rebel rebel you’ve torn your dress rebel rebel your face is a mess rebel rebel how could they know hot tramp i love you so era uma linda manha de verao em 1964 as montanhas da riviera francesa brilhavam pacificamente banhadas por seu sol magnifico mas o silencio tranquilo daquelas montanhas entao pouco povoadas era quebrado naquela manha pelo inconfundivel som de um motor de competiçao ja de longe podia se reconhecer o som como um ferrari de 12 cilindros aquele inconfundivel som de seda sendo rasgada infinitamente aquele magnifico rumore dei dodici cilindri de quem os modeneses falam com tanto orgulho https //flatout com br/motores lendarios o ferrari v12 colombo/ e nao qualquer ferrari de doze cilindros era claramente um colombo o pequeno tres litros que praticamente sozinho com sua força suavidade e seu inconfundivel e divino som fez a fama da ferrari e nao qualquer v 12 colombo mas uma versao de competiçao o volume e o tom visceral do berro nao deixando qualquer duvida a respeito disso [caption id= attachment_380894 align= aligncenter width= 999 ] o v12 testarossa 3 litros 6 webers 7000 rpm 300 cv 200 kg e o grito mais rasgante que voce ja ouviu[/caption] mas o carro que trazia consigo esse divino caos e desordem era diferente dos belissimos e reluzentes ferrari de passeio com os quais aquelas estradas estavam acostumadas o carro que devorava aquelas estradinhas deliciosas banhado pelo sol do sul da frança era tudo menos reluzente o som e a cor vermelha denunciavam que so podia ter vindo de maranello mas o vermelho era quase fosco sua carroceria cheia de cicatrizes e marcas de batalha por fora nada nenhum logotipo ou letreiro dizia a marca do carro e apenas uma bandeira estampada seus paralamas dianteiros com os dizeres scuderia serenissima repubblica di venezia dava alguma pista de sua origem e aquela carroceria definitivamente nao se parecia com qualquer coisa que tinha saido de maranello ate entao e se pensarmos bem mesmo desde entao era algo tao diferente e estranho tao longe da tradicional ideia do belo tao longe da pureza de linhas tao reverenciada pelos carrozzieri italianos que nao poderia ser um ferrari na frente um nariz pontudo e cheio de entradas de ar baixo e ameaçador atras a carroceria seguia praticamente reta desde o para brisa acabando em um corte abrupto no fim do carro incrivelmente parecia uma perua um furgao de entrega um furgao maluco cosmico maligno um fiorino demente vindo das profundezas do inferno e baixo extremamente baixo a ponto de la dentro seu jovem piloto se encontrar em posiçao totalmente ginecologica pernas para cima e volante no meio delas e o v 12 de tao baixo e recuado no cofre praticamente a seu lado https //www youtube com/watch v=1nglumg9zzy mas o que estava fazendo ali um carro de corrida certamente nao era nenhuma competiçao nao ali e certamente nao na alta temporada uma olhada nos seus ocupantes joga um pouco de luz no assunto o motorista um jovem sorridente com oculos escuros modernos e cabelos louros e aparencia de gala de cinema a seu lado rindo compulsivamente da situaçao ridicula mas divertida uma belissima morena tambem jovem seus hipnotizantes olhos verdes escondidos por enormes lentes de oculos escuros e seu cabelo bem cuidado protegido debaixo de um belissimo lenço persa atras dos dois um monte de malas femininas amontoava a parte de tras do bolido mas ao chegar perto da cidadezinha de saint maxime surpresa uma barreira policial com os gendarmes de armas em punho ameaçadores carro parado de longe vem um recado de megafone saiam do carro com as maos para cima parece que alguns cidadaos pacatos ficaram com medo daquela coisa estranha e barulhenta e chamaram a policia mas o que fazia essa gente bonita a caminho de saint tropez num carro de corrida antes de matar o suspense vamos começar do começo vamos voltar um pouco atras no tempo para um famoso hiato na historia de um grande engenheiro italiano giotto bizzarrini bizzarrini faz o 250 gto evo [caption id= attachment_380903 align= aligncenter width= 967 ] bizzarrini 1964[/caption] como ja contamos aqui no flatout bizzarrini e uma das vitimas da noite do facao aquele episodio onde em 1962 os gerentes da ferrari reclamaram com enzo dos desmandos de sua senhoura dona laura ferrari e foram todos sumariamente demitidos hoje e facil de ver que foram ingenuos; naquela epoca nunca imaginaram tal coisa possivel olha veja so todo mundo e substituivel quem diria https //flatout com br/ferrari ameacada os ats 2500 gt e 2500 gts/ contamos aqui o que fizeram em seguida muitos deles fizeram juntos a ats uma empresa que queria fazer ferrari melhor que a ferrari ironicamente foi justamente a falta de um lider inconteste como enzo que fez a ruina da empresa funcionarios socios e agregados concordavam em basicamente nada e brigas italianas acaloradas com braços para cima e gestos esquisitos acabam prematuramente com toda a coisa https //flatout com br/10 motivos para voce saber mais sobre giotto bizzarrini/ bizzarrini ao mesmo tempo fazia de tudo um pouco criou o v12 da lamborghini e os iso rivolta sob contrato; acaba fazendo sua propria marca a bizzarrini em sua livorno natal mas antes de tudo isso entre a demissao e o envolvimento com iso lamborghini e ats trabalhou para o seu amigo conde volpi em seus carros de corrida o conde volpi era um entusiasta dos automoveis e das competiçoes era tambem jovem apenas 24 anos em 1962 e muito muito rico seu pai o anterior conde giuseppe volpi famoso por criar o festival de cinema de veneza acabara de falecer deixando para o filho mais velho a fortuna da familia uma das mais tradicionais e famosas da italia descendente direta dos doges de veneza sua scuderia serenissima ativa em competiçoes de primeira linha e usando na maioria das vezes ferraris ja mostrava que o jovem conde queria deixar sua marca no mundo do automovel como sabemos o envolvimento do conde com a ats o deixa em problemas com enzo; ao ligar para saber quando as 250 gto que encomendara para sua scuderia chegariam foi transferido para o comendador himself que disse pode esquecer os gto s ja vendi para outro se depender de mim voce nunca mais tera um ferrari bleinnnnnn volpi obviamente nao curtiu nada isso conversa com o amigo bizzarrini para desabafar bizarrini como sabemos era o criador do gto um detalhe que viria a calhar calmo como sempre nosso heroi fala para o amigo relaxa se ele nao vende nos fazemos um na verdade a gente pode fazer algo ate melhor tenho algumas ideias que nao tive tempo de incluir no gto voce faz o seguinte compra a berlinetta 250 gt swb do olivier gendebien da ecurie francorchamps da belgica que esta a venda e ja tem o motor mais forte do testarossa tenho certeza; eu mesmo mandei instalar e leva para a sede da serenissima em modena quando chegar la me avisa que eu ja começo a trabalhar nele com o pessoal vamos fazer uma evoluçao da gto com base nela o velhote vai se dar mal nessa [caption id= attachment_380904 align= aligncenter width= 999 ] bizzarrini com o iso grifo a3/c base do 5300gt[/caption] a ideia de bizzarrini era recuar ainda mais o motor para o centro do carro e faze lo mais baixo ainda; algo que depois faria de novo em seu iso grifo de competiçao carro que originou o bizzarrini 5300gt o 250 gto e o inicio o bizzarrini 5300gt o fim; no meio ha o carro que faria para volpi a breadvan e assim nas instalaçoes da neri & bonacini em modena subcontratada para ser a sede da scuderia serenissima bizarrini recua o motor e o rebaixa ainda mais do que havia feito no gto cria uma incrivel carroceria teoricamente ainda mais aerodinamica e certamente mais baixa que a do gto e com dutos e aberturas colocadas com cuidado para refrigeraçao e exaustao de freios e radiador o carro acaba pesando quase 100 kg a menos que o ja leve gto e volpi ate hoje sustenta que era este seu segredo o motivo de ser bem mais rapido que os carros de enzo mesmo sem contar com o novo cambio de cinco marchas criado para o gto mas o que todo mundo notou de imediato foi a carroceria permanece sendo um dos carros mais facilmente reconhecidos da historia uma cruza maldita de um furgao de entregas e um ferrari gto quando apareceu pela primeira vez em le mans os franceses logo o apelidaram de la camionette em sua proxima apariçao em brands hatch os ingleses o chamaram de the breadvan o furgao de padeiro e assim ficaria para sempre conhecida nao ganhou muita coisa mas sempre enquanto nao quebrava era mais rapida que os gto e isso bastava para fazer sua fama o jovem conde eventualmente se desencanta das competiçoes e aposenta seu estranho ferrari e passa a usa lo como seu meio de transporte mais frequente hoje parece absurdo usar um carro de corrida nas ruas mas de novo era um tempo diferente volpi certamente faz sucesso no jet set da riviera com o carro por algum tempo uma das historias dessa epoca conta que sem conduçao no fim de uma festa na casa do conde em monaco gianni agnelli herdeiro da fiat pega emprestado o breadvan como achava que o carro parecia um rabecao chegando em casa ainda meio alto da noitada instrui seu mordomo a pinta lo todo de preto quando acorda de manha olhando de sua sacada agnelli ve um sujeito com pincel pintando o carro de volpi de preto ja tinha pintado toda a traseira e estava chegando no capo quando agnelli esbaforido chega no patio pedindo para que pare volpi riu muito da coisa toda e usou o carro meio preto por mais algum tempo ate se cansar [caption id= attachment_380883 align= aligncenter width= 999 ] um modelo replicando o livery meio preto da riviera circa 1963[/caption] e nessa epoca que acontece o quiproquo que contamos no inicio os dois dentro da breadvan eram parte do jet set e amigos de volpi o motorista era gunther sachs famoso playboy alemao filho do dono da fichtel & sachs com uma senhoura de sobrenome von opel a bela morena ao seu lado ninguem menos que a princesa soraya do ira guenther sachs pedira emprestado o maluco carro de corrida de seu amigo volpi para impressionar a sua nova conquista a belissima ex mulher do xa do ira sachs tinha ido busca la em cannes para passar uma temporada em sua casa em saint tropez o episodio acaba com a prisao dos dois e uma festa das revistas de fofocas da epoca em 1965 volpi acaba vendendo o carro para um entusiasta de detroit nos eua pela merreca de 2 500 dolares hoje o carro restaurado e vivendo na alemanha tem um valor literalmente incalculavel apesar de nao ter a chancela da ferrari e aceito como uma evoluçao do gto gto evo e para muitos ainda e o mais fantastico de sua especie o ferrari rebelde; um ferrari que nao era ferrari mas era mais veloz e o mais absurdo brinquedo que um playboy ja teve para brincar na riviera hey babe your hair s alright hey babe let s go out tonight you like me and i like it all we like dancing and we look divine you love bands when they re playing hard you want more and you want it fast they put you down they say i m wrong you tacky thing you put them on para saber mais tudo que foi contado neste post e muito mais esta disponivel no incrivel livro de marc sonnery rebel rebel um livro inteiro contando a historia de somente um carro parece enfadonho mas nesse caso e como uma grande aventura logo na capa se ve o carro em reforma numa rua de detroit nos anos 1970 um carro de valor hoje incalculavel perdido numa ruazinha de detroit sendo reformado como um carro qualquer ja vale o livro inteiro mas varias outras aventuras e viagens epicas sao recontadas de forma magistral um livro magnifico que conta a historia de um carro incrivelmente legal altamente recomendado
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