com a popularizaçao dos aplicativos de transporte como uber 99 e afins os serviços de taxi mudaram bastante nos ultimos anos mas uma coisa nao muda os tradicionais taxis londrinos conhecidos como black cabs mesmo quando nao sao pretos ao lado dos onibus double decker vermelhos o big ben e as cabines telefonicas os black cabs sao verdadeiros simbolos nao apenas de londres mas do reino unido como um todo quando um filme ou seriado de tv se passa na capital inglesa fatalmente um taxi vai aparecer na composiçao do cenario esta possivelmente e uma das maiores certezas do mundo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] mas voce ja se perguntou de onde veio esta tradiçao esta e uma daquelas coisas que muita gente se pergunta mas dificilmente se preocupa em tentar descobrir pois isto muda hoje se voce esta aqui vai aprender na marra qual e a origem dos black cabs britanicos no reino unido black cab e so um apelido o nome considerado oficial e hackney carriage o termo tem sua origem na antiga vila de hackney que hoje faz parte de londres era de hackney que vinham os cavalos utilizados pelos vilarejos e cidades vizinhas pois em hackney havia grandes e verdejantes pastos foi questao de tempo ate que na regiao de londres carruagens puxadas por cavalos passassem a ser chamadas de chamadas de hackney carriages segundo estudos etimologicos a primeira carruagem de passageiros que cobrava por viagem a ser chamada de hackney carriage começou a operar em 1621 existia ainda o termo hackney coach referindo se a um tipo especifico de hackney carriage que sempre tinha dois cavalos duas rodas e seis lugares com o tempo a populaçao de londres e adjacencias começou a referir se as carruagens de passageiros como hacks seguindo a tendencia dos ingleses de abreviar todas as palavras possiveis agora enquanto a parte etimologica da coisa e uma curiosidade bacana o que realmente nos interessa e a historia a partir do momento em que os cavalos foram abandonados dando lugar a motores aconteceu em 1901 quando as primeiras hacks eletricas começaram a rodar um detalhe curioso e que ja abordamos antes na epoca os motores eletricos eram mais populares que os motores a combustao estes ainda nao haviam chegado ao nivel de autonomia e eficiencia dos eletricos neste periodo outro nome popular para os taxis de londres era hummingbird beija flor em ingles por causa do som que eles faziam em questao de uma decada as carruagens sem cavalos tornaram se maioria nas ruas de londres e nao muito tempo depois os motores a combustao tomaram o lugar dos eletricos como norma da industria mas nao demorou muito tempo para que acontecesse a primeira interrupçao nos serviços de taxi no reino unido foi em 1913 com o inicio da primeira guerra mundial nao apenas por conta da consequente escassez de combustivel mas tambem porque muitos dos motoristas de taxi eram jovens que acabaram convocados para servir ao exercito a situaçao so começou a normalizar com o fim do conflito em 1918 a partir dai nao apenas os serviços de taxi mas tambem a industria automobilistica como um todo floresceram na europa entre as duas guerras mundiais o numero de operadoras de taxi e modelos utilizados aumentou e foi neste periodo que plantou se a semente dos black cabs como os conhecemos hoje em 1919 a william beardmore & company originalmente uma fabricante de locomotivas e vagoes introduziu seu primeiro taxi batizado simplesmente beardmore taxi mk1 o modelo mk2 de 1923 era parecidissimo apenas com alteraçoes no desenho do capo e nos acabamentos da carroceria em pouco tempo os taxis da beardmore se tornaram os mais populares de londres foi questao de tempo porem ate que a concorrencia surgisse em 1929 a austin que por si so e conhecida como uma das fabricantes mais importantes dos primeiros anos do automovel no reino unido apresentou o austin car com carroceria mais baixa e consequentemente acesso mais facil ao interior e design mais atraente o taxi da austin foi um sucesso imediato e em menos de cinco anos passou a dominar o mercado na decada de 1930 a maior parte dos taxis londrinos era da austin foi em 1948 apos uma nova crise causada pela segunda guerra mundial que a empresa inaugurou o modelo que serviu como base para os black cabs usados ate joje o fx3 o carro foi criado sob medida para adequar se as chamadas conditions of fitness estabelecidas pela administraçao de londres em essencia um conjunto de regras que ditava quais seriam as caracteristicas que os automoveis deveriam ter para serem aptos ou seja fit a servir como taxis londrinos entre elas raio de rolagem de menos de 7 62 metros e altura minima do solo de pelo menos 18 centimetros [caption id= attachment_271234 align= aligncenter width= 1200 ] um detalhe interessante e a area do carona reaproveitada como compartimento de bagagem para facilitar o acesso[/caption] originalemente o austin fx3 era movido por um quatro cilindros de 2 2 litros acoplado a uma transmissao manual de quatro marchas a carroceria preta nao era uma exigencia mas uma medida para conter custos se o comprador quisesse um carro de outra cor teria que pagar uma taxa extra no fim das contas a cor preta ajudou a padronizar os taxis de londres e tornou se tradicional contudo nunca houve qualquer tipo de determinaçao externa para que os carros fossem pintados de preto era uma mera questao de economia e conveniencia https //www youtube com/watch v=hfv ftk_wr0 uma modificaçao comum e que logo foi adotada pela propria fabricante era a troca do motor a gasolina por uma unidade a diesel da standard ou da perkins em busca de economia de combustivel e menores gastos com manutençao isto deu aos fx3 um ciclo de vida excepcionalmente longo os carros que deveriam ser aposentados pela cidade de londres acabavam vendidos a preços modicos para outras regioes do reino unido ate mesmo em cidades bem distantes como glasgow na escocia em londres os austin fx3 eram operados pela mann & overton uma das primeiras empresas de taxis da cidade e que encomendou o projeto em primeiro lugar a austin era responsavel pelo conjunto mecanico enquanto a carroceria era fabricada por uma empresa chamada carbodies alem de montar os carros fazendo o casamento entre chassi rolante e carroceria eles tambem cuidavam da distribuiçao dos veiculos o austin fx3 permaneceu em serviço por dez anos antes de ganhar um substituto o fx4 e este sim e a origem dos black cabs usados ate hoje novamente uma parceria entre austin mann & overton e carbodies ele trazia uma carroceria mais moderna com para lamas mais integrados a carroceria e farois embutidos o fx4 mostrou se o modelo de maior sucesso entre os taxis londrinos ele foi utilizado de 1958 ate 1997 a austin porem so esteve envolvida no projeto ate 1982 quando os direitos sobre o veiculo foram integralmente repassados a carbodies que hoje se chama the london taxi company em 1998 estreou o sucessor do fx4 chamado lti tx1 usando uma plataforma moderna derivada dos compactos da nissan que tambem lhe cede o motor o tx1 tem visual propositalmente retro inspirado no fx4 contudo nas ultimas duas decadas ele se tornou apenas uma entre diversas opçoes de transporte pago na cidade de londres boa parte das empresas aposta em veiculos realmente modernos e mais espaçosos como o mercedes benz vito que ate ja foi apelidado de big black cab [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 271242 271243 ] de todo modo ja faz alguns anos que a pintura preta deixou de ser a mais popular cedendo seu lugar a carros com propagandas estampadas na carroceria o termo black cab continua sendo utilizado claro mas por questao de costume da populaçao
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