o termo e bastante popular entre os entusiastas restomod a grosso modo o termo que junta os prefixos de restoration e modification voce nao vai precisar que a gente traduza vai refere se a carros antigos que alem de restaurados tiveram um ou mais aspectos chave alterados para melhorar a experiencia de dirigir um classico — muitas vezes alterando tambem seu visual existem restomods que reinterpretam um classico como muito bem realizam os caras da icon 4x4 e seus utilitarios — modelos como toyota fj cruiser e o ford bronco ganham mecanica atual itens de conforto e visual modernizado no entanto ha quem prefira manter a essencia original — especialmente se for uma questao de melhorar o que ja e bom no caso do bmw 2002 isto nao poderia ser mais verdadeiro se voce nos acompanha ha algum tempo talvez ja tenha ate enjoado das referencias que fazemos ao bmw 2002 sempre que possivel aqui no flatout nao e para menos o 2002 foi o modelo mais emblematico da familia neue klasse de sedas e cupes e um ocasional hatchback da bmw que juntou mecanica confiavel visual bacana preço acessivel e dinamica afinada e ajudou a fabricante a conquistar sua imagem de ultimate driving machine [youtube id= lu4pk_dktv8 width= 620 height= 350 ] o bmw 2002 mais famoso de todos e sem duvida o modelo turbo nao e de surpreender seu quatro cilindros de dois litros entregava 170 cv graças a um turbocompressor kkk — em 1973 algo admiravel infelizmente seu lançamento veio pouco antes da crise do petroleo naquele mesmo ano o que limitou o numero de exemplares produzidos a pouco mais de 1 600 em 1973 e 1974 por outro lado todo bmw 2002 era um carro bom de curva equilibrado leve e potente na medida certa assim qualquer versao seria um ponto de partida para um restomod a moda antiga recuperar a carroceria e tentar manter o visual mais proximo quanto possivel do original trocando apenas os componentes necessarios e trazendo mudanças esteticas apenas como consequencia olhando de relance para o bmw 2002 clarion por exemplo o que voce ve e um exemplar de 1974 com rodas bbs maiores do que deveriam ao menos ate onde voce lembra e suspensao rebaixada e um carro bem bonito no entanto ao prestar mais atençao voce começa a notar que nao e por acaso alem de acomodar os novos freios a disco da wilwood com pinças de quatro pistoes na dianteira e de um pistao na traseira as rodas permitem pneus mais largos — algo interessante quando se tem um motor mais potente que o original e faz se necessaria mais aderencia nas curvas claro que seria bacana ver um motor mais moderno ali que tal um s14 de m3 e30 ou mesmo um seis em linha do m3 e36 ate porque para boa parte dos entusiastas este e o melhor tipo de engine swap que existe no entanto mantendo as coisas na velha escola o negocio aqui foi explorar o potencial do quatro cilindros m10 original [youtube id= ul5qqftytga width= 620 height= 350 ] com injeçao mecanica kugelfischer a versao mais potente do m10 deslocava dois litros e entregava respeitaveis 130 cv suficientes para levar o 2002tii ate os 185 km/h nao fica clara qual era a potencia do motor original mas preparado com cabeçote de dutos polidos um aumento na taxa de compressao e comando de valvulas com graduaçao mais agressiva — alem de um par de carburadores weber 40 dcoe e sistema de escape dimensionado com abafadores magnaflow da para ter uma ideia de sua principal funçao ao ouvir o carrinho berrar [youtube id= rmmycpa6ylw width= 620 height= 350 ] por si so o aumento de potencia nao impressiona — sao 140 cv e 20 7 mkgf de torque mas vamos colocar em perspectiva fazendo uma comparaçao quase forçada o renault sandero do qual nos e voces leitores gostamos muito tem um 2 0 com comando duplo no cabeçote injeçao eletronica 150 cv e 20 9 mkgf considerando a preparaçao old school do bmw e a concepçao antiga do motor diriamos que 140 cv sao um otimo numero ainda mais considerando que enquanto o sandero rs pesa 1 161 kg o bmw 2002 pesa pouco mais de 1 000 e ainda tem traçao traseira [youtube id= 4trtm3st38u width= 620 height= 350 ] o motor do carro e acoplado a uma caixa getrag de cinco velocidades que leva a força para o eixo traseiro atraves de um diferencial de serie 3 e21 mais robusto a suspensao usa amortecedores koni ajustaveis nos quatro cantos com molas esportivas eibach na dianteira e ireland engineering na traseira — a marca tambem forneceu as barras estabilizadoras dianteira e traseira alem das buchas de pu nos quatro cantos o toque final no stance fica por conta dos pneus toyo 195/50 que alem de garantirem o chao do carro casam muito bem com as rodas bbs mesh de 15x7 polegadas agora se o aspecto do lado de fora do 2002 e praticamente original o interior mostra melhor o lado mod do carro com couro perfurado original bmw nos bancos e revestimentos de porta volante de madeira nardi com pomo da alavanca de cambio combinando acabamento imitando madeira no painel e um sistema de som clarion com tela multimidia no console central que foi feito sob medida ao abrir o porta malas talvez os alto falantes e modulos de potencia causem estranheza ainda que nao possamos questionar sua competencia detalhe tudo instalado de forma a permitir que o espaço continue plenamente utilizavel para carga nao e nossa praia e verdade mas o acabamento ficou muito bom a gente acabaria arrancando tudo — so para aliviar mais alguns quilinhos e claro que isto jamais vai acontecer o bmw 2002 clarion foi feito justamente para servir como vitrine para os equipamentos de audio da companhia para nossa sorte eles decidiram levar o projeto bem a serio e acabaram criando um belo exemplo de como um restomod deve ser so ficamos tristes por nao ser tao facil encontrar um bmw 2002 para fazer algo parecido aqui no brasil
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.