o que e um cadillac para a maioria nao importam as decadentes decadas de 1980 e 1990 nem o renascimento de 2000 em diante quando a marca tentou ser uma bmw/mercedes benz/ audi americana sem muito sucesso talvez algo mude com a proxima tentativa de reviver a marca como carro premium hoje em dia se iguala a eletrico a empresa parece estar com um produto matador no suv lyriq um carro que tem todos os recursos de engenharia da gm e toda sua estrutura por tras [caption id= attachment_311737 align= aligncenter width= 1476 ] em 2000 uma volta a le mans [/caption] mas o fato e que a imagem mais solidificada da marca continua mesmo pelo menos 40 anos desde o fim deste tipo de carro como sendo aquela do luxo americano classico sedas gigantescos onde a alta tecnologia era aplicada somente para deixar o motorista o mais isolado da estrada e do clima la fora possivel sem fazer esforço algum luxo classico que vem de conforto de uma suspensao macia entre eixos grande e bitola tambem larga peso de caminhao um enorme e tranquilo v8 e transmissao automatica macia como seda chinesa em um carro que nao tinha vergonha de seu tamanho; de fato o propagandeava e muitas vezes era maior do que precisava ser apenas para ser grande mesmo durante os anos imediatamente apos a segunda guerra ate 1970 a cadillac fazia jus a seu sobriquet de standart of the world os cadillac ja tinham mais de 300cv ar condicionado vidros eletricos bancos eletrohidraulicos com memoria radios com memoria de estaçao espelhos e travas eletricas tetos eletricos retrateis e muito mais numa epoca em que o dono de rolls royce tinha que usar manivela para subir o vidro e o dono de mercedes benz que tivesse mais de 100cv era feliz; o maior mercedes tinha 3 litros e seis cilindros bmw vendia isettas e a audi ainda estava escondida nas entranhas de dkw’s com motor de dois tempos luxo era o que a cadillac fazia; se considerava tao acima de todos que nem sabia o que acontecia no resto do mundo corridas de carro de jeito nenhum entraria numa atividade tao vulgar por isso a tradiçao da marca em competiçoes nao e la muito grande de fato quando decidiu que queria competir com as alemas nos anos 2000 pensou que para ter credibilidade frente as alemas teria que vencer nas pistas afinal de contas e em le mans e nurburgring de monza a monte carlo que a fama de engenharia superior de marcas como a mercedes se consolidou sem vencer pensou a cadillac nao havia credibilidade frente aos europeus foi a primeira vez que pensou assim e resolveu fazer algo a respeito nascia o cadillac northstar lmp era na verdade uma serie de prototipos de le mans construidos pela cadillac para uso na american le mans series bem como uma tentativa de levar a cadillac as 24 horas de le mans northstar vinha dos motores; versoes do v8 dohc com que a cadillac fazia seu retorno nas ruas competiu de 2000 ate 2002 quando a general motors decidiu cancelar o projeto para se concentrar exclusivamente nos corvette de competiçao [caption id= attachment_311755 align= aligncenter width= 999 ] le mans de novo 2023[/caption] a cadillac voltou as corridas de prototipos em 2017 com o cadillac dpi vr no campeonato weathertech sportscar imsa americano recentemente confirmou que disputara as 24 horas de le mans em 2023 com seu novo hipercarro gtp mas nenhuma dessas tentativas de vencer le mans neste seculo foi a primeira vez que a marca esteve em le mans na verdade em 2000 propagandeou que iria voltar a frança depois de exatos 50 anos mas o que ela nao disse e que esta primeira participaçao em 1950 nao teve absolutamente nada a ver com a marca ou a gm foi uma iniciativa particular e patriotica de uma pessoa sozinha uma pessoa de um tipo que nao parece mais existir e que colocou a marca nas pistas muito antes dela acreditar que algo poderia vir disso; e assim criou a base filosofica para a volta atual se nao fosse briggs swift cunningham ii le mans e cadillac seria algo injustificavel [caption id= attachment_311757 align= aligncenter width= 900 ] cunningham em le mans 1950 sim isso e um cadillac[/caption] cunningham tem uma longa historia com a corrida francesa mas esteve la com cadillacs apenas uma vez em 1950 sua primeira vez mas foi uma participaçao tao lendaria que ate hoje e lembrada nos dois lados do oceano atlantico nao e a toa; a guerra mal tinha acabado e aquela corrida acostumada a carrinhos pequenos com motores bravos e giradores e invadida por verdadeiras belonaves de batalha dois imensos cadillac com motores enormes e de giro baixo mas tao potentes e bem grandes que assustavam todos e um deles era realmente uma apariçao um monstro que nem parecia ter rodas quem era aquele milionario maluco com carros tao diferentes os franceses adoraram cunningham e rapidamente ele se tornou uma figura intrinsicamente ligada ao lugar e as 24 horas de le mans cunningham o gentleman driver briggs swift cunningham aquele sem o ii briggs swift cunningham senior ja nasceu bilionario seu pai acumulou uma riqueza consideravel operando barcos fluviais e no transporte maritimo depois entrou no negocio de embalagem de carne em cincinnati ohio lar da familia e o que fez com essa fortuna a tornou maior tornou se fundador e presidente de um grande banco na cidade bem como diretor da pennsylvania railroad entre varios outros negocios cunningham sr tambem foi o principal financiador da empresa de sabonetes procter & gamble william cooper procter seria o padrinho de seu filho o cunningham que e centro desta historia [caption id= attachment_311766 align= aligncenter width= 999 ] briggs swift cunningham ii 1907 2003 [/caption] briggs swift cunningham ii entao nasceu no proverbial berço de ouro mas nao teve um pai cunningham senior morreu antes dele completar 5 anos de idade sua mae o criou e era a quem devia satisfaçao as propriedades da familia eram estruturadas de tal forma que os herdeiros de cunningham nao receberam o controle total da propriedade ate os quarenta anos de idade e por isso que nao se dedicou mais cedo a competiçao sua mae nao aprovava desde cedo nutria paixao por automoveis e corridas mas nao podia exerce la totalmente se dedica entao ao iatismo onde ficaria extremamente famoso eventualmente talvez mais do que com automoveis eventualmente ganhou o primeiro america’s cup do pos guerra em 1958 para seu pais quando construiu e foi o capitao do veleiro columbia na prova este feito imediatamente o tornou um heroi americano [caption id= attachment_311739 align= aligncenter width= 999 ] bumerc genial [/caption] cunningham se tornou o prototipo do gentleman; um patriota que nao precisava trabalhar mas considerava que tinha um dever para com seu pais na guerra fazia patrulhas anti submarino na costa americana pela marinha mas em avioes que ele mesmo comprara para ajudar o esforço de guerra construiu o veleiro columbia e venceu a famosa prova para os eua e se nunca venceu le mans tentou com vontade e mostrou a capacidade de seu pais que seria finalmente provada em 1966 com a vitoria da ford e seguro afirmar que sem cunningham os americanos nao conheceriam e participariam de le mans com tanto afinco se nem cunningham venceu la era um desafio que valia a pena tentar cunningham começou a competir em nivel amador nos anos 1930 conhecia plenamente o que havia de melhor no mundo a respeito de carros e na verdade tinha a maioria deles na garagem mas achava que os carros americanos poderiam com um pouco de modificaçoes chegar facilmente ao nivel europeu a primeira mostra disso foi quando em 1939 criou o bu merc o carro era um chassi de buick century 1939 zero km claro com o oito em linha de 5 2 litros preparado e montado mais para tras e mais baixo no chassi; uma carroceria de um mercedes benz ssk acidentado completava essa cruza bastarda entre um buick e um mercedes o carro teve alguns bons resultados em corridas locais americanas nas maos de cunningham e de miles collier ate o fim dos anos 1940 a veia hot rodder do gentleman afloraria em seguida quando em 1949 luigi chinetti o convidou o a competir em le mans com dois carros em 1950 e condicionalmente em 1951 caso conseguisse terminar a primeira prova embora semi desconhecida para americanos cunningham sabia da importancia da prova; se fosse vence la seria num carro americano cunningham vai a le mans como todo mundo em 1949 cunningham ficou impressionadissimo com o novo cadillac v8 este motor seria o desenho basico de todo motor v8 americano depois dele alta compressao possivel pelos novos aditivos na gasolina comando unico no centro do v operando valvulas paralelas no cabeçote via varetas e balancins um motor compacto potente e robusto no cadillac dava 160 cv a partir de 5 4 litros mas para torna lo competitivo em le mans cunningham imaginou um hot rod colocar este motor no mais leve e agil ford 1949 tambem um carro novo e moderno mas menor que os mastodonticos cadillac montou os carros e começou a prepara los mas os comissarios tecnicos de le mans barraram a inscriçao na corrida nao era um carro de serie o que fazer agora bem se nao tem tu vai tu mesmo briggs compra dois cupes cadillacs completos com intençao de prepara los para a corrida o primeiro coupe de ville foi enviado para a frick tappett motors que havia criado os fordillacs recebeu carburaçao dupla dutos de ventilaçao para os freios e um tanque de combustivel maior o regulamento nao permitia muitas modificaçoes entao o carro correria com ate o radio original de fabrica [caption id= attachment_311764 align= aligncenter width= 580 ] o fordillac proibido[/caption] o outro carro foi bem mais modificado visando melhor performance na verdade so o chassi do cadillac foi mantido sob a supervisao e desenho de howard weinman engenheiro aeronautico foi criada uma nova carroceria de aluminio com a ajuda da grumman aircraft e um tunel de vento em escala reduzida a nova carroceria era tambem mais aerodinamica alem de leve chegava a 220 km/h aproximadamente 40 km/h a mais que o carro original o motor foi preparado com um estranho coletor para cinco carburadores maior taxa de compressao e cambio de tres marchas original com alavanca na coluna de direçao [caption id= attachment_311758 align= aligncenter width= 999 ] carro de corrida [/caption] o desenho era realmente estranho parecia um hovercraft as rodas escondidas pela carroceria baixa e desajeitada e era ainda enorme; apenas 87kg mais leve que o cupe com bancos sofa e radio original imagine esses dois leviatas de quase 1800 kg chegando na vilazinha de la sarthe em 1950 onde povoavam apenas 2cv e renault rabo quente de 750 cm³ o cupe original apelidado pelos franceses com um personagem atrapalhado dos quadrinhos chamado petit pateud seria pilotado pelos irmaos miles e sam collier com o numero 3 e o carro modificado seria pilotado por phil walters e briggs cunningham himself este foi apelidado de le monstre o monstro por motivos obvios; correria com o numero 2 [caption id= attachment_311750 align= aligncenter width= 999 ] le monstre [/caption] a equipe de cunningham fez muito sucesso na prova; o clima de amizade e bom humor desta equipe correndo com carros estranhos logo conquistou os franceses e as equipes rivais; nao se esperava muito deles mas mesmo assim todos torciam por um sucesso e foi um sucesso sim e nao os carros tiveram muitos problemas mecanicos na prova e o monstro perdeu muito tempo atolado na areia depois de uma rodada mas ainda assim o cupe nr 3 chegou em 10° lugar e o monstro nr 2 em 11° na primeira visita ao circuito e com carros largamente originais ouvindo radio era o inicio de uma longa jornada de cunningham para um dia ganhar le mans estaria de volta no ano seguinte e em todo ano ate 1955 mas agora com carros de corrida que ele mesmo construira os cunningham usando motores chrysler hemi v8 depois de desistir deles em 1955 voltaria com uma equipe de fabrica da chevrolet com corvettes e outras vezes como piloto mas nunca conseguiria vencer la infelizmente nem toda historia heroica acaba em vitoria as vezes o merito esta mesmo em tentar de qualquer forma e graças a ele que a cadillac hoje pode declarar que tem uma historia longa no circuito frances mesmo que no frigir dos ovos ela so tenha aparecido por la de verdade 50 anos depois de cunningham
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