pedida e um m car mas se voce e fiel ao grupo vag ou um vemagueiro irremediavel seu negocio sao os modelos s ou rs da audi mas de onde vem os super audi como se chama a divisao que fabrica os modelos de alto desempenho da marca rs s quattro gmbh ela surgiu de uma combinaçao de varios elementos de tempos diferentes em uma historia que começou nos anos 1930 os reis das pistas na virada dos anos 1930 para os anos 1940 auto union e mercedes dominavam o automobilismo mundial com seus supercarros prateados eram eles os monopostos mais rapidos dos grandes premios e tambem os recordistas de velocidade indo muito alem dos 300 km/h em circuitos e chegando a casa dos 400 km/h em testes de velocidade maxima entao veio a segunda guerra mundial e todas as atividades esportivas foram suspensas para que o mundo trocasse tiros e bombas de um lado para o outro quando tudo acabou ambas voltaram a fabricar seus carros mas somente a mercedes voltou as pistas enquanto a auto union investia em modelos acessiveis de traçao dianteira e motor dois tempos — praticamente identicos aos dkw fabricados no brasil pela vemag — a mercedes continuou produzindo seus modelos de luxo e ate desenvolveu esportivos que renderam titulos na formula 1 e em corridas de longa duraçao como a carrera panamericana e a mille miglia a invençao do quattro a historia da auto union começou a mudar em 1964 quando ela foi comprada pela volkswagen e absorveu a nsu tornando se a audi nsu auto union ag com a marca audi a volkswagen passou a oferecer uma alternativa aos sedas da neue klasse da bmw e adotou as plataformas nos novos modelos com motores refrigerados a agua mais exatamente o passat o golf e o polo nessa epoca os audi se tornaram versoes bem mais requintadas desses novos volkswagen mesmo com uma nova familia de modelos que iam do pequeno 50 ao medio grande 100 e tinha ate um gra turismo — o 100 coupe — a audi ainda nao tinha intençao de voltar as pistas nessa mesma epoca a a bmw disputava provas de turismo com seus esportivos da divisao motorsport a primeira das tres marcas e os mercedes corriam nas maos de uma preparadora independente chamada amg a audi limitava se a apoiar os pilotos independentes que decidiam correr com seus carros como o 80 gte que venceu o campeonato europeu de turismo [caption id= attachment_75608 width= 999 align= aligncenter ] audi 80 gte[/caption] foi somente em 1978 que os primeiros passos em direçao ao automobilismo começaram a ser dados com a criaçao de um departamento de competiçoes que inscreveu um audi 80 nos ralis alemaes uma incursao que traria uma experiencia muito valiosa anos mais tarde [caption id= attachment_75609 width= 999 align= aligncenter ] volkswagen iltis o pai do quattro[/caption] isso por que um ano antes em 1977 o engenheiro de suspensoes jorg bensinger percebeu que o desempenho do volkswagen iltis era superior ao dos demais veiculos durante um teste na neve realizado na escandinavia graças ao seu sistema de traçao nas quatro rodas diante dessa constataçao bensinger imaginou como ele se sairia com um motor mais potente e teve a ideia de desenvolver um esportivo com esse sistema https //www youtube com/watch v=snnz996cpcu de volta a alemanha bensinger levou a ideia ao entao presidente da companhia ferdinand piech que deu o sinal verde para a produçao de um prototipo para economizar tempo os engenheiros usaram o que havia de melhor nas prateleiras de ingolstadt o motor turbo de cinco cilindros veio do audi 200 e o eixo dianteiro do 80 foi usado como base para o eixo traseiro do prototipo a carcaça do diferencial traseiro foi praticamente copiada do iltis porem em liga leve e a carroceria era a do audi 80 coupe que estava prestes a entrar em produçao no primeiro prototipo o conjunto do iltis foi transplantado integralmente ao 80 coupe mas depois os engenheiros decidiram instalar um bloqueio mecanico no diferencial central alias era este componente o principal responsavel pela qualidade de rodagem do iltis o diferencial central compensava a diferença de velocidade entre os eixos impedindo a quebra do sistema [caption id= attachment_75605 width= 999 align= aligncenter ] prototipo do quattro na escandinavia em 1978[/caption] os primeiros testes surpreenderam positivamente os executivos em um deles o carro subiu a estrada mais ingreme dos alpes com uma inclinaçao de 23% sem uso de correntes e com pneus de verao depois disso o carro recebeu o sinal verde para ser produzido mas nao antes de ganhar um novo intercooler que permitiu o aumento da potencia para 203 cv assim surgiu o audi quattro que foi lançado no fim de 1980 e tornou se o primeiro carro alemao com traçao integral permanente com diferencial central em 1981 ele se tornou o primeiro carro de rali a aproveitar o novo regulamento da fia que permitia o uso de traçao nas quatro rodas naquele primeiro ano no wrc o carro teve problemas de confiabilidade mas venceu o mundial de construtores em 1982 e 1984 e o de pilotos em 1983 e 1984 o sucesso do quattro estabeleceu um novo padrao no mundial de rali depois dele todos os carros de ponta adotaram motores turbo e traçao integral ambos permitidos pelo regulamento do grupo b com isso o audi quattro se manteve no topo do rali mundial ate 1986 quando se retirou do wrc com o fim do grupo b cancelado pela fia depois de uma serie de acidentes fatais envolvendo espectadores e pilotos quattro de esportivo a divisao especial foi o sucesso do quattro tambem que levou a audi a criar sua divisao especial visando transformar o nome quattro em uma marca registrada de alto desempenho a audi ag requereu os direitos sobre o uso do nome e criou a quattro gmbh a quattro foi fundada oficialmente em outubro de 1983 com a missao de produzir os modelos de alto desempenho da fabricante e os componentes necessarios para eles a traçao quattro passou a ser oferecida em todos os modelos da linha nos anos 1980 — do audi 80/90 ao audi v8 os antecessores dos atuais a4 e a8 e era a divisao quattro quem produzia os sistemas para eles outro modelo feito pela quattro foi o audi 200 turbo quattro ou 5000 cs turbo quattro como era chamado nos eua lançado em 1984 ele foi o primeiro seda esportivo da marca equipado com um motor de 2 2 litros 10 valvulas e se manteve em produçao ate 1991 quando ja usava um motor 2 2 20v de 220 cv [caption id= attachment_75776 width= 999 align= aligncenter ] audi 200 turbo quattro[/caption] mesmo fazendo esses modelos esportivos a quattro ainda nao era uma divisao puramente esportiva a audi continuava no automobilismo sob o nome audi sport e a quattro tambem era responsavel por pedidos especiais de clientes se voce quisesse um audi 80 com bancos de couro de lhama e carroceria azul turquesa era a quattro que transformaria essa viagem em realidade alem disso a quattro tambem produzia equipamentos e acessorios de lifestyle como bicicletas e ate roupas apesar dessa atuaçao bastante abrangente a quattro foi fundamental para a linhagem de esportivos que conhecemos hoje afinal quem melhor para fabricar esportivos de alto desempenho que uma divisao especial audi s2 o herdeiro direto do quattro em 1990 o nome quattro ja havia se tornado sinonimo de traçao integral nos modelos audi — e por isso que o audi quattro e chamado de urquattro ur e uma reduçao de ursprunglich que significa original como forma de diferencia lo dos demais modelos equipados com o sistema quattro alem disso o modelo ja estava em produçao por uma decada inteira estava na hora de criar um substituto para ele assim em outubro de 1990 dez anos depois do lançamento do audi urquattro e sete meses antes do fim da produçao do icone a audi apresentou a evoluçao do urquattro o s2 coupe o primeiro modelo s da marca por que s2 e nao s1 porque s1 era o audi quattro s1 de rali ao batizar o novo carro de s2 a audi deixou clara a origem do novo esportivo de rua e nao foi apenas uma questao de marketing ou mera nomenclatura o s2 coupe era a perfeita evoluçao do urquattro como seu antecessor ele era um cupe fastback com motor turbo de cinco cilindros e traçao integral derivado do 80 de terceira geraçao b3 a produçao iniciou no fim de 1990 ja como modelo 1991 naquele primeiro ano o motor cinco cilindros chamado 3b desenvolvia 220 cv em 1993 ele foi atualizado para produzir 230 cv passando a se chamar aby com o novo motor — que acompanhou o modelo por toda a sua produçao — o s2 coupe acelerava de zero a 100 km/h em 5 9 segundos e chegava a maxima de 248 km/h junto com a atualizaçao do motor a audi lançou as versoes avant perua e seda ambos baseados na quarta geraçao do 80 b4 e nao na terceira como o cupe o motivo e simples o s2 coupe foi desenvolvido ao menos dois anos antes do lançamento da quarta geraçao com a chegada das duas versoes a audi tambem atualizou o visual do s2 coupe dando a ele e a seus irmaos as hoje famosas rodas avus todos eles usavam o mesmo motor 2 2 aby de 230 cv mas a perua precisava de 6 1 segundos para chegar aos 100 km/h enquanto o seda fazia o mesmo em 6 segundos cravados a velocidade maxima em ambos era 246 km/h curiosamente a versao seda e a mais rara delas foram feitas apenas 306 unidades a perua teve 1 812 unidades e o cupe 7 370 somando as duas motorizaçoes 3b e aby o segundo carro da linha s veio meses depois do s2 em agosto de 1991 ja como modelo 1992 ele era baseado na linha audi 100 o modelo medio da marca hoje representado pelo a6 mas diferentemente do que voce esta pensando esse segundo s nao era chamado s6 e sim s4 [caption id= attachment_75788 width= 1024 align= aligncenter ] audi urs4 o primeiro da linhagem s6 [/caption] esse primeiro s4 foi oferecido desde o inicio nas versoes seda e perua avant ambos equipados com o mesmo motor 2 2 turbo de cinco cilindros e 230 cv do s2 porem na configuraçao aan que podia ser combinado a um cambio manual de cinco ou seis marchas este ultimo opcional na europa ou automatico de quatro marchas com o cambio manual de cinco marchas a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 6 8 segundos 7 1 s com a perua com velocidade maxima de 244 km/h ou 235 km/h com a perua — desempenho ligeiramente inferior ao do s2 para dar ao s4 um desempenho digno de seu preço e porte a audi lançou em outubro de 1992 o s4 plus tambem nas versoes seda e avant a potencia subiu de 230 cv para 280 cv trocando o 2 2 de cinco cilindros por um v8 4 2 todo de aluminio que ja era usado no audi v8 o antecessor do s8 desta vez o cambio era somente o manual de seis marchas ou o automatico de quatro marchas com o v8 o s4 plus passou a acelerar de zero a 100 km/h em 6 2 segundos e chegou aos 250 km/h na versao seda a perua era um pouco mais lenta precisando de 6 6 segundos na aceleraçao e chegando aos 247 km/h de velocidade maxima em 1995 a audi decidiu adotar um novo sistema de nomenclatura e transformou o 80 no a4 o 100 e o 200 no a6 e o v8 no a8 com isso o s4 ganhou alguns retoques cosmeticos e foi rebatizado como s6 mantendo os mesmos motores e versoes para nao confundir o s4 baseado no 100 com o s4 baseado no a4 o modelo antigo ficou conhecido como urs4 ja o s2 deixou de ser produzido em 1995 quando o 80 foi substituido pelo novo a4 mas ele nao foi embora antes de deixar claro como seus sucessores deveriam ser antes disso o audi 80 serviu de base para o rs2 — a primeira superperua da historia e um dos carros mais rapidos de sua epoca rs2 o inicio da brutalidade com a perua mais rapida do mundo no final de 1993 a audi deu inicio ao projeto p1 desenvolvido em parceria com a porsche a ideia era exatamente a que voce esta imaginando mostrar ao mundo que a audi sabia como fazer carros esportivos a base do powertrain continuava o motor 2 2 turbo de cinco cilindros e o sistema de traçao integral quattro mas para o novo modelo a porsche emprestou seu know how para extrair ainda mais desempenho tanto do motor quanto do chassi o resultado da parceria foi o rennsport 2 avant ou simplesmente rs2 nas maos da porsche o 2 2 recebeu um turbo maior intercooler de maior capacidade valvulas injetoras de maior fluxo um novo comando de valvulas sistema de admissao mais eficiente escape de baixa pressao e uma nova ecu com as modificaçoes a potencia saltou de 230 para 315 cv o novo motor — que mudou de nome passando a se chamar adu e nao mais aby — passou a trabalhar apenas com um cambio manual de seis marchas exclusivo da versao mas o sistema quattro era o mesmo dos demais modelos com exceçao do diferencial traseiro que recebeu um sistema de bloqueio eletromecanico https //www youtube com/watch v=a vgfekv9 g com esse conjunto mecanico a rs2 foi capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 4 8 segundos e chegar a maxima de 262 km/h em um teste feito pelos ingleses da autocar o rs2 foi de zero a 50 km/h em 1 5 segundos — mais rapido que o mclaren f1 e que o williams de jacques villeneuve o tempo de aceleraçao da rs2 era 0 2 segundo menor que o do porsche 996 carrera 4s e somente 0 3 mais alto que o do porsche 996 gt3 ambos lançados em 1997 dois anos depois do fim da produçao do rs2 por falar nos porsche 911 o visual da perua foi largamente inspirado pelo classico de stuttgart os retrovisores sao os mesmos do porsche 993 assim como os piscas integrados ao para choque dianteiro — que tambem teve suas tomadas de ar modificadas com inspiraçao no 993 turbo as rodas sao as famosas porsche cup do 964 de 17x7 polegadas e as pinças de freio de quatro pistoes foram pintadas de vermelho e receberam o logotipo da porsche deixando clara a sua origem o 993 turbo na traseira a placa foi deslocada para o para choque e as lanternas foram unidas por uma peça plastica que formou uma faixa unica exatamente como as lanternas traseiras dos porsche 911 da epoca por dentro o rs ganhou um volante de tres raios bancos esportivos recaro — que podiam ser revestidos com couro ou uma combinaçao de couro e camurça — instrumentaçao completa com fundo branco e apliques de fibra de carbono no painel e console central no total foram produzidos 2 891 exemplares do rs2 dos quais 180 tem o volante na direita o modelo foi vendido somente na europa reino unido nova zelandia africa do sul brasil e hong kong o rs2 foi o modelo mais potente da audi ate 1996 quando a marca lançou o s8 em 1995 ele deixou de ser produzido e deu espaço ao seu sucessor o rs4 — que so daria as caras em 1999 mas viria do jeito que seu antecessor ensinou um motor v6 de 380 cv traçao integral e claro somente na versao perua o seda so apareceria em 2005 com a segunda geraçao do rs4 — embora a audi tenha feito um numero limitado e desconhecido de sedas rs2 a partir de 2002 com a chegada do rs6 a audi começou a expandir as linhas s e rs para seus demais modelos [youtube id= za8wchekffa width= 999 ] mas isso ainda nao responde quando a audi sport entra na jogada bem nao ha nenhuma historia fascinante por tras disso em 2016 a audi percebeu que precisava de um nome melhor que quattro gmbh para designar a divisao responsavel por seus esportivos e simplesmente a rebatizou como audi sport portanto se voce nao sabia responder qual e o nome da divisao esportiva da audi e porque durante muito tempo seu nome era o mesmo do sistema de traçao integral da marca todo carro com traçao quattro usava este emblema — esportivo ou nao agora com o nome audi sport ao menos ha um autor bem definido para estas belas obras
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