FlatOut!
Image default
Notícias

Campeão da Nascar atropela e mata piloto de 20 anos em corrida nos EUA


O piloto tri-campeão da Nascar, Tony Stewart, atropelou e matou acidentalmente o piloto Kevin Ward Jr. durante uma prova de sprint cars no circuito de terra Canandaigua Motorsports Park, em Nova York na noite do último sábado (9).

Ward e Stewart disputavam posição lado a lado no oval de terra quando, na entrada de uma curva, Stewart deixa seu carro espalhar para cima de Ward. Nessa manobra, Ward acabou batendo contra o muro e rodando em seguida.

Contudo, como é comum no automobilismo redneck, Ward ficou furioso com a manobra de Stewart, desceu do carro e saiu andando pela pista protestando contra o veterano da Nascar enquanto os demais carros passavam. Segundos depois, o carro número #46 passou por Ward, mas Stewart, que vinha logo atrás em maior velocidade, acertou o jovem piloto com a roda traseira de seu carro, lançando-o cerca de 10 metros à frente.

A corrida então foi interrompida e Ward foi socorrido pelas equipes de emergência, mas foi declarado morto ao chegar no hospital.

sprint-incident-involving-tony-stewart-and-kevin-ward-jr-2014-kevin-ward-jr

O incidente está dividindo opiniões entre os torcedores americanos, e está sendo tratado com duas hipóteses de causa. A primeira delas é que, devido ao macacão preto de Ward e a iluminação precária da pista, Stewart não conseguiu ver o piloto. A outra, é que Stewart tentou “tirar uma fina” de Ward, mas as consequências foram muito além do planejado por ele.

Seja o que for, o chefe policial Philip Povero afirmou aos jornais locais que Tony Stewart cooperou totalmente no socorro de Ward e se mostrou “extremamente abalado” pelo que aconteceu. O acidente será investigado, e não houve queixa legal contra Stewart.

Tony-Stewart

Apesar de inconsequente e perigosa, a prática de descer do carro e partir para cima do rival é relativamente comum no automobilismo americano, como você pode ver a seguir (e também em vários vídeos no YouTube):

Quanto aos sprint cars, eles são protótipos de chassi tubular extremamente leves, análogos aos antigos “midgets”, porém usam motores V8 com até 900 cv de potência, e disputam corridas curtas em ovais de terra ou asfalto. Vários pilotos da Indy e da Nascar passaram pelas categorias de sprint cars antes de chegar ao topo do automobilismo americano, como A.J. Foyt, Mario Andretti, Al Unser Jr., Jeff Gordon e o próprio Tony Stewart.

Por isso, também é comum ver pilotos profissionais participando dessas corridas em períodos de folga, como fazia Tony Stewart, que estava em Nova York para disputar a etapa da Sprint Cup em Watkins Glen neste domingo. Devido ao acidente, Stewart anunciou que não disputará a prova deste domingo.

ESTE Gol GTS 1.8
PODE SER SEU!

Clique aqui e veja como