surfe skate e escalada eram ate ontem esportes radicais hoje sao esportes olimpicos radical hoje so esta mudança impensavel ate bem pouco atras ou voce poderia imaginar quinze anos atras que uma competiçao tao tradicional abriria seus braços para esportes que passaram parte de sua historia estigmatizados da mesma forma que o motor refrigerado a agua no porsche 996 a transformaçao destes esportes radicais em esportes olimpicos gerou discussao e criticas de ambos os lados do debate puristas sempre apelando as tradiçoes criticaram os hereges os heterodoxos acham que mudanças sao bem vindas para manter o interesse vivo como no caso do porsche a defesa purista e um tanto puritana afinal o unico quesito que torna olimpica uma modalidade esportiva e unicamente o fato de estar nos jogos olimpicos nao existem esportes olimpicos tradicionais — ate por que mesmo os esportes tidos hoje como tradicionais eles ja foram novidade um dia quebrando tradiçoes nem mesmo a maratona que e a modalidade simbolo dos jogos olimpicos e um esporte tradicional no sentido mais rigoroso do termo ela foi criada em 1896 especificamente para a primeira ediçao dos jogos olimpicos da era moderna com a unica intençao de estabelecer uma relaçao direta com a grecia antiga mas a prova jamais foi disputada no passado nenhuma ediçao dos jogos olimpicos da era antiga teve uma corrida de longa distancia como a maratona a maratona foi inspirada pela lenda de do heroico soldado ateniense fidipedes que correu 40 quilometros para anunciar a vitoria dos gregos contra os persas na batalha de maratona ocorrida na primeira guerra medica temendo que os persas invadissem atenas alegando uma falsa vitoria na batalha o general milciades ordenou que fidipedes corresse ate atenas para levar a noticia o soldado foi o mais rapido que pode sem parar pelo caminho livrando se de armas e ate de suas roupas para vencer o cansaço e seguir em frente quando chegou a cidade so teve tempo de declarar vencemos e em seguida caiu morto mas como diria o mao divago o fato e que se nem mesmo a maratona nasceu como um esporte tradicional nos jogos olimpicos por que os outros deveriam ser para ser olimpico basta ser disputado nos jogos olimpicos e para ser disputado nos jogos e preciso convencer o pessoal do comite olimpico internacional coi que segue algumas regras para determinar se um esporte pode ser disputado ou nao nos jogos olimpicos e preciso ser praticado em 75 paises distribuidos em quatro continentes e preciso ter uma federaçao internacional reconhecida pelo coi e seguir os mesmos padroes de controle de doping e ter uma comissao de atletas isso significa que se deixarmos o preciosismo da tradiçao de lado o automobilismo poderia ser um esporte olimpico em 2007 o coi removeu a clausula que proibia propulsao mecanica nos esportes olimpicos cinco anos mais tarde a federaçao internacional do automovel fia foi reconhecida pelo coi como a entidade reguladora do automobilismo e como a fia segue os mesmos padroes de controle de doping e tem uma comissao de pilotos ele esta totalmente qualificado para ser um esporte olimpico https //www youtube com/watch v=wrghomesx1k o automobilismo tem e teve diversas modalidades adaptadas para estadios e ambientes mais favoraveis a disputas rapidas e atrativas como evento televisionado — o rallycross e talvez o melhor exemplo disso uma pista de rallycross nao e mais dificil de se construir do que um campo de golfe por exemplo na epoca do reconhecimento da fia pelo coi ate houve alguma discussao sobre a possibilidade/viabilidade do automobilismo como esporte olimpico mas naquele mesmo 2012 o presidente do coi jacques rogge disse que apesar de a fia e o coi buscarem a excelencia da mesma forma e de o coi ter muito a aprender com a f1 os jogos olimpicos promovem a competiçao de atletas e nao de equipamento e que apesar de respeitar muito o automobilismo ele nao sera incluido no programa olimpico particularmente acho que faz sentido isso que jacques rogge mencionou eu sei que ha comparaçoes com as bicicletas aerodinamicas dos eventos indoor com as canoas caiaques veleiros e catamaras dos esportes aquaticos dos arcos e flechas raquetes e ate mesmo oculos hidrodinamicos dos nadadores mas um automovel e algo que nao depende apenas do treinamento do piloto da superaçao de seus limites de ser mais rapido mais alto e mais forte como preza o lema olimpico e ainda que voce pense em argumentos logicos para refutar essa opiniao ainda ha a questao de o esporte olimpico ser o auge de cada modalidade esportiva o que significa que o automobilismo olimpico teria de ser a formula 1 mesmo que nao seja a formula 1 as equipes serao times nacionais faz sentido um atleta brasileiro ser campeao olimpico com um carro italiano ou um piloto australiano com um carro britanico o fato e que o automobilismo nao precisa dos jogos olimpicos tal como os jogos olimpicos nao precisam do automobilismo e isso ja ficou provado ha 121 anos quando o automobilismo foi um esporte olimpico e o motocicilismo tambem logo na segunda ediçao dos jogos olimpicos da era moderna realizado em paris em 1900 foi a ediçao mais louca dos jogos olimpicos em toda a historia — mesmo sem detalhes dos jogos antigos e impossivel que um evento organizado seja tao louco como os jogos de paris em 1900 porque naquele ano paris organizou a exposiçao universal um grande evento para festejar o novo seculo que se aproximava e exibir as conquistas tecnologicas recentes e previstas para o futuro foi um evento grandioso que se estendeu de abril a novembro e atraiu gente do mundo inteiro — e que colocou os jogos olimpicos como uma atraçao auxiliar note no poster da medalha acima as modalidades foram disputadas ao longo de seis meses e meio nao houve cerimonia de abertura e encerramento nao houve medalhas padronizadas em alguns casos sequer houve medalhas e nao havia sequer uma lista oficial de modalidades — e foi ai que o automobilismo e o motociclismo entraram na historia juntamente com combate a incendios corrida de pombos salvamento de vidas pipa corrida de barcos motorizados e pescaria [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 295116 295117 ] muitos historiadores consideram que estes esportes nao eram oficialmente olimpicos porem como o coi nunca divulgou uma lista oficial e eles foram incluidos no programa esportivo da exposiçao universal que era a olimpiada em si eles forma considerados parte daquela ediçao dos jogos e como foi o automobilismo e o motociclismo nesses jogos olimpicos uma bagunça claro aqui e interessante notar que a gordon bennett cup tida como a primeira competiçao automobilistica internacional ainda nao havia sido realizada ela so aconteceu em junho de 1900 e o programa de automobilismo olimpico começou em maio sem um grande patrocinador como o magnata gordon bennett e ofuscado pelo restante do evento nao houve muitos competidores nem atençao do publico muito menos da imprensa https //www youtube com/watch v=6l_2z5bhniy alem disso o formato de competiçao premiava os carros e nao os pilotos e o resultado contava para o pais fabricante dos automoveis como a maioria dos carros era francesa a frança foi a grande campea do automobilismo olimpico de 1900 pior essa ideia estupida de premiar a naçao fabricante do automovel resultou no apagamento completo do nome dos pilotos vencedores e serio os franceses de 1900 conseguiram esquecer os nomes de praticamente todos os pilotos que foram mais de 30 isso porque o automobilismo foi disputado em categorias carros de dois lugares com mais de 400 kg e menos de 400 kg carros de quatro lugares com mais de 400 kg e menos de 400 kg carros de sete lugares taxis a gasolina taxis eletricos carros de seis lugares com mais de 400 kg furgoes eletricos de 500 a 1 200 kg furgoes a gasolina de 500 a 1 200 kg caminhoes leves caminhoes caminhoes de bombeiros e duas corridas paris toulouse paris uma para carros pequenos e outra para carros grandes [caption id= attachment_295115 align= aligncenter width= 550 ] provavelmente a unica foto conhecida ou ao menos atribuida ao automobilismo olimpico ha um video no youtube mas ele e de 1905 [/caption] somente o caminhao vencedor e o terceiro colocado dos caminhoes leves nao era um veiculo frances ambos eram americanos o restante foi vencido por franceses com franceses em segundo lugar e em terceiro lugar apenas gilbert brown o vencedor da corrida de caminhoes teve seu nome registrado bem como os vencedores das provas de estrada os demais foram esquecidos mais louco e que em algumas provas houve medalha de prata mas nao de ouro nem bronze ou medalha de bronze sem prata nem ouro o que sugere que havia uma meta de tempo a ser alcançada mais ou menos como nas driving lessons de gran turismo a feira nao era sobre tecnologias do futuro ja com as motos o negocio foi o contrario o nome dos pilotos foi registrado mas o das motos foi apagado como os vencedores eram americanos e as medalhas foram para os americanos tudo leva a crer que as motos eram igualmente americanas o problema e que a moto americana mais antiga e uma orient aster de 1898 e ela nao era americana de verdade mas uma moto francesa montada por um mecanico americano em 1900 indian e harley davidson so apareceriam alguns anos mais tarde diferentemente dos carros o motociclismo olimpico teve apenas duas provas a corrida a e a corrida b ambas de 1 milha/1 600 metros como uma foi completada em 2 10 media de 44 km/h e a outra em 1 54 4 media de 50 3 km/h elas provavelmente tinham diferenças de potencia — o que torna tudo ainda mais intrigante que marca/fabricante americano era capaz de fazer uma moto de mais de 50 km/h em 1900 quatro anos depois a olimpiada foi para saint louis nos eua e começou a tomar a forma que conhecemos hoje sancionada pelo coi com programaçao oficial lista oficial de modalidades esportivas premiaçao padronizada por medalhas e o banimento de propulsao mecanica dos jogos mas aquela altura nem precisava mais a gordon bennett cup ja havia cumprido o papel que os franceses deixaram de lado em 1900 e o automobilismo ja era um esporte amplamente difundido no mundo todo quanto aos jogos olimpicos a ediçao de 1904 nao foi grande coisa tambem houve um numero recorde de participantes — 651 atletas — porem apenas 51 eram estrangeiros entao a competiçao foi mais um campeonato nacional com convidados estrangeiros do que jogos olimpicos em si o formato estava fadado ao fracasso mas em 1906 os gregos decidiram organizar uma ediçao independente dos jogos olimpicos que acabou recuperando a atençao do publico e salvando o formato proposto pelo barao pierre de coubertin e que conhecemos ate hoje — e que exclui o automobilismo e o motociclismo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.