A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos

Neue Klasse Touring: o hatchback da BMW que você não conhecia

Hoje todos querem o Série 1, que se tornou um dos BMW mais bem sucedidos da história. Antes dele existia o Compact, uma versão hatch do Série 3, que fez sucesso em sua época, mas acabou deixado de lado nos anos 2000. Mas antes, bem antes ainda, existiu o BMW Neue Klasse Touring. Apesar do nome de perua, ele era um hatchback. E talvez você nem soubesse que ele existia!

A culpa não é sua. Até mesmo alguns fãs dedicados da marca da Baviera desconhecem a existência da versão Touring dos compactos Neue Klasse — os carros que definiram o que a BMW seria até hoje. Eles foram fabricados entre entre 1971 e 1974 — uma pequena fração dos 15 anos em que a plataforma ficou em linha (de 1962 a 1977).

bmw-2000-tii-touring-1-640x360

Os Touring eram carros virtualmente idênticos aos cupês, mas uma olhada em volta revelava uma traseira com um quê de fastback e uma prática abertura que envolvia o vidro traseiro — se você não sacou, isto fazia dele um hatchback (que é definido pelo tipo de abertura traseira). E o que você ganhava com isso? O visual bacana e a dinâmica deliciosa do cupê, mais a praticidade da porta traseira e do banco rebatível, oras!

Todos os modelos — 1602, 1802 e 2002, este último com 2.0 de 130 cv podiam ser comprados na versão Touring. O ano de 1971 também trouxe a injeção de combustível, que substituía o carburador e adicionava uma letra “i” ao nome do carro. O exemplar das fotos é um 2000tii Touring, o que significa que seu motor é o mais potente, de 130 cv, que o leva aos 100 km/h em 9,2 segundos – uma marca excelente para o começo dos anos 1970.

bmw-2002-tii-touring-3

Talvez você não goste muito da silhueta — de fato, a traseira quase fastback é tão inesperada que meio que causa um conflito visual, então nós te compreendemos. Mas vá dizer que ele não deve ser delicioso ao volante — o interior, o painel, os bancos, o volante, tudo parece te convidar para aquela bela road trip. E ainda vai caber toda a sua bagagem!

18wahqqgxjgzjjpg

[ Fotos: Ian D. Merritt ]

Matérias relacionadas

Este raríssimo (e belíssimo) Lamborghini Miura SVJ é um dos cinco que existem no mundo e será leiloado

Dalmo Hernandes

A investida russa continua: isto é um Lada Laika de drift com motor V8 BMW

Dalmo Hernandes

Techno Classica 2017: o que rolou no maior evento de clássicos da Alemanha

Dalmo Hernandes