FlatOut!
Image default
História

BMW Série 6 “Sharknose”: o suco dos anos 1980

O que é a BMW? Antigamente era fácil de responder: sedãs de luxo alemães em três tamanhos, com uns cupês derivados salpicados aqui e acolá, com um viés decididamente esportivo na sua missão de luxo. Era rival-oposto da Mercedes-Benz, que apesar de também alemã, veloz e de luxo, era mais tradicionalista que seu avô jogando gamão e fumando cachimbo. Podia-se ir mais adiante na verdade, e dizer exatamente a especificação técnica básica de todos os seus carros. Todos eram monobloco e de suspensões independentes, McPherson na frente e braço semi-arrastado atrás. Todos tinham um motor em linha de quatro ou seis cilindros na frente, modernos e potentes, e deitados de lado para menor centro de gravidade e capô mais baixo. A tração era sempre, sem exceção, traseira. Depois apareceram os seis em linha e quatro em linha deitados duplicados: os V8 e V12. A suspensão traseira virou multilink, às vezes. Mas por mais de 30 anos a fórmula nasceu, floresceu, se solidificou, e se torno