se voce leu o flatout nos ultimos dias certamente viu o recem lançado porsche 911 gt2 rs clubsport uma versao exclusiva para as pisas do 911 gt2 rs ele tem o o mesmo motor flat six biturbo de 3 8 litros e 700 cv e o mesmo cambio pdk de dupla embreagem e sete marchas porem adiciona uma asa traseira ainda maior suspensao de corrida e gaiola de proteçao integral perdendo todo o acabamento do interior para economizar cerca de 80 kg serao feitos 200 exemplares para encerrar a produçao do porsche 911 gt2 rs clubsport como parte da despedida do 991 voce deve ter notado que a porsche optou por apresentar o gt2 rs clubsport com um interessante esquema de cores carroceria em preto matte o popular preto fosco decorada pelas famosas martini stripes azul e vermelho exceto que sem o emblema da martini as listras com fundo branco provavelmente sao a versao mais conhecida e apreciada da livery em boa parte graças a propria porsche mas nao podemos dizer que a versao dark do esquema de pintura tambem nos apetece muito o renault sandero rs e a prova material do que estamos falando [gt40 content search= porsche widget= 1 ] agora a porsche nao optou por estas cores ao acaso como ocorreu com o 935 ha alguns meses ele tambem homenageia um carro de competiçao do passado a diferença e que o porsche 936 black widow e um carro bem mais underground do que o porsche moby dick embora ambos sejam contemporaneos da decada de 1970 diferentemente do porsche 935 que apesar do visual radical ainda deixava transparente a relaçao com o 911 turbo 930 o porsche 936 era construido sobre uma estrutura tubular do tipo spaceframe com carroceria de fibra de vidro isto posto ele era movido pelo mesmo motor que o 935 um flat six derivado do motor do porsche 930 porem com 2 1 litros de deslocamento e potencia de pelo menos 550 cv havia versoes que ultrapassavam os 700 cv isto se devia ao regulamento da fia para o grupo 5 e para o grupo 6 o primeiro era como uma categoria de turismo extremamente radical enquanto o segundo era uma classe para prototipos o black widow foi o primeiro 936 a participar de uma corrida no circuito europeu de endurance era uma versao mais crua do prototipo com motor um pouco menos potente de 530 cv porem menos linear e muito mais violento quando a turbina enchia isto e quando atingia repentinamente a pressao de trabalho ideal de 1 5 bar a carroceria era estampada com o nº 1 e a pintura matte contrastava com a gaiola de proteçao branca a mostra a corrida em questao eram os 300 km de nurburgring em 4 de abril de 1976 faziam parte do grid prototipos como o renault alpine 442 o lola t380 e o porsche 908 da kremer racing o porsche 936 conduzido pelo alemao rolf stommelen foi o segundo colocado nos treinos de classificaçao geral virando 7 19 100 em sua melhor volta no nordschleife atras apenas do alpine a442 de patrick depailler que virou 7 16 900 parecia que tudo iria dar muito certo quando stommelen saltou a ponta da prova logo nas primeiras curvas e conseguiu manter se na liderança por seis voltas ate que durante a setima volta o alemao percebeu que o cabo do acelerador estava danificado e consequentemente o corpo de borboleta ficava sempre aberto cerca de 3/4 do total e nao menos do que isto sem poder aliviar o pe em um circuito complexo como nurburgring seria justificado o abandono da prova por parte de stommelen era uma corrida de duraçao relativamente curta e uma parada nos boxes para trocar o cabo do acelerador certamente lhe custaria a posiçao entao o piloto decidiu seguir em frente e continuar tocando o 936 com o acelerador travado como de acordo com o site alemao motorsports info stommelen usou a chave geral do carro nas entradas de curva ele apertava o botao e cortava a alimentaçao do motor contornada a curva ele ligava o carro novamente e seguia acelerando ate o limite repetindo o processo em todas as curvas do inferno verde por cerca de uma hora e meia ele acabou chegando na quinta colocaçao 3 50 atras do vencedor reinhold joest da joest racing no porsche 908/3 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] esta e uma historia que a propria porsche ainda nao contou atraves de seus meios de comunicaçao como ja fez com outras passagens de sua trajetoria com textos oficiais e videos sequer ha muitas imagens do carro algumas das fotos que ilustram este post foram enviadas pela propria porsche ao jalopnik que entrou em contato com a fabricante para verificar os fatos e de fato foi assim que aconteceu e ao que tudo indica foi por conta deste episodio que o 936 de chassi #001 acabou ficando conhecido como black widow ou viuva negra a escolha da pintura para o porsche 911 gt2 rs clubsport portanto pode ser encarada como algo mais conoisseur a pintura azul e laranja da gulf racing no porsche 917 ou as cores da rothmans do incrivel 962c por exemplo sao belissimas mas tambem estao entre as mais consagradas ao ponto de serem quase repetitivas [youtube id= ba qd3wnff8 width= 620 height= 350 ] o porsche 936 viveria seu momento de gloria em 1977 nas 24 horas de le mans um 936 branco com as cores da martini o nº 4 foi o vencedor da corrida com jurgen barth hurley haywood e jacky ickx revezando ao volante mas o black widow merece tanto respeito quanto o vencedor na frança
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.