nao e dificil acreditar que o bugatti veyron o superlativo supercarro com motor de oito litros 16 cilindros quatro turbos e mais de 1 000 cv capaz de chegar aos 400 km/h foi o carro que marcou a volta da bugatti a fabricaçao de automoveis destacar se pela força era o caminho logico a seguir depois de no inicio do seculo ser a fabricante dos carros mais luxuosos do mundo vencendo as 24 horas de le mans de 1937 e 1939 no processo acontece que houve outro antes do veyron ainda que ele definitivamente nao tenha a mesma fama o eb110 — que ja tinha a mesma pretensao de ser o supercarro mais rapido do planeta quando foi lançado em 1991 a bugatti renascera em 1987 quando foi comprada pelo empresario italiano romano artioli e uma nova fabrica ao norte de modena foi construida era o fim de um hiato de 38 anos que começou logo por causa da morte de ettore bugatti fundador da empresa em 1949 [youtube id= nvq_aqaqb1i width= 620 height= 350 ] os primeiros prototipos com monocoque de aluminio ja traziam as linhas ousadas da carroceria com proporçoes imponentes formato de cunha e qualidade de construçao extremamente cuidadosa para um supercarro depois os carros começaram a ser feitos com monocoques de fibra de carbono que era fabricado pela francesa aerospatiale especializada em avioes e acredita se que existam apenas algo entre 31 e 38 exemplares da versao mais rara e potente a ss lançada em 1992 apesar de ter quatro cilindros a menos que o veyron o v12 de 3 5 litros e 60 valvulas do eb110 ja era sobrealimentado por quatro turbocompressores e tinha velocidade maxima impressionante na primeira versao eb110 gt o motor entregava 560 cv a 8 000 rpm suficientes para chegar aos 100 km/h em 4 2 segundos com maxima de 336 km/h — o que fez dele o carro mais rapido do mundo em 1991 foram fabricadas por volta de 95 unidades do eb110 gt na ss a mais rara o motor entregava 612 cv a 8 250 rpm sendo capaz de levar o esportivo aos 100 km/h em 3 2 segundos com maxima de 348 km/h — 1 km/h a menos que o jaguar xj220 que tirou o recorde do bugatti eb110 gt pouco antes do lançamento do ss eb110 gt os caras do clube supercar driver — uma associaçao britanica de proprietarios de superesportivos e carros exoticos que promove passeios provas de arrancada e track days com supercarros e depois coloca tudo no youtube — tem naturalmente acesso a algumas preciosidades do mundo automotivo por isso decidiram inaugurar uma webserie sobre os supercarros mais marcantes dos anos 90 o primeiro episodio de 90 s supercar legends foi dedicado ao eb110 e o carro poderia ser qualquer um dos trinta e poucos exemplares do modelo supersport que existem eles encontraram o primeiro [youtube id= kj0w_oyujhq width= 620 height= 350 ] de acordo com o video o primeiro bugatti eb110 ss de todos foi encomendado pelo sultao do brunei sempre ele e agora pertence ao colecionador brian davis que refere se carinhosamente a sua coleçao como um belo estabulo de garanhoes italianos em estado verdadeiramente impecavel explorar o carro de davis e uma bela maneira de conhecer todos os detalhes do antecessor do veyron o interior e um dos mais bem acabados entre os supercarros da decada de 1990 diferentemente de rivais como a ferrari f50 e o mclaren f1 por exemplo seu apelo e bem menos racer e mais proximo dos carros de luxo com couro costurado a mao por todos os lados apliques de fibra de carbono de verdade no painel e o letreiro bugatti em aluminio escovado nas soleiras das portas os bancos concha sao de fibra de carbono revestida com couro e o interior do carro de davis parece o de um carro zero quilometro nao ha muitas barreiras entre o cofre e a cabine o que torna a experiencia de andar em um eb110 sempre deliciosamente barulhenta ah e o console central exibe orgulhoso a alavanca da transmissao manual de seis marchas a traçao integral distribuia 27% do torque para as rodas dianteiras e 73% para as rodas traseiras enquanto os freios eram a disco da brembo [youtube id= ecxfr2jwi2e width= 620 height= 350 ] a carroceria projetada por marcello gandini o mesmo designer do lancia stratos e do lamborghini countach e giampaolo benedini traz o classico formato de cunha com uma grade dianteira que remete aos bugatti do inicio do seculo e tambem esta presente no veyron portas tesoura e asa traseira ajustavel de fibra de carbono o motor e coberto por uma tampa de vidro o que da a oportunidade de ver todo o trabalho do sistema de injeçao quando o acelerador e pressionado no inicio de 1994 michael schumacher ajudou colocar o eb110 em evidencia ao comprar um exemplar amarelo do modelo ss com a publicidade positiva artioli animou se demais e decidiu comprar outra fabricante de automoveis a lotus foi um erro — a ma administraçao do dinheiro levou a bugatti a dificuldades financeira e depois a falencia sem duvida o eb110 e um carro fantastico e ao contrario do veyron ate foi transformado em carro de competiçao — como um bom bugatti foi nas 24 horas de le mans de 1994 quando quando um unico eb110 com potencia reduzida para 600 cv para adequar se as regras foi inscrito na prova por uma equipe independente o carro largou em em 17º lugar na classificaçao geral e 5º na categoria gt1 mas nao terminou a corrida por problemas nos turbocompressores depois disso o eb110 participou do circuito americano de endurance disputando provas como as 24 horas de daytona em 1995 e 1996 sem muito sucesso com a sequencia de recordes de velocidade maxima do jaguar xj220 em 1992 e do mclaren f1 em 1993 e a chegada de outros supercarros como o diablo e a f50 o bugatti eb110 teve sua curta trajetoria ofuscada sorte a nossa que existem fas dedicados a preservar sua memoria
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