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Sessão da manhã

Bugatti EB110 SS: o quase esquecido (e totalmente incrível) antecessor do Veyron

Não é difícil acreditar que o Bugatti Veyron, o superlativo supercarro com motor de oito litros, 16 cilindros, quatro turbos e mais de 1.000 cv capaz de chegar aos 400 km/h, foi o carro que marcou a volta da Bugatti à fabricação de automóveis. Destacar-se pela força era o caminho lógico a seguir depois de, no início do século, ser a fabricante dos carros mais luxuosos do mundo, vencendo as 24 Horas de Le Mans de 1937 e 1939 no processo. Acontece que houve outro antes do Veyron, ainda que ele definitivamente não tenha a mesma fama: o EB110 — que já tinha a mesma pretensão de ser o supercarro mais rápido do planeta quando foi lançado, em 1991. A Bugatti renascera em 1987, quando foi comprada pelo empresário italiano Romano Artioli e uma nova fábrica, ao norte de Modena, foi construída. Era o fim de um hiato de 38 anos que começou logo por causa da morte de Ettore Bugatti, fundador da empresa, em 1949. Os primeiros protótipos