o que e a bmw antigamente era facil de responder sedas de luxo alemaes em tres tamanhos com uns cupes derivados salpicados aqui e acola com um vies decididamente esportivo na sua missao de luxo era rival oposto da mercedes benz que apesar de tambem alema veloz e de luxo era mais tradicionalista que seu avo jogando gamao e fumando cachimbo podia se ir mais adiante na verdade e dizer exatamente a especificaçao tecnica basica de todos os seus carros todos eram monobloco e de suspensoes independentes mcpherson na frente e braço semi arrastado atras todos tinham um motor em linha de quatro ou seis cilindros na frente modernos e potentes e deitados de lado para menor centro de gravidade e capo mais baixo a traçao era sempre sem exceçao traseira depois apareceram os seis em linha e quatro em linha deitados duplicados os v8 e v12 a suspensao traseira virou multilink as vezes mas por mais de 30 anos a formula nasceu floresceu se solidificou e se tornou importantissima para o entusiasta do automovel mundo afora pois dava sofisticada mecanica e desempenho a um preço razoavel e em sedas e peruas que podiam ser usados como os unicos carros de uma familia uma formula que fez a empresa proxima de nosso coraçao por todos estes anos hoje nao mais ha vestigios fossilizados dela nos serie 3 e nos cupes 2 mas so isso como todo mundo hoje se acredita provedor de soluçao de transporte uma definiçao triste a enfadonha de algo que costumava ser muito mais romantico importante e belo soluçao de transporte e uber; as pessoas compram automoveis por outros motivos mas enfim o inicio deste periodo aureo da bmw e claro 1962 com o aparecimento do seda 1500 o neue klasse template basico desta descriçao de bmw’s que gostamos tanto e embora sua real importancia estava nos milhares de 316i que vendia barato o apice deste conceito sempre foram os cupes e a letra m que eles deram cria via competiçao [caption id= attachment_361945 align= aligncenter width= 999 ] 3 0 csl o apice do cupe e9[/caption] sim basicamente dez anos depois de firmar este conceito novo de luxo esporte alemao a bmw foi adiante e se tornou uma lenda com seus cupes e9 e a forma com que eles fizeram isso foi simples competiçao alem de sua beleza classica e quase feminina esses cupes mostraram que podia ser tocados com uma furia nunca antes vista durante os anos 1970 em competiçao [caption id= attachment_361944 align= aligncenter width= 999 ] i believe i can fly[/caption] todo mundo lembra deles a iconica foto de hans joachim stuck voando em nurburgring em 19 de maio de 1974 diz tudo e resume a era um pouco e sim o calor da batalha transparecendo violentamente pelo quadro; um pouco e que força a gente imaginar aquela sensaçao unica que acontece nessas horas quando de repente ficamos sem peso algum e deixamos o chao; um pouco sao as cores e o cheiro das arvores que quase parecem vir junto com a foto e ha o carro claro um impossivelmente belo cupe tornado feroz por paralamas alargados enormes pneus slick e um seis em linha bravo de competiçao com cornetas e borboletas individuais de injeçao mecanica que berra um berro que so um seis em linha grande e girador como esse berra um monstro bravo de furia incontida uma fera olhe para ele; quase da para ouvi lo rosnar como substituir algo assim o e9 e talvez a essencia destilada e pura dos primeiros anos desta bmw mas por incrivel que pareça a bmw daquela epoca nunca errava e conseguiu seu substituto seria outro simbolo da bmw esta dos anos 1980 uma epoca cheia de ternos com ombreiras cabeleira enorme e testa exposta yuppies po branco fluindo em clubes noturnos e roupas coloridas e a bmw finalmente como a marca mais importante de uma decada o serie 6 e24 os e9 tinham a nomenclatura antiga da bmw ligada ao deslocamento do motor o 2800 cs tinha claro um seis em linha de 2 8 litros ai o nosso marine favorito bob lutz faria a sua maior contribuiçao para a historia da marca a invençao das series numero os sedas pequenos por exemplo passariam a ser o serie 3 um serie 3 com motor de 1 6 litros era um 316 e assim por diante; as vezes com injeçao quando isso ainda era raro podia ser um 320i; os diesel trocavam o i por um d minusculo o seda medio seria um serie 5 e um grande serie 7 seguindo a mesma logica os numeros pares eram reservados para cupes o substituto do e9 seria um serie 6 [caption id= attachment_361950 align= aligncenter width= 999 ] 633 csi 1976[/caption] essa nomenclatura e sensacional logica clara e autoexplicativa marcas importantes como os bmw e mercedes benz porsche entre outras podem ter nomes alfanumericos pois a maioria diz que tem um bmw e nao um modelo especifico donos de chevrolet nao dizem ter um chevrolet; dizem ter uma picape ou um corvette ou um chevette especificar aqui e importante antigamente dizer que era dono de bmw ou porsche bastava; todo mundo sabia que voce era um entusiasta um gourmet do volante agora sinceramente nao mais tambem precisamos saber o modelo justamente quando a nomenclatura da marca e positivamente confusa nao me espantaria com algo chamado bmw ix7 m50d activehybrid m performance mega plus x drive special que como todo nome de carro da marca hoje traz nada alem de confusao mas divago o fato e que quando a bmw lançou o primeiro serie 6 em 1976 acertou na mosca nao so no nome 630cs e 633csi como tambem no carro na epoca cupes de alta performance eram todos problematicos de alguma forma ainda que a procura por eles fosse grande ainda nao existia o porsche 928 e o mercedes slc era antigo demode e nem de longe tinha a linha moderna e marcante do bmw um aston martin v8 era muito mais caro e um maserati khamsin tambem o jaguar xj s v12 tinha performance e preço de bmw um carro ousado mas prejudicado por um motor v12 beberrao e nao mais veloz que o bmw e qualidade de construçao questionavel a bmw acertaria um ponto certo do mercado com seu belissimo e moderno cupe o elegante estilo do cupe desenhado por paul bracq na verdade era uma versao cupe do serie 5 desenhado por marcello gandini era moderno classudo e tinha a quantidade certa de agressividade em sua frente sharknose dentro apenas quatro lugares com bastante espaço e bancos sensacionais o novo serie 6 era tambem no idioma mais atual da epoca mais para um gt de luxo que um carro esporte nisso ditaria o futuro da marca tambem quase todo carro da marca passaria a ter este vies dali em diante essa fe foi recompensada por sucesso o e24 vendeu 86 216 carros em uma vida util de produçao de 13 anos a mudança diz respeito a missao do carro a bmw iria nos anos seguintes tomar de assalto o mercado da bmw com este carro e o novo serie 7 ainda no futuro por isso o serie 6 apesar de largamente baseado no serie 5 e12 tem uma suspensao traseira diferente que iria depois aparecer no primeiro serie 7 e depois no proximo serie 5 o e28 de 1981 tambem e o primeiro bmw a ter direçao com assistencia hidraulica ligada a velocidade e o computador de bordo primitivo que hoje os entusiastas carinhosamente apelidaram de hal9000 [caption id= attachment_361965 align= aligncenter width= 999 ] bmw 635 csi[/caption] mecanicamente nao fugia da formula bmw claro monobloco aqui produzido como o e9 antes dele na karmann em osnabruck suspensao independente nas quatro rodas via braço semi arrastado atras e colunas mcpherson na frente pinhao e cremalheira tradiçao bmw desde 1938 e freios a disco nas quatro rodas distribuiçao de peso 50/50 em cada eixo outra tradiçao da marca o serie 6 seria sempre seis em linha e sempre usaria o motor seis em linha grande m30 da marca no lançamento era o 630cs e o 633csi este ultimo com injeçao eletronica e 200 cv o m30 era um seis em linha derivado do quatro em linha m10 lançado em 1962 no 1500 neue klasse; assim era essencialmente um sohc com duas valvulas por cilindro mas essas valvulas eram opostas como em um dohc operadas por balancins esses primeiros carros tinham opçao de transmissao manual de quatro velocidades depois uma caixa manual de cinco velocidades com primeira marcha dogleg ou uma transmissao automatica no inicio da produçao o e24 foi construido totalmente na karmann ate meados de 1977 quando a bmw assumiu a construçao internamente e karmann passou a produzir apenas a carroceria esses primeiros carros construidos pela karmann estao entre os modelos e24 mais raros e sao procurados e caros por isso somente; o engraçado e que a bmw moveu a produçao para casa por problemas de qualidade o lixo de ontem e o luxo de hoje em 1978 a bmw substituiu o 633csi pelo 635csi e a versao mais popular e definitiva do carro o motor inicial se chamava m90 media 92 x 86 mm e 3453 cm³ depois seria modernizado em 1982 efetivamente um novo motor o m30b34 de 3430 cm³ com mesma potencia sempre com sistema de injeçao digital de combustivel bosch motronic os carros vendidos na europa e na maioria dos outros mercados usavam uma taxa de compressao de 10 0 1 para 218 cv na america do norte e no japao usava uma taxa de compressao de 8 0 1 e dava 182 cv um 635csi com a transmissao longa para autobahn que seria tradiçao dali em diante fazia o 0 96 km/h em 7 3 segundos e podia atingir 250 km/h o 630cs dava lugar ao 628csi um motor mais moderno e injetado de mesma potencia em 1982 receberia extenso facelift e ficaria bem mais moderno e pronto para os anos 1980 por baixo recebeu tambem atualizaçoes que foram desenvolvidas para o novo serie 5 e24 suspensao freios e componentes eletronicos para todos os efeitos o 635csi e o melhor dos serie 6 o melhor balanço de desempenho suavidade e preço ate hoje mas o mais sensacional e cobiçado de todos nao e ele e o carro que pegando o legado de competiçao do 3 0 csl e9 anterior virou algo realmente exotico qual legado de competiçao do e9 o sensacional motor dohc de 24 valvulas e seis borboletas individuais que nasceu para voar em nurburgring era o m635csi de 1984 ou nos eua e no japao m6 este modelo usava uma versao atualizada do motor m88 de seis cilindros que ja tinha sido amansado para uso no supercarro de rua m1 ainda com 3 5 litros e aspirado era ainda assim uma besta fera ligeiramente amordaçada 286 cv a 6 500 rpm o corte ocorrendo a 6 900 rpm o torque era de 33 6 kgfm a 5 000 rpm era acoplado apenas ao cambio de cinco marchas manual de primeira dogleg o mais leve dos e24 pesava 1450 kg; nao exatamente leve o m635i chegava aos 1600 kg mesmo assim fazia o 0 100 km/h em 6 5 segundos e chegava a 260 km/h fora o berro claro disse a automobile magazine em 1987 o m6 faz apenas musica a sinfonia que emana das seis borboletas individuais do seis em linha e tao arrepiante quanto quanto qualquer coisa deste lado de um cosworth dfv [caption id= attachment_361961 align= aligncenter width= 999 ] dois carros um motor m635csi e m1[/caption] para os eua e o japao alem do nome diferente o motor tinha apenas 260 cv para atendr as legislaçoes de emissao mas ainda tinha desempenho praticamente igual tanto os modelos europeus como os norte americanos tinham um diferencial autoblocante amortecimento mais firme e suspensao mais baixa usava pneus metricos michelin trx 240/45 vr 415 ou seja 16 3 pol de diametro mas o estranho e que em 1989 parou de ser fabricado e ficou sem substituto nunca mais apareceu um na verdade o serie 8 dos anos 1990 era maior mais caro e ainda mais pesado o atual e o mesmo o serie 6 de 2003 tambem nao e exatamente a mesma coisa mas pelo menos chegou mais perto um exemplo de uma empresa que realmente hoje e outra coisa talvez ate de maior sucesso; mas uma que ja nao tem mais nossa inquestionavel afeiçao
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