Se a grana está curta e você não gostou de nenhum dos populares zero-quilômetro, o mercado de usados está cheio de coisas interessantes pelo mesmo preço. Pedimos sugestões para vocês e, quase 700 comentários depois, aqui está a lista dos carros mais legais que você pode comprar com R$ 20 mil!
Ford Ka XR
O baixinho da Ford é quase unanimidade por aqui. Mesmo nas versões 1.0 a dirigibilidade do Ford Ka é diversão garantida — suspensão acertada, ergonomia surpreendentemente boa e rodas lá nas extremidades são suas qualidades. O Ka XR, equipado com motor Zetec RoCam 1.6 de 95 cv e kit aerodinâmico, além de suspensão mais firme e novas longarinas, seria nossa primeira opção. Você pode encontrar os modelos mais antigos (a partir de 2000) por cerca de R$ 12 mil, e os mais novos por até R$ 17 mil. Se quiser ser mais discreto e não se importar em pegar um carro mais básico, uma boa pedida é o Ka Action, que usa o mesmo motor 1.6 mas não é um esportivo declarado e custa basicamente a mesma coisa.
Fiat Marea Turbo
Se você quer desempenho, visual marcante e gosta de desafios, a pedida é o Marea Turbo. Não é muito fácil encontrar um exemplar à venda — seus donos são reconhecidos por seu apego a eles e ao motor de cinco cilindros, dois litros e 20 válvulas turbo de 182 cv. É preciso ferramental específico e mão de obra especial para realizar manutenções simples como a troca da correia dentada, mas quem tem — ou simplesmente já andou em um — diz que o desempenho compensa tudo.
O preço destes carros varia bastante de acordo com o estado de conservação, mas não é difícil encontrar um bom exemplar por menos de R$ 20 mil.
Volkswagen Golf/Bora
Quer um carro médio confiável, confortável, bonito e bom de guiar por menos de R$ 20 mil? Vá de Golf ou Bora. O primeiro é um hatch bem comum, com desempenho suficiente e facilidade para se encontrar peças de reposição — até 2013 ele ainda era fabricado, 14 anos depois do lançamento no Brasil. O segundo é a versão sedã, menos popular, porém com mais espaço para a bagagem e seguro mais barato, pois não é tão visado por ladrões quanto o irmão. Ambos podem ser encontrados por algo entre R$ 15 mil e R$ 20 mil.
Audi A3 1.8T
O irmão de plataforma do Golf pode ser encontrado em várias versões abaixo dos R$ 20 mil, mas a mais legal é a 1.8 turbo de 180 cv. Lançado em 2000, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e chega aos 228 km/h. Não é raro encontrar um exemplar em bom estado custando entre R$ 18 mil e R$ 20 mil, mas é preciso ter cuidado: o alemão fabricado no Brasil tem excelente acabamento e pode não demonstrar logo de cara que sofreu abuso — vale uma inspeção cuidadosa para conferir se o dono anterior teve cacife para cuidar do carro depois de comprá-lo.
Alfa Romeo 164
Os exemplares impecáveis deste grande sedã italiano com motor V6 podem superar os R$ 30 mil, mas há carros muito bons na faixa dos R$ 15-20 mil. Contudo, se você leva um carro potente, luxuoso e muito atraente por relativamente pouco dinheiro, é preciso se preparar para a manutenção dispendiosa e exigente. A recompensa é o belíssimo ronco do seis-cilindros.
Chevrolet Vectra B
Quando foi lançado, em 1996, o Chevrolet Vectra de segunda geração fez a concorrência parecer dez anos mais velha. Quase vinte anos depois, seu visual ainda é extremamente elogiado por sua harmonia nas formas e proporções. Mas o Vectra não é só bonito: ele também é confiável, bem equipado, confortável e de manutenção relativamente fácil e barata. Um Vectra CD com motor 2.0 8v de 116 cv, equipado com direção hidráulica, trio elétrico, freios ABS, computador de bordo e ar-condicionado, custa em média R$ 14 mil. Nossa escolha, porém, seria um dos últimos da década de 2000, com motor 2.2 16v de 138 cv preço frequentemente abaixo dos R$ 20 mil.
Renault Clio 1.6 16v
Antes de se tornar um carro popular “econômico em tudo”, o Clio foi um compacto recheado e bem acabado — oferecia até airbags e freios ABS quando a segunda geração foi lançada, em 1999. A nossa versão favorita, que custa entre R$ 12 mil e R$ 16 mil, é a equipada com motor 1.6 16v de 107 cv, cuja disposição é bem difundida entre os fãs de compactos divertidos.
Ford Escort XR3
Se você viveu na década de 90 e sempre quis um Escort XR3 — ou não viveu, mas adoraria ter um — e tem R$ 20 mil sobrando, esta pode ser uma boa hora. Apesar de um ou outro exemplar encostando nos R$ 30 mil (especialmente os conversíveis), não é raro encontrar um carro bem conservado custando entre R$ 10 e R$ 20 mil — e isto vale para todas as gerações do esportivo. Não é um valor baixo, mas qual é o preço de um sonho?
Chevrolet Opala
Comprar um Opala é uma tarefa árdua (como acontece com todo antigo, diga-se): não há uma tabela bem definida, cada dono cobra pelo carro o quanto acha justo — o que é perfeitamente compreensível. Não é muito difícil encontrar um bom Opala por menos de R$ 20 mil, mas tenha em mente que ele é um carro antigo e, mesmo que esteja impecável, um dia ele vai quebrar. O que você compra não é um daily driver, e sim um project car — mesmo que o projeto seja mantê-lo original.
Chevrolet Blazer
A Blazer une visual agradável, bom acabamento interno e robustez. O utilitário esportivo vem em três faixas de preço: os modelos a diesel — os mais procurados — nunca custam menos de R$ 30 mil. Os com motor V6 ficam no meio do caminho, na faixa dos R$ 15-25 mil, pois são valorizados pelo desempenho do motor Vortec de 4,3 litros e 180 cv, mas o alto consumo de combustível assusta. Por fim, as versões com motor quatro cilindros são as mais em conta, com preços a partir dos R$ 12 mil — isto sem contar os últimos modelos fabricados em 2011, com motor 2.4, que custam em média R$ 35 mil.
Com R$ 20 mil reais é possível encontrar uma Blazer bem conservada e que atenda suas necessidades — consumo, desempenho ou um equilíbrio entre os dois.