estamos entregando o carro de produçao mais rapido da america para qualquer pessoa que possa pagar por ele diz reeves callaway enquanto inala nervosamente o ultimo milimetro de um marlboro lights torto e amassado de zero a 96 km/h sao 4 6 segundos quarto de milha oito segundos e meio depois velocidade maxima na faixa de 270 km/h entao sabe como e a entrega do carro e sempre um momento de ansiedade para mim tambem john phillips iii automobile magazine maio 1988 mesmo hoje trinta e dois anos depois lembro de ler estas palavras como se fosse ontem …as he nervously inhales the last millimeter of a crooked marlboro lights foi a primeira revista que tirei da estante ao começar a trabalhar nesta materia como seria bom se coisas mais importantes como a teoria da mecanica dos fluidos tivessem sido impressas em minha mente tao indelevelmente quanto esta passagem irrelevante de uma reportagem sobre um corvette obscuro em 1988 mas eu sei por que me lembro tao bem disso em 1988 era uma pessoa diferente um jovem de 19 anos que nao conhecia ninguem tao obcecado por automoveis quanto ele proprio nem remotamente me achava esquisito diferente sem amigos antes da internet achar gente com interesse semelhante ao seu nao era nada facil a nao ser claro se seu interesse fosse futebol ou as intrinsecas sutilidades ritmicas e atleticas embutidas dos passos da lambada assunto serio em 1988 o mercado de automoveis era fechado e portanto alem da barreira financeira existia outra barreira entre o jovem mao e um corvette de quase 400 cv a intransponivel barreira da proibiçao de importaçoes lia revistas americanas como se le ficçao cientifica para libertar a cabeça de uma realidade chata e sonhar em possibilidades diferentes ainda que virtualmente impossiveis a passagem foi importante para mim entao porque imediatamente tirou o papo do campo da ficçao e o trouxe a realidade exatamente como reeves callaway eu tambem fumava na epoca marlboro lights invariavelmente crooked ones tirados de um maço amarrotado no bolso de minhas calças jeans e eu tambem nervosamente sugava seu ultimo milimetro antes de joga los fora imediatamente o sonho estava um pouco mais perto e gente como reeves callaway parecia real e nao obra de ficçao gente parecida comigo isso sem falar que o texto e a reportagem de john phillips iii sao sensacionais ainda hoje uma longa viagem acompanhando um dono retirando seu novo carro na fabrica de callaway em old lyme connecticutt e e curioso acabar lendo de novo esta reportagem na mesma semana em que soube que depois de 30 anos de casa phillips foi demitido da car & driver parece que parte de uma mudança radical na direçao da revista onde ele ultimo dos veteranos nao tinha mais lugar muito mudou no mundo comigo e com phillips nos 32 anos que separam nosso primeiro encontro nas paginas da automobile magazine mas as vezes para melhor hoje temos a internet e um oasis como o flatout onde encontramos gente parecida com a gente aos montes e onde podemos discutir por horas se a rebinboca de titanio casa melhor com a parafuseta de fibra de carbono ou aço sem medo de parecer esquisitos e onde graças a deus nao se fala de lambada mas no caso de reeves callaway pouco mudou depois deste primeiro corvette turbo sua excepcionalmente bem organizada empresa nunca mais deixou de estar ligada a gm ate hoje nao nao sei se ele ainda fuma marlboro lights mas sou capaz de apostar que como eu abandonou o cigarro faz tempo isso tambem mudou desde 1988 fumar passou de desejavel para socialmente inaceitavel sua historia e mais uma das vezes que vemos um entusiasta se dedicando ao automovel por paixao pura para encontrar sucesso quase como que por sorte mas no caso dele tal coisa nao e estranha na verdade se dedicar de corpo e alma a alguma paixao e depois torna la um negocio de sucesso e quase uma tradiçao familiar para os callaway e e por isso que esta historia começa antes de reeves nascer callaway senior nao sou um vendedor bom o suficiente para vender um produto mediocre nossa filosofia como empresa nao importa o que fizermos e fazer sempre o melhor se nao o fizermos outra pessoa o fara ely callaway jr [caption id= attachment_267599 align= aligncenter width= 677 ] ely callaway jr [/caption] o pai de reeves callaway era uma pessoa realmente especial e seria um gigante de onde alguem nunca poderia escapar da sombra para uma pessoa normal para nossa sorte reeves e tudo menos normal ely callaway era um empresario nato e uma criança criada durante a grande depressao americana nos anos 1930 com o dinheiro acumulado vendendo revistas e livros de porta em porta aos 11 anos compra uma arvore de pessegos em um pomar que lhe rende uma colheita de 750 dolares sua familia nao era pobre classe media confortavel dona de uma pequena fabrica de tecido a familia desejava que se formasse engenheiro para continuar o negocio; ely queria distancia daquilo e se forma em historia quase como um desafio ao pai mas a segunda guerra acontece e como oficial da reserva com uma familia ligada a tecelagem acaba por trabalhar em compra e logistica de uniformes para as forças armadas americanas aprende a ser um empresario de verdade na marra em pouco tempo assinava contratos que somavam mais de 700 milhoes de dolares anuais depois da guerra o jovem major callaway facilmente se torna um executivo da industria textil privada tem uma carreira de sucesso que termina em 1973 quando depois de mais de dez anos como vice presidente e preterido ao cargo de presidente da burlington industries e resolve se aposentar mas quase por acidente começa uma segunda carreira entusiasta de vinhos compra 140 acres em temecula na california para fazer sua propria vinicola a area nunca tinha produzido vinhos e o solo teoricamente nao era bom para isso voce pode imaginar o que acontece em seguida tem tanto sucesso que em 1981 vende o negocio por mais de 14 milhoes de dolares e se aposenta de novo mas a historia nao acaba aqui um avido praticante de golfe ely compra em 1982 uma pequena fabrica de tacos de golfe artesanais chamada hickory stick usa por apenas 400 mil dolares a partir dela cria a callaway golf e começa a experimentar suas ideias malucas para novos tipos de tacos com o sucesso de seu taco mais famoso o revolucionario big bertha de 1991 faz da callaway golf seu empreendimento mais conhecido e o de maior sucesso e hoje o maior produtor mundial de tacos de golfe presente em mais de 70 paises tres carreiras de sucesso e a ultima um sucesso bilionario e mole callaway cars reeves callaway como muitos de nos desde pequeno e apaixonado por carros sua formaçao segue caminho inverso de seu pai queria ser um engenheiro mas e convencido a perseguir uma educaçao menos tecnica consegue um diploma de arte do amherst college uma carissima faculdade do ivy league americano em 1970 mas o que reeves realmente queria e ser piloto de competiçao competia com karts desde pequeno mas nao conseguia fazer sua carreira decolar mesmo sendo campeao nacional de formula ve em 1973 sua habilidade chama atençao do famoso piloto bob bondurant que o chama para ser um dos primeiros instrutores em sua escola de pilotagem entao sediada na pista de sears point perto de sonoma na california a escola a partir de 1976 começa a usar os novos bmw 320i parte de uma parceria com a marca bavara era uma epoca em que todo carro novo era lento fruto das novas legislaçoes anti poluiçao americanas callaway resolve experimentar com turbo compressores e convence a escola a lhe emprestar um dos bmw para tal assim na garagem de sua casa começa a callaway cars desde cedo pensando em produzir o kit em serie callaway nao apenas modifica o carro mas o faz de uma forma simples que poderia ser repetida varias vezes era uma instalaçao simples baseada no fato de que gasolina de alta octanagem ainda era disponivel mas funcionava muito bem um amigo de callaway e conhecido para quem le revistas americanas don sherman um jornalista famoso hoje por seus mais de 40 anos na car & driver americana pensando em promover o kit de alguma forma oferece o carro para que sherman avalie o resultado e um artigo de uma pagina no fim da revista onde don escreve maravilhado sobre como o carrinho era outro agora que tinha potencia de verdade para acender o otimo chassis [caption id= attachment_267606 align= aligncenter width= 640 ] reeves callaway e seu dinamometro 1981 sempre investindo[/caption] don inadvertidamente fez parecer que a callaway estava preparada para produzir e vender kits de turbocompressores para qualquer um que quisesse compra los a verdade e que reeves tinha pouco mais do que uma furadeira de bancada e uma garagem e nao tinha meios de produzir nada em serie nao demorou muito para que os pedidos começassem a chover em sua caixa de correio mas este e um tipo de problema bom de se ter reeves mais quatro amigos e a esposa se viram para produzir kits na garagem furiosamente o inicio de um negocio hoje milionario logo se mudam pra uma pequena instalaçao industrial na belissima cidade litoranea de old lyme na costa oeste entre nova iorque e boston onde progridem rapidamente em 1980 fornecia kits projetados profissionalmente e produzidos em serie para vw porsche audi e mercedes benz alem dos pioneiros bmw a capacidade de organizaçao e administraçao de callaway e incrivel; sua empresa sempre esteve longe dos tuners comuns contando com uma engenharia de verdade e desenvolvimento e teste no inicio praticamente todo lucro era reinvestido na empresa [caption id= attachment_267605 align= aligncenter width= 999 ] o callaway hh[/caption] em 1981 mostra um exercicio tecnico criado para tentar mostrar sua capacidade tecnica e ambiçao um motor de competiçao para competir com o cosworth dfx a versao turbo do dfv que dominava a formula indy criado com ajuda do engenheiro hans hermann de onde vem o nome callaway hh do motor era um v8 de 2 65 litros que seguia as tradiçoes americanas de miller offenhauser inclusive com a carcaça e mancais do virabrequim tipo barril onde vai o bloco em si insertado os cabeçotes eram da drake engineering desenhados por hermann para uso em motores vw ap de competiçao imagine isso uma empresa que cinco anos antes fazia kit turbo em uma garagem o motor e projetado construido e testado mas falha em arrumar patrocinadores e equipes interessadas para continuar mas o trabalho de qualidade da empresa e a capacidade tecnica demonstrada com o motor de corrida chama a atençao da industria a empresa e contatada pelo braço americano da alfa romeo para criar uma versao turbo do novo gtv6 que pudesse ser vendida em concessionarios com alguma garantia mas que chamaria a atençao para o gtv6 entao um modelo esquecido pelos americanos como alguem poderia ignorar um cupe de traçao traseira com transeixo e um v6 busso dianteiro qualidade por causa de problemas praticamente insoluveis principalmente eletricos e de corrosao em carros novos a alfa em breve deixaria o mercado americano como tantos outros [caption id= attachment_267609 align= aligncenter width= 630 ] o gtv6 twin turbo[/caption] mas nao antes de oferecer um gtv6 twin turbo da callaway em suas lojas trinta e seis carros sao produzidos e vendidos como modelos 1985 e 1986 o gtv6 original tinha um v6 de 2 5 litros e 154 hp e fazia o 0 100 em 8 segundos cravados o callaway equipado com dois turbocompressores e um resfriador ar/ar dava 230 hp e um 0 100 km/h na casa dos 5 segundos extremamente veloz para 1985 mas o melhor nao era apenas isso era validado em emissoes pela epa americana e podia ser vendido em todo estado americano uma capacidade de engenharia acima do normal alienigena para preparadores da epoca ao mesmo tempo que isso acontecia o novo braço de serviços de engenharia a callaway engineering recebia seu primeiro pedido a modernizaçao do v8 aston martin desenhado nos anos 1960 por tadek marek para o novo virage a ser lançado em 1988 a empresa inglesa precisava de um motor limpo pronto a atender a legislaçoes de emissao mundo afora o resultado e um novo cabeçote de quatro valvulas por cilindro e injeçao eletronica projetados em old lyme [caption id= attachment_267611 align= aligncenter width= 620 ] aston martin virage com ajuda da callaway[/caption] o que acontece em seguida e uma jogada de sorte incrivel em 1984 era lançado o novo corvette c4 um carro totalmente novo e tecnologicamente avançado obra de dave mclellan o segundo engenheiro chefe do corvette depois de zora arkus duntov o carro era moderno mas o motor nao; ainda era o antigo v8 chevrolet de bloco pequeno com 5 7 litros modernizado apenas com injeçao eletronica para 230 cv em uma sessao de teste com concorrentes no campo de provas um carro chama a atençao de dave mclellan e todos os presentes pelo seu desempenho e linearidade impressionantes o gtv6 twin turbo mclellan avalia o carro com cuidado e se impressiona com a qualidade da conversao ele mesmo experimentara com instalaçoes turbo em v6 e v8 para o corvette mas nenhum deles era tao bom tao forte desde as mais baixas rotaçoes como esta alfa romeo nao demora para reeves callaway receber uma ligaçao importantissima para seu futuro o corvette twin turbo callaway fazer uma versao twin turbo na callaway alem dos motivos tecnicos era uma saida de mestre a gm tinha uma norma interna que impedia qualquer carro pagar a taxa de gas guzzler beberrao do governo mesmo vendido em concessionaria o carro com motor modificado pela callaway estava fora da norma interna [caption id= attachment_267613 align= aligncenter width= 999 ] em 1987 apenas os dutos naca do capo denunciavam dois turbos [/caption] o carro era vendido em qualquer concessionaria chevrolet americana bastando para isso que o comprador marcasse a caixinha do opcional b2k este ato dobrava o preço do carro mas trazia com ele um motor que era completamente desmontado e acertado pela callaway com virabrequim forjado e bielas e pistoes especiais dois turbocompressores rotomaster dois intercoolers um modulo separado de injeçao com dois bicos extras era como dizia reeves um motor de corrida garantido para 60 mil milhas garantido mesmo problemas de motor em garantia eram pagos pela empresa de old lyme ate a mao de obra das concessionarias mas era algo inacreditavel em 1987 382 hp a apenas 4250 rpm corte a 4500 e nada menos que 77 8 kgfm a apenas 2500 rpm o motor parecia nao ter lag algum e puxava feito um caminhao desde a marcha lenta linearmente em pista original de fabrica fazia tempos significativamente melhores que os corvette de competiçao de 300 cv da scca simplesmente um monstro na epoca so o ferrari testarossa chegava perto com 380 hp e um porsche turbo nao passava dos 300 originalmente identico ao corvette normal por fora a partir de 1989 o kit aerodinamico desenhado para o caro de recordes sledgehammer marreta chamado de aerobody e desenhado por paul deutschman estava disponivel tambem este carro de recordes merece mençao com algo entre 800 e 1000 cv o sledgehammer deteve o recorde mundial de velocidade para carros de rua ate 1999 atingindo 410 km/h em 1988 e isto ainda atingindo os limites epa de emissoes com ar condicionado funcional e interior completo [caption id= attachment_267616 align= aligncenter width= 999 ] a marreta 410 km/h[/caption] o corvette twin turbo fez a fama definitiva da callaway um carro completamente confiavel produzido de forma seria com qualidade e a dificilima chancela da gm e um desempenho simplesmente de sonho para sua epoca o trabalho minucioso profissional e serio de reeves callaway nao pode ser subestimado mas o que me impressiona e sua sorte tudo aconteceu no frigir dos ovos porque dave mclellan adorou um certo alfa romeo num dia de teste ja imaginou se tivesse resfriado de manha e mandasse um subalterno como acontece muitas vezes callaway hoje depois do corvette twin turbo a callaway nunca mais deixou de modificar carros da gm se mantendo quase como uma casa de preparaçao interna da gm mas oficialmente sem ligaçao com ela os c12 de 1999 em diante iam mais alem carros totalmente diferentes baseados em corvette mas logo reverte para o que faz melhor pacotes de potencia extra completamente validados para carros novos [caption id= attachment_267617 align= aligncenter width= 999 ] callaway c12 1999[/caption] por meio de uma rede de concessionarios gm que tambem trabalham com a callaway hoje tem seu proprio esquema de garantia mista parecida com o do corvette twin turbo original a gm honra suas peças no carro e a callaway tudo que modifica hoje alem dos corvettes e camaros tambem caminhonetes e alguns cadillac podem ter preparaçao da callaway mas continua tambem aberta para modificar outras marcas o range rover hse 4 6 callaway de 1999 um bom exemplo sob contrato da rover a empresa preparava os motores v8 cuidadosamente com mais taxa balanceados e comando diferente para um funcionamento completamente liso e gostoso bem como um desempenho bem melhor um freelander supercharged da callaway tambem e vendido em 2001 a mazdaspeed contatou a callaway para criar o mazdaspeed protege turbo em 2003 e uma empresa diversificada hoje alem dos carros vendidos pela callaway cars um braço para contrataçao de serviços de engenharia a callaway engineering tambem existe uma fabrica de carros de corrida a callaway competition gmbh existe na alemanha e faz todos os corvette c7 de corrida para a gm em temecula na california uma fabrica de componentes de fibra de carbono a callaway carbon tem clientes automotivos aeroespaciais e militares [caption id= attachment_267618 align= aligncenter width= 640 ] reeves callaway e seu carro mais famoso [/caption] uma grande distancia realmente de uma garagem no fundo da casa de reeves callaway onde meia duzia de pessoas tentavam fazer kit turbo para bmw 320i o mais rapido possivel uma incrivel historia de inventividade e paixao que quase por obra do acaso se tornou um negocio milionario
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