ontem no dia 20 de janeiro foi comemorado o 30º dia nacional do fusca e a primeira data dedicada ao besouro no ano a outra e o dia mundial do fusca celebrado no dia 22 de junho por que temos dois dias do fusca talvez porque o brasileiro gosta tanto do carro do povo que um dia so nao era suficiente diferentemente do dia mundial do fusca que remonta a data na qual ferdinand porsche assinou o contrato para desenvolver o volkswagen original 22 de junho de 1934 o dia nacional do fusca e celebrado no dia 20 de janeiro por questoes praticas e nao por alguma relaçao com a historia do carro o primeiro dia nacional do fusca foi criado pelo antigo sedan clube do brasil hoje chamado fusca clube do brasil e foi marcado para o dia 20 de novembro de 1988 a ideia era organizar um grande encontro de fuscas no autodromo de interlagos para comemorar mas por questoes de logistica foi preciso adiar o evento so havia um problema todo o material de divulgaçao ja estava pronto com um numero 20 estilizado no formato da silhueta de um fusca entao a nova data precisava ser um dia 20 como em de dezembro as pessoas estariam ocupadas com os preparativos para as festas de fim de ano optou se por realizar o encontro no dia 20 de janeiro do ano seguinte e e assim ate hoje pois bem com cinco anos de flatout e contando era de se pensar que tudo o que se podia falar a respeito do fusca ja foi falado mas nos demos conta de que ainda nao haviamos falado sobre o fusca com cambio semi automatico que nao tivemos no brasil e que data melhor do que o dia seguinte ao dia nacional do fusca para resolver esta questao ; a versao batizada automatic stick shift ou simplesmente autostick foi criada especialmente para o mercado norte americano e introduzida na segunda metade de 1968 ja como modelo 1969 voce deve estar se perguntado qual foi a motivaçao por tras da criaçao do fusca com cambio semi automatico nao e dificil de entender começando em 1959 com a iconica campanha da agencia ddb o beetle explodiu em popularidade entre os americanos que se renderam a economia ao baixo preço e a simplicidade do volkswagen sedan ele ainda nao se chamava beetle o carro para usar um jargao consagrado se vendia sozinho mas mercado e mercado e e natural que as fabricantes continuem procurando formas de aumentar as vendas de um modelo mesmo que ele seja um best seller e no caso do fusca em 1968 quando as companhias japonesas ja começavam a se consolidar nos estados unidos e a concorrencia ja nao consistia apenas em banheiras a soluçao foi tornar o fusca um pouco mais proximo das tais banheiras ja fazia quase vinte anos que o cambio automatico com conversor de torque era item praticamente obrigatorio em qualquer carro norte americano um processo que decadas depois transformou em exceçao os motoristas que sabem conduzir um carro com pedal de embreagem o primeiro carro norte americano com conversor de torque foi o buick dynaflow de 1948 costuma se dizer que foi ali que os americanos começaram a desaprender a guiar carros com cambio manual a invasao japonesa com seus carros compactos economicos e decididamente mais modernos potentes e espaçosos que o volkswagen e tao confiaveis quanto ele fez com que os alemaes abrissem os olhos e procurassem uma forma de atrair o publico dos eua foi assim que surgiu a ideia de dar ao besouro um cambio automatico cuja introduçao veio acompanhada de uma serie de mudanças na linha tanto na europa quanto nos eua a adoçao de um bocal externo de combustivel no para lama dianteiro direito; para choques maiores e em posiçao mais elevada; lanternas traseiras do tipo capelinha com luz de re; farois verticais com lente plana; lavador de para brisa acionado pela pressao do estepe; e um sistema de ventilaçao forçada para o interior nos carros com cambio automatico tambem estreou um novo sistema de suspensao traseira independente substituindo os arcaicos braços oscilantes por um arranjo mais moderno com braços semi arrastados a partir de 1970 tal sistema passou a ser padrao no fusca 1302 o super beetle vendido nos eua e na europa https //www youtube com/watch v=zwunmp8wjwe na verdade semi automatico ou automatizado sao termos mais apropriados porque ainda era preciso trocar marchas ocasionalmente ainda que de acordo com a volks raramente seria necessario faze lo na cidade onde apenas uma marcha se mostrava suficiente na maioria das vezes mas como identificado por um emblema na tampa do motor que dizia automatic stick shift nos eua e vw automatic na europa onde foi oferecido em menor quantidade o fusca semi automatico tinha uma alavanca de cambio identica a de qualquer outro fusca com o mesmo padrao em h mas nao contava com o pedal da embreagem isto se dava porque a embreagem era o elemento automatico do cambio costuma se dizer que o fusca automatizado tinha uma embreagem a vacuo mas o termo mais correto e embreagem eletropneumatica ela funcionava da seguinte forma o topo da manopla de cambio era projetado para apertar um botao eletrico este bastante sensivel para que quando o motorista tocasse a manopla o botao acionasse um solenoide de 12 volts que por sua vez atuava a embreagem a vacuo que era desacoplada e permitia a troca de marcha quando o motorista retirava sua mao da alavanca a embreagem era acoplada automaticamente em essencia o que o cambio semi automatico fazia era substituir o ato de pisar na embreagem pelo toque de um botao https //www youtube com/watch v=bnwcpbebzci mas nao era so isto o cambio semi automatico do fusca tambem era equipado com um conversor de torque atuado pelo fluido de transmissao que permitia que o carro entrasse na marcha lenta a qualquer momento independentemente da posiçao da alavanca de cambio como qualquer carro com cambio automatico convencional as marchas eram tres l 1ª e 2ª alem da marcha a re obviamente como em um automatico convencional a marcha l era utilizada para arrancar em ladeiras fazer manobras de estacionamento e em declives a primeira marcha cuja velocidade maxima era de cerca de 90 km/h era mais utilizada na cidade enquanto a segunda marcha era reservada para uso em rodovias havia apenas alguns detalhes primeiro o motor so podia ser ligado com o cambio na posiçao neutra pois o sistema automatizado da embreagem nao funcionava com o carro desligado segundo era preciso segurar o carro usando os freios em alguns momentos com o motor frio pois a marcha lenta ficava bem mais alta do que o normal causando o risco de uma arrancada repentina; e ao parar em uma placa de pare ou semaforo caso contrario o carro nao parava completamente o sistema stick shift tambem foi oferecido como opcional para o volkswagen karmann ghia em 1968 e os dois modelos perderam a opçao a partir de 1976 nos eua devido a baixa receptividade do mercado o investimento nao foi suficiente para combater a oferta cada vez mais presente de carros importados do japao contudo em outros mercados na europa a volkswagen continuou oferecendo o opcional ate 1979 existem alguns poucos exemplares do fusca com cambio automatizado no brasil mas e muito raro topar com um deles por ai agora uma curiosidade o autostick nao foi o primeiro cambio automatizado oferecido pela volkswagen no inicio dos anos 1960 alguns exemplares do fusca foram equipados com o sistema saxomat desenvolvido pela auto union ele foi lançado inicialmente para os modelos dkw no brasil inclusive e utilizava uma embreagem centrifuga atuada atraves de um conjunto de contrapesos dentro do disco quando o motor atingia certa velocidade os contrapesos desacoplavam a embreagem e permitiam a troca da marcha pela alavanca acoplando a novamente logo em seguida o sistema saxomat foi licenciado para diversas fabricantes entre elas a lancia a trabant a saab a ford e a porsche na decada de 1960 ate mesmo alguns exemplares do porsche 911 foram equipados com o sistema saxomat rebatizado como sportomatic mas esta historia nos ja contamos aqui
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