para pessoas normais a definiçao de batmovel e uma so muito simples o carro do batman e nos entusiastas tambem apreciamos o veiculo do cavaleiro das trevas e ate rolaram algumas materias sobre ele aqui mesmo no flatout no entanto para os apreciadores de certa fabricante de automoveis alema batmovel tambem e o apelido de um de seus maiores icones o bmw 3 0 csl alem de ser um belissimo cupe esportivo que representa uma das melhores fases da bmw em termos de design o 3 0 csl tambem foi um dos carros de competiçao mais bem sucedidos dos anos 70 e mais ele pode ser considerado de certa forma o primeiro modelo m na historia da marca ate agora nao haviamos separado um espaço para falar do bmw 3 0 csl como se deve mas isto acaba de mudar pois vamos faze lo hoje afinal enquanto aguardamos pelo mais novo bmw m3 que deve chegar so no ano que vem nos parece uma boa ideia contar a historia do primeiro de todos e ou nao e mas antes de falar sobre o 3 0 csl precisamos abordar seu precursor o bmw e9 uma nova bmw em 1962 a bmw colocou no mercado um modelo que ajudou a transformar a companhia em referencia entre os apreciadores da conduçao esportiva o neue klasse ou nova categoria em traduçao livre ate sua chegada a bmw era conhecida como fabricante de carros de luxo grandes caros e potentes equipados com motores v8; ou de microcarros com motor de moto o bmw isetta nao havia um intermediario e isto era um problema grave pois a marca nao oferecia um carro compacto de verdade moderno confiavel espaços e pratico que fosse capaz de transportar uma familia em uma viagem a neue klasse chegou em 1962 para cumprir este papel em essencia era mesmo uma nova categoria de sedas e cupes de tres volumes com identidade visual propria uma nova familia de motores quatro cilindros e diversos elementos tecnicas comuns a toda a linha como suspensao independente por braços semi arrastados e freios a disco na dianteira foi com a neue klasse que a bmw começou a batizar seus carros com base no deslocamento do motor o bmw 1500 primeiro modelo da linha tinha era movido por um motor 1 5 de 80 cv no ano seguinte foi lançado o bmw 1800 que tinha uma versao de 1 8 litro e 90 cv o motor em questao era o m10 um quatro cilindros desenvolvido especificamente para a nova familia era um projeto bem avançado para a epoca com bloco de ferro fundido comando de valvulas no cabeçote este feito de aluminio virabrequim forjado e camaras de combustao hemisfericas em 1965 a neue klasse passou a contar com o cupe bmw 2000 oferecido nas versoes c e cs a diferença era o nivel de potencia ambos usavam uma versao de dois litros do motor m10 mas enquanto o 2000c dispunha de 101 cv o 2000cs tinha 121 cv graças a adoçao de um par de carburadores solex de corpo duplo a nomenclatura dos dois carros era bem simples c significava coupe enquanto cs era coupe sport todos estes dados sao importantes para entender o contexto da criaçao do bmw 3 0 csl e voce ja vai entender o motivo para a sorte da bmw a neue klasse foi um sucesso familias que queriam um carro economico acessivel confiavel e bonito estavam bem servidas com os sedas os mais descolados e endinheirados que queriam tudo isto porem um desempenho mais esportivo e uma carroceria mais elegante optavam pelos cupes por conta disto a bmw decidiu leva los no caso alem como com dois cilindros a mais claro o bmw 2800cs a bmw sabia que tinha uma excelente receita em maos e em 1965 começou o desenvolvimento de um novo seda com motor de seis cilindros usando os sedas da neue klasse como ponto de partida o estilo basico dos modelos de quatro cilindros assinado por wilhelm hofmeister o criador do iconico hofmeister kink marca registrada de virtualmente todo bmw lançado a partir dali foi conservado mas havia uma diferença importante os farois que agora eram quadruplos e embutidos na grade dianteira esta era transpassada por uma interpretaçao delgada e mais discreta do duplo rim foi ali que a bmw construiu a base para a identidade visual que utilizou ate o inicio da decada de 1990 em toda a sua linha o chamado bmw e3 foi lançado em 1968 era claramente um driver s car ele era equipado com o seis em linha m30 que conservava as boas caracteristicas do m10 acrescentando a suavidade inerente a configuraçao e o ronco bem mais encorpado e rico e claro desempenho superior estava disponivel em duas versoes 2500 com motor de 2 5 litros um par de carburadores solex zenith 35/40 inat de corpo duplo e 150 cv; e 2800 que tinha 170 cv no motor 2 8 usando os mesmos carburadores foi com base na versao 2800 que a bmw lançou tambem em 1968 o cupe 2800cs substituto dos 2000c e 2000cs ele conservava sua silhueta basica porem era maior e tinha a dianteira parecidissima com a do seda e3 de codigo e9 o 2800cs foi o carro que deu origem a versao 3 0 csl o bmw 2800cs era um carro muito bonito o visual da dianteira era bem mais harmonico e esportivo que no 2000c/cs e o porte avantajado era disfarçado pela harmonia das proporçoes e tambem era rapido seus 170 cv e 24 mkgf de torque davam conta de leva lo de zero a 100 km/h em 8 3 segundos com velocidade maxima de 200 km/h mas ficou ainda melhor quando a bmw adotou um motor de tres litros ou melhor 2 986 cm³ com injeçao bosch d jetronic agora chamado 3 0csi o cupe tinha saudaveis 206 cv 5 500 rpm com 27 7 mkgf de torque 4 300 rpm e com ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em 7 7 segundos com velocidade maxima de 220 km/h https //www youtube com/watch v=fjagbxiadmq quem quisesse ter a experiencia estava bem servido com o cambio manual de quatro marchas mas os que queriam conforto e comodidade na hora de acelerar optavam pela caixa automatica de tres marchas o 3 0 csi era um carro tao bom na verdade que a bmw decidiu que era hora de vencer corridas com ele nasce a bmw motorsport e o 3 0 csl tambem tecnicamente o bmw 3 0 csl inaugurou o que hoje chamamos de divisao m aproveitando que a fia havia acabado de reformular as regras do campeonato europeu de turismo o etcc a companhia formalizou em 1972 a criaçao da bmw motorsport gmbh empresa que cuidaria do desenvolvimento de um bolido para de certa forma representar a engenharia da baviera na competiçao entre seus rivais estavam a mercedes benz com o cupe slc; e a ford com o capri o regulamento do etcc era bastante liberal quanto a modificaçoes desde que 1 000 exemplares de uma versao de rua fossem fabricadas as modificaçoes mecanicas permitiam maior deslocamento componentes aerodinamicos ousados aumento na largura da carroceria e sobrelimentaçao fosse com turbo ou supercharger o que a bmw fez foi aumentar marginalmente o deslocamento do motor de 2 986 cm³ para 3 003 cm³ o que o colocava na categoria acima de tres litros e permitia novos aumentos nas temporadas seguintes com retrabalho de fluxo um aumento na taxa de compressao e melhorias no sistema de injeçao a bmw motorsport conseguiu extrair 324 cv do motor m3 o que nao parece muito mas a perspectiva muda quando prestamos atençao no nome do carro cls quer dizer coupe sport leichtbau leichtbau quer dizer leve em alemao a bmw motorsport nao mediu esforços para reduzir o peso do carro e chegou a fabricar paineis de aluminio para portas capo e tampa do porta malas alem de trocas os vidros laterais por janelas de acrilico com isto mais as medidas de reduçao de peso comuns a todo carro de corrida o bmw 3 0 csl pesava cerca de 1 100 kg sendo por volta de 150 kg mais leve que um 3 0 csi outra importante modificaçao realizada no 3 0 csl estava na carroceria os para lamas eram mais largos para acomodar bitolas maiores um enorme splitter frontal era instalado dutos de escoamento eram incorporados aos para lamans traseiras e uma enorme asa era montada na tampa do porta malas para gerar downforce a versao especial de homologaçao começou a ser fabricada ainda em 1973 e por compartilhar do mesmo projeto que o carro de corrida sendo tambem desenvolvida pela bmw motorsport e amplamente considerado o primeiro bmw m vendido ao publico mesmo que a divisao m que conhecemos hoje ainda nao existisse [gallery link= file size= medium type= grid ids= 219552 219553 219555 ] [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 219549 219550 ] foram feitos ao todo 1 265 unidades do bmw 3 0 csl de rua entre 1971 e 1975 todas elas montadas a mao pela karmann que construia as carrocerias dos cupes da bmw na epoca as 169 primeiras unidades receberam o motor do 3 0 cs ou seja um seis em linha de 2 986 cm³ diametro e curso de 89 mm e 80 mm respectivamente com dois carburadores zenith e 180 cv a 6 000 rpm com 19 7 mkgf de torque a 3 700 rpm em setembro de 1972 a bmw adotou o sistema de injeçao eletronica da bosch o que elevou a potencia do motor a 200 cv a 5 500 rpm e o torque a 20 8 mkgf por fim em junho de 1973 o motor teve o curso ampliado de 80 mm para 84 mm chegando aos 3 153 cm³ a potencia passou a 206 cv a 5 600 rpm com 21 9 mkgf de torque a 4 200 rpm todas as versoes usavam o mesmo cambio getrag de quatro marchas dos outros bmw e9 com diferencial de deslizamento limitado com bloqueio de 25% alem disso todas traziam algumas modificaçoes na suspensao amortecedores pressurizados da bilstein molas progressivas 20 mm mais baixas e mudanças nos angulos de cambagem 1 1° na dianteira e 1 0° na traseira https //www youtube com/watch v=uiv 1x2viwe mas talvez sua caracteristica mais marcante fosse mesmo o bodykit que era muito fiel ao usado nos carros de corrida o detalhe era que para nao complicar o processo de homologaçao do 3 0 csl de rua pelas autoridades europeias o kit nao vinha instalado no carro mas guardado no porta malas mas o 3 0 csl tambem ficava bonito sem ele [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 219560 219558 ] sucesso nas pistas a homologaçao do 3 0 csl foi aprovada em 1973 alem dos carros da equipe de fabrica que usavam as cores que se tornariam a marca da divisao m a alpina e a ac schnitzer tambem usaram o 3 0 csl naquela temporada do etcc o holandes toine hezemans foi o campeao entre os pilotos mas o titulo de construtores que a bmw conquistou se devia tambem aos bons resultados dos outros carros os quais eram conduzidos por nomes como niki lauda chris amon e hans joachim stuck que aproveitavam para explorar outras categorias quando nao estavam disputando a formula 1 alem disso a divisao motorsport tambem fez sua parte aumentando o deslocamento do motor para 3 5 litros adotando uma nova transmissao de cinco marchas antes eram quatro e aperfeiçoando os componentes aerodinamicos no meio da temporada agora com 375 cv o bmw 3 0 csl seguia destacando se na competiçao que trazia disputas em autodromos como silverstone monza spa francorchamps e nurburgring no fim de 1974 a bmw decidiu retirar sua equipe de fabrica da competiçao deixando a nas maos das preparadoras parceiras nas maos da alpina e da ac schnitzer o o bmw 3 0 csl foi vencedor de nada menos que todas as ediçoes do etcc entre 1975 e 1979 ele era praticamente insuperavel e se manteve assim apos a introduçao de um regulamento mais conservador que limitava o tamanho dos alargadores de para lamas e aumentava as exigencias para os carros de homologaçao seu maior trunfo era uma versao com comando duplo no cabeçote e quatro valvulas por cilindro do motor m30 batizada m49 com 370 cv https //www youtube com/watch v=gg50xauaj7c o carro tambem participou de outras corridas incluindo as 24 horas de le mans de 1973 na qual um 3 0 csl foi o vencedor em sua categoria usando uma versao de 3 331 cm³ do seis em linha m30 com o 3 0 csl a bmw tambem foi competir nos eua disputando provas da imsa international motor sport association com ronnie peterson sam posey e brian redman disputando e vencendo algumas etapas em 1975 sendo um de seus primeiros carros de turismo bem sucedidos e tambem pioneiro da divisao motorsport que lançaria seu primeiro modelo de facto em 1978 o m1 o 3 0 csl foi um crucial para que a bmw estabelecesse sua reputaçao no automobilismo e foi por isso que em 2015 foi apresentado no concorso d eleganza villa d este na italia o conceito 3 0 csl hommage uma reinterpretaçao moderna do batmovel que jamais passou ou passara de um exercicio de design infelizmente
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