a transmissao e uma das qualidades que definem o automovel movido por um motor a combustao interna existe porque o torque maximo deste motor acontece a rotaçoes relativamente altas principalmente e por isso e necessario multiplicaçao deste torque para entrar em movimento e desmultiplicaçao para andar mais rapido mas tambem e necessario algo para desacoplar o motor do movimento quando o carro esta parado senao o motor para morre lembrem que no inicio nao existia motor de arranque eletrico; se o carro morre significava sair la fora com uma manivela na mao e colocar ele em funcionamento novamente algo nem sempre simples e sempre desagradavel foi ai que o carro eletrico que ja existia deu uma ajudinha um sistema de bateria e motor de arranque eletrico que com torque maximo desde zero rpm como todo eletrico ligava o carro todo carro depois disso e um hibrido mesmo se nao use este motor eletrico para mover realmente o carro o triciclo de benz de 1886 o inicio da industria tinha so uma velocidade e nenhuma marcha a re a velocidade era limitada e isso naquele ponto nao era um problema mas a evoluçao do automovel e uma que nos primeiros 100 anos era uma tambem de velocidade e esta velocidade foi claro impulsionada pela transmissao o motor pode ser potente quanto quiser mas se o carro vai funcionar bem de zero ate 300 km/h ou mais precisa de varias relaçoes de marcha o ford modelo t o mais proximo que existe do primeiro carro mundial e universal nao tinha embreagem duas marchas em um sistema epiciclico operado por pedal era o sistema de transmissao de novo para as estradas ruins e a velocidade baixa de 1908 ano de seu aparecimento tranquilo durante sua vida em produçao porem se tornou rapidamente obsoleto novas transmissoes manuais constant mesh de dois eixos e pares de engrenagens selecionaveis por alavanca pareado com uma embreagem para o deslizamento necessario no arranque e desacoplamento na troca tornavam o carro mais facil de usar mais rapido e melhor desde que sua operaçao fosse aprendida e aqui temos o cerne da questao desde que fosse aprendida nessa epoca motores eram grandes e giravam baixo as embreagens eram pesadas pacas pois nao existia o acionamento hidraulico nao havia os aneis sincronizadores que igualam as velocidades das engrenagens antes delas se encontrarem nasciam os tres pedais ainda que a convençao do acelerador a direita e embreagem a esquerda ainda demorasse e imediatamente nascia tambem a dupla debreagem e o punta tacco para igualar as rotaçoes das engrenagens manualmente nao e estritamente falando totalmente necessaria a habilidade do punta tacco aqui; apenas bastante desejavel o segredo na verdade e ser paciente e sensivel; devagar com a alavanca e vendo o feedback dela trocas sem arranhar nesses carros era uma arte com varios componentes ferramentas e preferencias pessoais mas acertar varias delas para cima e para baixo em sequencia um prazer indescritivel sim se voce nao percebeu e algo sensacional exige sensibilidade mecanica destreza nos comandos e muita experiencia mas como tudo que e dificil uma vez dominada e uma atividade deveras prazerosa um sentimento de dominio da maquina alem do movimento e velocidade que por si so ja encantam em qualquer carro e nao e assim que era impossivel todo mundo consegue aprender se estiver disposto a aprender tem que demorar o tempo necessario sofrer xingar o carro o cambio e a mae de ettore bugatti tudo isso mas quando tudo fica natural nirvana um estagio de entusiasmo por esta maquina sensacional o automovel que e superior a todo resto todo mundo que dirigia ate a segunda guerra mundial sabia fazer isso nao era nenhum fim do mundo nao e ate meninas de 15 anos e 45 kg conseguiam operar packards de 3 toneladas motores oito em linha enormes e embreagens cujo peso passam muito do aceitavel nas tabelas de projetos para os motoristas atuais mesmo motorista de caminhao outrora baluartes do lower body strenght pesadas demais ate para um jovem moderno que regularmente empurra mais de 80 kg com as pernas em academias [caption id= attachment_356536 align= aligncenter width= 1200 ] silver ghost [/caption] mas veja nao e que era agradavel um rolls royce silver ghost por exemplo carro da mesma epoca que o ford t foi desenhado para que se chegasse rapidamente ate a terceira e ultima marcha ao se arrancar e depois nunca mais se saia dela so se o carro parasse completamente um predecessor do automatico esse mas por outro lado o entusiasta desprezava carros como os rolls; tinha prazer maximo em bugattis que com seus motores ardidos usavam todas as suas quatro marchas dessincronizadas o tempo todo acertando punta taccos e trocas rapidas sem embreagem como um piloto de grand prix ja ali se dividia dos motoristas normais; quanto mais as coisas mudam mais elas permanecem iguais depois da guerra a evoluçao da transmissao nao foi mais ligada a sua eficiencia mas sim a facilidade de uso os aneis sincronizadores borg warner e porsche começam sua popularizaçao tornando muito mais faceis as trocas de marcha motores menores e evoluçao da tecnica criam embreagens progressivamente menos pesadas mas o entusiasta claro chorou como abandonar a tecnica e a sensibilidade requirida para se conduzir qualquer um em pouco tempo agora saia trocando marchas sem arranhar; ninguem mais parece disposto a trabalhar o necessario para dominar a arte de direçao uma degradaçao clara dos valores da sociedade moderna moderna aqui de 1950 entenda e veja bem com os sincronizadores as transmissoes manuais ficaram significativamente mais pesadas complexas e caras existiam argumentos logicos claros para se evitar sincronizadores que no frigir dos ovos nao eram uma necessidade mas o carro ainda era na media algo muito lerdo precisava evoluir e para isso trocas precisavam ser mais rapidas as caixas secas eram realmente lerdas nao mais lerdas em milissegundos como os fas de dsg acham que importa mas lerdas mesmo uma pausa era necessaria entre as marchas as vezes contando se uns 3 hipopotamos antes da operaçao ser completada [caption id= attachment_356542 align= aligncenter width= 907 ] money shift amigo proximo do powershift[/caption] o entusiasta descobriu o quao mais veloz era a troca sincronizada em todas as situaçoes; descobriu que ainda se podia sentir as engrenagens se acoplando e o comando total do veiculo; descobriu tambem o violento powershift esta manobra e a em que a troca e feita com o pe direito plantado no porao seguido no limite de giro a uma bombeada unica super rapida na embreagem sincronizada perfeitamente com subida de marcha pela alavanca brutal mas delicioso de fazer e eficientissimo para mais velocidade tinha gente que conseguia isso com caixa seca claro; mas eram pouquissimos normalmente com trofeus na estante e varias caixas explodidas na garagem o manual sincronizado permitia tambem usar a antiga habilidade do punta tacco nao para dupla debreagem mas para se reduzir a marcha antes a partir da rotaçao maxima e assim aproveitar mais o freio motor o entusiasta depois que descobriu essas vantagens adorou esta caixa e nunca mais olhou para tras o mundo automatico ao mesmo tempo os americanos inventavam as caixas automaticas com conversor de torque existiram outras antes mas o exemplo de maior sucesso neste inicio era o powerglide da gm apenas duas marchas uma para sair e outra de cruzeiro meio como uma reediçao do rolls royce de 1908 mas sem embreagem aproveitava o torque abundante em baixa rotaçao dos carros americanos para ser realmente agradavel andando devagar claro o cambio automatico tinha varias vantagens de conforto alem da vida sem embreagem segurava o carro tambem em aclives parado sem precisar de freio de mao mas era algo bem ruim para se andar em ritmo mais forte deslizante e desperdiçando um bocado de potencia foi um sucesso imediato obviamente para quem encara o automovel apenas como meio de transporte e deriva zero prazer do ato de dirigir a maioria da populaçao era uma clara melhoria as contraindicaçoes nao enxergava e os eua rapidamente se tornaram um pais largamente automatico mas mesmo la o manual nao morreu era mais barato mais leve e mais eficiente que os automaticos; em carros baratos eram ainda uma vantagem e continuaram com algum sucesso assim mas conforme a populaçao ficava mais rica menos manuais eram comprados; ordem natural das coisas ande adiante mais uns 70 anos e chagamos aos dias de hoje a industria nos diz que nao ha mais motivo para nao escolhermos uma caixa automatica a tecnologia evoluiu o numero de marchas aumentou para ate dez o conversor de torque e travado mecanicamente quando necessario o controle eletronico integrado ao motor e preciso e infalivel o desempenho melhorou o consumo tambem o preço baixou parece uma afirmaçao exagerada mas eu estou apenas repetindo algo que ouço frequentemente hoje em dia para minha tristeza ate em circulos de gente interessada por carro essencialmente voce e um trouxa ou um ludita preso ao passado se escolhe manual se eu gosto de cambio manual e para brincar o carro de uso tem que ser auto muito melhor mas sera mesmo veja bem nao tenho problema nenhum de ser chamado de retrogrado quando acredito que o passado e melhor em algo sou tambem assumidamente um entusiasta do cambio manual mas mesmo esquecendo disso tentando ser imparcial tenho minhas duvidas para começo de conversa nada mudou aqui nas condiçoes de contorno da comparaçao automatico versus manual o automatico ainda e muito mais complexo caro mais pesado maior em tamanho as perdas do conversor de torque apesar de diminuidas ainda estao la e o preço a diferença de preço continua na casa dos r$ 10 000 na melhor das hipoteses quando comprei o meu seda manual zero km em 2019 paguei r$ 62 000; o automatico era na casa dos r$ 95 mil depois tem mais uma se voce pretende ficar muito tempo com o carro e obvio que o automatico vai dar mais trabalho e custo de manutençao ainda e mais complexo e caro em cada um de seus componentes ate mais hoje ha centrais eletronicas para se preocupar mais uma complexidade cara para arrumar no manual embreagem nova e a unica preocupaçao normalmente [caption id= attachment_356500 align= aligncenter width= 999 ] spin muito melhor quando manual [/caption] tenho um amigo que comprou um landau recentemente; conversando com ele perguntei o motivo de ter comprado a versao manual visto que o carro e de um tipo que casa quase perfeitamente com o cambio automatico me disse que so de pensar em arrumar cambio automatico tem calafrios; o seu mecanico na esquina resolve todos os galhos do landau mas nao coloca a mao em automatico e falamos aqui de automatico com conversor de torque mesmo o dct e ainda maior mais pesado mais caro e complexo motivo pelo qual vai cada vez mais se limitando a competiçao ou pista devido aos seus milissegundos de vantagem tao propagandeados e nem precisamos falar muito de cvt esse e a prova que eficiencia definitivamente nao e tudo objetivamente eficiente subjetivamente horroroso o que queria dizer aqui e que nao acredito nessa verdade que manual hoje e so brinquedo nao mesmo mais adiante eu vou falar sobre os motivos subjetivos para preferir um cambio manual mas existem os motivos totalmente objetivos tambem eles existem de forma inegavel veja bem os cambios manuais modernos tambem evoluiram tanto quanto os automaticos hoje em dia a embreagem e macia em acionamento extremamente precisa e facil de usar seu acionamento hidraulico o agile morto a quase 10 anos foi o ultimo carro sem acionamento hidraulico em nosso mercado e sensacional e incomparavel com o que existia antigamente a alavanca tambem lembro quando vi profissionalmente o avanço que foram os trambuladores e cabos do polo pq24 tambem ha dez anos e um sistema simples mas sensacionalmente desenvolvido e hoje quase universal usa cabos com pouquissimo atrito alavancas com dimensoes precisas tambem sem atrito quase nenhum e contrapesos que quase puxam a alavanca para a proxima marcha lindo de ver e ainda melhor usando muitos permitem a troca de marchas para cima sempre sem usar embreagem e muitas vezes para baixo tambem sao simplesmente sensacionais [caption id= attachment_356548 align= aligncenter width= 999 ] polo 2003 um cambio sensacional e influente[/caption] particularmente nunca me canso dirigindo carros assim nem demorando 3 horas para atravessar sao paulo algo incrivelmente corriqueiro hoje em dia na verdade o meu chevette com quase 50 nos de idade tambem e extremamente tranquilo nisso; nao cansa absolutamente nada em termos de embreagem/cambio so cansa por nao ter ar condicionado mas isso e outro assunto para outro dia e sim tambem uso ele para ir a sao paulo regularmente; mas sei que hoje em dia poucos acham isso viavel a industria diz que os automaticos poluem menos e gastam menos combustivel; nao tenho como provar o contrario mas a minha experiencia pessoal em carros identicos com os dois cambios me faz ser extremamente cetico sobre isso eu acreditaria se me dissessem eles ficam mais economicos no ciclo normalizado de homologaçao onde podem ser programados para tal posso estar errado em inferir isso mas a minha experiencia no mundo real me mostra que o manual anda mais e e mais economico por uma boa margem e os automaticos modernos sao mais rapidos so em carros realmente potentes; aqui no mundinho do dia a dia de jeito nenhum nao quero te obrigar a usar manual no transito de sao paulo porem se voce gosta deles e pode pagar claro que deve ter um so quero que voce entenda que nao sao a unica opçao as vezes a unica opçao sao muito mais baratos lembre que nao e todo mundo que pode ter dois carros ou mais perfeitamente casados com seu uso especifico e humor de qualquer dia e para terminar vou dizer o que queria dizer esse tempo todo eu nao suporto automaticos em carros normais de uso modernos em uma m3 novinha de 500 cv nem e tao ruim prefiro manual mas aceitaria auto na boa se voce quiser me dar uma mas nesses carrinhos normais ai ate 150 cv nunca devolvia eles sao horriveis gente vamos falar a verdade patinantes hiperativos nunca na marcha que desejamos e gritando isso a plenos pulmoes tentar usar manualmente e cambiar por controle remoto em alguns via carta freio motor nao ha de maneira convincente drenam completamente o prazer de dirigir; so agindo com extremo cuidado com o acelerador sao suaves sao muito melhores e mais agradaveis em versao manual sempre em minha opiniao todo carro mesmo o eletrico e algo sensacional que amamos por uma coisa principal pela liberdade que proporcionam de ir aonde a gente quiser na hora que a gente quiser da forma que a gente quiser sem itinerario definido ou forma de guiar pre definida o automovel particular e um dos ultimos lugares de nossa vida que somos capitaes de nosso navio senhores de nosso destino e estamos em total controle toda forma de diminuir esse controle me parece nociva em algum estagio variado o pior e a direçao autonoma um pecado mortal que nao preciso explicar o cambio automatico e outro controle retirado e ainda que seja bem pequeno e inofensivo eu particularmente passo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.