apesar de termos carros montados no brasil desde o inicio do seculo 20 foi somente a partir de 1956 que eles começaram a ser fabricados por aqui nos primeiros anos eles eram todos modelos estrangeiros produzidos sob licença por fabricantes nacionais como a fnm a romi e a vemag o que era perfeitamente normal para a epoca vide a historia da lada seat e dacia mas nascida como modo de equilibrar nossa balança comercial a industria automobilistica sempre foi mais voltada ao mercado interno — especialmente porque a verdadeira abertura aos importados so aconteceu em 1990; antes disso tivemos um periodo de sobretaxaçao e outro de proibiçao completa [gt40 content tag= classico brasileiro widget= 1 ] as restriçoes comerciais com outros paises mantiveram nosso mercado fechado e bastante limitado em termos de desenvolvimento de modelos nos anos 1960 e 1970 os modelos locais eram em sua maioria variaçoes sutis de projetos estrangeiros o corcel por exemplo era um renault 12 com visual proprio o opala era o opel rekord com inspiraçao americana o karmann ghia tc era baseado no tl que era nossa versao para o vw typ 3 chevette passat e galaxie eram modelos estrangeiros quase sem alteraçoes esteticas/mecanicas e o fiat 147 era um fiat 127 reestilizado nessa epoca apenas brasilia e sp1/sp2 foram desenvolvidos localmente embora usassem o mesmo conjunto mecanico da plataforma typ 3 alema o desenvolvimento nacional de modelos voltados a mercados globais so despontou de verdade no inicio da decada passada mas ele começou um pouco antes disso e esta historia que veremos neste post gol do brasil o gol foi um dos primeiros modelos desenvolvidos do zero para o mercado brasileiro embora usasse uma versao encurtada da plataforma b1 da volkswagen o desenvolvimento desta variaçao batizada bx tambem foi feito no brasil bem como a estilizaçao da carroceria influenciada pelo scirocco e a bizarra combinaçao da plataforma b com o motor boxer arrefecido a ar instalado na dianteira em suas tres geraçoes o gol foi e ainda e exportado para toda a america latina e seus derivados voyage e parati ganharam o green card nos anos 1980 e foram para os eua como volkswagen fox e volkswagen fox wagon — e ate ajudaram a encher as ruas de gotham city em batman o retorno a partir dos aos 1990 e 2000 os argentinos e mexicanos tambem passaram a receber a saveiro e a parati de segunda geraçao na argentina o gol e a parati mantiveram o mesmo nome mas o voyage foi chamado de gacel nos anos 1980 e senda nos anos 1990 no mexico o gol chegou como pointer a parati como pointer wagon e a saveiro como pointer pickup depois do fim da parati com a chegada da terceira geraçao do modelo ele passou a se chamar gol o voyage se tornou o gol sedan e a pointer pickup tambem adotou seu nome de batismo saveiro lazaroni brasiliano fiat brasiliana [youtube id= gbllng0sqp8 width= 620 height= 350 ] nos anos 1980 a fiat tambem resolveu exportar a elba a versao perua do uno que so existiu no brasil e argentina o modelo foi para a europa em duas versoes um furgao de carga com dois lugares chamado fiat penny; e a duna weekend a versao de quatro portas da perua que foi oferecida na europa continental o fiat penny foi oferecido entre 1986 e 1991 na europa no reino unido na irlanda e na nova zelandia as versoes com o volante na direita eram chamadas de citivan tanto na versao com o volante na direita quanto nas versoes com o volante no lado esquerdo o motor era o fiasa 1 1 de 56 cv ja a duna weekend foi oferecida nas versoes 60 e 70 — a primeira com o motor 1 1 de 56 cv e a segunda com um 1 3 de 67 cv havia ainda o duna weekend ds equipado com um motor diesel 1 7 de 60 cv [youtube id= 3rke05alicg width= 620 height= 350 ] em 1990 a fiat assumiu o controle da innocenti e passou a vender a elba como innocenti elba ate 1996 quando a perua deixou de ser produzida nesta fase a elba passou a ser equipada com um motor 1 4 i e monoponto de 69 cv e com o nosso conhecido 1 6 mpi porem com apenas 75 cv o mille tambem embarcou para a italia para se tornar o innocenti mille e foi vendido ate 1997 quando a marca finalmente foi descontinuada vem ni mim fiat ram diferentemente da primeira geraçao o atual fiat uno foi desenvolvido no brasil bem como sua irma trabalhadora a fiorino com a aquisiçao da chrysler pela fiat e a formaçao da fiat chrysler automobiles a marca ram foi promovida a divisao de veiculos comerciais e utilitarios do grupo na america do norte onde o nome fiat nao quer dizer muita coisa e foi assim que nossa pequena fiorino foi parar no lado de cima do equador onde e vendida exatamente como a brasileira — com o motor 1 4 evo 650 kg de capacidade de carga — porem com um nome mais interessante ram promaster rapid quem tambem foi desenvolvida aqui e migrou para os estados unidos mexicanos foi a picape strada que la e oferecida como ram 750 — uma referencia a sua capacidade de carga em quilos great news the dacia sandero is half brazilian depois que a renault emplacou o dacia logan no brasil apesar do design racional e suas linhas retas a marca francesa decidiu usar a mesma plataforma para produzir um modelo mais inspirado com mais apelo emocional voltado aos mercados emergentes foi por isso que o pessoal do technocentre de paris atribuiu parte do desenvolvimento a engenharia da renault no brasil e na romenia o modelo alias e tao brasileiro que foi o primeiro renault da historia a fazer sua estreia oficial fora da frança — ele foi apresentado em dezembro de 2007 em florianopolis [youtube id= ylxcu7e8if0 width= 620 height= 350 ] depois do brasil o carro foi lançado no restante da america latina e na europa incluindo o reino unido — para delirio de james may no exterior a primeira geraçao teve motores 1 2 16v de 75 cv 1 4 8v de 75 cv 1 6 8v de 85 cv e 1 6 16v de 105 cv ja a segunda geraçao usa um 0 9 turbo de 90 cv e 1 2 16v de 70 cv logistica reversa nos anos 1990 a linha brasileira da chevrolet era toda composta por modelos opel mas isso começou a mudar com o lançamento do celta em 2000 produzido sobre a plataforma do corsa b foi nessa epoca que surgiu a meriva que fez o caminho inverso dos seus companheiros de showroom em vez de vir da europa e ser rebatizada como chevrolet ela saiu do brasil e foi para a europa ser rebatizada como opel [youtube id= tyo333ot13y width= 620 height= 350 ] a primeira geraçao da meriva a unica que tivemos por aqui era baseada na plataforma do corsa c e foi desenvolvida pela gm do brasil em parceria com o centro de desenvolvimento da opel em russelsheim enquanto nos brasileiros tivemos que nos contentar com os motores 1 4 8v e 1 8 com oito e 16 valvulas na europa ele foi lançado com motores 1 6 8v de 87 cv 1 6 16v ecotec de 101 cv e 1 8 ecotec de 125 cv em 2005 ele passou por um facelift que trouxe o motor 1 4 ecotec de 90 cv o 1 6 twinport de 105 cv e o 1 6 ecotec turbo de 180 cv sim 180 cv para a versao esportiva opc o 1 8 de 125 cv foi mantido ate o fim de sua produçao em 2009 fordlandia a primeira geraçao do ecosport foi desenvolvida no brasil como uma versao local do ford fusion europeu que era mais um mpv do que um suv urbano compacto como o nosso quem tem boa memoria sabe o ecosport se tornou um sucesso instantaneo criou um segmento e o liderou mesmo apos a chegada do renault duster quando o ecosport estava prestes a ganhar sua segunda geraçao a ford decidiu adotar como estrategia a oferta de todos os seus modelos em todos os mercados em que participa foi assim que o mustang acabou anunciado oficialmente pela primeira vez no brasil e foi assim que nosso ecosport de segunda geraçao foi parar nos eua e na europa alem da india tailandia japao china e australia la fora ele e oferecido com os motores 1 0 ecoboost de 101 cv e 125 cv bem como os sigma 1 5 de 110 cv e 1 6 de 122 cv e o duratec 2 0 de 178 cv quem tambem acabou entrando nessa volta ao mundo foi a terceira geraçao do ka o modelo tambem foi desenvolvido pela ford do brasil e atualmente e oferecido no mexico na europa e na india la fora ele e equipado com um motor 1 2 de 70 cv ou 85 cv bem como o 1 5 de 105 cv alem de um motor diesel 1 5 de 100 cv [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] fox on the run originalmente o modelo de entrada da volkswagen na europa e o polo mas nos anos 1990 a marca precisou de uma resposta aos modelos subcompactos de seus rivais e criou o lupo como seu novo modelo de entrada nessa mesma epoca a volkswagen estava desenvolvendo o projeto tupi um compacto brasileiro dai o nome do projeto que deveria substituir o gol a partir de 2003 o problema e que por ser um projeto mais moderno a volkswagen nao conseguiu torna lo acessivel o bastante para posiciona lo como modelo de entrada e foi assim que o fox acabou lançado como compacto intermediario entre o gol e o polo [youtube id= waq_jc7bjpo width= 620 height= 350 ] e foi justamente por isso que ele acabou ganhando sua passagem de ida para a europa quando o lupo saiu de linha em 2005 a volkswagen exportou o fox para substitui lo os modelos vendidos na europa eram basicamente os mesmos daqui porem com motores 1 2 de 56 cv e 1 4 de 76 cv no lugar dos 1 0 e 1 6 oferecidos no brasil ele tambem tinha um motor turbodiesel de 1 4 litro e 71 cv apesar das dimensoes adequadas ao gosto europeu sua qualidade de construçao e acabamento foi criticada pela imprensa alema bem como seu desempenho em 2012 o fox acabou substituido pelo up algo que aos poucos esta acontecendo no brasil tambem sua versao perua tambem foi desenvolvida no brasil e vendida fora daqui o spacefox e vendido na argentina chile e uruguai como suran peru como spacefox mexico como sportvan e argelia como fox plus
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.