hoje as historias de sucesso os transformadores da realidade mundial vem do vale do silicio todo mundo conhece a historia de jobs e wozniak criando computadores na garagem nos anos 1970 e chamando os de apple todo mundo sabe como um estereotipo de nerd bill gates se tornou o homem mais rico do mundo todo mundo conhece os antissociais e/ou esquisitissimos zuckerberg bezos musk o mundo hoje muda completamente por causa deles para o bem ou para o mal; o nosso julgamento do merito disso pouco importa sao eles os agentes da mudança e esta mudança tem a cara deles; megalomaniacos nerds antissociais que enxergam a sociedade como uma maquina a ser programada [caption id= attachment_302469 align= aligncenter width= 820 ] henry ford 10 milhoes de carros depois[/caption] entre 1880 e 1910 outro tipo de gente mudou o mundo alguns deles como o agro boy puritano henry ford eram tambem esquisitissimos megalomaniacos mas de qualquer forma o jeito que mudaram o mundo foi bem diferente nos deram os automoveis fizeram eles baratos e nos soltaram por ai neles a mudança foi no mundo real fisico o automovel nos libertou das amarras geograficas e nos deixou livres para explorar esse mundao ai fora ruas estradas cidades foram construidas e modificadas em funçao desse meio de transporte pessoal tao util estes grandes pioneiros esses genios tecnologicos do passado criaram empresas cujos nomes ainda ressoam tantos anos depois como conhecidos buick ford renault citroen austin daimler e benz todos nomes de gente pessoas para sempre lembradas pelo que fizeram se essa pratica de dar o nome dos fundadores a empresa tivesse sobrevivido apple seria jobs & wozniak e facebook se chamaria industrias zuckerberg reunidas ou algo que valha para ficar em dois exemplos conhecidos [caption id= attachment_302470 align= aligncenter width= 999 ] um idoso karl benz e seu triciclo de 1886[/caption] mas para cada ford que amealha uma fortuna ainda util para seus descendentes 100 anos depois historias de todo tipo acontecem andre citroen se afunda em dividas e morre de infarto antes de sua empresa crescer sobremaneira com o traction avant; louis renault morre numa prisao francesa como colaboracionista depois da segunda guerra sua empresa estatizada louis chevrolet morre pobre em certo ponto nos anos 1930 trabalhando numa fabrica da chevrolet como mecanico e para fazer uma piada de humor negro gratuita para com a nossa querida vw seu fundador se suicida num bunker em berlim no ano de 1945 mas nenhuma historia e tao incrivel como a de david dunbar buick e william crapo billy durant e a criaçao da general motors ambos viveram para ver sua criaçao se tornar a maior empresa do mundo um gigante de um tamanho inimaginavel que produzia metade dos carros do mundo em seu auge mas ambos neste ponto ganhavam a vida de forma humilde e sem participaçao nela trinta e cinco milhoes de automoveis foram feitos ate hoje com o sobrenome de buick orgulhosamente exposto na grade do radiador mas ele pessoalmente participou da fabricaçao dos primeiros 120 carros apenas e como isso foi acontecer david dunbar buick buick foi descrito de varias formas fuçador inventor sonhador incansavel experimentador mas tambem um pessimo empresario tambem um cara dificil de lidar introvertido e meio ranzinza buick e um pioneiro quase esquecido como pessoa mas como marca continua sendo famoso os carros com seu nome extremamente populares na china o maior mercado do mundo hoje como todos sabem perdeu toda a fortuna que fez ao fim da vida era um instrutor na escola tecnica de detroit a detroit school of trades mas nao parecia infeliz com seu infortunio pelo contrario parecia ter se achado como professor no fim da vida bruce catton um historiador famoso o entrevistou em 1928 para um jornal encontrou um senhor de setenta e cinco anos e cabelos brancos magro e olhos claros e alegres [caption id= attachment_302473 align= aligncenter width= 640 ] buick nos anos 1920[/caption] disse a catton quando questionado dos milhoes de carros com seu nome e nenhum centavo chegando a seu bolso eu nao me preocupo com isso fracasso e o do homem que fica no chao quando cai do sujeito que fica sentado imovel reclamando do que aconteceu no passado ao inves de se levantar e ir atras do que fara hoje e amanha isso e sucesso aprender com o passado mas se preocupar so com o futuro david dunbar buick nasceu na escocia na cidade de arbroath em 17 de setembro de 1854 veio aos eua com os pais com dois anos de idade apenas e eventualmente sua familia se estabeleceu em detroit como e na historia de muitas crianças desta epoca perde o pai cedo aos cinco anos de idade e por isso nunca teve educaçao formal vai entregar jornais trabalhar em fazendas e outros serviços do tipo desde cedo ate que aos 15 anos de idade consegue um emprego na alexander manufacturing company em detroit que fazia itens de encanamento tubos torneiras valvulas e coisas do tipo em 1882 com 28 anos compra o negocio entao falido junto com um socio seu amigo william sherwood a buick & sherwood prospera entao com sherwood na administraçao e buick um inventor por excelencia criando patente atras de patente no campo das privadas e banheiras; o logotipo da empresa inclusive era uma privada com caixinha de descarga produto de maior sucesso da buick uma parte da historia que provavelmente a gm prefere manter no esquecimento buick realmente acerta na loteria quando inventa uma maneira de fazer as banheiras de ferro fundido receberem um grosso esmalte branco; o metodo e licenciado mundo afora e banheiras brancas e banheiros totalmente brancos viram mania mas parece que o campo das privadas descargas e banheiras nao e um que prende a atençao do irrequieto buick mais interessado em fazer coisas novas era incapaz de apenas administrar um negocio de sucesso quando descobre a grande novidade de seu tempo o motor a combustao interna fica maluco decide se dedicar a fazer aquela maquina com tantas possibilidades embutidas em si funcionar corria o ano de 1895; charles b king dirigiria o primeiro automovel em detroit em 1896; mais tarde no mesmo ano henry ford quebra a parede de sua casa para tirar de dentro dela seu primeiro carro o quadriciclo e anda com ele pela cidade [caption id= attachment_302475 align= aligncenter width= 999 ] uma banheira buick [/caption] cheio de entusiasmo nosso heroi vende a buick & sherwood em 1899 e abre a buick auto vim and power company uma fabrica de motores para aplicaçoes maritimas e agricolas para trabalhar consigo contrata outro genio mecanico de cabeça dura walter marr e outro inventor de origem francesa chamado eugene richard apesar do objetivo inicial ser apenas desenvolver motores logo buick se dedica a criar um automovel inteiro mas seu espirito fuçador nao consegue colocar nada em produçao; o capital da empresa começa a desaparecer rapidamente e apenas um automovel buick um prototipo existia mas buick e seus dois tecnicos tinham agora uma nova e revolucionaria invençao patenteada em 1902 o motor valve in head era na verdade o primeiro ohv comando no bloco e valvulas no cabeçote acionadas por varetas e balancins numa epoca em que o normal eram valvulas laterais buick richard e marr cada um depois reinvindicaria a invençao como sua e a verdade nunca saberemos; o fato e que a patente e em nome da empresa ou seja nao importa quem teve a ideia a patente era de buick o dono do empreendimento em 1903 porem o dinheiro acaba a salvaçao vem com o investimento de um amigo e figura importante na industria de entao benjamim briscoe uma nova empresa e formada a buick motor company mas o novo negocio vinha com um problema parte do investimento era de uma industria de veiculos de traçao animal em flint ali mesmo no michigan o centro desta industria entao a flint wagon works nao queria ficar de fora da revoluçao sem cavalos e estava pronta para investir na buick desde que ela se mudasse para sua cidade no meio do ano de 1903 a buick estava instalada em flint no ano de 1903 16 carros foram feitos em 1904 34 todos eles ainda maquinas experimentais vendidas a preços absurdamente caros mas começavam a fazer uma marca a mudança para flint acaba por colocar buick com menos poder na empresa que criou agora administrada por investidores mas tambem foi importante para fazer entrar nesta historia outro personagem importante billy durant william crapo durant e a gm [caption id= attachment_302477 align= aligncenter width= 640 ] william crapo durant[/caption] logo quando chega em flint buick vem a conhecer billy durant ate entao cetico sobre o automovel durant era um bem nascido industrial da regiao de flint seu avo era um magnata da industria madeireira que criou a cidade e a familia era bem de vida se quisesse billy nao precisaria trabalhar um dia de sua vida mas trabalhar nunca fora problema para durant na verdade era um incansavel empreendedor um capitalista classico seu negocio naquele ponto eram as carruagens sua durant dort carriage company estava perto de se tornar o maior fabricante mundial de veiculos de traçao animal e ele neste ponto realmente estava entre a parcela da populaçao que existia em numero nada desprezivel que odiava a novidade do momento o barulhento fumacento e impossivelmente veloz automovel olhando de fora da calçada achava os perigosos a ponto de proibir seus familiares de andarem nas traquitanas mas david buick o convence a dar uma volta com ele em um de seus carros um momento corriqueiro num dia comum na agitada flint de 1903 os dois se aboletam num buick e se preparam para partir algo que parecia totalmente irrelevante olhando de fora mas que teria efeitos ainda sentidos ate hoje quase 120 anos depois [caption id= attachment_302472 align= aligncenter width= 800 ] marr e o primeiro buick em flint[/caption] aboletado naquele pequeno carro guiado por seu criador billy durant teve uma daquelas epifanias que mudam a vida e depois o mundo inteiro entendeu rapidamente que aquilo era o futuro que uma vez experimentado ninguem em sa consciencia ia querer selar um cavalo a facilidade de se por em movimento a velocidade o conforto e a sensaçao de controle absoluto eram absolutamente ineditas e agradabilissimas vendedor nato entendeu na hora que poderia vender milhares talvez milhoes daquilo e que suas carroças e carruagens logo iriam ser relegadas a museus uma visao do futuro ali naquele momento nascia em espirito dentro da cabeça de billy durant a general motors logo durant entra como investidor e principal executivo na buick durant era como um furacao; onde quer que entrasse tudo mudava para seu ritmo frenetico nao dormia muito nao parava muito tempo no mesmo lugar e sempre seguido de assessores fazia negocios e decidia coisas incessantemente durante o dia inteiro a buick entao tinha vendido pouco menos de 40 carros em sua curta historia durant coloca um estande no salao de nova york de 1904 e toma conta dele pessoalmente; volta para flint com mais de 1 100 pedidos firmes a buick finalmente parava de patinar ganhava traçao e começava a andar ao ritmo de durant [caption id= attachment_302481 align= aligncenter width= 999 ] chevrolet pilotando um buick de corrida[/caption] vendedor incansavel durant cria uma equipe de competiçao para promover a marca esta equipe faria muito mais que apenas competir mandada para toda feira no interior do pais anunciava premio polpudo para qualquer cavalo que pudesse bater o buick em uma arrancada muito da popularizaçao do automovel deve se a este show itinerante de buicks brancos pelo interior dos eua o seu principal piloto era um famoso frances bigodudo e grandao chamado louis chevrolet em 1908 durant forma sua visao de um conglomerado de empresas tanto produtoras de automoveis quanto fornecedores de autopeças seria uma holding central operando varias marcas e se tornando a maior empresa automobilistica do seu pais quiça do mundo humilde durant decididamente nao era o nome depois de desistir de global motors foi finalmente decido como general motors em sua nova empresa a ambiçao e ansiedade de billy durant explodem era incansavel continuava trabalhando quase 24 horas por dia e expandindo o seu conglomerado em 1908 durant compra 20 empresas um ritmo absolutamente frenetico tinha uma fe inabalavel no futuro do automovel e sua industria em 1906 quando automoveis ainda estavam firmemente posicionados como brinquedos caros para os ricos durant em um almoço com seus amigos charles nash e josiah dallas dort seu socio na durant dort previu sem medo com absoluta certeza que um dia iria vender cem mil carros ou mais em um ano os dois ouvintes se entreolharam em silencio quando durant os deixou para novamente se mergulhar no trabalho nash vira para o amigo e diz dallas o billy esta louco e foi esta fe inabalavel em um futuro que se mostraria no fim real que o levou a falir a gm pela primeira vez sim praticamente cem anos antes da mais recente falencia em 2009 a gm parou sem dinheiro para manter a maquina andando preocupado em expandir a empresa apenas o impulso comprador de billy durant acaba por fazer a empresa completamente insolvente no verao de 1910 a produçao da gm para completamente a exceçao foi somente a cadillac onde o respeitado henry leland consegue um emprestimo para conseguir pagar seus funcionarios e continuar operando o impensavel acontece entao durant e demitido um consorcio de bancos de nova york resolve investir na gm mas somente se ele fosse retirado das operaçoes obviamente durant ainda manteve uma quantidade substancial de açoes o que lhe garantia uma cadeira no conselho financeiro mas sem poder algum para dirigir a empresa que criara eventualmente criaria a chevrolet e com a força dela voltaria ao poder na gm mas em 1920 estava fora de novo apesar de um genio em levantar qualquer empresa nao tinha um ponto morto uma sobremarcha de cruzeiro se me permitem o trocadilho infame continuava acelerando como se pudesse crescer indefinidamente para sempre o que era impossivel durant acaba perdendo toda sua participaçao no gigante que em pouco tempo nas maos do hiper pragmatico alfred e sloan se tornaria a maior empresa do mundo algo de valor incalculavel durant em seus ultimos dias nos anos 1940 acaba administrador de uma casa de boliche em flint david buick muito antes disso tudo ja tinha deixado a empresa que levava seu nome em 1906 quando durant chegou seu poder nela acabou e resolveu sair vende sua parte pelo equivalente a tres milhoes de dolares em dinheiro de hoje depois disso faz investimentos malsucedidos no petroleo da california e em imoveis da florida e tenta fabricar carburadores sem sucesso buick fez um breve retorno ao negocio automotivo em 1921 como presidente da lorraine motors e em 1923 com o projeto do dunbar um prototipo que nao deu em nada em 1928 confessa a bruce catton na famosa entrevista ja citada que esta sem dinheiro e que o emprego de professor e o que o mantinha um ano depois vem a falecer e e enterrado no cemiterio de woodmere em detroit dois homens importantes cujo trabalho criou uma empresa que emprega milhares de pessoas mundo afora inclusive aqui no brasil a mais de 100 anos mas que no fim nao ganharam muito com isso como buick mesmo disse cair e se machucar e ruim mas se voce se levantar e continuar nada do que ficar para tras no frigir dos ovos importa a historia porem julga a todos; pelo menos nessa conta o saldo dos dois e positivo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.