FlatOut!
Image default
Carros Antigos História

BMW 530 MLE: a história do verdadeiro ancestral do M5

Uma das especialidades da BMW que mais agradam aos entusiastas são os sedãs esportivos – em especial, o BMW M5, que costuma ser muito usado como referência na hora de avaliar carros grandes, de quatro portas, três volumes e doses cavalares de potência e torque. "Supersedãs", como queira. Boa parte da culpa é do BMW M5, um carro tão especial que, em suas duas primeiras gerações, E28 (lançada em 1984) e E34 (lançada em 1988), era feito artesanalmente – os monoblocos fabricados em Dingolfing eram enviados paa o QG da BMW Motorsport em Garching, a cerca de 90 km dali, para serem transformados em esportivos, com mecânica, pintura e acabamento exclusivos. Tanto o E28 quanto o E34 usavam motores de seis cilindros em linha – o primeiro, uma derivação direta do motor do supercarro M1, chamada M88/3; o segundo, uma evolução do M88/3 chamada S38. Mas de tudo isto você já deve saber. Assim como também deve saber que, antes do BMW M5, houve o M535i, apresentado em 1980. Feito sobre a pr