ola galera do flatout depois de apresentar nosso projeto neste segundo post veremos bastante conteudo tecnico e teorico durante as competiçoes os sistemas de direçao e suspensao sao altamente exigidos afinal toda a capacidade de manobrabilidade do carro esta ligada a estes dois sistemas no enduro a suspensao basicamente ira levar porrada por quatro horas seguidas fazer o sistema aguentar esse periodo sem aumentar o seu peso e um pouco complicado mas vou explicar isso mais a frente a maior dificuldade agora e dar manobrabilidade ao veiculo o carro tem naturalmente pouco peso na dianteira e para tornar o carro eficiente no barro nos o fazemos 100% blocado e ai que vem o grande desafio fazer um carro blocado e com distribuiçao de peso desfavoravel virar bem independente da velocidade a forma com que nos driblamos estes desafios sera o assunto deste post sistema de direçao utilizamos um sistema do tipo pinhao e cremalheira inteiramente projetado dentro da faculdade e construido com ajuda de patrocinadores para o piloto ter uma açao rapida o angulo de esterçamento e de 140° para cada lado dispensando a necessidade de tirar a mao do volante para curvas fechadas e para garantir que a mao nao escorregue o pequeno volante de kart de 210 mm de diametro e revestido com elastomero como os bajas sao usados exclusivamente no barro nos utilizamos diagramas de direçao nao convencionais estamos falando de um ackermann modificado proximo da geometria paralela ou seja a roda interna possui um angulo de esterçamento ligeiramente maior do que a externa carros de passeio nao podem usar o mesmo diagrama pois seus pneus iriam desgastar muito rapidamente o mesmo nao acontece na lama ja que ela nao e tao abrasiva quanto o asfalto a ilustraçao deste tipo de diagrama pode ser visualizada na figura acima referente ao prototipo passado para ajudar o esterçamento do carro iremos favorecer o ganho de cambagem com o esterçamento isto sera obtido utilizando o mesmo angulo de pino mestre porem com o caster maior esse efeito de ganho de cambagem pode ser visto aqui observem em1 52 como a roda interna deita para ajudar a dianteira a grudar no chao este e o mesmo principio da capacidade das motos poderem fazer curvas apenas com sua inclinaçao o baja do video abaixo pertence a universidade canadende laval [youtube id= xiwyx9kezhw width= 620 height= 350 ] suspensao dianteira se engana quem pensa que a suspensao serve apenas para absorver impactos e que a estabilidade do carro esta ligada apenas a suspensao ser mais macia ou mais dura o mecanismo de suspensao tem de ser muito bem estudado pois sera responsavel entre outras coisas por determinar a rolagem do carro sua transferencia de carga e a frequencia natural da suspensao nao irei a fundo nesse assunto mas e importante que se saiba que o projeto os componentes utilizados e a construçao da suspensao sao executados pensando nesses fatores para conseguir transpor todos os obstaculos vamos utilizar uma suspensao dianteira do tipo duplo a com curso de 220 mm garantidos por amortecedores nao lineares fox float r estes amortecedores utilizados principalmente em quadriciclos e snowmobiles possuem um alto custo de aquisiçao mas que e justificavel por sua resistencia leveza e por terem uma gama muito ampla de ajustes da rigidez e da velocidade de retorno — o que vai permitir ajustar a suspensao para filtrar os obstaculos [youtube id= pwa0r5zh8uq width= 620 height= 350 ] para completar o sistema dianteiro os braços de suspensao foram construidos utilizando tubos e chapas de aço carbono sae 1020 o ajuste da cambagem e feito por terminais rotulares de cromo molibdenio ligados ao montante dianteiro fabricado em aço baixa liga o sistema e completado por cubos de roda em aluminio de classe aeronautica e rodas de dez polegadas de quadriciclo este sistema garante uma reduçao de massa de mais de 2 kg em relaçao ao prototipo passado mesmo com aumento na resistencia aos impactos para se ter uma ideia cada lado da suspensao dianteira suporta estaticamente mais de 1 200kgf no sentido vertical e 1 000 kgf de impacto frontal simultaneamente nada mau para um carro que deve pesar pouco mais de 170 kg isso nao e superdimensionamento de componentes mas sim a resistencia necessaria quando o objetivo e andar em ritmo forte ja tivemos varias falhas devido a erros de construçao projeto e principalmente obstaculos inesperados como em 2013 quando a nosso carro levantou voo apos bater a suspensao dianteira em um bloco de concreto ainda assim chegamos ao final e ganhamos o suspension and traction dentre 72 equipes outro caso foi no nacional de 2014 quando nosso carro foi o responsavel por mover um tronco do seu lugar original malz ae juizes e comissarios nesse caso saimos ilesos mas da pra se ter uma ideia de quanto temos de fazer o carro reforçado ainda mais quando o piloto vive falando acelera com os dois pes e que se f@%$ suspensao traseira para ter a carateristica de um carro sobre esterçante saindo de traseira mas mantendo o conforto e transponibilidade foi optada por uma suspensao do tipo semi trailling arm com 150 mm de curso de roda com isso alem de obter se uma grande liberdade espacial e possivel posicionar o centro de rolagem traseiro mais elevado aumentando a transferencia de carga na traseira sem uma dependencia elevada da barra estabilizadora essa barra alem de diminuir a rolagem tambem atua aumentando a transferencia de carga lembram que eu comentei que o carro era blocado entao e ai que atua a tal transferencia de carga acontece que a roda externa precisa girar mais rapido durante uma curva do que a roda interna a menos que a roda interna nao esteja em contato com o solo ou com uma carga muito menor esse principio e aplicado em karts porem em um kart a rigidez torcional do chassi e que atua erguendo a roda interna no nosso caso o projeto da suspensao e que faz esta funçao usando as pressoes corretas dos pneus e dos amortecedores e aplicando as cambagens ideais o resultado esperado e esse [youtube id= 1f891ttvltq width= 620 height= 350 ] no proximo post falaremos um pouco sobre o sistema de freio as mudanças e as melhorias que serao feitas para esse novo projeto ate mais por matheus rizzieri project cars #103
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