por mais estranho que pareça hoje a bmw surgiu sem qualquer intençao de fabricar automoveis criada em 1916 a partir da fusao entre a rapp motorenwerke e a gustav otto flugmaschinenfabrik ela nasceu como fornecedora de motores de aviao movida pelo esforço de guerra quando o conflito acabou em 1918 isso se tornou um problema problema o tratado de versalhes proibia a alemanha de fabricar avioes a bmw estava proibida de fabricar aquilo que a tinha colocado no mapa e entrou no modo de sobrevivencia fez motores industriais bicicletas motorizadas e depois motocicletas de verdade mas ainda era pouco para sobreviver de verdade a bmw precisaria entrar no promissor setor automobilistico o problema e que ela nao tinha um projeto nao tinha know how e nem fabrica apropriada o jeito foi procurar uma marca pronta essa marca por acaso era a fahrzeugfabrik eisenach — ou fabrica de veiculos eisenach era uma instalaçao modesta com mao de obra qualificada mas acostumada a projetos pequenos voltados para a mobilidade basica tinha nascido em 1896 produzia carros desde 1899 e na decada de 1920 era dona da marca dixi — uma das poucas fabricantes alemas sobreviventes a hiperinflaçao da republica de weimar os dixi nao eram glamourosos mas eram honestos pequenos e vendiam bem quando a eisenach começou a fabricar sob licença o austin seven britanico com o nome dixi 3/15 a bmw enxergou uma porta de entrada comprou tudo maquinas pessoal projetos licenças estoque [caption id= attachment_384453 align= aligncenter width= 1200 ] o bmw dixi[/caption] foi assim que a bmw entrou no mundo dos carros a aquisiçao da eisenach foi uma forma de entrar no mercado de carros pequenos naquela epoca a bmw ainda nao tinha identidade fabricava carros pequenos motores modestos produtos derivados de terceiros mas com o tempo surgiu uma inquietaçao se a bmw queria se tornar uma marca com identidade propria ela precisava de um produto que a diferenciasse o caminho natural era o esporte no inicio dos anos 1930 a participaçao da marca em competiçoes com o bmw 3/15 base austin seven e depois com os 315 e 319 roadsters mostrou que havia potencial estes modelos contudo ainda eram adaptaçoes por sorte a turma de eisenach nao era feita so de torno e solda tinha gente la dentro com cabeça de engenheiro e espirito de corrida era um reduto de tecnicos teimosos formados em zwickau e stuttgart que viam alem da planilha [caption id= attachment_384454 align= aligncenter width= 2560 ] um 3/15 sports[/caption] quando a crise de 1929 estourou e a alemanha mergulhou no desemprego e na instabilidade esses engenheiros continuaram trabalhando — nao por patriotismo mas porque sabiam que era aquilo ou o fim o automovel esportivo para eles nao era luxo era sobrevivencia tecnica era vitrine por sorte o cenario estava mudando um novo bmw depois de atravessar a crise de 1929 fazendo carros esporte como se nada estivesse acontecendo eles logo colheriam os frutos plantados durante a carestia isso porque o regime nazista começava a despejar dinheiro em propaganda mobilidade e esporte corridas de automoveis viraram prioridade nacional auto union e mercedes benz ja estavam na briga com seus monstros sobrealimentados de 500 cv pagos com verba estatal a bmw nao podia competir no mesmo nivel mas podia fazer diferente foi ai que surgiu a ideia de construir um carro esporte leve simples eficiente capaz de vencer nao pela força bruta mas pela coerencia tecnica nada de motores hiperbolicos e sobrealimentados nada de soluçoes excentricas um projeto com o que havia a mao — mas afinado ate o limite um carro que mostrasse ao pais e ao mundo que a bmw tambem sabia jogar foi assim que nasceu em eisenach o bmw 328 o responsavel direto era fritz fiedler chefe de desenvolvimento da bmw com passagem pela horch e pela stoewer tinha 32 anos e liberdade o suficiente para montar uma pequena equipe em torno de um objetivo que poucos dentro da empresa levavam a serio criar um carro esporte competitivo usando o que a fabrica ja tinha disponivel fiedler começou com o que fazia mais sentido o chassi do 319/1 um roadster pequeno e ja com vocaçao esportiva em vez de partir de um novo projeto fiedler decidiu refinar a receita ate o osso cada peça seria retrabalhada cada sistema revisto peso distribuiçao de massas rigidez — tudo seria ajustado com a obsessao de quem projetava um carro de corrida mas precisava que ele parecesse um carro de rua [caption id= attachment_384456 align= aligncenter width= 1095 ] o 319/1[/caption] o visual esculpido por peter szymanowski seguia a mesma logica fluido aerodinamico sem ornamentos capo longo grade estreita em duas partes para lamas fundidos com os estribos tudo ali tinha um proposito funcional [caption id= attachment_384462 align= aligncenter width= 832 ] o prototipo do bmw 328[/caption] o desafio era fazer isso tudo andar e ai entrou em cena rudolf schleicher o motor que nao deveria funcionar rudolf schleicher nao era o tipico engenheiro de fabrica começou como mecanico de motos se formou engenheiro na th munchen correu profissionalmente com sidecars venceu corridas de subida e endurance — e trabalhou com ninguem menos que max friz o pai do motor boxer da bmw foi ele quem ajudou a criar a r32 a primeira moto da marca ainda em 1923 [caption id= attachment_384459 align= aligncenter width= 1000 ] rudolf schleicher e a r32 a primeira motorrad da bmw[/caption] mais tarde foi para a horch onde teve contato com carros grandes sofisticados — e complicados la aprendeu que peso e potencia nem sempre sao a resposta quando voltou a bmw no inicio dos anos 1930 trouxe com ele uma visao pratica fazer o melhor possivel com o minimo necessario era o oposto do engenheiro academico sabia onde cortar onde reforçar o que podia quebrar e o que nunca quebraria quando fiedler começou o projeto do 328 foi schleicher a quem ele recorreu para tirar mais potencia de um motor comum mas schleicher nao aumentou cilindrada nem colocou compressor ele foi direto no ponto mais negligenciado dos motores do periodo o cabeçote sabia que ali estava o potencial real de respiraçao e eficiencia o ponto de partida foi o m78 o seis cilindros do 319 dois litros comando lateral bloco de ferro um motor de passeio nao de competiçao schleicher olhou para ele e fez o que ninguem esperava criou um novo cabeçote hemisferico com fluxo cruzado e valvulas em v — mas mantendo o comando no bloco um ohv com comportamento de dohc a magica estava nos balancins assimetricos a geometria deles compensava a ausencia de comando no cabeçote e permitia controlar precisamente o tempo e a altura das valvulas maximizando o fluxo o desenho era engenhoso mas nao caro usava os componentes disponiveis usinados com precisao e montados a mao tres carburadores solex de corpo simples um para cada par de cilindros davam ao conjunto a alimentaçao certa sem risco de excesso [caption id= attachment_384460 align= aligncenter width= 1280 ] o motor bmw m328[/caption] o resultado foi o m328 80 cv a 5 000 rpm com curva de torque plana e usavel sem buracos nem explosoes mais importante que o numero bruto era o comportamento suave girador robusto um motor que podia rodar provas de longa duraçao sem quebrar — e que fazia isso com apenas dois litros sem compressor sem artificios o carter era de aluminio com nervuras de reforço as bielas forjadas os pistoes leves e precisos tudo isso montado num bloco de ferro fundido que nao era bonito nem avançado mas que funcionava o peso total do motor pronto para rodar ficava em torno de 185 kg — nada mau para um seis cilindros da decada de 1930 na pista isso se traduzia em respostas rapidas aceleraçao limpa e confiança nao havia potencia em excesso mas tambem nao havia sobras o m328 nao era um motor carismatico — era uma ferramenta de precisao um engenheiro faria questao de pilota lo so para sentir o que era possivel com um projeto honesto o resto do carro seguiu a mesma logica o carro que nao atrapalhava o piloto com o motor pronto fiedler e sua equipe sabiam que o desempenho do 328 nao podia depender so de potencia para vencer nas pistas — especialmente em nurburgring aonde se pretendia estrear — era preciso criar um carro com comportamento previsivel neutro e que nao cansasse o piloto era o oposto do que se via na alemanha da epoca o chassi do 319/1 era uma escolha pragmatica — uma estrutura de longarinas e travessas soldadas e reforçadas simples e leve com margem para otimizaçao a suspensao dianteira era independente com braços arrastados e molas semi elipticas transversais montadas num esquema que lembrava vagamente o que ferdinand porsche fazia nos auto union de grand prix mas custando um decimo do mecanismo inspirador atras um eixo rigido com molas semi elipticas longitudinais bem ancorado e com geometria revisada para conter o rolamento e reduzir a variaçao de cambagem nas curvas o entre eixos curto 2 400 mm a bitola relativamente larga 1 220 mm na frente 1 220 mm atras e a carroceria compacta resultavam num carro com distribuiçao de massas quase ideal para a epoca cerca de 50/50 com o piloto a bordo e o peso era outro trunfo mesmo com seis cilindros a frente o 328 pesava menos de 850 kg pronto para correr — quase 300 kg mais leve que os mercedes 540k de rua e ao menos 150 kg mais leve que um alfa romeo 6c 2300 a direçao era de pinhao e cremalheira direta sem assistencia os freios eram hidraulicos com tambores grandes e bem ventilados para o padrao da epoca e mostravam comportamento progressivo — uma raridade em 1936 mais importante tudo era confiavel nao quebrava nao aquecia nao saia de ponto depois de 200 km de uso intenso o mais importante do 328 e que ele nao exigia coragem para ser pilotado bastava saber guiar o carro se comportava de forma previsivel em qualquer piso nao havia sobre esterço subito nem subesterço cronico o 328 era neutro agil facil de ler — e por isso rapido na mao de pilotos medios e absurdamente eficaz nas maos de bons pilotos ao contrario dos carros de grand prix alemaes que exigiam braço reflexo e alguma fe o bmw deixava o piloto pilotar a carroceria em aluminio construida pela fabrica especializada ambi budd de berlim era leve e aerodinamicamente eficiente para a epoca com formas limpas para lamas integrados e o capo longo que se tornaria icone da marca nas decadas seguintes o visual era consequencia da funçao alojar o motor baixar o centro de gravidade reduzir a area frontal e evitar qualquer apendice desnecessario em nurburgring onde o carro estrearia isso tudo faria diferença um desconhecido entre gigantes a estreia do bmw 328 foi em 14 de junho de 1936 na tradicional corrida de eifelrennen em nurburgring nao foi apresentada como lançamento oficial foi mais um teste de fogo — um vamos ver se anda — do que uma campanha publicitaria a bmw mandou apenas um carro sem grandes anuncios pilotado por ernst henne um motociclista campeao e recordista de velocidade que conhecia nurburgring de cor nao era piloto de carros mas era tecnico disciplinado e sabia tirar o maximo de um conjunto novo o carro era espartano sem para brisa sem para choques pintura basica rodas de aço os adversarios — carros italianos com mais nome e cilindrada como os alfa romeo 6c fiat 508 cs balilla sport e lancia augusta sport — pareciam mais preparados mas a pista e que decide e o que o 328 fez foi surpreender venceu a categoria ate 2 litros com folga mais que isso fez tempos de volta mais rapidos que muitos carros de categorias superiores foi uma declaraçao de principios um seis em linha pequeno sem compressor com estrutura simples e design pragmatico vencendo numa das pistas mais dificeis do mundo a fabrica entendeu o recado o carro funcionava a conquista da europa nos dois anos seguintes o 328 virou protagonista de um dos periodos mais prolificos da bmw no automobilismo com apoio da fabrica surgiram versoes de competiçao com melhorias incrementais reduçao de peso alimentaçao refinada ajustes de geometria e freios mas o nucleo do carro — motor chassi suspensao — permaneceu praticamente o mesmo o carro venceu em zbraslav jiloviště la turbie schauinsland e diversas subidas de montanha pela europa central na mille miglia de 1938 foi o vencedor na classe ate 2 litros mas o verdadeiro momento de consagraçao viria em 1940 [caption id= attachment_384468 align= aligncenter width= 1200 ] o 328 na mille miglia de 1938[/caption] com a guerra ja em curso a mille miglia foi rebatizada como gran premio brescia delle mille miglia uma versao reduzida da classica prova italiana com 100 km em vez dos tradicionais 1 600 km a bmw levou cinco carros — todos 328 mas com carrocerias aerodinamicas desenhadas por wilhelm kaiser e testadas em tunel de vento um dos carros era pilotado por fritz huschke von hanstein e walter baumer era o chamado 328 mille miglia touring coupe [caption id= attachment_384469 align= aligncenter width= 1024 ] o coupe de von hanstein e baumer[/caption] o carro venceu na geral — contra tudo ferraris alfas maseratis um dois litros alemao com motor aspirado e projeto de 1936 superando carros mais potentes graças ao baixo peso a aerodinamica e a resistencia mecanica a media foi de mais de 166 km/h nenhum carro da bmw jamais tinha feito nada parecido [caption id= attachment_384470 align= aligncenter width= 1024 ] dois dos cinco 328 da mille miglia de 1940[/caption] era o apice esportivo do 328 — e tambem seu canto do cisne a segunda guerra mundial engoliria tudo em pouco tempo o que viria depois o bmw 328 nao foi apenas um sucesso esportivo circunstancial ele estabeleceu o arquetipo tecnico e filosofico da marca nas decadas seguintes seis cilindros em linha traçao traseira leveza precisao e confiabilidade mecanica isso seria retomado nos 507 nos 2002 tii nos primeiros serie 3 e ate nos z3 e z4 meio seculo depois mas seu legado nao parou na alemanha quando a guerra acabou o 328 virou moeda de troca entre os vencedores oficiais americanos e ingleses levaram exemplares para casa engenheiros russos copiaram o motor para usa lo em projetos civis e os ingleses da bristol aeroplane company com autorizaçao dos aliados desmontaram um 328 e contrataram engenheiros da bmw para projetar sua nova linha de motores [caption id= attachment_384471 align= aligncenter width= 800 ] o bristol 400[/caption] dali sairam o bristol 400 e o motor seis cilindros bristol uma copia quase exata do m328 que seria usado ate os anos 1960 em carros como frazer nash cooper e ac ironia das ironias o 328 venceu os britanicos nas pistas antes da guerra e depois os ajudou a vencer corridas como parceiros [caption id= attachment_384472 align= aligncenter width= 2560 ] a versao da frazer nash[/caption] internamente a bmw passaria anos tentando reencontrar esse espirito a fabrica de eisenach onde o 328 nasceu caiu no lado oriental da alemanha agora dividida entre os blocos da guerra fria — e os projetos ficaram com a emw estatal que faria carros e motos de qualidade discutivel com a mesma arquitetura basica a bmw ocidental agora em munique recomeçou do zero e so conseguiu retomar sua vocaçao esportiva com o 507 de albrecht von goertz dez anos depois mas o 328 continuava la influenciando o imaginario mantido por colecionadores reconstruido por garagistas usado como benchmark para carros que viriam depois dele — incluindo cada um dos roadsters ingleses que fizeram historia culturalmente o 328 consolidou a imagem da alemanha nao apenas como patria de tanques sobre rodas e engenharia bruta mas como criadora de carros refinados e funcionais mudou a forma como o mundo via o conceito de esportividade alema mostrando que a superioridade nao precisa vir do excesso mas da coerencia entre intençao e execuçao sua importancia nao vem da beleza da raridade ou do desempenho em pista mas por que ele conseguiu tudo isso com engenharia simples sem milagres sem truques foi um anti heroi um carro que venceu simplesmente por que funcionava bem
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