o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o som do escapamento e o mais proeminente dos sons do motor — como deve ser — e e uma barulho otimo rude e cheio de promessa em baixa e que cresce limpo para um uivo excitante no topo da faixa de giro ele e tanto substancial quanto lirico como um baritono cantando wagner o som complementa perfeitamente o carater do motor e este carater e carismatico atrativo cativante satisfaz tanto a alma tanto ao dirigir quanto ao ouvir que voce acaba odiando ter chegado a seu destino pete lyons existiu um tempo nao muito tempo atras em que sedas com desempenho de supercarro nao existiam pelo menos nao em alguma quantidade ou com desempenho em curvas pelo menos condizente com o do motor mas la pelo meio dos anos 1970 tudo estava mudando os carros esporte baratos paulatinamente iam desaparecendo substituidos por pequenos hatchbacks de traçao dianteira esportivos especie tornada popular pelo golf gti de primeira geraçao um hatchback alem de mais pratico e aquela altura mais veloz que os carros esporte baratos em qualquer situaçao ainda vinha com um bonus em grana seu seguro era metade do cobrado por conversiveis de dois lugares nos paises de primeiro mundo da substituiçao do mgb pelo golf gti estavamos a um pulinho de substituir o ferrari pelo bmw m5 a bmw moderna fabricante de sedas de alto desempenho esportivo como sabemos nasce em 1962 com os sedas 1500 neue klasse este carro inaugura tambem uma nova familia de motores inicialmente apenas de quatro cilindros em linha e 1500 2000 cm3 mas logo tambem com seis em linha a partir de 2500 cm3 esta familia de motores era tao fantastica que gera um campeao de formula 1 na brabham de nelson piquet e uma serie lendaria de carros de turismo com o seis em linha na segunda metade dos anos 1970 os seis em linha de competiçao eram realmente exoticos dois comandos de valvulas no cabeçote quatro valvulas por cilindros injeçao mecanica kugelfischer com seis borboletas individuais depois turbocompressores elevariam sua potencia acima de 800cv um carro de corrida dedicado e criado para fazer melhor uso deste motor seis em linha mas sua categoria e cancelada antes de tentar; acaba nas ruas com o nome de bmw m1 tinha obviamente o seis em linha de corrida em posiçao central traseira com 3 5 litros e 277 cv ate ai tudo normal a ferrari colocava motores exoticos de competiçao em carros esporte caros para as ruas desde tempos imemoriais o que nao se esperava foi o que a bmw fez ao seguir colocou este motor em um seda o primeiro m5 de 1984 e a genese de um carro hoje ate comum 4 portas com desempenho de porsche e ferrari mas e mais que isso usando motores realmente saidos de carros de corrida eram o mais proximo de um ferrari de quatro portas que existe no sentido original de ferrari de carro de pista ligeiramente amansado para as ruas com o aparecimento da terceira geraçao do serie 5 o e34 ao final de 1988 tambem aparecia um novo m5 seria o ultimo carro a carregar este velho mas carismatico motor de competiçao na rua para ser montado no moderno carro criado para durar ate meados dos anos 1990 o motor dos anos 1970 foi amplamente reformulado recebendo o novo nome de s38b36 o diametro do cilindro foi aumentado para 86 mm perfazendo 3 535 cm³ na verdade entao um 3 5 litros e nao 3 6 como diz a bmw a taxa de compressao foi aumentada para 10 1 novos comandos de valvulas e um sistema de admissao completamente novo de comprimento variavel mas ainda com seis borboletas foi criado novas molas de valvulas e um novo virabrequim permitiram aumentar a rotaçao maxima para 7 250rpm ao final de 1992 como ano/modelo 1993 ainda teve mais uma evoluçao a versao de 3 8 litros s38b38 aumentando o diametro e curso para 94 6 x 90 mm e a taxa mais uma vez para 10 5 1 entre outras coisas chegou se a 340 cv nessa que e a ultima evoluçao de um motor lendario e imortal a versao 3 8 litros tambem tinha cambio manual de seis marchas alem do pedigree impecavel e um motor lendario tudo mais que entraria na lista de compras do entusiasta tres pedais e cambio manual distribuiçao de peso bem pensada centro de gravidade baixo aerodinamica pensada para velocidades acima de 200 suspensao independente nas 4 rodas mcpherson dianteira e braço arrastado atras neste caso quatro enormes freios a disco com abs capazes de parar repetidas vezes o mastodonte o peso em ordem de marcha quebra balanças 1 745 kg a partir de velocidades impublicaveis e quatro rodas de aluminio com pneus de perfil baixo 235/45 zr17 [gallery ids= 277762 277787 277784 277783 277782 277781 ] a geraçao seguinte do serie 5 a e39 inaugura tambem uma nova era para os m5 agora os motores apesar de desenhados pela divisao m eram produzidos nas linhas de montagem da bmw e montados nos carros tambem na linha antes os carros eram montados a mao nas oficinas da divisao m fora da linha de montagem e os motores nao eram mais motores de corrida eram motores para carros de rua mais potentes uma mudança filosofica bem disfarçada mas crucial; muitos ainda reputam os m5 e34 como os ultimos bmw m de verdade somente por isso o m5 e34 e um carro grande para seu ano de lançamento 1989 mas hoje nao parece tanto com porte parecido a um serie 3 atual os numeros de aceleraçao nao impressionam tanto mais mas ainda assim totalmente respeitaveis 0 100 km/h entre 5 5 e 6 1 segundos dependendo da publicaçao que o testou quatro de milha ao redor doa 14 segundos a 160 km/h a velocidade final era limitada a 250 km/h mas sem limitador se sabe ser capaz de passar dos 280 km/h mas muito mais importante e como ele chega aos numeros e nao os numeros em si todos sabemos e um carro pesado mas que usa isso a seu favor especialmente porque e um seda e imperturbavel confortavel ate ao rodar mas totalmente controlavel seus enormes pneus carregados por muita massa lhe dao incrivel aderencia e um carro equilibrado impassivel seguro e confortavel mas suba o giro acima de 3500 rpm e o motor de corrida acorda dando seu berro e sua potencia exponencial de forma incrivel imediatamente transformando uma limusine alema em algo que do banco do motorista parece mais vindo de modena em 1968 a revista car & driver disse em 1990 e o motor e ainda melhor do que as especificaçoes sugerem e suave responde rapido e e incrivelmente forte age com tranquilidade abaixo de 3 000 rpm a 3 500 rpm esta totalmente acordado e a qualquer coisa acima de 4 000 e uma verdadeira tempestade todos os comandos e engrenagens e valvulas se harmonizam com o rosnar do escape e o grito da admissao com resultado extremamente entusiasmante o treco tem ate a marcha lenta nervosa de um muscle car tres m5 iguais uma so familia os donos destes tres m5 que aparecem nas fotos que preferem nao se identificar sao na verdade tres irmaos que conseguiram o mais dificil tres m5 e34 iguaizinhas ok uma delas e preto solido enquanto as duas outras sao preto metalico mas e so isso as tres sao ano/modelo 1995 e portanto tem o motor maior de 340 cv e o cambio manual de seis marchas todos os tres desde muito cedo eram apaixonados por carros o mais velho conta que aprendeu a dirigir cedo no sitio da familia principalmente porque sua mae nao dirigia a paixao o faz ter muitos carros diferentes durante a vida e a se dedicar aos muscle car americanos inicialmente quando ainda podiam ser comprados a preço de banana teve por exemplo pontiac firebird e um memoravel camaro 1970 boca de sapo que lembra ser confundido direto com maverick para sua eterna raiva um sinal dos tempos quando vendeu o camaro o dolar estava proximo de 1 1 com o real e o preço de venda foi r$ 7 000 00 [gallery ids= 277830 277829 277828 277827 277815 277816 277814 277813 277812 277811 277810 277809 277792 277793 277794 ] mas ao mesmo tempo em que os carros americanos subiam a uma estratosfera de preço inatingivel os alemaes começam a parecer atraente; uma epoca em que nao existia importado velho caro os irmaos começam a se atrair por mercedes benz e compram alguns carros da marca como 190e e c180 e culminando em uma c55 amg uma coisa leva a outra e os irmaos acham uma bmw m5 e34 1995 preta a venda em juiz de fora em minas gerais o que se segue e uma aventura digna de filme o carro era de um senhor desde novo e este senhor havia falecido; o carro estava a muito guardado na fazenda da familia nos arredores da cidade dois dos irmaos encontram o herdeiro do carro na cidade e vao com ele ate o sitio la no meio do mato o tal herdeiro tinha tambem um hidroaviao estacionado no rio que passava pela propriedade e insiste que os dois andem com ele na trapizonga somente depois de uma volta curta onde a gasolina acaba e a morte parece certa antes do pouso no rio os dois conseguem finalmente ver e arrematar a m5 ainda era um carro acessivel entao a m5 com o tempo os irmaos percebem uma subida de valor dela mas nada proximo de hoje onde todo e qualquer bmw m vale seu peso em ouro e especialmente este raro e procurado no mundo todo e nao so no brasil mas ter uma m5 e34 preta sempre leva a alguem algum dia dizer que conhece outra igualzinha a venda em algum lugar mas diferente da maioria das pessoas que ignoraria tal comentario eles vao atras de toda dica deste tipo [gallery ids= 277775 277774 277773 277776 277772 277771 277769 277770 277768 ] e assim que encontram a m5 numero 2 atras de uma dica deste tipo um dos irmaos vai ver o carro com seu golf gti 2017 e o dono propoe troco pau a pau a m5 no seu golf negocio feito todo mundo achou loucura trocar um golf novo por um m5 de de mais de 20 anos de idade voces estao malucos a ultima risada claro e desses 3 irmaos o m5 vale hoje tres vezes um golf gti 2017 no minimo quase ao mesmo tempo aparece outra m5 preta 1995 em curitiba os irmaos completam a coleçao tres irmaos tres m5 as pessoas perguntam poxa mas 3 carros identicos ate a cor na verdade os carros os encontraram e esse tipo de coisa nao se escolhe diz o mais velho o legal dessa m5 e que e realmente a ultima a ser feita a mao na divisao m; apesar delas teoricamente serem identicas nao sao alem de detalhes de acabamento como ter ou nao ter retrovisores esportivos piloto automatico volante de regulagem eletrica etc mesmo andando cada uma tem sua personalidade propria coisa de carro feito a mao mesmo por isso tambem e um carro raro apenas 790 foram feitas em 1995 e ao contrario das ferrari e porsche eram usadas mundo afora como carro normal de uso sobraram poucas em bom estado cada vez mais raro no mundo todo e diz mais sao carros espetaculares para andar nao tem muita coisa em baixa mas na estrada de 120 a 250 km/h elas puxam de uma forma simplesmente inacreditavel o pessoal olha e acha que e so um carro velho passeando mas tomam susto e firmes a alta velocidade como so os carros alemaes sao uma sensaçao que todos gostariamos de ter alguem pode culpa los por repetir isso tres vezes
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