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BMW M4 enfrenta o Porsche 911 na pista! Quem leva esta?

Talvez a esta altura você já tenha tido tempo de se acostumar com o fato de o M3 cupê agora se chamar M4.  Mas a evolução segue inabalada — e o seis-em-linha biturbo de três litros e 430 cv do BMW  tem sido duro com a concorrência, a ponto de a revista Evo ir buscar um adversário mais sério para a briga: o Porsche 911 Carrera.

Não se engane: embora a gente esteja falando do 911 de entrada, com um boxer de 3,4 litros e 350 cv, não podemos esquecer que ele está pendurado na traseira de uma plataforma totalmente nova, criada exclusivamente com o desempenho de um superesportivo em mente. Não é como o M4 que, apesar de sua excelência, nasceu de um sedã (que, na versão básica, tem um 1,6 turbo de 136 cv).

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Apesar de ter 80 cv a menos — seus números são 350 cv a 7.400 rpm e e 39,7 mkgf a 5.600 rpm —, o Porsche 911 é 137 kg mais leve. São 1.400 kg contra 1.537 kg do M4 e, como veremos, isto faz uma enorme diferença.

Ao dar uma volta no circuito de Anglesey, no País de Gales, nota-se como o 911 ataca todas as curvas com mais desenvoltura — embora ambos os carros tenham tração traseira, o layout do Porsche também influencia bastante em seu comportamento. O piloto Marino Franchitti — irmão mais novo de Dario Franchitti, tetracampeão da IndyCar — diz que o peso do motor sobre o eixo traseiro otimiza a tração e torna deixa o comportamento mais arisco e afiado. Neste ponto, o M4 é mais conservador, apresentando maior tendência ao subesterço.

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Por outro lado, o seis-cilindros biturbo debaixo do capô do M4 brilha nas retomadas, e Franchitti elogia a potência do carro e a sensibilidade do acelerador — sempre na cara e respondendo a cada milímetro que o pé direito avança, o M4 dá a entender que, a cada volta, será capaz de conseguir um tempo um pouco mais baixo. No fim das contas, os dois carros conseguiram marcas bem próximas em Anglesey: o BMW M4 levou 1:19,02, enquanto o Porsche 911 Carrera fez o mesmo em 1:17

No mais, ambos são carros com freios de carbono-cerâmica (com discos de 400 mm na dianteira e 380 mm na traseira no caso do M4, enquanto o 911 tem discos de 340 mm nas quatro rodas) e transmissão de sete velocidades com dupla embreagem (PDK no Porsche, M DCT no BMW).

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Contudo, não se engane: o Porsche é um carro bem mais caro. No Reino Unido, onde rolou o comparativo, o Porsche 911 custa £ 73.413 (aprox. R$ 280 mil, sem impostos) — quase £ 17 mil a mais do que o BMW M4, que custa £  56.650 (R$ 215 mil). Sabe o que dá para comprar com £ 17 mil (R$ 65 mil) no Reino Unido? Um Ford Fiesta ST, com seu 1.6 turbo de 182 cv.

Se você tivesse que escolher um deles, levaria para casa o mais potente dos Série 4 (e um Fiesta ST de troco) ou o Porsche 911 de entrada?