imaginem a cena 1990 autodromo da daytona ducatis hondas suzukis e outras marcas se preparando para a prova battle of the twins que se iniciaria em breve de repente chega um neo zelandes com jeitao caipira tira do trailer uma moto estranha azul e rosa e começa a prepara la para a disputa confesso que fosse eu engenheiro da ducati nem daria bola para aquilo mas depois da corrida provavelmente comeria meu diploma aquele kiwi simplesmente saiu de um arquipelago no fim do mundo e mostrou a todos como fazer uma moto de corrida seu nome todos viriam a conhecer depois john britten nascido em christchurch nova zelandia o garoto john passou perrengue na escola devido a dislexia ainda na infancia seu talento para construir coisas despontou começou construindo seus proprios carrinhos de rolima; aos 12 anos comprou um motor a combustao e construiu seu primeiro kart aos 13 ele e um amigo acharam uma indian scout coincidentemente o mesmo modelo que fez a fama de seu idolo burt munro numa vala e juntos a restauraram dai surgiu a paixao do garoto pelas duas rodas mal sabia ele que revolucionaria o motociclismo sendo assim nao foi surpresa quando aquele menino apesar das dificuldades advindas da dislexia se formou engenheiro mecanico dentre outras atividades ele foi trabalhar no reino unido onde participou da equipe que projetou a ligaçao entre as rodovias m1 e m4 do arquipelago voltando para seu pais natal desempenhou diversas atividades no ramo da engenharia o que lhe proporcionou um vasto conhecimento de metalurgia e design de peças ele era um raro tipo de cara que nao tinha medo de por a mao na massa e levava a filosofia do do it yourself a serio por exemplo reformando sua casa ele nao gostou de nenhum modelo de maçaneta torneira e puxador de porta de armario a venda no mercado ao inves de tentar decidir entre o menos feio ele usinou as proprias peças do jeito que queria valendo se dessa experiencia e atitude e sendo um piloto de motovelocidade amador e bem facil supor que seu proximo passo seria melhorar a ducati que ele usava como moto de corrida começou projetando uma nova carenagem porem o quadro e motor da moto nao eram la tao bons em um segundo momento construiu um novo quadro mas o motor nao era confiavel a partir dali ele fez como na reforma de casa como nao estava bom acabou fazendo tudo do zero do jeito dele nao sabendo que era impossivel foi la e fez com um orçamento limitado uma equipe pequena uma folha de papel em branco doses cavalares de criatividade e inventividade tipicas do povo neozelandes ele simplesmente ignorou todos os livros de engenharia de motocicletas e fabricou no quintal de casa uma das motos mais incriveis de todos os tempos a britten v1000 apesar da grana curta nao poupou esforços em ter os melhores materiais embarcados numa epoca em que fibra de carbono era material de espaçonaves alienigenas e carros de f1 que dançavam nos boxes a v1000 utilizava em carenagem braços de suspensao chassis e ate mesmo nas rodas titanio confere aço inox confere kevlar confere mas nao era so em materiais que o modelo se destacava na busca por alivio de peso e resistencia britten decidiu pelo exotico arranjo de motor como componente estrutural sim senhores o motor era tambem o quadro da moto essa e uma das maneiras mais eficientes de alivio de peso projetar uma peça para exercer duas funçoes a partir do motor era preso o subchassi dianteiro que comportava a suspensao dianteira guidao e painel; braço de suspensao traseiro banco e radiador que ficava debaixo do banco a suspensao dianteira usava uma soluçao genial nunca antes pensada para corridas um arranjo do tipo hossach de braços duplos sobrepostos e garfo rigido ligando a roda dianteira a esses braços segundo britten com esse arranjo trail e caster angulos cruciais para determinar o comportamento dinamico da moto eram variaveis e ele poderia facilmente ajustar a geometria da moto para agilidade em circuitos travados ou estabilidade em retas e curvas de alta na traseira um braço preso ao motor utilizando conjunto mola amortecedor unico e ajustavel seria um arranjo bem comum nao fosse o fato dele ter colocado o coilover a frente do motor para facilitar na refrigeraçao do oleo do amortecedor mas e o motor ele projetou e forjou todas as peças no quintal de casa usando ate mesmo agua da piscina para resfriar o metal forjado um v2 com cilindros a 60o todo em aço cabeçotes com 4 ou 5 valvulas dependendo da versao e duplo comando valvulas e bielas em titanio a cilindrada era variavel dependendo da configuraçao mas sempre entre 1 000 e 1 100 cm³ o propulsor gerava cerca de 160 cv nas configuraçoes mais fortes o que era um assombro para a epoca para modelar as carenagens e outras partes ele comprou arame no 9 e pegou a pistola de cola quente da esposa emprestado apos isso moldou a fibra de carbono sobre a estrutura de arame e fez todo o processo de cura em autoclave fechando o pacote embreagem seca normalmente as motocicletas possuem embreagem banhada a oleo e injeçao eletronica programavel com um dos primeiros sistemas de data loggin utilizados em um veiculo de duas rodas poucas peças nao foram construidas por ele coilovers ohlins freios brembo pneus injeçao eletronica e outros componentes eletricos basicamente quando terminou nao so havia construido a moto de corrida mais avançada ate aqueles dias como tambem uma obra de arte linda esguia organica pesava apenas 138 kg em ordem de marcha para se ter uma ideia isso e 10 kg mais leve que uma honda cb 300 equipada com abs [youtube id= 818cig e_vi width= 620 height= 350 ] pois bem em 1990 ele levou a moto para correr nos eua conseguiu a 3ª e 5ª colocaçoes na battle of the twins em daytona e chamou a atençao do mundo a partir dai começava uma carreira vitoriosa a moto era tao rapida que em determinadas provas os pilotos contratados por ele passavam empinando pelos adversarios foto nina crawford/bsb pix britten tornara se celebridade no meio sua moto e exibida em varias capas de revista mundo afora e ele e aclamado como um genio das pranchetas conseguira realizar um feito tao notavel quanto aqueles de seus idolos e compatriotas burt munro bruce mclaren e bill hamilton inventor dos jet boats saiu de uma ilha isolada no oceano pacifico para assombrar o mundo com um feito notavel [youtube id= qm_anwaodd4 width= 620 height= 350 ] infelizmente em 1995 descobriu que estava com cancer e morreu no dia 5 de setembro daquele mesmo ano aquela altura ele ja havia provado ao mundo que era possivel um cara construir uma moto em casa e competir de igual para igual com as maiores empresas do mundo mesmo com o desenvolvimento cessado prematuramente sua criaçao continuou vencendo corridas ate 1998 uma prova incontestavel do trabalho estupendo feito por um sujeito que levava a filosofia do it yourself as ultimas consequencias
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