oficialmente a preparadora oficial da mercedes benz e a amg agora mercedes amg extra oficialmente porem da para dizer que a brabus e a maior especialista em deixar os carros da estrela de tres pontas ainda mais brabus nervosos na verdade eles sao ate meio ignorantes — no melhor sentido possivel colocar um v12 de 800 cv em praticamente qualquer coisa e ou nao e um sinal de pura ignorancia a historia da brabus e uma das mais bacanas entre as tradicionais preparadoras alemas na decada de 1970 o fundador bodo buschmann era um jovem apaixonado pela porsche — e filho do dono de uma concessionaria mercedes benz em bottrop no oeste da alemanha ajudando o pai no negocio ele sempre estacionava seu 911 ao lado do mercedes de seu pai so que o velho nao gostava muito da situaçao e um dia ele perdeu a cabeça dizendo que o rapaz so poderia estacionar na frente da concessionaria quando seu carro tambem fosse um mercedes benz quando viu que a ordem era seria bodo tratou logo de comprar um mercedes — um w116 primeira geraçao do classe s topo de linha da marca ainda que fosse conhecido por ser um carro luxuoso e veloz especialmente na versao 450sel 6 9 equipada com um v8 de 6 9 litros e 290 cv o w116 nao era tao veloz quanto o porsche 911 sendo fa de esportivos bodo logo tratou de transformar seu classe s em um deles nao ha fotos ou relatos a respeito da natureza das modificaçoes mas certamente o carro sofreu modificaçoes mecanicas e esteticas bem interessantes ainda que nos anos 1980 a moda fosse exagerar no visual dizemos isto porque em certo dia de 1977 um cliente do pai de bodo viu o carro estacionado na frente da loja e disse eu quero um carro assim foi o estalo de que bodo precisava para transformar aquilo em um negocio afinal se havia um interessado certamente existiriam mais assim naquele mesmo ano bodo fundou sua propria empresa por questoes legais bodo buschmann precisava de um socio — uma das exigencias do governo alemao para que fosse aberta uma sociedade limitada gmbh e ele logo encontrou um seu amigo de universidade klaus brackman o nome da empresa brabus gmbh surgiu da uniao da primeira silaba dos sobrenomes de ambos brackman e buschmann ainda que brackmann nao tivesse interesse em permanecer no negocio mas apenas em ajudar buschmann nas questoes burocraticas sem ressentimentos brackmann foi demitido e os dois continuaram amigos uma vez estabelecida a empresa buschmann conseguiu convencer o pai a deixa lo usar metade do espaço da concessionaria aquela altura a mercedes benz ja estava perto de lançar a segunda geraçao do classe s a w126 e foi justamente este carro a base do primeiro grande sucesso da brabus o motor era um v12 de seis litros e 300 cv a 5 000 rpm e 46 4 mkgf de torque a 3 750 rpm suficientes para chegar aos 100 km/h em 6 8 segundos no entanto o classe s era so um dos carros cujos proprietarios queriam uma pimenta a mais afinal estamos falando de um legitimo autobahn cruiser grandalhao e imponente a fim de agradar os que fizessem questao de algo menor e mais agil em 1986 veio o classico 190e — aquele mesmo que deu origem ao iconico 190e cosworth — equipado com um v8 de cinco litros e 280 cv vindo direto do classe s para quem quisesse um motor mais leve e tradicionalmente alemao veio um seis em linha de 3 5 litros que entregava 271 cv e 37 9 mkgf de torque era o suficiente para chegar aos 100 km/h em 6 3 segundos se nao parece veloz lembre que estamos falando de um carro de 30 anos atras o grande breakthrough da brabus porem aconteceu em 1991 com a chegada do classe e w124 se a versao mais potente desconsiderando os modelos da grande rival amg tinha um v8 de 280 cv a brabus colocou nele um v12 de 6 9 litros e 508 cv e 72 1 mkgf de torque este carro e considerado ate hoje o primeiro grande classico da brabus tanto que ainda e uma das criaçoes da preparadora que ela mais valoriza foi ai que a brabus conseguiu sua reputaçao internacional ficando conhecida pelo habito de colocar nos carros os maiores motores que conseguisse o primeiro mercedes benz classe c w202 de 1993 por exemplo enquanto o maior motor disponibilizado pela mercedes era o m112 um seis em linha de 2 8 litros e 197 cv a brabus colocava nele um v8 de 5 7 litros 407 cv e 61 mkgf de torque era força o bastante para chegar aos 100 km/h em 5 5 segundos com maxima de 290 km/h tres anos depois em 1996 a brabus ficou famosa por fazer do classe e w210 a geraçao que causou polemica com seus quatro farois circulares o seda mais potente — e veloz — do planeta na epoca [youtube id= pvir9xpczsk width= 620 height= 350 ] aumentando o deslocamento do v12 de 6 9 litros para 7 3 litros a potencia saltou para 582 cv e o torque para impressionantes 78 6 mkgf o resultado era um carro capaz de chegar aos 330 km/h recorde de velocidade entre os sedas com direito a registro no guinness book e tudo a partir dai nao teve remedio a brabus se tornou praticamente sinonimo de v12 ainda que os v8 continuassem no portifolio da preparadora o atual c v8 tem um motor de 6 3 litros com dois turbos e 600 cv ao contrario dos conterraneos e concorrentes da amg — ou mesmo da alpina que pode ser considerada a brabus da bmw — a preparadora fundada por bodo buschmann nao se envolveu com automobilismo preferindo construir seu nome fazendo carros de rua [youtube id= chwrbqiw7vy width= 620 height= 350 ] nos ultimos anos seus carros quebraram recorde atras de recorde de velocidade antes de hipercarros como o hennessey venom gt e o bugatti veyron grand sport vitesse por exemplo o conversivel mais veloz do mundo era um brabus mais precisamente o brabus 800e v12 cabriolet baseado no classe e w211 com 6 3 litros e dois turbos o v12 entregava nada menos que 800 cv dai seu nome e impressionantes 112 6 mkgf de torque acoplado a uma caixa automatica reforçada de cinco marchas o motor era capaz de levar o conversivel ate os 100 km/h em apenas 3 7 segundos com maxima de 370 km/h e provavelmente de girar a terra ao contrario com tanto torque foto autogespot com agora apesar dos numeros de potencia e torque quase sempre estratosfericos os carros preparados pela brabus seguem a linha grand tourer eles nao foram feitos para virar tempos em pista ainda que com suspensao preparada rodas maiores e freios mais potentes certamente sejam capazes de faze lo o barato de um brabus e pegar a estrada — de preferencia uma autobahn alema — em uma longa viagem e sentir cada um dos cavalos trabalhando por isso mesmo a maioria deles tem cambio automatico foto autogespot com por outro lado a preparadora tambem investe em outro tipo de carro os pequenos smart incluindo o fortwo e o roadster cuja fabricante e subsidiaria da daimler ag no caso deles as modificaçoes sao mais voltadas ao visual ao luxo e ao conforto com rodas maiores e acabamento de couro no interior os motores contudo tambem recebem um ligeiro tapa — no caso do tres cilindros de 999 cm³ turbo por exemplo a potencia pula de 84 cv para 102 cv [youtube id= acjowiorx7s width= 620 height= 350 ] um smart brabus seria o companheiro de garagem perfeito para um g500 por exemplo — a preparadora tambem oferece pacotes para o robusto utilitario que pode receber um v8 biturbo de 6 1 litros e 468 cv seria uma garagem e tanto mas nos vamos ficar com os sedas cupes e peruas por favor
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.