FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos História

Autostick: o Fusca com câmbio semi-automático que não tivemos no Brasil

Ontem, no dia 20 de janeiro, foi comemorado o 30º Dia Nacional do Fusca. É a primeira data dedicada ao Besouro no ano – a outra é o Dia Mundial do Fusca, celebrado no dia 22 de junho. Por que temos dois "Dias do Fusca"? Talvez porque o brasileiro gosta tanto do Carro do Povo que um dia só não era suficiente... Diferentemente do Dia Mundial do Fusca, que remonta à data na qual Ferdinand Porsche assinou o contrato para desenvolver o Volkswagen original (22 de junho de 1934), o Dia Nacional do Fusca é celebrado no dia 20 de janeiro por questões práticas, e não por alguma relação com a história do carro. O primeiro Dia Nacional do Fusca foi criado pelo antigo Sedan Clube do Brasil (hoje chamado Fusca Clube do Brasil), e foi marcado para o dia 20 de novembro de 1988. A ideia era organizar um grande encontro de Fuscas no Autódromo de Interlagos para comemorar mas, por questões de logística, foi preciso adiar o evento. Só havia um problema: todo o material de divulgação já estava pront