o mais lerdo dos land rover defender hoje faz o 0 100 km/h em menos de sete segundos simplesmente nao existem mais land rovers lerdos o que parece quase inacreditavel; pela vasta maioria de sua historia a marca inglesa spin off da rover foi muitas coisas para muitas pessoas; mas velocidade decididamente nao estava no menu land rover 1984 legal pacas mas lerdo afinal de contas eram jipes ingleses basicamente para falar de outra marca que costumava ser de carros lerdos mas nao mais um jeep wrangler 392 tem 470 cv hoje e faz o 0 100 km/h na casa dos 4 5 segundos nos faz imaginar qual a utilidade de um supercarro hoje mas deixa para la; o importante aqui e deixar claro que isso e um fenomeno recente bowler tomcat em 1984 quando drew bowler decidiu converter um de seus celeiros em uma oficina de engenharia para construir seus proprios veiculos especiais de rally raid decididamente ainda eram carros lerdos o defender em 1984 podia vir com um diesel de 68 cv ou se voce fosse um fazendeiro rico para pagar o consumo um v8 de 130 cv em carros que pesavam coisa de 1800 kg sem ninguem dentro dificilmente seriam classificados como veiculos de alta performance o chassi do tomcat bowler era um entusiasta de competiçoes piloto de off road e fabricava peças de suspensao do tvr griffith alem de outros componentes metalicos apos modificar um land rover serie i para uso competitivo e ter grande sucesso com isso começou a fabricar veiculos como o seu sob encomenda bowler iniciou sua empresa com 8 pessoas mas logo expandiria seu primeiro produto realmente de especificaçao fixa e nome foi o tomcat por fora podia parecer um defender modificado mas na verdade era bem mais que isso; pode se dizer que era um carro diferente baseado em componentes land rover usando o chassi completamente desmontado uma estrutura tubular era soldada criando um spaceframe que ainda usava os eixos originais e a mecanica do land rover original ainda que o v8 rover de aluminio e 3 5 litros fosse modificado para mais performance todo o exterior era em paineis de fibra de vidro a suspensao era reprojetada molas amortecedores e buchas que permitiam maiores cursos e mais resistencia tambem faziam parte do pacote de alteraçoes bowler wildcat em 1999 o projeto evoluiria para o bowler de maior sucesso o wildcat para se dedicar ao novo carro drew bowler vendeu os direitos de projeto e produçao do tomcat; em 2001 a tomcat motorsport ltd foi fundada e ainda hoje produz os tomcat o chassi do wildcat o wildcat ficaria famoso com um video de 2003 do top gear onde um completamente mesmerizado richard hammond fica impressionado nao so com a incrivel velocidade possivel o 0 96 km/h se dava em apenas 4 8 segundos mas com a invencibilidade do veiculo em geral era inquebravel e segundo a bowler 10 toneladas no teto nao o deformariam nada https //www youtube com/watch v=qf80q9jmac0 e uma evoluçao mais radicalmente voltada as competiçoes o chassi agora e todo tubular um spaceframe com o rollcage integrado bitolas maiores que as do defender e suspensao ainda mais sofisticada se ainda com eixos rigidos o sistema de suspensao utiliza eixos dianteiros e traseiros land rover discovery na ferente dois braços longitudinais que apoiam o eixo por baixo com uma forma de letra c sao usados junto com uma barra panhard os eixos dianteiros sao fixados por barras radiais e uma barra panhard o eixo traseiro e fixado por braços oscilantes e uma articulaçao watts tudo suspenso por molas helicoidais e amortecedores a gas mais modernos com regulagens diversas o cambio em si e o rover r380 manual e o sistema de direçao e o do defender na frente do carro sao tres radiadores; dois de oleo do motor e o outro do cambio o radiador de verdade o de liquido de arrefecimento do motor esta la atras do carro protegido o wildcat de rua o motor v8 rover recuado para dentro do entre eixos era oferecido em varios niveis de preparaçao; motores a diesel tambem podiam ser montados no caso do carro testado por hammond era um v8 5 litros de 300 cv; o carro pesava em torno de 1500 kg custava entao £ 50 mil na inglaterra e o mais incrivel e que podia ser vendido para uso nas ruas o objetivo claro era competiçoes como o rali dakar claro com o interior depenado e cintos de competiçao de cinco pontos mas era um carro de rua; um supercarro fora de estrada com cara de land rover e pedigree de competiçao o wildcat e provavelmente o bowler de maior sucesso com mais de 70 carros vendidos a vasta maioria para competiçao em ralis deserticos de longa duraçao mas em 2008 uma nova evoluçao apareceria fazendo que de novo o antigo projeto fosse vendido para outrem; desta vez para a empresa qt services que fornecia entao suporte aos proprietarios do wildcat enquanto a bowler se concentrava na produçao de seu veiculo mais novo o bowler nemesis bowler nemesis o nemesis e basicamente mais uma evoluçao do carro de corrida da bowler para rally de resistencia como o rally dakar so que agora o desenho externo da carroceria refletiria os produtos mais modernos da land rover grade farois e lanternas traseiras sao do range rover sport e o desenho geral da carroceria lembrava o evoque mas nao se deixe enganar o carro continua uma fera um supercarro para todo terreno assim como o bowler wildcat que o precedeu o nemesis vinha com uma estrutura tubular de aço que incorpora uma gaiola de proteçao como parte integrante da estrutura do chassi mas ao contrario do wildcat o nemesis apresenta um design de suspensao totalmente independente os paineis da carroceria sao feitos de um material composto chamado twin tex com algumas peças de fibra de carbono em areas onde e necessaria maior resistencia e para o tipo de competiçao que faria carregava nada menos que 415 litros de combustivel bowler exr s supercarro todo terreno a bowler oferecia o nemesis com motor v8 aspirado de 4 0 ou 4 4 litros ou um v8 superalimentado de 4 2 litros a transmissao e manual de seis velocidades com a opçao de uma transmissao de corrida dog engadget a traçao e permanente nas quatro rodas com divisao 60/40 porcento do torque para cada eixo o os tres diferenciais sao autoblocantes e existe um bloqueio total manual a crise da economia mundial em 2008 porem atrasou os planos da empresa o novo veiculo foi finalmente relançado como exr em 2014 mas o mais legal e que com ela veio uma versao de rua mais dedicada a exr s de 2015 todo bowler ate ali podia ser usado nas ruas claro mas isso aqui era um passo adiante havia um cuidado para se criar um interior de carro de rua e tornar o conceito de supercarro para todo terreno real https //www youtube com/watch v=e014cu7nw 8 um conceito realmente interessante; a gente fica imaginando como nunca decolou hoje vemos carros como o 911 dakar e o lamborghini huracan sterrato fazerem sucesso mas nao passam de versoes adventure de carros esporte existentes aqui nao; o bowler era um carro de corrida com pedigree agora transposto para as ruas; como a ferrari nos anos 1950 basicamente carros de corrida para as ruas quando os carros de corrida andavam em ruas de verdade projetado com as caracteristicas de resistencia e distribuiçao de peso de um carro de rali mas livre de quaisquer regulamentaçoes de corrida o exr s usava duas opçoes de motor o v8 supercharged de 5 litros do jaguar xkr com ate 600 cv e 64 mkgf ou um v6 diesel turboalimentado de 3 0 litros com 295 cv com o v8 o carro de 1850 kg fazia o 0 100 km/h em 4 2 segundos e era limitado eletronicamente a 250 km/h quem precisa de mais o chassi era de 88’ como os tomcat originais exatos 2235 mm de entre eixos o motor era bem recuado para posiçao entre eixos dianteira a caixa de cambio e automatica de 6 velocidades com controle via borboletas atras do volante e traçao integral permanente dividida 50/50 porcento em cada eixo os freios sao discos brembo de competiçao nas quatro rodas com 360 mm e seis pistoes na dianteira e 340 mm e quatro pistoes na traseira as rodas sao de 22 polegadas com pneus 305/35/r22 a suspensao e magnifica um double wishbone fabricado especialmente para o carro com enorme curso e totalmente independente na dianteira e na traseira com amortecedores bilstein personalizados e molas progressivas eibach a bowler falava em 300 mm de curso mas tudo isso e esperado nos bowler; o que mais impressiona neste era o equipamento e o acabamento de carro de rua sim continuava uma besta fera barulhenta e intratavel mas era uma com quem poderia agora se conviver semi civilizadamente a lista de equipamentos e de carro de luxo moderno farois bi xenonio autonivelantes vidro dianteiro e traseiro aquecidos retrovisores externos eletricos aquecidos trava central direçao hidraulica igniçao passiva sem chave ar condicionado de duas zonas freio de estacionamento eletrico e ate topo de linha em 2015 cd estereo pioneer compativel com bluetooth e ipod e alto falantes enormes na traseira a historia da bowler ia de vento em popa quando do lançamento do exr s mas uma tragedia interveio seu fundador drew bowler faleceu repentinamente na segunda feira 14 de novembro de 2016 a empresa fez um comunicado de que sua morte foi um grande choque para a empresa mas que eles dariam continuidade a sua visao na verdade tudo degringolou dali; como era efetivamente um braço de competiçao da land rover esta adquire a empresa em 2019 mas em dezembro do ano passado finalmente fecha as portas seus funcionarios transferidos para a jlr ou demitidos no fim apenas 7 exemplares do exr s foram feitos uma pena sera que com drew bowler vivo o conceito de supercarro para todo terreno decolaria talvez nao mas pelo menos ainda estaria presente na empresa que leva seu nome pelo menos ainda teriamos os incriveis bowler hoje
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