desde que fiz uma viagem de 300 km com minha humilde crosser e parado em um posto de gasolina vi um grupo de 10 ou 15 motos big trail chegando comecei a olhar de outra forma para essas motos grandes potentes e equipadas para longas viagens por todo tipo de terreno de fato as big trail tem ganhado popularidade nos ultimos anos nos ultimos de anos as vendas globais de motos aventureiras de grande porte cresceu em media 11% e espera se um aumento similar ate 2023 ainda que a pandemia de coronavirus possa afetar este numero evidentemente e a bmw motorrad em grande participaçao nisto sua familia gs de motos aventureiras e uma das mais populares no segmento e isto e totalmente justo ja que a bmw r80g/s lançada ha 40 anos e frequentemente creditada como a primeira de todas as big trail mesmo que na epoca o termo nao existisse a bmw r80g/s nasceu da necessidade como varios grandes produtos na epoca a bmw queria explorar o segmento das motos offroad que estava em plena ascensao mas nao sabia direito como faze lo o que eles sabiam as motos para viajar eram grandes potentes e confortaveis mas nao se davam muito bem fora do asfalto e quem quisesse uma motocicleta para curtir estradas de chao batido tinha de se virar com uma maquina rustica simples e que nao ficava a vontade na estrada hoje em dia as dual sport cumprem bem este papel mas na epoca nao havia nada parecido https //www youtube com/watch v=h_pbhicbhl0 foi ai que surgiu o conceito gelande/straße que pode ser traduzido livremente como trilha/rua a ideia oferecer ao publico uma moto que nao obrigasse ninguem a fazer compromissos e que encarasse todo tipo de terreno sem muita experiencia a bmw pediu ajuda de fora para colocar o plano em pratica e convocou a italiana laverda para ajudar na tarefa usando como base o motor boxer de 600 cm³ da bmw a laverda aumentou seu deslocamento para 800 cm³ e o colocou em uma moto experimental com suspensao macia e de curso longo saida de escape elevada pneus cravejados e posiçao de pilotagem ereta o prototipo ficou conhecido como bmw gs800 a principio porem a fabricante ainda nao estava totalmente convencida de que a ideia fosse vingar parte dos executivos considerava a gs800 uma especie de pato uma maquina com a proposta de ser usada tanto no asfalto quanto longe dele nao poderia ser excelente em nenhum dos dois cenarios foi necessario que um grupo de engenheiros sem consultar os superiores preparasse alguns prototipos para competir em provas off road como o famoso enduro dos seis dias e tambem varios eventos off road disputados na alemanha nos quais uma equipe de seis pilotos de fabrica da bmw conseguiram resultados para la de animadores [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 260240 260239 ] era o que faltava para que ao melhor estilo domingo vença segunda venda a bmw decidisse enfim levar o projeto adiante a versao conceitual foi apresentada em paris em janeiro de 1979 depois de apenas cinco semanas de desenvolvimento e foi muito elogiado em outubro de 1980 durante o koln motorcycle show foi revelada a versao de produçao que chegou as concessionarias logo em seguida a yamaha r80g/s tinha especificaçoes muito proximas do prototipo o motor era um flat twin de 797 5 cm³ capaz de entregar 50 cv e 5 7 kgfm de torque acoplado a um cambio de cinco marchas com traçao por carda a suspensao dianteira era convencional com garfo telescopico enquanto a traseira tinha um sistema com monobraço com amortecedor central na dianteira o freio era a disco com 260 mm de diametro enquanto a roda traseira contava com um tambor de 200 mm a r80g/s foi pioneira em oferecer uma moto de alta cilindrada com capacidade off road a roda dianteira grande de 21polegadas e a traseira mais leve graças ao uso do sistema monobraço no qual o carda e o braço da suspensao eram combinados em uma unica peça eram dois de seus trunfos tanto que a suspensao traseira acabou sendo usada em quase todas as motos que a bmw fez a partir dali embora alguns a criticassem pelo fato de ser uma motocicleta pesada e realmente a primeira r80g/s tinha seus 187 kg em ordem de marcha nao foi preciso mais que algumas participaçoes de sucesso em eventos como o paris dakar no qual a bmw conquistou vitorias em 1981 1983 1984 e 1985 com a motocicleta para mudar a opiniao publica no final de 1981 a r80g/s ja havia vendido mais de 6 600 exemplares so na europa correspondendo a 20% de todas as motos bmw vendidas naquele ano e ajudando a fabricante em sua retomada do mercado a bmw r80g/s original foi produzida ate 1987 quando a bmw decidiu expandir a familia e introduzir algumas alteraçoes ao projeto a partir de 1980 a r80g/s passou a utilizar a suspensao traseira paralever variaçao do sistema monolever no qual um braço extra entre a transmissao e o carda combatia o movimento de shaft jacking no qual a suspensao traseira se levantava ligeiramente no momento da aceleraçao a partir de 1987 a grafia do nome da moto passou as ser r80 gs e o significado da sigla tambem mudou de gelande/straße para gelande sport alem disso um novo modelo foi apresentado a r100 gs que adotava um motor de 980 cm³ e 60 cv e tinha a mesma proposta da r80 gs porem com um pouco mais de força o que a tornava mais adequada para longas viagens ambas as motos permaneceram praticamente sem modificaçoes ate o começo da decada de 1990 e as duas motos contavam com uma serie de opcionais que visavam torna las mais adequadas a longas viagens como tanques de combustivel de maior capacidade e suportes para alforges entao em 1993 a bmw apresentou a r1100 gs primeira grande atualizaçao da linha agora com 1 085 cm³ o flat twin desenvolvia 80 cv e 9 9 kgfm e pela primeira vez contava com um sistema de arrefecimento misto ar para o bloco e oleo para os cabeçotes que tambem passaram a contar com quatro valvulas movidas por um unico comando acionado por corrente embora a r80g/s seja considerada a primeira big trail a r1100 gs foi a motocicleta que definiu a cara deste tipo de moto com para brisa embutido na carenagem dianteira para lama elevado banco em dois niveis e proporçoes mais musculosas contudo a maior novidade ficava escondida a suspensao dianteira telelever que trazia um braço triangular que ligava o garfo dianteiro a um terceiro amortecedor que ficava logo atras do guidao com o sistema o mergulho ocasionado pela transferencia de peso para a dianteira nas frenagens era mitigado uma tecnologia que surgiu nas bmw gs e foi adotada pelo restante da linha sendo utilizada ate hoje na r1250 gs atual representante da linha
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