o nivus e um carro estranho filosoficamente e basicamente um polo; mas um tornado pior em tudo por ser mais pesado ter rodas maiores e ser mais alto o porta malas ganha um cadiquinho de volume; esta a unica vantagem real visto pela fria logica dos numeros o nivus anda menos bebe mais combustivel e custa mais caro que um polo se a mecanica for igual como e nas versoes 200 tsi qual o motivo de alguem o comprar bom para começo de conversa se ninguem te contou automovel nunca foi comprado por logica ou estariamos para sempre dentro de mille e corolla e todo resto desapareceria nao ha mais coisas entre o ceu e a terra que a va matematica o motivo mais claro que as pessoas tem para comprar o nivus e seu estilo e porte sim porte ele parece maior e tem rodas maiores que o polo e percebido como um carro maior e assim superior o estilo tambem e muito bem resolvido um fastback suv no idioma vw moderno que e talvez o mais feliz desenho da companhia hoje [caption id= attachment_383222 align= aligncenter width= 999 ] nivus sense o basico de volta[/caption] esse acerto de desenho e mais impressionante quando se considera que so a tampa traseira e as vigias na coluna c tem vidro exclusivo o desenho da area envidraçada e critico para o desenho de qualquer carro e torna dificil a diferenciaçao se se usa a de outro carro o nivus usa para brisa e vidros das portas do polo mas mesmo assim parece outro carro um sensacional trabalho do estilo da marca aqui por baixo e tudo igual polo nivus e com entre eixos aumentado virtus e t cross sao essencialmente a mesma coisa me espantou ao entrar neste nivus sense 2026 que o painel de instrumentos basico e exatamente o mesmo de meu virtus msi 2019 taxi spec o comando de ar condicionado e exatamente o mesmo o console o mesmo o freio de estacionamento o mesmo faz sentido os dois sao versoes basicas estranhamente altamente impopulares mesmo oferecendo mais de 90% do que se tem nas versoes topo de linha por as vezes metade do preço exagero em 2019 estava procurando carro usado para a familia comprei o virtus zero km por estar barato aparentemente ninguem quer virtus basico com cambio manual e por isso a concessionaria da minha cidade estava com esse meu encalhado com preço reduzido paguei quase exatamente metade do preço que pediam num 200tsi automatico um carro popular o 200 tsi nao parava no showroom e veja so o msi 1 6 litro aspirado com cambio manual tem desempenho identico que o do mais potente 200 tsi automatico e apesar da aparencia de taxi tem todo equipamento que a gente realmente precisa vamos falar a verdade o carro basico de hoje e uma mistura de landau completo e ficçao cientifica visto com meus olhos de 1982 o nivus sense parece seguir o mesmo esquema um pulo na tal concessionaria da cidade fica a poucos quarteiroes de minha casa; vou la a pe revelou tambem que esta versao que retorna a linha do carro para o ano/modelo 2026 depois de quase um ano descontinuada nao tem a procura dos confortline ou highline a loja tinha uma unidade so mas estava em promoçao bem abaixo da tabela r$ 119 990 e olha so apenas 8 mil reais mais caro que um polo sense tambem 1 0 turbo e automatico veja bem o polo sense tem a versao de 116 cv do 1 0 turbo; o nivus sense tem a versao de 128 cv o polo pesa 1154 kg e o nivus 1199 kg resultando em 9 95 kg/cv e 9 34 kg/cv ligeira vantagem para o nivus no mundo real porem o desempenho em aceleraçao e proximo o suficiente para parecer igual e o polo mais baixo com menor area frontal pneus menores para carregar deve ser mais economico perceptivelmente alem de ligeiramente superior dinamicamente mas de novo so se nota que o nivus bebe um pouco mais no mundo real de resto tudo igual nao e a toa entao que o polo sera relegado a versao basica manual e 1 0 aspirada em breve parece ser a unica que vale realmente a pena aos olhos do publico que parece ignorar a apetitosa opçao turbo manual que nos entusiastas da direçao adoramos o nivus e percebido como um carro maior mais chique mais substancial mas todas essas consideraçoes de fora como e o virtus sense no uso recentemente passei uma semana com um deles essas sao minhas impressoes basico como disse acima como em absolutamente todo carro novo hoje em dia a primeira impressao e de ficçao cientifica se tem uma coisa que adoro de verdade em carro moderno e a tela central com espelhamento sem fio de celular navegaçao via satelite precisa e todas as musicas do mundo disponiveis sao maravilhas modernas que hoje parecem normais mas nunca deixarao de me deixar bobo com a capacidade e engenhosidade da raça humana no nivus a tela central e de bom tamanho e facil de usar intuitivamente menos satisfatorio e o painel tambem lcd atras do volante simples e sem graça parece mais pobre que os antigos paineis vw com relogios de verdade a lista de equipamentos tambem parece muito alem do luxo ar condicionado direçao com assistencia eletrica vidros eletricos de um toque em todas as portas trava eletrica na tampa traseira tudo isso hoje basico alem dos obrigatorios airbags e abs sao na verdade 6 airbags incluindo cortina obrigatorio sendo so os frontais banco do motorista tem ajuste milimetrico de altura banco traseiro repartido 60/40 volante revestido de agradavel couro e um acabamento de tecido dos bancos que nao parece nada o vagabundo taxi special do meu virtus e em dois padroes cinza e preto e com costuras em azul nao vou listar todos os equipamentos aqui; a lista e enorme e para mim e um carro de luxo superequipado e mais facil dizer o que falta as rodas sao de aço cobertas de calotas escuras vestindo pneus pirelli scorpion 205/60 r16 nao ha logotipo nos paralamas dianteiros declarando versao o ar condicionado tem o simples comando de 3 botoes rotativos que devo dizer para mim particularmente e a melhor e mais intuitiva forma de comando deste tipo de coisa nao ha botao separado e chave presencial; voce tem que sofrer a indignidade de colocar a chave no contato e gira la comparado ao meu virtus tambem basico de 2019 e positivamente luxuoso tem regulagem de volante em angulo e alcance tem farol automatico mas sim plasticos duros abundam no interior como todo vw nacional um grande problema de carros moderno e o excesso de avisos apitos e equipamentos que nao pedimos mas ganhamos mesmo assim neste quesito aqui ha o start stop que pelo menos tem um botao visivel e sempre acessivel para desligar mas nao tem lane assist e outras irritaçoes do tipo enche o saco avisar de chave porta aberta cinto nao afivelado claro ruim mas nao insuportavel como em alguns carros em versoes ‘de luxo e como e para dirigir bem como a maioria dos carros do tipo no geral os carros modernos sao muito parecidos entre si em comportamento e de olhos fechados pudessemos dirigir assim seria dificil distinguir um do outro coisa facil no passado o comportamento no limite sinceramente nao importa aqui entre numa alça de acesso de estrada e crave o pe ate o fundo como um idiota e segure ele la sem medo o controle de traçao e estabilidade tomam o controle de tudo menos o volante e voce faz a curva perfeitamente bem e rapido para caramba o acelerador comandado sei la pelo espirito santo mas nao voce eficiente e seguro mas anatema para quem gosta de controlar o carro por si mesmo isso e o padrao hoje nem se compara mais por serem todos iguais da para desligar tudo sim mas e um processo escondido via configuraçao em sub menu e desligue o carro liga tudo de novo nao isto nao e um bmw m3 nao ha sentido em se preocupar com isso explorar limite e uma arte que a cada dia fica mais perdida e em extinçao mas nao quer dizer que seja ruim de dirigir na verdade no dia a dia me surpreendeu positivamente ao contrario do ultimo carro desse tipo que guiei um virtus 200tsi automatico 2020 o motor parece com resposta igualmente boa em baixa mas mais alegre em acelerar ate 6000 rpm e com um berro sensacional de tres cilindros um grito rasgado audivel e entusiasmante sera que este sense tem menos revestimento acustico e soa melhor por isso a investigar o cambio tambem e muito muito suave e troca quase sempre na hora certa; a troca manual e possivel tambem e bem positiva e util ao contrario de outras marcas concorrentes o cambio nao e hiperativo e reduz a qualquer momento me parece muito bom e melhor do que era em 2020 claro que preferiria manual; mas nem me atrevo a pedir isso mais o motor faz barulho mas vibra zero e totalmente isolado la debaixo do capo nesse respeito o motor e cambio sao o melhor do carro realmente muito bons e juntos empurram o nivus ate 100 km/h em 9 9 segundos a caminho de uma final de 192 km/h excelente pelo que e o carro menos faria falta e mais nao encontra uso real muita gente reclama de delay de resposta no pedal nos vw modernos eu fui esperando isso mas sinceramente nao encontrei nada que me incomodasse sim ha momentos que o comando demora um pouco mas nada que atrapalhe ha tambem o turbo lag junto a considerar que pode compor o problema isolado como e o motor em baixa nao faz barulho ou vibra entao pode parecer delay do acelerador nao sentir que nada acontece ai a turbina entra e pa ah agora esta acelerando ou uma composiçao dos dois fatores pode ter melhorado na linha 2026 com a calibraçao tambem sinceramente para mim nao ha problema aqui; experiencias pessoais podem variar a posiçao de dirigir ajudada pela regulagem do volante e os bancos sempre excelentes da vw tambem e muito boa; o volante em couro suave e com um logotipo de qualidade no centro agradam tambem a suspensao e firme e controlada sempre mas talvez firme demais; a absorçao de impactos nao e boa como a de carros como o onix e melhor ainda o antigo cobalt igualmente seguros em curva mas com bonus de mais conforto ao rodar a direçao e isolada claro mas o peso e feedback sao adequados no todo da uma sensaçao de estar no controle sempre bem agradavel nao nao e um carro para se explorar os limites e dirigir por esporte mas e muito agradavel no uso diario e melhor do que este tipo de carro ja foi no passado recente feliz em perceber uma melhora incremental aqui nao se engane ainda pende para o lado da camara de privaçao sensorial boa mesmo quando se quer pensar em outra coisa que nao seja dirigir mas ha uma melhora e da alguma alegriazinha ao acelerar forte com o som rasgado do tres em linha e ha uma boa sensaçao de controle do carro; volante otimo de pega na mao e banco firme e bem posicionado em seu uso especifico muito agradavel [caption id= attachment_383504 align= aligncenter width= 999 ] o nivus gts[/caption] mas infelizmente tambem me faz pensar por qual motivo alguem compraria um gts a gente quer que os carros esportivos façam sucesso para existirem mais deles eu gostei bastante do nivus mais basico mas como um carro de uso sera que o gts conseguira ser divertido como ferramenta de exploraçao de limites como deve ser em esportivos nao consigo imaginar que sim sendo automatico e bem um nivus mas quem sabe quando experimentarmos ele contaremos aqui no flatout claro aguarde e confie
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