muitos dos leitores do flatout ja viram um video em que dois bmw coupe e36 se digladiam com um chevrolet vectra primeira geraçao e um toyota seda em que sobram toques carros amassados imagens sensacionais uma narraçao em ingles e ate um dedo do meio em um take onboard e tambem ja viram o desfecho vectra fora da corrida e o piloto um pouco nervoso com os colegas de profissao se ainda nao viu o video esta ai embaixo mas quem sao esses caras qual o campeonato e que carros eram esses saberemos agora [gt40 content search= bmw widget= 1 ] [youtube id= qi8litf5a2s width= 620 height= 350 ] começando pelo começo o negocio foi gravado no btcc ou campeonato britanico de carros de turismo os carros toyota carina bmw 318is e vauxhall cavalier a versao inglesa do nosso chevrolet vectra de primeira geraçao que la manteve o nome local da versao inglesa do nosso monza os pilotos envolvidos steve soper e tim harvey da vic lee motorsport ambos de bmw will hoy pela rouse sport a bordo do toyota e john cleland da dave cook racing services/swindon com o vauxhall a prova decisao do campeonato do btcc de 1992 em silverstone narraçao do video murray walker lendario narrador britanico de esportes principalmente esportes a motor e por que cazzo a disputa envolveu tanta raiva e pancadaria o btcc sempre foi uma categoria conhecida pelos pilotos que corriam por si acima da equipe por isso era muito comum pilotos da mesma equipe batalhando uns contra os outros e em situaçoes extremas ate mesmo batendo uns contra os outros como will hoy e andy rouse sendo esse ultimo o piloto e dono da equipe de toyota carina nos mostram nesse video [youtube id= tzvprfbrw2a width= 620 height= 350 ] mas a vic lee motorsport de tim harvey e seus bmw 318is mudariam isso em algumas provas steve soper trabalhou para beneficiar harvey o que nao soava de bom tom para as outras equipes harvey estava correndo o campeonato desde o inicio enquanto steve soper nao correu as duas primeiras etapas por ter contrato com a bmw no dtm e haver coincidencia de datas ou seja nao teria como em situaçao hipotetica estar lutando pelo titulo e nao estava sendo assim por que nao usa lo como um bom e fiel escudeiro num campeonato que chegava a sua ultima etapa com tres pilotos disputando o titulo para ajudar um pouco dois fatores ajudaram a temperar a disputa a bmw contava com um sistema abs nos seus carros o que ajudava a atrasar ao maximo as frenagens e john cleland tinha sofrido um acidente em testes que causou fraturas na coluna e no osso esterno e que o fizeram necessitar de injeçoes de analgesicos no peito e almofadas para competir naquele momento tinhamos john cleland com 145 pontos tim harvey com 142 e will hoy com 141 e na classificaçao a coisa ja começou maluca devido a uma chuva os postulantes ao titulo largaram em 7º cleland 9º hoy e 12º harvey em resumo quem chegasse na frente ganhava 4 de outubro de 1992 foi o dia da pancadaria ou melhor da final do campeonato [youtube id= uzxlgawfeiq width= 620 height= 350 ] caso queiram ver a parte decisiva adiantem para 9 55 do video se nao assistam inteiro vale a pena will hoy larga bem e passa john cleland enquanto steve soper e tocado por outro vauxhall cavalier roda e e atingido por um peugeot 405 apesar de parecerem feios os danos no carro de soper sao apenas de carroceria nada estrutural e o carro volta a disputa com will hoy em quarto cleland em quinto e harvey em sexto o titulo ficaria nas maos do piloto do vauxhall ate entao a despeito da decisao de titulo nada de mais acidentado ocorria ate chegarmos as tres ultimas voltas da prova quando o amarrotado bmw de steve soper chegou na 7ª posiçao logo atras dos postulantes ao titulo começou a guerra com menos de duas voltas para a chegada harvey passa a quinto e forçosamente manda hoy para fora da pista na curva copse perdendo embalo ao fazer isso sendo assim cleland e soper o ultrapassam em uma formaçao na qual cleland ainda e campeao entao soper passa cleland por dentro na curva vale e nesse momento do video vemos um dos lances mais legais disso tudo cleland no onboard e gravado mandando um gesto bonito com o dedo do meio no qual o narrador murray walker numa saia justa gigante abusa do humor cinico britanico e solta um i m going for first says john cleland eu chego em primeiro diz john cleland saibam que a corrida estava sendo transmitida para o reino unido inteiro ao vivo e todo tipo de pessoas estava assistindo naquele momento na curva seguinte cleland perde uma marcha e passado por tim harvey e bloqueado por soper jogo de equipe certo porem cleland num ato de desespero tenta passa lo na curva seguinte a esquerda brooklands pela grama pega uma zebra as duas rodas internas sobem ao ar ele escora seu carro no carro de soper e na curva a direita em seguida soper vem por dentro e nem se esforça em fazer a curva simplesmente deixa o carro bater no de cleland mandando ambos para a caixa de brita fazendo assim com que cleland abandonasse a corrida e tim harvey ganhasse o campeonato cleland no pos corrida chamou soper de animal e acham que ficou tudo por isso mesmo bem ficou semanas apos o ocorrido houve um julgamento no tribunal do rac real clube de automobilismo do reino unido mas ambos soper e cleland alegaram que foi um acidente de corrida e evitaram puniçoes maiores palavras do proprio cleland o rac queria a cabeça de soper eu e ele contratamos advogados e iriamos para o tribunal com filmagens fotos e testemunhas porem na noite anterior eu disse aos meus companheiros na vauxhall que eu nao via razao nisso nada devolveria meu campeonato e soper perderia a licença de piloto para o ano seguinte [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] liguei ao soper e nos entramos no acordo de dizermos para a corte que tratou se de um acidente de corrida mas eu disse que ambos precisamos aprender com isso disse cleland em um gesto tipico dos gentlemen drivers britanicos e assim foi um dos desfechos de campeonato mais lembrados da historia e cleland teve que esperar mais dois anos para conseguir o titulo dele a bordo do mesmo cavalier
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.