toda vez que voce estiver fazendo algo e o conceito tornar se complexo pare jogue tudo fora e comece de novo rigoberto soler rigoberto soler gisbert era uma pessoa de uma epoca diferente de um brasil diferente estava no inicio de tudo liderando o curso de mec out da fei em sao bernardo do campo ate hoje berço da engenharia automobilistica brasileira soler foi alem dos automoveis na fei; com o talav e tantos outros projetos grandiosos pretendia mudar o transporte de pessoas em si e nao somente o automovel [caption id= attachment_301313 align= aligncenter width= 464 ] rigoberto soler[/caption] mas era em seu cerne um engenheiro apaixonado por automoveis e mesmo tendo constituido carreira num pais quase sem tradiçao nenhuma neste campo ainda assim conseguiu criar um numero desproporcional de carros alguns deles hoje lendarios se contarmos seus carros experimentais na fei uma miriade de carros lendarios soler foi professor da turma inicial de gente que se tornou lider na industria nacional; impulsionou gente a sempre querer mais e crescer e foi um dos maiores pais da engenharia automobilistica nacional designer e engenheiro de carrocerias era um homem que conhecia o automovel como um todo coisa que e uma raridade hoje chegou jovem ao brasil em 1950 vindo da espanha onde nascera trabalhou na vemag e na willys onde desenvolveu um carro esporte maior que o interlagos; um cupe baixo usando o seis em linha do aero willys que hoje conhecemos como capeta o carro foi apresentado no iv salao do automovel em 1964 mas nunca chegou a produçao [caption id= attachment_301318 align= aligncenter width= 1021 ] willys capeta[/caption] mas e o que faz em seguida que o faria famoso de verdade um carro esporte brasileiro que chegava a 200km/h; o mais veloz carro nacional um carro hoje lendario que conhecemos como brasinca 4200gt a brasinca a brasinca começou inca; so depois ganhou o prefixo bras para se diferenciar de um concorrente chamado incar e criaçao de sady schueler moura um concessionario ford do interior de sao paulo que inicialmente fazia carrocerias de onibus em metal madeira ainda era mais comum fundada em 1949 a empresa e uma das pioneiras deste pais começou em dois galpoes no bairro da mooca em sao paulo na rua que hoje e a avenida henry ford em 1951 foi a primeira empresa a produzir cabines para os caminhoes fnm outra industria pioneira do brasil a empresa nao para de crescer cria novas carrocerias para a fnm e as produz num ritmo de mais de 200 por mes logo expande para outros clientes e se torna a maior fabrica de carrocerias estamparia e ferramentaria independente do brasil depois de comprar novas instalaçoes em sao caetano do sul no ano de 1959 mercedes benz toyota simca scania e a massey ferguson eram clientes da brasinca bem como a chevrolet sua vizinha em sao caetano do sul que acaba por comprar dela uma infinidade de produtos caçambas de caminhonete cabines duplas e as carrocerias das camionetas amazona depois veraneio alem do furgao corisco [caption id= attachment_301319 align= aligncenter width= 1039 ] o willys boulevard[/caption] um pouco antes de aparecer o capeta de soler a brasinca tenta vender um projeto proprio para a willys um bonito cupe baseado no aero chamado boulevard como a empresa nao se interessou o projeto parou no prototipo mas foi a chama inicial do projeto de soler que traria fama duradoura a empresa o 4200gt o brasinca 4200gt o automovel projetado sob o comando de rigoberto soler na brasinca foi chamado 4200gt e foi mostrado em 1964 com suas vendas se iniciando no ano seguinte soler nao partiu de um chassi existente como o fariam outros fabricantes de carros fora de serie nas decadas seguintes o carro nascia a partir de um monobloco de vigas ocas tipo caixa formando um chassi perimetral integrado ao carro em chapas de aço finas e resistentes ja previam a possibilidade de uma versao conversivel desde o inicio ainda que este demorasse a aparecer tinha frente baixa e agressiva exibia dois farois redondos e as luzes de direçao nos extremos alem de uma tomada de ar no centro do capo atras das rodas dianteiras vinham saidas de ar aplicadas a um recesso que tinha continuidade como um vinco por toda a lateral do veiculo ao inves da fibra de vidro soler optou por chapas de aço moldadas a mao sobre gabaritos nao estampadas a aerodinamica da carroceria foi testada em escala ¼ no tunel de vento do cta obtendo o excelente cx de 0 32 este teste apontou tambem a necessidade de alteraçoes na altura e posiçao dos para choques e de um alongamento de 30 cm no escapamento para fugir da zona de turbulencia que se formava atras do carro e nao haver risco de entrada de gases no interior do veiculo para melhorar a acessibilidade havia dois recortes no teto por onde avançavam as largas portas utilizava mecanica literalmente de caminhao o motor chevrolet brasil uma geraçao anterior a do opala a segunda geraçao do seis em linha chevrolet com quatro mancais apenas fabricada em sao jose dos campos ate 1979 e utilizado nos caminhoes e picapes da marca o motor recebia tres carburadores su h4 iguais aos jaguar e em alguns carros comandos importados iskenderian com 4271cm3 este antigo motor era declarado como tendo 155cv a 4000rpm no 4200gt o torque como se esperaria de um motor de utilitarios era elevado 32 7 m kgf brutos a 3 200 rpm e disponivel desde baixas rotaçoes tinha o cambio sincronizado de tres marchas das caminhonetes mas com alavanca no assoalho e traçao traseira e eixo traseiro chevrolet tambem a embreagem era de acionamento hidraulico a suspensao era bem acertada dianteira independente e traseira com eixo rigido e barras longitudinais molas helicoidais a frente e atras os freios eram das caminhonetes chevrolet a tambor e os pneus eram de medida 175 x 400 os mesmos do fnm jk o motor na realidade era montado baixo em posiçao central dianteira com boa distribuiçao de peso praticamente 50% em cada eixo e baixo centro de gravidade 1 26 m de altura total faziam um carro de otimo comportamento existiu tambem uma versao gts equipada com cambio de quatro marchas taxa de compressao mais alta 8 1 comando de valvulas mais bravo e tres carburadores weber sjoe que levavam a potencia bruta a 171 cv a 4 800 rpm o gts tinha tambem diferencial autoblocante mesmo o carro ‘normal chegava a 200km/h o mais veloz carro brasileiro; o gts nunca foi testado mas estima se a velocidade final perto de 220km/h o acabamento interno era otimo bancos anatomicos de couro reclinaveis painel com revestimento de jacaranda volante esportivo a ventilaçao interna nao era das melhores o que talvez explique a falta de cinzeiro; naquela epoca imperdoavel a produçao era em pequena serie sob encomenda conta o bob sharp o primeiro comprador um gaucho da cidade de quarai proxima a uruguaia artigas aguardou para retirar o carro na fabrica logo que ele saisse da linha de produçao pagou adiantado dispensou qualquer tipo de garantia pediu um para brisa de reserva e desapareceu depois disso apenas enviou um telegrama dizendo que o brasinca era otimo e nunca mais respondeu as insistentes cartas da empresa coisa de uma epoca diferente; desaparecer e hoje impossivel cinquenta modelos foram feitos em um ano mas a brasinca desiste passa os direitos do carro a uma empresa fundada por rigoberto soler walter hahn jr e pedro dos reis andrade a stv sociedade tecnica de veiculos passou a produzir o modelo com o nome de uirapuru em 1966 era apresentado no salao o gaviao uma perua shooting brake para a policia rodoviaria produzida em um so exemplar era blindada e tinha metralhadoras na frente atras da grade uma lenda diz que o gaviao foi doado ao 1° grupamento de policia rodoviaria na via anchieta e utilizado por algum tempo no salao de 1966 era mostrado tambem o uirapuru conversivel que teve apenas tres unidades produzidas para venda em 1967 o carro era descontinuado depois de apenas 76 unidades produzidas a brasinca depois do uirapuru enquanto o uirapuru definhava a empresa onde nasceu ia muito bem obrigado ainda que nao mais fazendo esportivos como ele continuava um grande fabricante de carrocerias e estampados para a industria carrocerias completas montadas e pintadas seriam produzidas por ela como no caso da vw saveiro construida a razao de 200 unidades/dia a partir de 1985 tambem as cabines dos caminhoes volvo e scania seguiam o mesmo esquema em 1987 inaugurou nova unidade em pouso alegre mg e em 1990 adquiriu outra em caçapava sp mas onde fez grande sucesso e fama realmente foi nas picapes cabinadas que faziam sucesso no brasil dos anos 1980 fechado as importaçoes carissimas e super equipadas eram nossos carros de luxo na falta dos importados em 1986 começa a fazer veiculos com sua marca novamente as picapes passo fino e mangalarga era na verdade uma extensao de seu relacionamento historico com a gm criava peruas em chapa de aço profissionais em execuçao com projeto detalhado e estampos profissionais como de fabricante original nao apenas capas de fibra de vidro adaptadas como faziam todos os outros fabricantes de carros desse tipo a passo fino se transformaria depois na bonanza da gm uma perua de entre eixos curto duas portas e cinco lugares a manglarga era a futura veraneio entre eixos longo e ate nove lugares disponiveis nas versoes luxo ou superluxo podiam receber todos os motores das picapes diesel gasolina ou a alcool equipadas com direçao hidraulica ar condicionado estofamento em couro alarme vidros verdes porta copos e acionamento eletrico dos vidros os carros podiam ainda receber grande quantidade de opcionais como poltronas giratorias geladeira televisao de 6″ de tubo em console especial e guincho eletrico a empresa chegou a fazer 80 unidades mensais mas a apariçao da bonanza e a veraneio da gm obrigam a marca a mudar sua linha aparecem as cabine dupla andaluz e a cabine estendida quarto de milha ambas com duas portas a andaluz comportava ate sete passageiros em seus dois largos bancos a quarto de milha por sua vez era uma estendida classica apenas espaço para um compartimento de carga adicional como toda industria nacional a concorrencia internacional abalou a empresa depois de 1990 e a abertura das importaçoes o mercado das caminhonetes modificadas simplesmente sumiu e em 1997 a brasinca entrou em concordata em 1999 a usiminas assumiu o controle da empresa mais uma de nossas empresas que acabou nesta epoca rigoberto soler sabemos se aposentou na fei tendo montado a maior e mais respeitada faculdade de engenharia automobilistica do pais um legado que junto ao do 4200gt e realmente invejavel
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