a noticia de hoje vem do autoguide que descobriu um novo registro feito no ano passado no escritorio europeu de patentes o autor e a ferrari e claramente mostra duas coisas pistoes ovais como os da antiga moto honda nr dos anos 1990 em um v12 [caption id= attachment_379648 align= aligncenter width= 999 ] o v12 da patente ferrari[/caption] mas ao contrario da honda que usou este tipo de pistao com duas bielas para efetivamente fazer de um v4 um v8 tentando manter motores de quatro tempos competitivos na motogp frente entao aos dominantes dois tempos este tem uma biela so por pistao a posiçao dos pistoes ovais no bloco e diferente tambem em 90 graus alem disso outra diferença importante o ferrari tem um sistema que ha muito estava esquecido o de biela mestre e biela secundaria [caption id= attachment_379663 align= aligncenter width= 1000 ] honda duas bielas por pistao diferente[/caption] os motivos da ferrari fazer este diferente v12 parecem claros ja numa primeira olhada diminuir o comprimento do v12 que nao foi o caso do honda ha outros motivos que tambem podemos ver claro e devem existir mais outros que ainda nao podemos enxergar mas antes de entrarmos nisso para entendermos melhor a inovaçao vamos lembrar como o motor em v nasceu e como eles sao construidos dois motores juntos [caption id= attachment_379664 align= aligncenter width= 627 ] daimler v2 de 1899 o primeiro em v[/caption] o motor em v desde o inicio e exatamente a tentativa de se fazer dois motores em um o automovel sabemos começou com apenas um cilindro mas a primeira tentativa de aumentar o numero de cilindros veio ja em 1889 no motor daimler v2 desenhado por wilhelm maybach [caption id= attachment_379665 align= aligncenter width= 999 ] o daimler v2[/caption] todo motor em v descende deste pioneiro um v2 a 17° tinha os dois cilindros alinhados e suas bielas centralizadas em um mesmo moente do virabrequim como maybach fez isso usando bielas tipo garfo e faca uma das bielas e normal como conhecemos hoje e e a faca a outra o garfo tem a parte de baixo dividida em 2 como um u em seçao por onde passava a biela normal a faca [caption id= attachment_379666 align= aligncenter width= 895 ] garfo e faca o esquema inicial pistoes alinhados transversalmente[/caption] mas colocar dois pistoes atuando no mesmo moente em um virabrequim faz com que a ordem de igniçao seja dependente do angulo do v noventa graus para um v8 45° para um v16 e 60° para um v6 ou v12 120° e 180° esse ultimo na verdade um contraposto valem para os v6 e v12 qualquer coisa fora destes angulos causa uma ordem de igniçao defasada uneven firing order com efeitos indesejaveis de vibraçao e comportamento veja bem indesejavel nao impossivel estas vibraçoes secundarias hoje sao acalmadas por coxins facilmente e reduzidas com tolerancias pequenas e motores e virabrequins rigidos [caption id= attachment_379660 align= aligncenter width= 999 ] cada biela num moente o v6 da lancia[/caption] mas e aqui que entra em cena um certo vicenzo lancia um dos mais interessantes pioneiros do automovel lancia fora primeiro um piloto de testes na fiat depois um piloto de competiçao de enorme sucesso famoso mundialmente ate 1908 neste ano abandona totalmente competiçoes para se tornar um fabricante de automoveis mas abandona totalmente mesmo ate a marca lancia so voltaria a competir depois de sua morte em 1937 virou as costas ao esporte motor se dedicando de corpo e alma a fazer um automovel melhor mais facil de dirigir e mais seguro imaginem senna abandonando competiçoes ao auge de sua fama para nunca mais nem chegar perto delas e voce nao estaria muito longe do que aconteceu aqui [caption id= attachment_379651 align= aligncenter width= 455 ] o v12 lancia de 1919 parece um seis em linha[/caption] motores em v eram uma das fixaçoes de vicenzo e em 1915 sao patenteadas grandes inovaçoes em seu nome a primeira livrava os motores em v da ditadura dos angulos entre bancadas colocando um moente para cada biela no virabrequim e assim podendo variar a posiçao deste moente individual qualquer angulo entre bancadas era agora possivel claro isso faz motores mais compridos mas na epoca nao parecia um problema para vicenzo lancia [caption id= attachment_379656 align= aligncenter width= 999 ] o v4 de 13 graus do lambda um quadrado [/caption] a segunda inovaçao derivava da primeira usando angulos pequenos entre bancadas coisa de 12 a 20 graus um cabeçote apenas bastava fazendo motores extremamente compactos parecidos com motores em linha conhecemos motores assim nos vw vr6 mas vicenzo foi pioneiro ja em 1923 sua famosa lambda inaugurava carroceria autoportante e um v4 desse tipo o v4 lancia e praticamente um quadrado; quase tao largo quanto comprido [caption id= attachment_379670 align= aligncenter width= 999 ] antoinette v8[/caption] mas bem antes disso leon levasseur da panhard fez algo diferente no seu v8 aeronautico o antoinette de 1905 este motor foi muito influente por ter excelente relaçao peso potencia para sua epoca; foi o motor usado no 14 bis de santos dumont arrefecido a liquido e tambem o primeiro motor a gasolina de produçao em serie com igniçao por vela de igniçao e injeçao de combustivel tinha oito litros de deslocamento e dava tipicamente 50 cv nele levasseur colocou bielas normais uma do lado da outra no mesmo moente do virabrequim muito mais simples e facil mas requeria que os dois blocos de cilindros ficassem desalinhados um deles mais a frente que o outro aumentando o comprimento e o peso claro total do motor ainda assim se tornou a mais comum configuraçao e ate hoje a maioria dos v sao assim repare bem em todo motor em v automotivo de hoje as duas bancadas sao defasadas [caption id= attachment_379667 align= aligncenter width= 999 ] duas bielas compartilhando moente esquema universal hoje estreou no antoinette[/caption] ha pequenas forças de desbalanceamento assim com a força nos pistoes fora do mesmo plano do pistao oposto mas normalmente nao atrapalham quase nada e assim o motor ficava bem mais robusto simples e barato de se produzir em automoveis o sistema virou quase universal [caption id= attachment_379671 align= aligncenter width= 889 ] motor em v qualquer de hoje repare como as bancadas sao defasadas[/caption] mas em aviaçao onde o custo e menos importante ainda se usou o sistema de garfo e faca como por exemplo no famoso motor de aviaçao americano da primeira guerra o liberty v12 desenhado por jesse vincent da packard e nos motores aeronauticos da rolls royce [caption id= attachment_379662 align= aligncenter width= 906 ] biela mestre e secundaria nos anos 1920[/caption] e foi na aviaçao que apareceu outra maneira de alinhar os pistoes no mesmo plano transversal chama se biela mestre e secundaria inspirada em motores radiais consiste em uma biela mestre na qual e conectada uma biela secundaria para o pistao oposto esta biela secundaria se move em elipse e nao circular como e normal tanto no sistema garfo e faca quanto este de biela mestre e secundaria os dois blocos de cilindros do v estao perfeitamente alinhados e o motor pode ser mais curto em comprimento [caption id= attachment_379650 align= aligncenter width= 999 ] a patente da ferrari biela mestre e secundaria modernizada[/caption] o sistema patenteado pela ferrari agora e claramente uma modernizaçao deste sistema biela mestre e secundaria alem do pistao oval faz sentido custo e complexidade os impeditivos desse sistema em carros tradicionalmente nao sao problemas num ferrari moderno se for colocado em produçao sera ate onde sei a primeira vez que e usado em um automovel a patente ferrari a patente da ferrari vale para qualquer motor em v claro; mas as imagens nao deixam duvidas onde tera maior ganho e o motivo de seu desenvolvimento e um v12 claro motores v12 sao compridos pacas e toda a patente parece indicar que reduzir o tamanho do motor e o objetivo os desenhos tambem parecem indicar que o novo v12 sera mais aberto aos 120° inves dos atuais 65° na 12cilindri por exemplo [caption id= attachment_379647 align= aligncenter width= 983 ] nos desenhos o angulo entre bancadas parce ser 120 graus[/caption] alem do sistema de biela mestre e secundaria que alinha os pistoes opostos no mesmo plano e faz as duas bancadas completamente simetricas outra coisa parece ter sido incluida para reduzir o comprimento total do v12 os pistoes ovais [caption id= attachment_379672 align= aligncenter width= 999 ] pistoes opostos no mesmo plano transversal motor menor[/caption] na verdade o desenho do pistao e como das honda nr de duas bielas um circulo dividido por um retangulo no meio so que os pistoes sao transversais no ferrari a parte mais estreita do oval no comprimento; no honda e na largura com este desenho de pistao posicionado desta forma e todos os outros parametros constantes o motor fica mais curto em comprimento e mais largo em largura mas aqui parece que e um pacote desenhado no todo o v a 120° fara esta maior largura inconsequente ja e um motor largo inerentemente [caption id= attachment_379673 align= aligncenter width= 999 ] motor central traseiro longitudinal precisa ser curto e o objetivo aqui [/caption] o que e importante para todo v12 claro mas ainda mais numa configuraçao de carro que a ferrari pode estar pensando para ele o de motor central traseiro longitudinal nesta configuraçao quanto mais curto o motor melhor ainda mais se um potente motor eletrico auxiliar for montado entre ele e o transeixo traseiro como e a pratica usual hoje em dia o pistao oval tao largo assim e com so uma biela para suporta lo e algo nunca feito antes certamente a ferrari esta ciente disso e nao e claro se sera um problema ou nao [caption id= attachment_379674 align= aligncenter width= 950 ] o pistao oval honda duas bielas para suportar[/caption] tambem nao sabemos como sera o cabeçote este tipo de pistao da possibilidade de outros desenhos bem incomuns e mais valvulas para ajudar a encher a camara agora estreita e comprida; oito delas por cilindro ou mais provavelmente duas ou mais velas por cilindro serao usadas tambem para que uma chama unica nao precise se propagar sozinha para os dois extremos do pistao diferente de qualquer forma parece algo muito possivel de aparecer realmente em um carro da empresa embora ainda num futuro nao muito proximo o sistema todo nao e absurdo; parece sim uma evoluçao muito bem vinda que usa varios conceitos antigos para um conjunto coeso e diferente e moderno as noticias de morte do motor de combustao interna parece foram exageradas no fim das contas tomara que esse novo v12 aconteça mesmo e assim popularize alguns antigos conceitos que foram abandonados mais que ainda tem potencial e parabens pela tentativa de inovar ferrari estamos torcendo para dar certo
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