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Técnica

Cambagem negativa: em busca da máxima aceleração lateral

Você já deve ter visto em carros de corrida, nos preparados de rua – e, bem, nos tunados: as rodas ficam inclinadas verticalmente para dentro, em alguns carros mais, em outros menos. Este ângulo formado em relação à linha vertical é chamado de cambagem negativa (seria positiva se o topo dos pneus ficasse inclinado pra fora). Mas afinal, pra que isso serve? Quais os benefícios e consequências disso? Vamos começar pelo efeito básico que a cambagem negativa gera na borracha dos pneus em relação ao asfalto – o “camber thrust”: trata-se da força lateral formada pela distorção elástica do pneu (principalmente de seus flancos), e pela adesão e pelo encaixe de suas moléculas na superfície do asfalto poroso, como engrenagens. É mais ou menos como se fosse uma pré-carga de aceleração lateral: o camber thrust ocorre mesmo quando o carro está seguindo em linha reta. Abaixo temos uma imagem didática que dá uma ideia de como isso acontece: o lápis representa um dos pneus do carro