ha nao muito tempo rolou uma verdadeira febre pelo retrowave tambem conhecido como outrun electro genero de musica eletronica inspirado pela cultura oitentista incluindo filmes games e claro carros foi um fenomeno muita gente que so ouviu rock and roll a vida inteira ficou viciado nos sons sintetizados e nostalgicos do retrowave posso afirmar que isto aconteceu comigo voltando um pouco mais no tempo porem chegamos aqueles que possivelmente foram os primeiros a associar a musica eletronica com os automoveis os alemaes do kraftwerk com seu album autobahn de 1974 na verdade eles sao amplamente considerados os maiores pioneiros da musica eletronica e os responsaveis por introduzi la ao mainstream estamos falando disto porque infelizmente o ano de 2020 nao esta sendo gentil e nos trouxe mais uma perda desta vez foi florian schneider um dos membros fundadores do kraftwerk quem nos deixou no ultimo dia 30 de abril aos 73 anos de idade depois de uma breve luta contra o cancer ao lado ralf hutter com quem fundou o kraftwerk em 1970 ele ajudou a criar o som repetitivo atmosferico e futurista pelo qual o grupo viria a ser conhecido e aclamado por decadas conquistando status de lenda por sua influencia na musica em geral schneider permaneceu no kraftwerk ate 2008 quando deixou o grupo por razoes que nunca foram totalmente esclarecidas diziam apenas que ele iria dar atençao a seus projetos solo [caption id= attachment_257765 align= aligncenter width= 999 ] ralf hutt e florian schneider[/caption] por mais que schneider nao tivesse uma estreita relaçao com os carros ele foi uma das mentes criativas por tras de uma das obras que melhor utilizaram o carro como conceito em uma obra artistica de forma explicita e intencional mas tambem de uma maneira abstrata e sensorial e nao concreta e direta algo que para ser compreendido de forma completa precisa ir alem da iconica capa do lp com a rodovia o ceu azul um mercedes e um fusca a ideia era evocar uma viagem de carro pela autobahn atraves da musica que dura 22 minutos e 43 segundos e uma cançao longa sim como algumas da obras mais emblematicas do rock progressivo daquela epoca e o kraftwerk apesar de ser um dos padrinhos da musica eletronica moderna começou com uma banda de rock ou melhor de krautrock estilo alemao de fazer rock que misturava influencias do rock progressivo e psicodelico com instrumentos eletronicos e adotava ritmos mais sincopados e repetitivos que as bandas mais melodicas do reino unido e dos eua os tres primeiros trabalhos do kraftwerk ja traziam uma dose ligeiramente maior de sintetizadores o que o grupo fez naquele que que foi seu quarto album foi abraçar de vez a instrumentaçao eletronica e o experimentalismo em um movimento que foi arriscado mas deu certo para o kraftwerk era muito importante reafirmar a cultura e a identidade alemas dos musicos atraves da sua arte por mais que a segunda guerra mundial tivesse acabado havia mais de 30 anos os membros do kraftwerk nasceram em uma alemanha dividida e ainda sofrendo com os efeitos do conflito mas a intençao nao era faze lo de forma agressiva e contundente mas sim oferecer uma experiencia artistica com tempero futurista e germanico [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 257771 257773 257774 257802 ] em 1974 as ruas alemas eram povoadas pelo fusca ou melhor pelo volkswagen kafer e tambem por alguns dos modelos alemaes mais iconicos ja feitos para se ter ideia o bmw 2002 turbo foi lançado naquele ano bem como os primeiros golf e scirocco a audi lançava seu compacto 50 que deu origem ao primeiro vw polo no ano seguinte e a mercedes benz fazia enorme sucesso com o seda w114/w115 equivalentes ao atual classe e; e o w116 que daria origem ao classe s a combinaçao automobilistica na capa e interessante porque traz dois extremos da industria automobilistica a o fusca e o mercedes benz w111 em uma representaçao quase onirica de uma autobahn a capa foi feita pelo artista plastico emil schult que tambem recebeu creditos na faixa titulo do album a imagem representa um trecho da primeira autobahn alema a a555 que liga as cidades de koln e bonn em um dia de verao e encaixa se perfeitamente com a faixa titulo e uma pena que quando a discografia do kraftwerk foi relançada em 2009 a arte original tenha sido trocada por uma placa de sinalizaçao das autobahnen alemas a musica começa com o ronco de um vw dando a partida vindo de um disco de samples alemao e segue um ritmo constante com sons que lembram carros passando em alta velocidade produzidos por um sintetizador minimoog inicialmente seriam utilizados roncos de carros de verdade rodando na autobahn gravados com um microfone pela janela do fusca cinza de hutter que e o fusca representado na capa na hora encaixa los na musica porem a banda decidiu utilizar o sintetizador o que acabou criando uma das marcas registradas da cançao de acordo com hutter uma experiencia interessante e ouvir o album e depois ir dirigir em uma rodovia quando voce faz isso acaba descobrindo que seu carro e um instrumento musical https //www youtube com/watch v=x g28iyptz0 a letra era curta e simples wir fahren fahren fahren auf der autobahn que significa nos dirigimos dirigimos dirigimos na autobahn na versao completa a parte com vocais corresponde a uma parcela pequena da cançao que possui diversas passagens distintas utilizando teclados bateria eletronica e manipulaçao de gravaçoes analogicas alem de uma seçao final com flauta piano e uma bateria acustica o single foi editado para ficar com pouco mais de tres minutos e acabou definindo o formato padrao das musicas de electro pop das decadas seguintes sendo tambem a unica musica do kraftwerk a atingir as paradas da billboard nos estados unidos nos eua alias muitos pensaram que a letra dizia fun fun fun on the autobahn o grupo ja comentou algumas vezes que a confusao incomodava no inicio especialmente porque alguns achavam ser uma referencia a musica fun fun fun dos beach boys de 1964 mas que depois os membros passaram a achar a interpretaçao apropriada afinal a mensagem era que dirigir em uma autobahn e mesmo algo divertido autobahn e amplamente considerado o album que revelou o kraftwerk para o mundo e foi seguido da primeira turne internacional do grupo que apresentou se no canada nos eua e no reino unido durante a turne foi que a formaçao classica do kraftwerk ficou definida ralf hutter florian schneider wolfgang flur e karl bartos https //www youtube com/watch v=pjm9xpvmbj0 depois da turne o kraftwerk começou a trabalhar no album seguinte radio aktivitat que foi lançado em 1975 e tambem era uma obra conceitual porem sobre a radiocomunicaçao outros discos iconicos vieram depois como die mensch maschine 1978 e computerwelt 1981 pode ate ser que nestes trabalhos o kraftwerk tenha tornado ainda mais forte sua identidade artistica mas foi autobahn que começou tudo e teve a maior importancia neste sentido
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.