FlatOut!
Image default
Car Culture

Carros que mudaram o mundo #10: o BMW 328

Por mais estranho que pareça hoje, a BMW surgiu sem qualquer intenção de fabricar automóveis. Criada em 1916 a partir da fusão entre a Rapp Motorenwerke e a Gustav Otto Flugmaschinenfabrik, ela nasceu como fornecedora de motores de avião, movida pelo esforço de guerra. Quando o conflito acabou, em 1918, isso se tornou um problema problema: o Tratado de Versalhes proibia a Alemanha de fabricar aviões. A BMW estava proibida de fabricar aquilo que a tinha colocado no mapa e entrou no modo de sobrevivência. Fez motores industriais, bicicletas motorizadas e, depois, motocicletas de verdade. Mas ainda era pouco. Para sobreviver de verdade, a BMW precisaria entrar no promissor setor automobilístico. O problema é que ela não tinha um projeto, não tinha know-how e nem fábrica apropriada. O jeito foi procurar uma marca pronta. Essa marca, por acaso, era a Fahrzeugfabrik Eisenach — ou "Fábrica de Veículos Eisenach. Era uma instalação modesta, com mão de obra qualificada, mas acostumada a pro