voce ja deve ter visto nas redes sociais aquele video em que um grupo de motoristas de onibus e colocado em bicicletas estacionarias enquanto um outro motorista passa por eles a pixels de distancia e com a buzina cravada a ideia dizem era faze los sentir na pele o que um ciclista sente quando sao eles os motoristas que passam buzinando assim perto das bicicletas colocar se na pele do outro sempre foi a melhor forma de compreender outros pontos de vista aconteceu comigo quando me tornei o carinha do balcao de informaçoes aos 19 anos depois quando fui o funcionario publico que era obrigado a dizer nao ao cidadao mas tambem aconteceu comigo de forma inversa quando me tornei motorista https //www youtube com/watch v=ckpqfwqzbho durante parte da infancia e em toda a adolescencia como todos nos eu fui um pedestre e por ser minimamente interessado em carros desde moleque eu tambem era um passageiro observador no carro dos meus pais e aprendi desde cedo como o comportamento dos pedestres influencia os motoristas e como a interaçao do motorista com o pedestre e importante acabei me tornando um bom pedestre eu sabia por exemplo que nao precisava fazer o motorista com a seta ligada parar o carro para eu atravessar a esquina se o motorista atras dele nao estava com a seta ligada entao sinalizava para o motorista seguir tambem aprendi a olhar para tras antes de atravessar esquinas a ser agil nas travessias a nao atravessar a rua correndo do nada para nao assustar o motorista com isso ao volante eu acabo observando sempre todo o panorama me mantendo atento as ruas laterais aos acessos e aos pedestres que estao na calçada isso da controle sobre a situaçao porque voce identifica os pontos de risco na verdade eu costumo dizer que o carro a frente e o elemento que voce menos precisa observar porque em distancia segura sua visao periferica ira captar a alteraçao das luzes de freio alem disso se ele precisar frear bruscamente sera por alguma razao que voce ja estava observando antes com a bicicleta foi a mesma coisa voce nao se joga no meio da pista sem motivo aparente confiando no motorista nao muda de direçao como se estivesse sozinho no mundo entao eu sinalizava ao motorista que precisava fazer um desvio ou mudar de direçao e tudo dava certo mas por saber que a maioria nao faz isso e por tambem ser um ciclista eu sei o que esperar ao avistar um ciclista no caminho ele pode desviar de um buraco pode atravessar a rua pode parar de repente etc entao isso acende o alerta mental que nos faz dirigir defensivamente infelizmente eu nunca dirigi um caminhao para saber como e a visibilidade la dentro no alto tudo o que sei e que a altura da cabine reduz o campo de visao proximo do caminhao entao so imagino que deve ser facil entrar em pontos cegos do motorista e o que causa tantos acidentes entre motos e caminhoes os motoristas simplesmente nao veem os motociclistas ao redor do caminhao por essa razao evito fazer manobras proximo aos caminhoes e procuro me distanciar mais deles em uma ultrapassagem antes de retornar a direita https //www youtube com/watch v=j8nwoevcyji imagino que caminhoneiros que dirigem motos certamente tem um comportamento mais defensivo perto de caminhoes e sao mais precavidos em areas urbanas por outro lado tambem imagino que se os motociclistas tivessem uma noçao melhor de como e a visibilidade dentro da cabine do caminhao certamente nao fariam manobras como esta do video acima no auge do motovlogging havia dezenas de videos de motociclistas criticando e brigando com motoristas de caminhao por terem sido fechados sem sequer considerar a possibilidade de eles proprios os motociclistas estarem fazendo uma manobra brusca fora do campo visual do motorista o mesmo acontece com os motociclistas que passam a milhao no corredor buzinando confiando que nenhum motorista esta com os vidros fechados e ouvindo radio outra situaçao que costuma causar acessos de raiva em motoristas sao as ultrapassagens de caminhoes lentos sobre outros caminhoes mais lentos voce sabe do que estou falando aquelas subidas de serra em que uma carreta a 45 km/h sai para ultrapassar outra carreta que esta a 40 km/h ai o motorista incauto buzina esbraveja e se irrita com a situaçao mas talvez nao compreenda que um caminhao nao retoma velocidade como um carro de passeio que uma reduçao de marcha com 10 toneladas nao e como uma reduzida de marcha em um hyundai tucson automatico e que perder o embalo em subidas significa maior consumo de combustivel que encarece o frete ou diminui o lucro do motorista do caminhao seu carro retoma velocidade muito mais rapido e muito melhor que voce simplesmente reduza a velocidade espere o caminhao e depois recupere a velocidade e deixe os dois gigantes para tras melhor para seus nervos e para o outro cara sempre que os cientistas sociais ideologos do transito e urbanistas bem intencionados falam em humanizar o transito eles se referem a retirar carros — como se eles fossem robos sem um humano ao comando — para dar espaço a maquinas de traçao humana ou pedestres e ai esta o problema isso alimenta o confronto entre modos de transporte o discurso desumaniza o motorista transformando o em uma especie de ciborgue do mal e humaniza apenas o ciclista o pedestre o patinetista o skatista em um discurso nocivo de homem vs maquina no qual a maquina precisa ser derrotada afinal vidas importam mas ja que as vidas importam nao seria melhor começarmos a nos importar com o outro esteja ele dentro de um carro montado em uma moto ou pedalando uma bicicleta nao seria isso a humanizaçao do transito
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