em 1948 ninguem esperava que um esportivo ingles fosse o carro mais rapido do mundo afinal os britanicos ainda estavam reconstruindo o pais dos danos da guerra — ate mesmo o palacio de buckingham foi atingido por bombardeios e com a familia real dentro como no restante da europa o aço era racionado o combustivel era caro e a maioria dos fabricantes europeus ainda lutava para por de pe versoes adaptadas de projetos interrompidos pelas bombas nesse contexto o que se esperava dos ingleses era sobriedade e austeridade o que veio da jaguar foi o xk120 um carro que parecia ignorar nao so a realidade como tambem os dez anos anteriores baixo e longo com linhas fluidas e curvas que pareciam ter sido traçadas pelo vento e um motor tao avançado que passaria quase meio seculo em produçao durando mais que a propria estrutura que o desenvolveu era avançado ate no nome que nasceu da promessa de sua velocidade maxima de chegar a 120 milhas por hora — uma promessa nao so cumprida como tambem superada para entender como o xk120 mudou a historia da jaguar e tambem a historia dos carros precisamos voltar para os momentos anteriores a sua criaçao mais precisamente ao fim da guerra naquela inglaterra em ruinas — na qual a jaguar ainda nao sabia se ia sobreviver ou nao uma marca sem futuro na epoca boa parte do complexo industrial britanico estava destruida ou severamente danificada as fabricantes eram limitadas pela escassez e pelo racionamento a prioridade era retomar a produçao tao logo fosse possivel para atender a demanda interna e exportar para recuperar os prejuizos a jaguar contudo estava em um momento delicado liderada pelo visionario william lyons encarava um momento decisivo ela havia ganhado fama por seus esportivos e sedas de luxo mas aquela altura ela nao tinha nada alem dos projetos desenvolvidos antes da guerra para o segmento dos sedas estes projetos eram suficientes — bastava voltar a fabricar os carros mas para os esportivos a historia era outra — especialmente porque este segmento estava ganhando força nos eua depois do lançamento do mg t type que transformou os roadsters europeus em uma febre entre os americanos para sobreviver e crescer a jaguar precisava de um esportivo [caption id= attachment_386505 align= alignleft width= 1198 ] um ss jaguar pre guerra o modelo seria rebatizado como jaguar mkiv apos a segunda guerra[/caption] a engenharia da jaguar comandada pelo engenheiro chefe william bill heynes e pressionada por essa necessidade de oferecer algo inovador no segmento de esportivos começou a desenvolver um novo motor heynes era um engenheiro experiente com projetos de motores aeronauticos e automobilisticos no curriculo e que via no pos guerra uma oportunidade para reinventar a jaguar junto do projetista claude baily eles definiram que o motor deveria combinar desempenho robustez e modernidade o resultado foi o motor xk um seis em linha de 3 4 litros com comando duplo no cabeçote dohc feito para operar em rotaçoes altas bem mais que a media da epoca entregando potencia e torque com uma suavidade ate entao rara em motores ingleses a combinaçao de cabeçote de aluminio com camaras de combustao hemisfericas otimizava a queima da mistura ampliando a eficiencia volumetrica e a potencia por litro enquanto o bloco de ferro fundido garantia durabilidade e robustez o resultado inicial uma potencia na casa dos 160 cv — uma potencia especifica de quase 50 cv/l marca impressionante para a epoca e que estabeleceu uma base tecnica que sustentaria a jaguar por decadas uma nova jaguar aquele motor nao poderia simplesmente ficar na prateleira ele precisava ser apresentado de forma concreta tangivel no formato de um automovel capaz de explorar todo seu potencial e a jaguar nao queria apenas impressionar o publico tecnico — queria conquistar a imprensa o mercado americano e mostrar que a marca estava mais viva do que nunca william lyons fundador e principal visionario da jaguar sabia que nao havia tempo a perder sob sua direçao a equipe iniciou o desenvolvimento de um modelo que inicialmente tinha carater provisorio quase como um prototipo funcional o objetivo era claro criar um carro capaz de levar o motor xk a condiçoes reais de estrada e principalmente chamar a atençao no london motor show de 1948 a equipe desenvolveu entao um prototipo para exibir o novo motor o xk120 concebido inicialmente como uma vitrine tecnica sua carroceria de aluminio moldada a mao sobre uma estrutura de madeira trazia linhas baixas e fluidas raras para a epoca que contrastavam com os veiculos mais conservadores do pos guerra — e que usava uma linguagem de design parecida com a que battista farina havia usado no cisitalia 202 lançado no ano anterior o nome deixava claro o que se pretendia fazer um carro capaz de atingir 120 milhas por hora 193 km/h uma marca inedita para os carros de rua produzidos em serie a base escolhida para o projeto foi o chassi do jaguar mark v que foi encurtado e adaptado para acomodar o motor e cumprir a proposta do nome a suspensao dianteira independente ja avançada para a epoca foi mantida e adaptada enquanto a traseira adotava o eixo rigido com molas semi elipticas nao se tratava de uma plataforma esportiva ideal mas sim de um compromisso entre custo prazo e performance que seria rapidamente superado em projetos posteriores a carroceria do xk120 foi desenvolvida com uma combinaçao de tecnicas tradicionais e inovadoras a estrutura interna de madeira era uma tecnica herdada das carrocerias pre guerra mas o uso extensivo do aluminio martelado a mao para a carroceria permitia um acabamento leve e aerodinamico cada painel era formado e ajustado manualmente um processo trabalhoso e caro mas essencial para manter o peso baixo e dar ao carro uma silhueta fluida com linhas suaves e quase continuas que sugeriam movimento o design refletia uma preocupaçao estetica aliada a funcionalidade o longo capo nao escondia apenas o motor mas era parte da identidade visual um convite a velocidade os para lamas fluindo ate a traseira curta criavam um conjunto harmonico sem excessos ou ornamentos superfluos internamente o xk120 tinha o minimo necessario para pilotagem esportiva com instrumentos claros volante robusto e bancos simples refletindo a filosofia de que o foco estava no desempenho isso resultou em um carro leve mesmo com o motor seis em linha; eram pouco mais de 900 kg com uma relaçao peso potencia proxima dos 5 5 cv/kg marca excepcional ainda hoje e que permitiria ao carro superar facilmente a marca das 120 milhas por hora durante os testes iniciais o chassi derivado do mark v mostrou limitaçoes claras para o desempenho esportivo pretendido mas o prazo apertado e a urgencia comercial forçaram a jaguar a aceitar essas concessoes ainda assim o equilibrio entre rigidez a torçao qualidade do acerto da suspensao e funcionamento e entrega de força do motor fez do xk120 um carro surpreendentemente competente que rapidamente cativou os pilotos de teste e especialistas [caption id= attachment_386507 align= alignleft width= 725 ] 5 de novembro de 1948 o jaguar xk120 era exposto no salao de londres em earls court[/caption] a apresentaçao no london motor show confirmou que o esforço valera a pena o xk120 nao era mais um prototipo funcional — era um esportivo que trazia a promessa de uma nova jaguar a decisao produzir o carro em serie nao demorou a ser tomada e dali nasceu uma lenda que iria redefinir a jaguar e os carros esportivos o xk120 no mundo real se a apresentaçao do xk120 no london motor show de 1948 ja havia agitado a cena automobilistica da epoca seu desempenho mostraria ao mundo que aquele nao era so mais um belo roadster britanico lyons que compreendia com clareza o valor simbolico da velocidade sabia que prometer 120 milhas por hora era uma ousadia — mas provar que esse numero era real poderia colocar a jaguar num patamar inedito era a chance de transformar um nome ainda periferico na industria internacional em sinonimo de engenharia de vanguarda e prestigio esportivo e foi exatamente isso o que ele e o xk120 fizeram poucos meses depois da apresentaçao oficial a jaguar levou um xk120 ate um trecho reto de estrada nos arredores de jabbeke na belgica o carro minimamente modificado com um para brisa aerodinamico de acrilico e uma cobertura para o cockpit alem de um defletor para o chassi foi pilotado por ron soapy sutton o piloto de testes da jaguar em uma manha cinzenta de 1949 diante de autoridades e equipamentos de cronometragem o jaguar atingiu 126 4 mph cerca de 203 km/h ao longo de uma milha lançada um esportivo de produçao britanico com motor de rua quebrava a marca magica das 120 milhas — e fazia isso de forma controlada civilizada e plenamente possivel de ser repetida [caption id= attachment_386510 align= alignleft width= 1220 ] soapy sutton ao volante do xk120 no teste de velocidade[/caption] o feito imediatamente deu ao carro o status que seu nome insinuava 120 milhas por hora nao era apenas marketing era um fato mais do que isso era uma vitoria simbolica nenhum carro europeu daquela faixa de preço — e pouquissimos mesmo em faixas superiores — entregava tanta performance com aquela elegancia e confiabilidade com a demanda explodindo a jaguar rapidamente esbarrou nas limitaçoes de sua construçao artesanal em aluminio apenas 240 unidades foram feitas nessa primeira leva com carrocerias moldadas a mao a partir de 1950 o carro passou a ser produzido em aço estampado com montagem mais padronizada e em volumes bem maiores essa transiçao nao comprometeu o design mas exigiu reengenharia nas soldagens reforços e encaixes e resultou em um leve aumento de peso — ainda assim o xk120 manteve sua agilidade e desempenho surpreendente [caption id= attachment_386511 align= alignleft width= 1200 ] um xk120 de aço[/caption] no mundo das corridas o xk120 tambem encontrou seu habitat natural era veloz o suficiente para enfrentar os alfa romeo e as primeiras ferrari em provas de estrada e era resistente o bastante para encarar as condiçoes brutais de ralis e provas de endurance stirling moss entao no inicio de carreira venceu com ele a tourist trophy de 1950 nos eua phil hill correu de xk120 em palm springs em le mans o carro teve papel fundamental ao convencer a jaguar de que o motor xk era confiavel o suficiente para as 24 horas nao por acaso dois anos depois a marca venceria a prova com o c type usando uma versao modificada daquele mesmo motor [caption id= attachment_386512 align= alignleft width= 1600 ] stirling moss com o xk120 no tourist trophy em 1950[/caption] ao mesmo tempo o xk120 se tornava o carro dos astros clark gable rita hayworth humphrey bogart e lauren bacall posavam com seus exemplares estradas sinuosas de hollywood hills enquanto na europa o carro era associado a elegancia quase aristocratica de um esportivo britanico um carro que nao precisava gritar para ser notado [caption id= attachment_386513 align= alignleft width= 1161 ] clark gable e seu jaguar xk120[/caption] mas a maior conquista do xk120 talvez tenha sido a reputaçao de que ele unia o melhor dos dois mundos era um carro de rua legitimo confortavel o bastante para longas viagens e ao mesmo tempo um carro de pista competente cujos limites so eram alcançados por pilotos de verdade nao havia precedentes claros os mg eram leves e baratos mas relativamente fracos os aston martin ainda viviam em nichos de luxo a ferrari ainda era timida fora das pistas nesse cenario xk120 foi o primeiro esportivo britanico do pos guerra que podia ser levado a qualquer lugar do mundo — da california a cote d’azur das estradas rurais da escocia aos circuitos de silverstone ou sebring o carro nao apenas cumpriu sua funçao de mostrar o potencial do motor xk ele se tornou o refundador da jaguar levou a marca ao mapa global estabeleceu uma nova referencia de esportivo elegante e acessivel e redefiniu as expectativas sobre o que um carro britanico podia ser o legado a velocidade homologada em jabbeke os titulos em ralis e corridas de estrada a reaçao apaixonada do publico e da imprensa tudo isso fez do xk120 mais do que um sucesso — ele foi o renascimento esportivo da industria britanica mas para a jaguar aquele carro era apenas o inicio seu impacto se revelaria ainda mais profundo nos anos seguintes a medida que sua base mecanica se provava extraordinariamente fertil o primeiro herdeiro direto dessa base foi o c type — oficialmente jaguar xk120c a letra c indicava competition e o carro era exatamente isso uma versao aliviada rebaixada e racionalizada do xk120 com foco total corridas de estrada de longa duraçao a carroceria de aluminio foi redesenhada com aerodinamica funcional projetada por malcolm sayer — ex engenheiro aeronautico — e envolvia o mesmo motor xk de 3 4 litros agora alimentado por tres carburadores su e com pequenas modificaçoes de fluxo em le mans o c type venceu logo em sua estreia em 1951 nas maos de peter walker e peter whitehead repetiria o feito dois anos depois com mais tecnologia os ineditos freios a disco nas quatro rodas desenvolvidos em parceria com a dunlop outra estreia mundial esse detalhe tecnico e mais importante do que parece o xk120 havia colocado a jaguar no mapa da esportividade o c type a colocou na vanguarda do automobilismo era a primeira vez que freios a disco venciam le mans — e nao seria a ultima inovaçao a sair da base criada por heynes baily e lyons a propria linha xk tambem evoluiu refinando a formula conforme o mercado se tornava mais exigente o xk140 lançado em 1954 mantinha o visual essencial do 120 mas com melhorias substanciais direçao de pinhao e cremalheira no lugar do sistema de setor e rosca sem fim mais espaço interno e um chassi ligeiramente modificado para maior conforto e segurança o motor ainda o mesmo xk 3 4 agora entregava ate 190 cv na versao se graças a comando mais agressivo e maior taxa de compressao era menos selvagem que o 120 mas muito mais versatil — e mais proximo do conceito moderno de um gran turismo [caption id= attachment_386517 align= alignleft width= 2500 ] o xk140[/caption] ja o xk150 lançado em 1957 trazia uma ruptura visual maior o para brisa curvado de peça unica substituia a janela bipartida os para lamas se integravam com mais suavidade a carroceria e a cabine ganhava acabamento digno dos sedas de luxo mas a alma seguia esportiva era oferecido com motor 3 4 e depois com um novo 3 8 em versoes de ate 265 cv — potencia suficiente para manter desempenho mesmo com o peso extra [caption id= attachment_386516 align= alignleft width= 1920 ] o xk150[/caption] entre o xk120 e o xk150 o mundo havia mudado contudo o automovel esportivo saia da fase quase amadora e entrava na era da sofisticaçao tecnica a jaguar que começara o pos guerra quase como uma boutique de carros bem feitos agora liderava a ofensiva britanica contra os italianos os alemaes e cada vez mais os americanos quando chegou a hora de lançar um sucessor real — algo que levasse a ideia original do xk120 ao proximo estagio de radicalidade — a jaguar ja era uma marca cultuada o resultado foi o e type em 1961 [caption id= attachment_386519 align= alignleft width= 1920 ] o e type 1961[/caption] mas o e type nao existiria sem o xk120 o formato longilineo o capo que se abria por inteiro como uma concha o motor xk em constante evoluçao o uso de monobloco parcial a obsessao por estabilidade em alta velocidade tudo isso vinha do dna moldado em 1948 mais que um precursor o xk120 foi a pedra sobre a qual a imagem moderna da jaguar foi fundada mesmo hoje mais de sete decadas depois e impossivel dissociar a marca do impacto visual e tecnico do xk120 ele foi a primeira prova de que um carro bonito podia ser tambem inteligente que elegancia e performance nao eram mutuamente excludentes que um esportivo britanico nao precisava ser excentrico barulhento ou espartano — podia ser civilizado preciso e ao mesmo tempo arrebatador veja os capitulos anteriores da serie
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