FlatOut!
Image default
Guia de Compra

BMW M3 E36 Euro: tudo o que você precisa saber antes de comprar

O M3 europeu difere do M3 americano basicamente em uma coisa: o motor. Parece uma pequena diferença, mas na verdade torna este o mais exótico, caro, raro, e simplesmente mais sensacional de todos os E36. O novo motor S50B30 (depois S50B32) podia ser baseado na arquitetura básica dos outros seis em linha usados pela marca, mas era algo diferente e especial, que elevava não somente o preço e a complexidade, mas também o nível do carro muito acima do que estamos acostumados num Série 3. Uma unidade com seis borboletas individuais, cabeçote diferente, e produzida em quantidades menores. Um M3 Euro não é um E36 normal, definitivamente. Lançado em setembro de 1992 como ano/modelo 1993, era também um motor de cilindrada bem maior que a do 325i então corrente: agora eram três litros e nada menos que 286 cv a 7.000 rpm,  e 32,6 kgfm a 3.600 rpm. Era uma coisa incrivelmente interessante então, e parece que ainda mais hoje, onde os turbos dominam: um motor relativamente grande, mas que girava