era quase uma da manha quando arne toman doug tabbutt e berkeley chadwick fecharam as portas de um mercedes benz e63 amg afivelaram os cintos e partiram de nova york para uma viagem insana de 2 825 milhas 4 546 km que so acabaria no outro lado dos eua em los angeles apenas 27 horas e 25 minutos depois nao precisa fazer as contas isso corresponde a uma velocidade media de 165 8 km/h — em vias publicas trata se do novo recorde cannonball um dos mais tradicionais dos eua — ainda que seja completamente ilegal antes deles outros tres essa historia começou em 1971 quando o editor senior da revista car and driver decidiu criar uma corrida de costa a costa nos eua inspirado pelo filme corrida sem fim two lane blacktop 1971 mas ela nao seria uma corrida normal e muito menos um rali de regularidade ela teria apenas uma unica regra voce poderia usar a rota que quisesse com o carro que quisesse a velocidade que quisesse brock yates era o nome do cara nao vamos te culpar se voce nao souber quem e ele mas nos eua o homem e uma lenda entre os entusiastas por suas acidas criticas a maus habitos da industria automotiva americana e por sua militancia pelo automovel como instrumento de lazer com textos que sempre tinham impacto sobre o mercado americano criar uma corrida tao ousada como esta fazia parte deste perfil yates queria demonstrar que os eua tinham um belo sistema rodoviario que bons motoristas em bons automoveis poderiam empregar o sistema de rodovias interestaduais interstates dos eua da mesma forma que os alemaes usam suas autobahnen e que viagens de carro em alta velocidade em segurança sao possiveis havia um bom motivo para isto na epoca os eua estavam prestes a impor um limite de velocidade nacional de 55 mph ou 88 km/h para yates isto era ridiculo — ainda mais nos eua com seu sistema de rodovias interestaduais e seus motores v8 outra inspiraçao para yates foi um cara chamado erwin cannonball baker em 1933 ele atravessado os eua de costa a costa de los angeles a nova york ao volante de um graham paige model 57 em tempo recorde foram 53 5 horas para percorrer pouco mais de 2 800 milhas 4 600 km marca que permaneceu em pe por quase quatro decadas — e lhe rendeu o apelido de cannonball [caption id= attachment_108115 align= aligncenter width= 1000 ] erwin cannonball baker[/caption] por esta razao a corrida foi batizada de cannonball baker sea to shining sea memorial trophy dash homenagem mais que justa a cannonball baker que alem do recorde de 1933 estabeleceu outros 142 recordes de travessia dos eua no começo do seculo xx agora fica facil saber por que ela ficou conhecida apenas como cannonball run nao a motivaçao era tao empolgante quanto perigosa e talvez por isso yates nao tenha conseguido apoiadores e participantes suficientes para a primeira ediçao do cannonball mesmo assim o jornalista partiu de nova york em tres de maio de 1971 em uma van dodge custom sportsman de 230 cv batizada de moon trash ii acompanhado de dois co pilotos e de seu filho de 14 anos que desempenhou o papel de observador de radares e policiais para matar a fome e manterem se acordados durante a jornada o grupo levou 40 barras de chocolate que tem alto valor energetico e 12 cartelas de pilulas de cafeina eles chegaram a portofino inn um ponto de encontro de corredores em los angeles depois de rodar 4 600 km em 40 horas e 51 minutos fazendo uma media de 112 km/h e 3 9 km/l semanas mais tarde yates escreveu sobre sua viagem solitaria na car and driver e falou sobre uma nova ediçao da corrida como resposta acabou recebendo um telegrama que dizia isto constitui a inscriçao formal da polish racing drivers of america na proxima ediçao da cannonball baker sea to shining sea memorial trophy dash os pilotos sao oscar kovaleski brad niemcek etony adamowicz se chegarmos a california vamos quebrar seu recorde os poloneses eram grandes pilotos e tinham uma chevrolet sportvan preparada por uma autorizada de nova jersey especialmente para o trio ela tinha reservatorio extra de oleo do motor tanques de combustivel auxiliares que somavam 1 137 litros para cobrir toda a distancia sem parar e cambio de corvette com relaçoes para le mans outro participante seria o ator robert redford que usaria uma ferrari 365 gtb/4 daytona alugada de um concessionario de carros esportivos e de luxo chamado kirk white mas o astro teve outros compromissos e acabou cancelando sua participaçao como white ainda tinha a ferrari ele a ofereceu a yates que so precisava encontrar um co piloto bom o suficiente yates chamou dan gurney que adorou a ideia e aceitou mas depois acabou desistindo o proximo da lista foi o campeao de f1 phil hill que tambem acabou desistindo da ideia depois foi a vez de don garlits que acabou recusando por nao conseguir reagendar seus compromissos no ultimo dia antes da corrida dan gurney fora aconselhado a participar por seu sogro que estava a beira da morte ele ligou para yates aceitando o convite veja so os dois com a ferrari varias inscriçoes foram feitas e depois canceladas mas sete permaneceram isso incluiu o trio de poloneses com sua van de 3 2 toneladas e um cadillac sedan deville 1971 que foi inscrito por dois advogados e um engenheiro de massachusetts eles responderam a um pequeno anuncio publicado no new york times por um cara de long island que pagaria as despesas para que entregassem seu carro na california desde que ele nao fosse usado entre 20h e 9h e nao ultrapassasse os 120 km/h e claro que as regras foram solenemente ignoradas completaram a lista uma dupla em um mgb gt quase original os irmaos bruerton em um amc amx de 145 mil km e duas equipes em vans da dodge — uma delas era a moon trash ii usada por yates em sua viagem solitaria — e a outra um motorhome dodge travco 1966 a largada aconteceu no dia 15 de novembro de 1971 antes da partida um acordo de cavalheiros nenhum dos carros ou pilotos poderia ser despachados em trens ou avioes de carga os veiculos partiriam do estacionamento red ball em intervalos de um minuto a partir da meia noite o competidor que chegasse com o menor tempo total seria o vencedor os vencedores desta segunda ediçao foram gurney e yates que completaram a cruzada de 4 607 km em 35 horas e 54 minutos a uma media de 130 km/h no meio do caminho eles tiveram um problema com os limpadores por conta de uma lamina de gelo a 200 km/h pneus inflados demais para a neve e uma multa de 90 dolares por andar a 217 km/h em um trecho com limite de 70 mph equivalente ao nosso limite de 110 km/h a daytona bebeu 910 litros e rodou uma media de 5 km/l o carro mais economico da viagem os poloneses chegaram ao ponto de encontro com sua van chevrolet 53 minutos mais tarde mesmo com mais de 1 000 litros a bordo eles precisaram fazer uma parada de sete minutos em albuquerque para comprar mais 295 litros de combustivel e surpreendentemente nao foram parados por nenhum policial a media da van foi 124 km/h ao longo de 4 570 km e chegaram aos 205 km/h em certo ponto graças a uma descida longa na california e ao cambio usado pelos corvette em le mans em terceiro lugar chegou o deville que terminou nove minutos depois da van chevrolet o trio burocrata parou 15 vezes para reabastecer e outras cinco vezes para passar a conversa nos policiais a media do cadillac para os 4 595 km sem contar as paradas foi de quase 137 km/h a mais rapida de todas lembra do pedido do dono do carro as outras equipes chegaram em menos de tres horas depois da ferrari com exceçao do mgb que perdeu a embreagem em ohio e do motorhome dodge travco que levou 57 horas e 25 minutos para chegar ao fim a media de velocidade foi comum 81 75 km/h mas rendeu a equipe o que eles esperavam um recorde mundial de travessia transcontinental em motorhome a corrida aconteceu sem nenhum acidente mas os participantes tomaram ao menos 10 multas yates ainda organizou outras tres cannonballs em 1972 1975 e 1979 depois decidiu organizar uma serie de eventos fechados chamada one lap of america que consistia em varias corridas de rallycross ao longo dos eua tambem nessa epoca a decada de 1980 yates ainda escreveu o roteiro do filme cannonball run lançado no brasil como quem nao corre voa e de uma sequencia menos conhecida de smokey and the bandit — no brasil agarra me se puderes esses filmes por sua vez inspiraram dezenas de corridas atraves de paises e continentes sem duvida a mais conhecida delas e a gumball 3000 a maioria formada por caras ricos em supercarros como na cannonball run original nao ha muitas regras — todos os anos ha um roteiro pre estabelecido mas nao ha grid de largada numerado e muito menos estagios cronometrados por outro lado as melhores casas noturnas das cidades por onde o gumball 3000 passa sempre sao inclusas no trajeto — que quase sempre envolve atravessar um ou dois oceanos de aviao e uma pena que ao contrario das corridas realizadas por brock yates as ediçoes do gumball 3000 tenham sido marcadas por acidentes — sendo que o mais grave deles aconteceu em 2007 na macedonia e deixou dois mortos multas por excesso de velocidade tambem sao bastante frequentes outras corridas inspiradas pelo cannonball run sao a bandit run que e realizada desde 2007 quando foi comemorado o aniversario de 30 anos de smokey and the bandit e a bullrun que começou em 2004 ambas sao realizadas nos eua e sao de certa forma mais fieis a formula original que o gumball 3000 quanto aos recordes depois da travessia transnacional de brock yates e dan gurney na ediçao de 1979 da cannonball run os pilotos dave heinz e dave yarborough estabeleceram um novo recorde de 32 horas e 51 minutos em um jaguar xjs v12 esse recorde foi quebrado em 1983 quando david diem e doug turner completaram o trajeto em 32h07min a bordo de uma ferrari 308 gts modificada em uma competiçao inspirada na cannonball original chamada us express como o recorde nao foi registrado em video ou de nenhuma outra forma o investidor alex roy um dos editores do site the drive resolveu fazer sua propria cannonball run em 2005 de forma independente — e claro registrando tudo o que pudesse com o amigo jonathan goodrich a bordo de um bmw m5 e39 equipado com detectores de radar laser jammers que sao proibidos no brasil mas nao nos eua scanners de radio e cameras termicas ele completou o trajeto em 34h46min nao quebrou o recorde mas aprendeu o que seria necessario para isso tanto que voltou a tentar em 2006 novamente com seu m5 desta vez o apoio incluiu ate um aviao de observaçao para verificar o caminho a frente porem uma falha na bomba de combustivel interrompeu seus planos depois dessa segunda tentativa de roy uma dupla texana participante do bullrun rally conseguiu completar uma travessia em 31 horas e 59 minutos porem em um percurso diferente daquele tentado por alex roy o que levantou questionamentos sobre a legitimidade do recorde os integrantes da dupla richard rawlings e dennis collins socios da gas monkey garage sim a oficina de dupla do barulho insistem que todos os participantes — incluindo dave heins e dave yarborough — usaram um traçado diferente da cannonball run original enquanto eles foram fieis ao roteiro de yates [gallery type= grid link= file size= large ids= 245850 245843 245844 ] rawlings e collins usaram uma ferrari 550 maranello modificada com dois tanques de combustivel para aumentar a autonomia do carro eles conseguiram uma media de 141 km/h ao longo de 2 811 milhas 4 523 km um fato curioso anos mais tarde ja com o programa de tv rawlings e dennis encontraram o jaguar de heins e yarborough abandonado e arremataram o carro para restaura lo meses depois do recorde da bullrun alex roy divulgou um video no qual revelava sua terceira tentativa realizada em 2006 na qual completou o trajeto de 2 800 milhas em 31 horas e 4 minutos a uma media de 145 km/h com uma ediçao de video e dados de gps da viagem eles comprovaram o recorde — que claro foi contestado por rawlings e collins por nao seguir o roteiro original https //youtu be/5mxrjrxfakq de qualquer forma os recordes dos dois foram destroçados em 2013 por um empresario chamado ed bolian dono de uma concessionaria lamborghini em atlanta ele pegou seu mercedes benz cl55 amg com 185 000 km no hodometro e percorreu os 2 813 km em 28h50min alem de um v8 supercharged de 5 5 litros e 500 cv o cl55 amg tinha um tanque de combustivel extra carregadores para celular dois gps e um navegador agora seis anos depois o chamado recorde cannonball foi quebrado mais uma vez pelos tres entusiastas em um mercedes benz e63 amg modificado para produzir 700 cv o trio completou a viagem em 27h25min usando detectores de radar laser jammers que sao permitidos nos eua cameras termicas sistema anti colisao aerea para detectar helicopteros policiais alem de 18 spotters que viajaram a frente do carro para detectar riscos e patrulhas policiais https //youtu be/m6s9o6uiwzw no video acima eles sao parabenizados por todos os ex recordistas vivos e pelo filho de brock yates e contam como foi a viagem insana de costa a costa — que considerou os mesmos pontos de largada e chegada da cannonball run original alem de todo o equipamento eles entenderam que era preciso chamar pouca atençao entao enveloparam com vinil prateado todas as partes de fibra de carbono pintaram as pinças de freio vermelhas de prata e modificaram o visual das lanternas traseiras alem de remover todos os emblemas que pudessem identificar o carro como um amg [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245849 245842 ] eles tambem explicam que alem do waze em um smartphone e em um tablet eles usaram dois gps garmin e os bons e velhos binoculos para identificar policiais por perto — alem claro de escanear a frequencia do radio da policia [gallery type= grid link= file columns= 2 size= large ids= 245785 245847 245848 245784 ] curiosamente eles contam que o meio oeste — que tende a ser o lugar mais deserto da viagem — e repleto de policiais e nao da para ganhar muito tempo por la eles precisam ganhar tempo na primeira metade da viagem e aproveitar o pouco tempo livre para manter o ritmo no meio oeste a policia claro ficou de olho em alguns estados eles foram seguidos de perto pelos policiais mas nunca abordados e a unico problema com as autoridades aconteceu com uma ferrari que estava os ajudando como spotter que acabou flagrada pela policia depois de atingir 220 km/h mas conseguiu dissuadir o policial a nao aplicar a multa dizendo que a ferrari e barulhenta mesmo em baixas velocidades e que nao estava de forma alguma acima de 80 mph dizem que colou o que impressiona no recorde e que o trio atingiu 307 km/h em certo ponto — evidentemente nao identificado para evitar processos legais — e teve uma media de 103 mph 165 km/h mesmo parando para os reabastecimentos do carro e dos motoristas descontando se o tempo parado cerca de 22 minutos a velocidade media aumenta para 104 mph 167 km/h por ultimo a dupla de motoristas o terceiro era um navegador/tecnico explica que o mais importante e nao afetar os outros motoristas evitando velocidades muito elevadas proximo a outros carros nao apenas por uma questao de segurança mas tambem porque isso chamaria a atençao da policia e isso nos leva a um artigo escrito pelo entao editor do jalopnik ray wert no qual ele pondera o futuro destas tentativas de recordes os tempos estao ficando cada vez mais baixos o que exige velocidades cada vez maiores ao mesmo tempo as estradas tem mais carros sao fatores incompativeis quanto tempo levara para que as pessoas comecem a se machucar tentando este recorde
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